Pesquisa eleitoral 2012: Acertar aponta empate técnico entre Valmir (PSD) e Coutinho (PT) em Parauapebas

Continua depois da publicidade

O Instituto Acertar divulgou no final de semana pesquisa registrada na Justiça Eleitoral para prefeito de Parauapebas. Segundo o Instituto, a eleição em Parauapebas está polarizada entre o candidato do PSD, Valmir da Integral/Ângela e o do PT, Coutinho/Bel.

Espontânea
Quando o eleitor é solicitado a manifestar-se espontaneamente sobre em quem votaria pra prefeito, se a eleição fosse hoje, os nomes que se destacam são o de Valmir, com 35,9% de intenção de votos e o de Coutinho, que obteve 31,5% das citações. Em outro patamar surgem Chico das Cortinas, com 3,6%, Adelson, com 2,1%, Rui Vassourinha, com 0,7% e Zezinho do Psol, com 0,6%. Os votos brancos e nulos somam 2,0% e 20,6% dos eleitores ainda não decidiram espontaneamente em quem gostaria de votar.

Valmir – 35,9%
Coutinho – 34,5%
Chico das Cortinas – 3,6%
Adelson – 2,1%
Rui Vassourinha – 0,7%
Zezinho – 0,6%
Branco/Nulo – 2,0%
Indecisos – 20,6%

Estimulada
Na intenção de voto estimulada, se a eleição fosse hoje, Valmir da Integral obteria 39,7% da preferência dos eleitores, contra 37,5% de Coutinho – diferença de 2,2%, o que indica um empate técnico, considerando a margem de erro da pesquisa, de 3 pontos percentuais. Seguidos de Chico das Cortinas, com intenção de voto de 5,7%, Adelson com 3,1%, Rui Vassourinha com 1,5% e Zezinho 0,7%. Os votos brancos e nulos somariam 2,7% e 9,0% encontram-se indecisos.

Valmir – 39,7%
Coutinho – 37,5%
Chico das Cortinas – 5,7%
Adelson – 3,1%
Rui Vassourinha – 1,5%
Zezinho – 0,7%
Branco/Nulo – 2,7%
Indecisos – 9,1%

Áreas
Valmir foi citado por 42,1% na zona urbana e 26,2% na zona rural. Já Coutinho obteve 33,1% na zona urbana e 61,9% na zona rural.

Sexo
O nome do candidato Valmir alcançou 40,8% das intenções de voto dentre os homens e 38,5% entre as mulheres entrevistadas pela pesquisa. Coutinho tem votação com proporções praticamente semelhantes, com 37,7% entre os homens e 37,3% entre as mulheres. 

Local
Utilizando método sorteio, foram pesquisados os bairros Altamira, Cidade Jardim, Cidade Nova, Da Paz, Liberdade, União e Rio Verde, além dos distritos de Palmares Sul e região, Palmares II e região, Cedere I, Vila Onalício Barros, APA, Vila Sanção, Vilinha e Garimpo das Pedras, sendo as consultas calculadas proporcionalmente de acordo com os dados do IBGE.

Dados da pesquisa
Registro : PA-00103/2012
Data: 07 a 11 de setembro de 2012
Margem de erro: 2,9%
Número de entrevistados: 1,190 consultas
Contratante : Conceito Publicidade Ltda – ME

55 comentários em “Pesquisa eleitoral 2012: Acertar aponta empate técnico entre Valmir (PSD) e Coutinho (PT) em Parauapebas

  1. Lidiane Responder

    Acredito na vitória do 13, não que eu seja fã do Pt, mas por falta e opção melhor para Parauapebas. Na minha opnião se o 55 ganhar é só para tirar a empresa dele do buraco, deixando nossa cidade no atraso pelo menos uns dois ano aí com certeza vcs veriam o que seria ficar no Vermelho!! Voto e peço voto para COUTINHO. E não trabalho pra ele não, mas penso que será o melhor pra nós!! BOM dia!

