Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Defensoria Pública

Ação cidadania: três dias voltados à família em Marabá

Órgãos estaduais irão desenvolver cinco módulos para ajudar a empoderar os cidadãos Educação. Saúde, assistência social, empreendedorismo e cidadania serão os temas do projeto Família e Cidadania que acontece nesta semana, em Marabá.

A ação tem início às 13 horas de segunda (24) e término na quarta-feira (26) no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores, sendo realizada pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) com coordenação da Defensoria Pública do Estado do Pará. Cada módulo será aprofundado por órgãos parceiros do evento e ligados ao evento e tem carga horária de quatro horas, totalizando 20 horas ao final dos três dias. A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) irá orientar os integrantes do projeto sobre como tratar do papel da atenção primária em saúde, apresentando assuntos como prevenção, nutrição, cuidados médicos básicos, gravidez na infância e adolescência, entre outros.

A Secretária de Estado de Educação (Seduc) irá tratar de assuntos relacionados à escola e família, evasão escolar, rede de atendimento e conselho escolar. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) tem o objetivo de repassar noções gerais sobre planos de negócios, formalização de microempreendedor individual e horta doméstica.

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) vai explicar como funciona a rede de proteção social e o fluxo de encaminhamento para os serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Por fim, a própria Defensoria Pública irá atuar repassando orientações sobre cidadania, direitos e deveres.

Conforme a assessoria de comunicação do NAC, o projeto tem como objetivo apoiar as famílias para que tenham mais condições de responder ao dever de sustento, guarda e educação de suas crianças, adolescentes e jovens, por meio de encontros e palestras. Além disso, a ações têm olhar voltado para a proteção também dos demais membros da família.

Deixe uma resposta