Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Eventos

1º Encontro de Jornalistas da região reuniu dezenas de profissionais da categoria em Marabá

Paralelamente, aconteceu o pré-lançamento do 4º Prêmio de Jornalismo em Turismo

Por Eleutério Gomes – de Marabá

Aconteceu na última sexta-feira (5), em Marabá, o 1º Encontro de Jornalistas do Sul e Sudeste do Pará, que ocorreu no auditório da Regional do Tribunal de Contas do Estado. Como parte da programação, organizada pelo Sinjor-PA (Sindicato dos Jornalistas do Pará) se deu também o pré-lançamento do 4º Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, pela Abrajet (Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo) – Seção Pará.

O encontro teve vários objetivos: começar a organizar a classe de jornalistas da região a fim de instalar aqui uma base do sindicato; promover a sindicalização dos integrantes da classe para que possam ter força para reivindicar seus direitos com mais legitimidade; e iniciar uma luta a fim de corrigir as distorções que hoje ocorrem em boa parte do interior do Estado, quanto à carga de trabalho, acúmulo de funções e piso salarial, entre outras.

A jornalista Christina Hayner, uma das diretoras do Sinjor, abriu o evento falando da importância da presença do sindicato na região, contou que já conhece o sul e o sudeste do Estado, devido suas viagens a essas duas regiões, como também diretora da Abrajet, testemunhando assim as injustiças cometidas contra colegas de profissão no dia a dia.

Enize Vidigal, também jornalista e diretora da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) no Sinjor-PA, falou das lutas que a classe, por meio do sindicato, tem enfrentado na busca da remuneração justa aos profissionais de Imprensa e também das conquistas mais recentes.

A presidente do Sinjor-PA, Roberta Vilanova, discorreu sobre a importância da sindicalização, detalhou todo o processo de obtenção do registro de Jornalista, explicou sobre Registro Provisionado, Registro pelo STF e destacou também a relevância da graduação em Jornalismo para o exercício da profissão.

O consultor jurídico do Sinjor-PA, advogado André Serrão, também falou sobre os direitos dos jornalistas, detalhou sobre as peculiaridades de cada função e do acúmulo delas. Alertou sobre diversas irregularidades cometidas pelos patrões e esclareceu dúvidas dos participantes.

Na parte da tarde, as palestras sobre sindicalismo e direitos se repetem, para quem não pode comparecer pela manhã; e o repórter fotográfico Tarso Sarraf, também diretor do Sinjor-PA ministra oficina sobre fotojornalismo.

Abrajet

Este ano o 4º Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” vai distribuir mais de R$120 mil em prêmios para os melhores trabalhos de 15 profissionais em cinco categorias: Jornalismo Impresso, Jornalismo Online, Radiojornalismo e Fotojornalismo.

A associação completou em janeiro passado 60 anos de criação no Brasil e este ano completa 10 anos no Pará.

Para Christina Hayner, diretora da entidade, a importância da Abrajet está na possibilidade de trocar informações do segmento turístico com outros jornalistas do setor e, assim, propagar o que as regiões têm de melhor, impulsionando o turismo como atividade econômica e uma alternativa para a crise em que o país vive no momento.

Na opinião da presidente da Abrajet Pará, a jornalista Isa Arnour, a importância maior da associação é valorizar o profissional de Imprensa que trabalha na divulgação do Turismo: “O Pará é um potencial turístico, todo mundo já conhece, já sabe que é a porta de entrada da Amazônia e a Abrajet tem essa missão, capacitar, valorizar e fazer com cada vez mais os profissionais se interessem pela temática do Turismo”.

O setor turístico, avalia Isa, é uma área que está crescendo, “é a indústria sem chaminé” e tem a possibilidade de crescer cada vez mais, “dada a importância desse segmento para a economia e para a sociedade”.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!