  2. Antonio Carlos Responder

    O parauapebense o que significa ganhar pra você? Pra mim quem deve ganhar é o povo, esse que precisa buscar esclarecimetos e saber realmente pra quem irão entregar a cidade por 4 anos. Se juntar com qualquer um so para ganhar não interessa.

  3. sera se sou burro Responder

    gente vejam bem o valmir esta com mulher do massud como vice, e massud é mala, será que vai presta eu duvido muito, e o coutinho é do PT e o PT não fez nada em oito anos, será se fazer agora eu também duvido muito, agora vejam o chico das cortinas passou quatro anos comandava trés cidades era, água azul do norte, Canaã dos carajás, e Parauapebas e mesmo assim fez grandes obras que foi o tratamento de água de Parauapebas, asfalto de qualidade, a ponte do liberdade que nunca caiu, e assim muitos outra coisas, e sem falar que a bel passou mais de dois anos só inaugurando obras do chico das cortinas, e o darci manda fazer a ponte la do sebosinho e por varias vezes ela caiu, era ´só gastando o nosso dinheiro atoa por isso gente o 44 chico das cortinas é a melhor opção, no dia 7 vote 44 pra prefeito…

  4. Duda araguaina/parauapebas Responder

    Será que esse marcos ta pensando que o Zé dudu é candidato ele disse “sou seu eleitor”.


    MARCOS:

    Zé Dudu vc tem o direito como todo cidadão de opinar e votar em quem vc quizer, essas pessoas que o criticam são pessoas evasivas de pensamentos esse tal de guri é um tremendo palhaço, seus comentarios são derespeitosos, não ligue para esse tipo de gente que antes de comemorar vitória já está pensando em se dá bem, faço seu trabalho de cabeça erguida e seja qual for o resultado das eleições, temos que respeitar pois a vontade do povo não se discuti e sim se respeita, sou seu eleitor e parabéns por nos deixar informado, cabeça erguida e foque sempre no seu trabalho.

  5. Guilherme Responder

    Adversários ferrenhos, petistas e tucanos se igualam num ponto: os dois partidos se valeram dos préstimos de Marcos Valério de Souza e das agências de publicidade DNA e SMPB. O que hoje se conhece como “mensalão” nasceu em 1998, na organização do caixa dois da campanha de Eduardo Azeredo, ex-governador de Minas, à reeleição.

    Embora tenha sido inaugurado pelo PSDB, o caso de Minas Gerais não despertou a mesma atenção dos meios de comunicação – como bem notou o ministro Joaquim Barbosa, do STF, que notou o desinteresse quase geral pelo caso. Resultado: o mensalão petista, ocorrido em 2005, sete anos depois do tucano, está sendo julgado agora e o caso precedente foi empurrado para as calendas.Mas a justiça tarda mas não falha e os farsantes do PSDB serão desmascarados, apesar de que o povo não mais se engana com essa tucanalhada. Vote 13! Vote PT!

  6. Sandro Oliveira Responder

    Creio que cada dia que passa a população começa a perceber como o Valmir não é a melhor escolha para administrar parauapebas, pois duvido se quem já trabalhou para ele, tem coragem de votar nesse velhaco, caloteiro. Pois votar em quem apoia o governador que foi contra a criação do estado do Carajás é furada. e ainda por cima tem a mulher do Massude como vice, é furada.

    Eita que eles estão ficando cada dia mais aperriados

    É o treze chegando mais perto da vitória.

  7. Aline Responder

    Esta chegando a hora e saberemos a real pesquisa gente pare um pouco pra pensar esse velhote e um individado deve parauapebas todo ele e um falido enrolado se ele ganhasse so era pra pagar as contas dele e colocar o povo que ele deve la dentro da prefeitura…

    Estou com coutinho homem de palavra homem horrado…

    dia 07 é 13 neleees

  8. Antonio Carlos Responder

    Você paraupebense deve ser mais um que tem medo do potencial de adelson, por isso citou o nome dele aqui, ele será o ÚNICO que fará a diferença e a mudança q parauapebs tanto precisa, quando ele for prefeito você verá. O tempo é o de Deus, Ele é que comanda!

