Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Efemérides

25 de Abril – Dia do Profissional de Contabilidade

Conheça a trajetória de Maria Onilce, profissional contábil de sucesso em Parauapebas

Em 25 de Abril é comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade, e para homenagear quem atua na área, o Blog fez uma entrevista de perfil com Maria Onilce, que administra um dos escritórios de contabilidade mais famosos de Parauapebas, a Pillares  Contabilidade.

Onilce conduz brilhantemente o seu negócio, ela é contadora, mas começou a atuar no segmento contábil a partir da sua formação no curso técnico de contabilidade. Durante a entrevista ela compartilhou conosco um pouco da sua inspiradora história de vida e falou sobre como foi o processo para conquistar o seu espaço em um mercado tão competitivo.

“Eu pisei na escola pela primeira vez com 11 anos. Era muito humilhada por outros alunos por esse atraso, vim da roça, fui alfabetizada praticamente ao 15 anos”, relatou Maria Onilce, que driblou essa dificuldade e avançou anos luz em conhecimento e crescimento profissional, sempre com uma enorme força de vontade para vencer grandes obstáculos e alcançar resultados expressivos. “Eu sempre tive comigo as seguintes palavras: eu quero, eu posso, eu consigo!”,  afirmou Onilce.

Depois do ensino fundamental, por uma questão de mercado de trabalho, ela optou por fazer magistério em vez de técnico em contabilidade, sua paixão. “Eu precisava muito trabalhar e naquela época o magistério era o caminho mais rápido para conseguir um emprego”, mas, o desejo de fazer contabilidade não foi esquecido.

Ao concluir o magistério, Onilce começou a ministrar aulas, e em 1994 passou em um concurso público para professora, realizou um trabalho diferenciado, que lhe proporcionou crescimento na carreira. “Lembro que, enquanto professora, quando eu chamava os pais dos meus alunos na escola e eles não compareciam, eu ia bater na casa deles e na maioria das vezes encontrava situações lastimáveis”. Essa atuação diferenciada de Onilce foi vista e ela começou a assumir cargos de liderança e de gestão na área de educação.

Com o passar do tempo Onilce conseguiu fazer o tão sonhado curso técnico de contabilidade e por conta da sua formação teve a oportunidade de ser transferida para o setor de Contabilidade da secretaria de Educação.  “Entendo que sucesso é quando a preparação encontra a oportunidade. Eu sempre busquei me qualificar e a contabilidade sempre foi a minha paixão, não desisti do meu sonho”.

Depois vieram as graduações em Filosofia, Gestão Empresarial e Contabilidade. Onilce fez parte da primeira turma desse curso ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Parauapebas, mais um grande sonho realizado com muito esforço, dedicação, suor, lágrimas derramadas e noites mal dormidas.

“Algumas pessoas me perguntam como eu fiz para chegar até aqui. Quando eu conto a minha trajetória sempre se emocionam”. Em 2013 Onilce se lançou em um desafio maior, abriu mão da estabilidade proporcionada pelo concurso público e iniciou os trabalhos com seu escritório de contabilidade, com foco diferenciado de atuação na área pública, sua grande expertise, acumulada ao longo de 20 anos de dedicação ao serviço público e também graças ao seu investimento na carreira com cursos, pós-graduação e participação em eventos a nível de Brasil, na área contábil.

Seu escritório de contabilidade atende o segmento público e privado, sempre pautado na transparência e na busca do melhor resultado para o cliente. Recentemente Maria Onilce foi homenageada com o título de “Mulher Destaque do Pará 2017”, honraria conferida pelo Conselho de Eventos do Estado, presidido pela procuradora Gal Fernandes.

“O contador tem uma grande responsabilidade, ele pode ajudar o cliente a alavancar um sonho ou pode contribuir para sua destruição. É preciso ser claro, realista, falar às vezes o que cliente não quer ouvir, porém, o que ele precisa ouvir”, destacou Onilce, finalizando com uma mensagem especial para todos que desejam sucesso em sua carreira profissional:

“É preciso ter dedicação, foco, compromisso e automotivação e, principalmente, ter sonhos. Foi o que aprendi com meu pai. Ele sempre me disse que quando a gente deixa de sonhar, a gente morre”.

Contador

O que faz – Os contadores, também conhecidos como contabilistas,  fazem os registros contábeis das empresas, cuidam de documentação, abertura e fechamento de empresas, prestam assessoria, fazem declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis, análises de balanços, etc.

Características profissionais importantes (aptidões, habilidades e competências) – Conhecimentos avançados de matemática financeira, organização, precisão, conhecimentos de leis tributárias, vontade de manter-se atualizado (em função da mudança rápida de leis e tributos).

Mercado de Trabalho – Empresas privadas e públicas, escritórios de contabilidade, órgãos públicos.

Comentários ( 2 )

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!