Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Educação

Alunos da Zona Rural de Canaã dos Carajás ganham escolas climatizadas.

Oito unidades ganharam paredes de alvenaria, salas climatizadas, parque e até uma quadra de esporte coberta.

Uma parceria público-privada trouxe melhores condições para os mais de 3 mil alunos, no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. Através de recursos da Prefeitura e da empresa Vale, foram reformadas oito escolas da zona rural.

Antes, as estruturas das salas de aula eram de palha e madeira. Não havia ventilação e as crianças sofriam com o calor. Com a mudança, as oito unidades ganharam paredes de alvenaria, salas climatizadas, parque e até uma quadra de esporte coberta.

Para o prefeito de Canaã, Jeová Andrade, as mudanças no ambiente escolar trouxeram melhores condições de aprendizagem e satisfação entre jovens e crianças. Uma diferença gigantesca, segundo o prefeito, comparada aos últimos anos. “ Em 2013, não tínhamos nem carteira para o início das aulas. Agora todas as escolas contam com estrutura adequada e quadras de esportes cobertas”, enfatizou.

Entre as unidades que receberam melhorias está a escola Raimundo de Oliveira, que ganhou a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em setembro de 2016, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A escola saltou de uma nota de 3.9, em 2013, para 4.8, em 2015. Resultado de um trabalho multidisciplinar entre professores, coordenação pedagógica e profissionais da educação. Para a Secretaria de Educação de Canaã, com a reforma da unidade, a escola terá condições de alcançar melhores notas.

No último sábado, 19, foi inaugurada, oficialmente, a sexta escola da zona rural. Para o gerente de Sustentabilidade do Complexo S11D, Leonardo Neves, a entrega dessa unidade demostra que a contribuição dada pela Vale, tem transformado para melhor a vida de crianças e adolescentes. “Mais uma vez, a contribuição da Vale, por meio do S11D, maior empreendimento minerário implantado atualmente, com apoio à gestão pública, garante melhoria da educação de Canaã”, destacou.

Deixe uma resposta