  9. Wilson Responder

    Adimiro muito o seu trabalho e é minha fonte de atualização de informações regionais e etc.
    Em relação a aposta é brincadeira pois jamais apostaria em vitória seja de qual for candidato.
    Parabéns pelo seu trabalho que continue na luta.
    Ok. Zé Dudu

  10. sera se sou burro Responder

    sinceramente o PT tem que ganhar, mais é um pé no traseiro pois chega de enganar o povo, foram oito anos de promessas e 4 meses de obras eleitoreira, e nós não podemos continuar assim, só que nós eleitores estamos entre os tigres e leões, por que PT não presta, e o massud e esposa também não, e ai o que fazer nesta hora só resta 44…

  11. telma Responder

    Acho que esta pesquisa foi patrocinada polo PT, pois é só olhar os carros, onde existe a real manifestação de preferência, que se ver claramente como valmir está disparado na frente.

  12. MARCOS Responder

    Zé Dudu vc tem o direito como todo cidadão de opinar e votar em quem vc quizer, essas pessoas que o criticam são pessoas evasivas de pensamentos esse tal de guri é um tremendo palhaço, seus comentarios são derespeitosos, não ligue para esse tipo de gente que antes de comemorar vitória já está pensando em se dá bem, faço seu trabalho de cabeça erguida e seja qual for o resultado das eleições, temos que respeitar pois a vontade do povo não se discuti e sim se respeita, sou seu eleitor e parabéns por nos deixar informado, cabeça erguida e foque sempre no seu trabalho.

  13. Nome (obrigatório) Responder

    Faco campanha para o PT, mais quando chego nas casa, só vejo voto do Valmir e do Chico curtina, olha gente do PT tomen cuidado com o chico, tento arrancar o voto dele e não consigo, ja do valmir é mais facil, é so dizer que a mulher do massud é vice dele.

  14. joão torres Responder

    acredito que o PT do governo federal trabalha pelo povo respeita o cidadão,no município e estado é uma verdadeira palhaçada e pior é usar o nome do lula e Dilma que nada tem a ver com Darci,Coutinho e Bel.trabalhei na primeira campanha do Darci onde o mesmo dizia que iria varrer sanguissugas da prefeitura e o que aconteceu ficaram até os que eram contra ele com assessorias de 3,4,5 mil reais,só cego que náo quer enchergar.reflitam e pensem………………

  15. Araújo Responder

    Eu quero ver são essas propostas registradas em Cartório, com data de início e término de execução, fonte origem do dinheiro da obra, e se não for executado, constar em registro, a demissão imediata do prefeito, vice prefeito e a Justiça eleitoral convocar nova eleição.

  16. Christian Renosto Responder

    Ai Ai, por que será que essas pesquisas do PT, sempre dão Valmir na frente, mas com “empate técnico”.

    Essa pesquisa é tão dificil de acreditar quanto promessa do darci

    Se o bloger quiser perder seu dinheirinho, eu aposto fácil !!!!!

  17. Eleitor Arrependido Responder

    Uma triste realidade.

