Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Outubro Rosa

Ação do Outubro Rosa movimenta Prefeitura de Parauapebas na reta final da campanha

Na última semana temática, Secretaria de Administração movimenta todo o prédio da instituição

Hoje, a última sexta-feira (27) deste mês, a Campanha Outubro Rosa, que mobiliza todo o país, movimentou também o prédio da Prefeitura Municipal de Parauapebas com atividades de conscientização mostrando a importância da prevenção ao câncer de mama. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Administração – SEMAD – em parceria com o Instituto Vencendo o Câncer – IVECAN.

O secretário de Administração, Cássio Flausino explicou que “cada secretário tem uma missão de fazer um evento durante o mês. Hoje a SEMAD se uniu ao IVECAN para levar informações sobre o câncer de mama já que a prefeitura é um local bem movimentado”. O secretário empenhou ainda mais por vivenciar um diagnóstico na família: ”Tem 15 dias que minha irmã fez uma cirurgia em uma das mamas e a situação só não complicou porque ela buscou atendimento rápido. Por isso acredito que a prevenção é tudo!”, confidenciou o secretário, que também foi responsável por implantar toda a decoração temática do Outubro Rosa, como iluminação e ambientação dos espaços.

A Prefeitura de Parauapebas lançou a campanha Outubro Rosa no último dia 5 na sala de mamografia do Hospital Geral de Parauapebas com o tema “prevenir sempre é a melhor opção”. E essa mobilização enche de alegria os integrantes do IVECAN. “Estou super feliz com toda a mobilização do Outubro Rosa na cidade. As empresas, as secretarias, as escolas estão aderindo e a informação está chegando, principalmente nas escolas. A prevenção está sendo divulgada por ser o melhor caminho nessa luta. E a Prefeitura está de parabéns com toda essa mobilização, isso significa que futuramente nós teremos prevenção de fato acontecendo nos postos de saúde”, comemora a presidente do Instituto, Eldelves Carvalho.

Além do secretário, muitos homens também vestiram a camisa do Outubro Rosa. E a presidente do Ivecan destacou que eles também precisam se cuidar. “O câncer de mama também aparece nos homens, cerca de 1% pode desenvolver a doença. Além do mais, eles têm esposas, filhas, mães, então é muito importante que todos abracem essa campanha. A luta não é só das mulheres, é de toda a sociedade, a luta é nossa!”, concluiu Eldelves Carvalho.

Depois de abraçar o Outubro Rosa, vem outra campanha a partir do dia 1. “Agora chegou a hora das secretarias abraçarem também o Novembro Azul, como incentivou o prefeito”, convidou Flausino.

A luta do IVECAN

Eldelves Carvalho, também é paciente oncológica há três anos, comemora a adesão da sociedade para a causa e conta um pouco da história do Instituto. “Quando fui diagnosticada, não existia registro de paciente oncológico na cidade, ou seja, as pessoas tinham o câncer, mas não tinham coragem de assumir. Como passei pelo diagnóstico, eu usei as redes sociais para identificar pessoas que estavam passando pelo mesmo problema, fui buscando orientação porque o medo era muito grande e a angústia também. Ninguém quer ter câncer por já enxerga caixão, família chorando e cemitério. Mas, minha vontade de vencer foi maior e não me permitir fragilizar nem desistir. Então eu busquei pessoas que estavam na mesma situação para trocarmos ideia e nisso fomos encontrando muitas mulheres. Criamos um grupo no WhatsApp em 2014 a fim de trocar ideias, informações e daí descobrimos pacientes que não aceitavam a doença, que tinha depressão, preconceito, medo de cair o cabelo, unhas e que não se aceitavam doente porque eram vaidosas demais. Então nos unimos para mobilizar essas mulheres, tiramos os lenços, fomos para as redes sociais e assumimos que o câncer tem cura, e então nasceu o Instituto”, contou a presidente que está com a doença controlada, fazendo rastreamento a cada 3 meses e sonhando com o diagnóstico de cura, que recebe depois de 10 anos sem a manifestação da doença.

Atualmente, o IVECAN atende mais cem famílias e quem quiser abraçar a causa não só neste mês, como voluntários ou com doações para o Bazar, é só entrar em contato pelo telefone (94) 98136-8422 ou pelo e-mail vencendoocancer.pa@gmail.com.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!