Marabá terá Caravana Propaz e mutirão da Defensoria Pública do Estado na primeira semana de agosto

Continua depois da publicidade

Por Eleutério Gomes – de Marabá

Marabá recebe na próxima semana duas importantes ações de assistência jurídica e de cidadania que vão beneficiar a população carente do município. A primeira acontece de 31 de julho a 4 de agosto, quando a Defensoria Pública do Pará realiza uma semana de atendimento concentrado. A finalidade é reduzir o número de atendimentos iniciais e o tempo de espera.

A ação objetiva, ainda, antecipar os agendamentos  marcados para até junho de 2018.  A expectativa é atender cerca 500 pessoas e, se possível, zerar a pauta e fazer os encaminhamentos necessários.

Segundo José Ericksson Rodrigues, coordenador da Regional Carajás da Defensoria Pública em Marabá, existem situações urgentes, questões que possuem prazos menores, e, nesses casos, são realizados no mesmo dia. Todavia, há uma centena de outros casos que não são possíveis de atender no mesmo dia de comparecimento da
parte, justificando o agendamento. “Interessa à Defensoria Pública realizar um serviço eficiente e útil. Essa ação concentrada antecipa um número substancialmente maior do que as ações anteriores”, explicou ele.

A Regional Carajás atua nas áreas cível, criminal, da infância e juventude, do consumidor e abrange, além de Marabá, outros 16 municípios. Por isso, além dos Defensores públicos que atuam em Marabá, participarão da ação concentrada o diretor de Interior, Fabiano Lopes; a coordenadora de Políticas Cíveis e da Infância e Juventude do Interior, Paula Michelly Brito; e os defensores públicos Mayana Barros Jorge João e Márcio Figueira.

Pai Legal
Nos dias 5 e 6 de junho, o Programa Pai Legal, realizado pela Defensoria Pública em parceria com o Ministério Público Estadual e uma faculdade privada, que disponibiliza o serviço de reconhecimento paterno espontâneo ou por meio de teste de DNA de forma gratuita e não judicial, fará reconhecimento de paternidade em uma escola municipal.

A coordenadora do programa Pai Legal, Roselene Barros, afirmou que os atendimentos no município atendem à coordenação da Regional. Na ocasião será feita a coleta de material para reconhecimento de paternidade de 100 crianças pré-selecionadas.

Propaz
A outra ação, esta voltada para a prevenção da violência e disseminação da cultura de paz, acontece de 5 a 9 de agosto e será realizada pela Caravana Propaz, do governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Marabá. Na oportunidade serão oferecidos vários serviços essenciais, entre os quais emissão de documentos: identidade, carteira de trabalho e CPF, que serão confeccionados e entregues no mesmo dia.

A ação abrangerá três bairros: dois dias na Nova Marabá, no Ginásio da Folha 16; dois dias no bairro Liberdade, no Ginásio Irmã Teodora; e um dia em Morada Nova, em local a definir; A prefeitura disponibilizará dos serviços: Bolsa Família, Carteira Interestadual do Idoso, atendimentos na área da saúde, entre outros.