    Leonardo Boff tem toda a minha admiração no quesito teologia, agora dizer que o PT não é um partido como qualquer outro isso muito me entristece. A maioria esmagadora do políticos do PT tiveram problemas com aprovação de suas contas ou no mínimo aprovações suspeitas. Nunca vimos um governo totalmente diferenciado, aqui no Pará foi uma verdadeira avacalhação em todas as prefeituras e governo do estado administradas pelo PT. Essa orientação encharcada de política partidária só explica o que tenho dito. Puxa vida, eu fui PT de coração, mas uma coisa o eleitor comum tem que saber: “você tem que escolher um lado ou outro e participar, só não pode é ficar de fora da política”. O que vemos na verdade são a maioria das pessoas fora do contexto eleitoral ou só aparece na última hora e é esse o combustível que os partidos precisam para lançar qualquer um a qualquer cargo político. Mais uma vez dependemos de uma pessoa isoladamente e nunca de um partido. Por outro lado, o que o PT tem como “luta” na verdade nunca vai acontecer por que dependemos da economia aplicada pelo FMI e sem isso é impossível, ora o Plano Real é uma obra do FMI, foi permitido o Brasil aplicar a economia atual para que pudéssemos vender commodities muito baratas aja visto os países de primeiro mundo estarem com suas riquezas naturais exauridas, o Brasil assim como outros países tem seus representantes nas cadeiras do Fundo Monetário Internacional e sabem como funciona, sempre haverá senhores e escravos, não existe país independente, assim como blocos econômicos. O meio pelo qual conseguiríamos algo seria pela educação, mas isso no Brasil está morto. E não vejo o governo petista sinalizar em implantar um sistema educacional competitivo e está sempre correndo atrás de uma meta estipulada pelo FMI, quer dizer não adianta de nada. Na minha opinião esse é um artigo adaptado do Boff para a atual conveniência política, pois em programa de televisão ele mesmo confessa sua frustração quanto aos companheiros da esquerda do Brasil. Se houvesse um sistema de aferição de resultados administrativos o PT estaria no mesmo plano que os outros partidos. Atualmente o partido mais rico do Brasil chama-se PT, precisa falar algo mais?

  18. vanderlei Responder

    Essa pesquisa feita pelo PT é mais uma tentativa de fazer o que eles fazem de melhor “ENGANAR O POVO, mais de 7 esta chegando , dai essa cambada vai ter o que merece …………..

  19. Guilherme Responder

    “Há um provérbio popular alemão que reza: “você bate no saco mas pensa no animal que carrega o saco”. Ele se aplica ao PT com referência ao processo do “Mensalão”. Você bate nos acusados mas tem a intenção de bater no PT. A relevância espalhafatosa que o grosso da mídia está dando à questão, mostra que o grande interesse não se concentra na condenação dos acusados, mas através de sua condenação, atingir de morte o PT.

    De saída quero dizer que nunca fui filiado ao PT. Interesso-me pela causa que ele representa pois a Igreja da Libertação colaborou na sua formulação e na sua realização nos meios populares. Reconheço com dor que quadros importantes da direção do partido se deixaram morder pela mosca azul do poder e cometeram irregularidades inaceitáveis.

    Muitos sentimo-nos decepcionados, pois depositávamos neles a esperança de que seria possível resistir às seduções inerentes ao poder. Tinham a chance de mostrar um exercício ético do poder na medida em que este poder reforçaria o poder do povo que assim se faria participativo e democrático.

    Lamentavelmente houve a queda. Mas ela nunca é fatal. Quem cai, sempre pode se levantar. Com a queda não caiu a causa que o PT representa: daqueles que vem da grande tribulação histórica sempre mantidos no abandono e na marginalidade. Por políticas sociais consistentes, milhões foram integrados e se fizeram sujeitos ativos. Eles estão inaugurando um novo tempo que obrigará todas as forças sociais a se reformularem e também a mudarem seus hábitos políticos.

    Por que muitos resistem e tentam ferir letalmente o PT? Há muitas razões. Ressalto apenas duas decisivas.

    A primeira tem a ver com uma questão de classe social. Sabidamente temos elites econômicas e intelectuais das mais atrasadas do mundo, como soia repetir Darcy Ribeiro. Estão mais interessadas em defender privilégios do que garantir direitos para todos. Elas nunca se reconciliaram com o povo. Como escreveu o historiador José Honório Rodrigues (Conciliação e Reforma no Brasil 1965,14) elas “negaram seus direitos, arrasaram sua vida e logo que o viram crescer, lhe negaram, pouco a pouco, a sua aprovação, conspiraram para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que continuam achando que lhe pertence”.

