Coluna do Chico Brito

Continua depois da publicidade

Chico Brito 2UNIVERSIDADE
Se Darci não se movimentou quando tivemos tudo para ter aqui um campus da universidade Sul/Sudeste e agora vai pedir universidade à Vale, alguma coisa aí não bate. Ou será por que Darci não acreditava no governo de Lula, nem no de sua madrinha Ana Júlia, e nem acredita (aliás, com toda a razão), no dele mesmo? Mas acredita – e também com razão – na Vale.

PROPAGANDA
A verdade é que se Darci, seus vereadores e secretários nem tomaram conhecimento da oportunidade que se apresentava para a população deste município na definição da Universidade Sul/Sudeste, que acabou indo para Xinguara, Rondon, Tucuruí e Marabá, no ano passado, não seria agora que ele teria tal interesse. O fato é que a Vale tem demonstrado muito mais interesse na instalação da universidade em Parauapebas do que o prefeito.

VISÃO
Tudo a ver. Para a mineradora é muito mais razoável uma mão de obra formada na região do que a transferência de recursos humanos do sul, já que as transferências oneram em apoio logístico e adicional sobre os salários do transferido. E deixaria uma cicatriz social e política: aos “nativos” caberiam apenas os piores empregos e os de fora ficariam com os cargos melhores e mais bem remunerados.

DESINTERESSE
Como a maioria dos nossos políticos pensa apenas em se enriquecer em Parauapebas e em seguida cair fora e retornar a suas origens como “vencedores”, ricos, para eles não há interesse em dotar a cidade com qualquer coisa que comprometa os recursos vultosos que entram todo mês no caixa do município. O que Darci já arrecadou seria suficiente para comprar toda a Vale na época de sua privatização. E até hoje não realizou nada.

VERGONHOSA
E é vergonhosa a situação em que a Educação, no segundo mais rico município do país, se encontra. A não ser comprar prêmios fajutos e propaganda enganosa, a Educação neste município em nada difere (ou está até pior) do que a de municípios como Eldorado, Curionópolis e muitos outros cuja arrecadação às vezes não alcança sequer o valor do repasse para a nossa Câmara de Vereadores.

IMPRENSA
E nossos jornais precisam estabelecer uma conexão mínima com a Ética. E deixar de publicar em troca de qualquer propina ou pagamento, informações que os próprios jornais, como a população, sabem que são mentirosas. Precisam publicar para sobreviver? Pois publiquem. Recebam. Mas publiquem como Informes Publicitários. Nada contra.

GERENCIAMENTO
Se o secretário de Educação Raimundo Neto tivesse um mínimo de comprometimento com seu trabalho e algum interesse pela comunidade que lhe paga para ele servi-la, ao invés de gastar o tempo armando e torrando recursos públicos pensando em se candidatar a vereador, ele deveria dar uma volta por mês, pelo menos, pelas escolas e verificar a situação de calamidade de quase todas elas. E tomar providências.

CÓPIA A CARBONO
É por essas e outras que não há como negar que o governo petista de Parauapebas é uma cópia a carbono do governo de Ana Júlia, felizmente já finado. E que a educação é a sua pior pasta. Assim mesmo eles garantem que com todo o dinheiro que entra e com o que Darci irá ainda arrecadar, eles elegerão um deles para continuar comandando a prefeitura em 2012. Há controvérsias. Sérias controvérsias.

[ad code=3 align=center]

8 comentários em “Coluna do Chico Brito

  1. Nome (obrigatório) Responder

    O CHICO e seu VALMIR só defendem a VALE e nunca estarão em defesa de Parauapebas e do nosso povo!

    A VALE suga tudo que pode de nossa cidade e do nosso povo, deixará apenas o buraco para o CHICO. Depois o CHICO ainda dirá que não foi a VALE que fez aquele buraco imenso e sim os empregados, os trabalhadores. O CHICO e seu VALMIR são “infiltrados” da VALE.

    Seu VALMIR vai acabar com as “horas in intinere”, fará tudo que a VALE mandar, não será prefeito de Parauapebas e sim da VALE.