    Ora, o PT e Lula vem desta periferia. Chegaram democraticamente ao centro do poder. Essas elites tolerariam Lula no Planalto, apenas como serviçal, mas jamais como Presidente. Não conseguem digerir este dado inapagável. Lula Presidente representa uma virada de magnitude histórica. Essas elites perderam. E nada aprenderam. Seu tempo passou. Continuam conspirando, especialmente, através de uma mídia e de seus analistas, amargurados por sucessivas derrotas como se nota nestes dias, a propósito de uma entrevista montada de Veja contra Lula. Estes grupos se propõem apear o PT do poder e liquidar com seus líderes.

    A segunda razão está em seu arraigado conservadorismo. Não quererem mudar, nem se ajustar ao novo tempo. Internalizaram a dialética do senhor e do servo. Saudosistas, preferem se alinhar de forma agregada e subalterna, como servos, ao senhor que hegemoniza a atual fase planetária: os USA e seus aliados, hoje todos em crise de degeneração. Difamaram a coragem de um Presidente que mostrou a autoestima e a autonomia do país, decisivo para o futuro ecológico e econômico do mundo, orgulhoso de seu ensaio civilizatório racialmente ecumênico e pacífico. Querem um Brasil menor do que eles para continuarem a ter vantagens.

    Por fim, temos esperança. Segundo Ignace Sachs, o Brasil, na esteira das políticas republicanas inauguradas pelo do PT e que devem ser ainda aprofundadas, pode ser a Terra da Boa Esperança, quer dizer, uma pequena antecipação do que poderá ser a Terra revitalizada, baixada da cruz e ressuscitada.

    Muitos jovens empresários, com outra cabeça, não se deixam mais iludir pela macroeconomia neoliberal globalizada. Procuram seguir o novo caminho aberto pelo PT e pelos aliados de causa. Querem produzir autonomamente para o mercado interno, abastecendo os milhões de brasileiros que buscam um consumo necessário, suficiente e responsável e assim poderem viver um desafogo com dignidade e decência.

    Essa utopia mínima é factível. O PT se esforça por realizá-la. Essa causa não pode ser perdida em razão da férrea resistência de opositores superados porque é sagrada demais pelo tanto de suor e de sangue que custou.”

    *Leonardo Boff é teólogo, filósofo, escritor e dr.h.causa em politica pela Universidade de Turim por solicitação de Norberto Bobbio.

  20. Fabio Lira Responder

    Essa pesquisa ai é a mais furada que já vi. Comprada com certeza! Só vejo votos do Valmir e rejeição ao PT. Só um milagre pra salvar essa campanha do PT.

  21. A. Dácio Responder

    Nossa verdadeira pesquisa está nas ruas, nos comícios, na alegria que o povo tem recebido Coutinho e Bel!
    Propostas e projetos sérios, isso é o que está vencendo todas essas pesquisas! O povo de Parauapebas é inteligente e sabe o que é melhor! Avante Coutinho, vamos juntos vencer essa!

  22. João Marcos Responder

    Eu não creio nessas pesquisas, Sei que a disputa esta sim acirradíssima, e a diferença entre ambos deve ser miníma.
    Torço e voto para Coutinho, por entender que ele tem as melhores propostas e é o mais preparado. Mas, que o que for vitorioso saiba honrar os votos e a população.
    Que faça um Governo de transparencia e honestidade!

  23. MARCOS Responder

    Não acredito muinto em pesquisa mais a verdade é que realmente a eleção está polarizado entre Valmir e Coutinho a quele que levar a vitória será com pequena diferença, está na reta final e tudo pode acontecer, vamos aguardar os proximos capítulos.

Deixe seu comentário

Posts relacionados