  2. filho da terra Responder

    Não e de hoje que a educação de Parauapebas anda de mau a pior,desde que assumiu a prefeitura o secretariado municipal ficou mais movimentado do que as estações de metrô em São Paulo, mas so não muda na educação, esse tal de Raimundo Neto deve saber de muito podre do dignissimo prefeito.Mas voltando ao asunto, a educação da nossa cidade não aprova por merito os alunos mas sim enpurra os coitados pra proxima série isso explica eles não saberem o resultado de 5+5. Os professores são enduzidos a passarem os alunos mesmo que eles não tenha tido um resultado satisfatorio durante o ano, ai o resultado é esse que estamos vivendo.
    Outro gargalo da educação de Parauapebas é a falta de moral que secretario de educação, diretores, coordenadores e professores tem com os alunos, é só adentrar em uma escola que se vê: aluno xingando professor, alunas praticamente nuas, alunos de bonetas, com celulares ligados em volume bastante alto, com fones de ouvido,uma verdadeira zorra dentro de uma escola,sem falar em outros pontos que prefiro não mencionar. Escola é lugar de respeito e não a casa da mãe Joana. Ta na hora de trocar de secretario e até mesmo de prefeito. Parauapebas precisa de gente que conhece de verdade as mazelas que a nossa população sofre e não de aventureiros a procura de riquezas como uns e outros que vem de cidades do Maranhão e outros estados iludir a nossa gente.

  3. elton Responder

    sou seu fão vc tem toda razão mais a vale tem muito a dever pro nosso municipio muito mesmo e sobre o senhor secretario de educação ele e um bosta na agua se em vez de comprar premios ele desse mais apoio a educação não estariamos com alunos no ensino medio que não sabem nem quanto e 5+5.

  4. Leitor Responder

    O nosso velho Chico, bem como os nossos amigos leitores estão cobertos de razão, a nossa cidade possui uma péssima administração, incluindo o prefeito e a maioria dos seus secretários. Vejam só – dias atrás encontrei o Sr. Devanir, referindo como se a SAAEP fosse a sua secretaria, mas em seguida descobri que ele não é o Secretário, e sim, a pessoa que manda na mesma, pois colocou o seu antigo braço direito na época da antiga prefeita, para cuidar da pasta para ele. Como Parauapebas vai funcionar se os nossos secretários são funcionários particulares de algum cidadão com objetivos bem distintos da coletividade? Como li no comentário sobre a ida do Darci ao Rio conversar com a Vale – será que realmente temos tanta gente nesta Cidade com o rabo preso com a atual administração que vamos aturar tudo isso sem fazer nada?

  5. An^ Responder

    Política?! Tão amplo esse tema, devemos lembrar ,que quem coloca esses péssimos governantes no poder é o própio povo, não é só a educação que vai de mal a pior em Parauapebas, é tudo, incluindo a saúde, a saúde pública de Parauapebas é uma vergonha: inclusive a negligência desses médicos, que fazem pouco caso com a saúde de nossa população, o paciente vai se consultar e eles não olham nem sequer para o rosto do paciente! O secretário de Saúde ainda dispara: Ruim com eles, pior sem eles ( os médicos), então nos resta apenas aceitar! Reunião inclusive em que eu estava presente.

  6. Nome (obrigatório) Responder

    Concordo com quase tudo que o Chico diz, mas quero fazer duas observações, se me permites?:

    1) Ninguém tá pedindo, estamos exigindo que a VALE pague o que deve ao povo de Parauapebas, da região e do Pará. A Vale deve muito, mas muito mesmo e não paga, usa e abusa de seu poder para não pagar o que deve ao povo de Parauapebas; e

    2) A pasta da Sec. de Educação, a frente o compenheiro de fé Raimundo Neto não é a pior secretaria, a PIOR, a mais incompetente é a do seu VALMIR e dos seu PDT, ou seja a da Saúde, ou da MORTE, na Saúde seu VALMIR repete o que fez com a sua empresa: falência total!

    No mais CHICO BRITO está coberto de razão!

    JCR.

Deixe seu comentário

Posts relacionados