Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Marabá

Assalto cinematográfico em Marabá com fogo em ponte, explosão de empresa de valores e rastro de destruição. Estima-se que foram levados R$50 milhões

A madrugada desta segunda-feira, 5, foi marcada em Marabá por um assalto inédito na história do município e, talvez, do Pará. Uma quadrilha fortemente armada, com dezenas de bandidos encapuzados, explodiu a sede da empresa de valores Prosegur, que guarda todo o dinheiro que abastece as agências bancárias de Marabá e região, levou milhões, deixando um rastro de destruição no quarteirão.

Os bandidos chegaram ao prédio da Prosegur (localizado na Avenida Itacaiúnas, 1.470) por volta de 1h40. Se espalharam pelo quarteirão e evitaram que populares se aproximassem. Soltaram rajadas de bala para afugentar pessoas e ao mesmo tempo para anunciar aos vizinhos o início da operação de guerra. Cinco minutos depois fizeram a primeira detonação de bananas de dinamites que destruiu o muro da empresa e os veículos que estavam estacionados em frente. Passados mais cinco minutos veio a segunda detonação: precisa e cirúrgica para abrir o cofre.

Com o auxílio de quatro camionetes e um Corola, os bandidos encheram os veículos com sacos de dinheiro. A ação da quadrilha durou cerca de 40 minutos. Na fuga, os bandidos chegaram a trocar tiros com policiais militares que estavam em uma viatura em frente ao aeroporto. Era a única equipe que estava do lado de cá da ponte sobre o Rio Itacaiunas. No tiroteio, uma policial ficou ferida na perna, mas nada de grave.

A empresa fica localizada no núcleo Cidade Nova, enquanto quartéis da PM, sede da Polícia Civil, Exército e Polícia Federal estão todos sediados no núcleo Nova Marabá. Para chegar ao Cidade Nova precisariam passar pela ponte sobre o Rio Itacaiunas, de 510 metros. Estrategicamente, os bandidos fecharam as duas pontes que unem os dois núcleos com duas carretas, ateando fogo sobre elas.

A polícia ficou entrincheirada do outro lado. E, segundo moradores da Rua Itacaiunas, só conseguiu chegar à sede da Prosegur dez minutos depois que os bandidos foram embora. Relatos desses mesmos vizinhos dão conta que os bandidos não levaram todo o dinheiro. O despojo ficou para populares que entraram na sede da empresa logo depois dos bandidos e saíram com sacos de dinheiro. “Um cara saiu com sete sacos de dinheiro. As pessoas levaram pacotes e pacotes. Acho que vão se apanhados depois”, disse um dos vizinhos da Prosegur, que pediu reserva de seu nome.

O Tático foi o primeiro a chegar ao local e tomou pacotes de dinheiro dos populares que entraram no prédio da Prosegur depois dos bandidos.

Os bandidos fugiram em direção a Itupiranga, pela BR-230 (Transamazônica). A cerca de 14 quilômetros da cidade, entraram em quatro lanchas e atravessaram o Rio Tocantins, onde outros veículos os aguardavam do outro lado, onde continuaram a fuga por uma estrada vicinal.

A #PrayForMarabá (ore por Marabá) ocupou no início da manhã o Trend Topic do Twitter, assim como no Moments, com fotos e vídeos do evento, com carros pegando fogo.

Alguns boatos ainda na madrugada davam conta que a quadrilha teria roubado um avião no aeroporto de Marabá para a fuga, mas funcionários do Aeroporto não confirmara essa versão. “Ainda na madrugada uma aeronave de UTI Aérea levantou voo com uma criança. Talvez isso tenha causado toda a confusão”, disse um informante do blog.

Segundo um funcionário da Prosegur, nesta época do mês, véspera de pagamento de salários, há cerca de 50 milhões no cofre da empresa. (Ulisses Pompeu, de Marabá)

Comentários ( 9 )

  1. As pessoas são gananciosas, querem dinheiro, território e poder, qualquer coisa que os faça pensar que são melhores que os outros ou mais importantes. Eles mentem e enganam, até matam uns aos outros por causa de um orgulho tolo e depois tentam se convencer que havia justificativa, mas não há e no fim todos nós perdemos. Muitos sonham com um paraíso, acreditando que não existe solução aqui, pois os ricos, os poderosos sempre vão vencer, então desistem do lugar onde vivem. Não podemos ficar indecisos, temos sim que fazer uma escolha, ou você aceita o mundo como ele é ou trabalha para construir um mundo melhor.

    Alpheu Mattos

  2. Mas para que ganância? Hoje tudo isso é ouro, amanhã tudo isso é pó.
    Iago Simões.

    Há mais no banco do que no bolso, mais no bolso do que no peito, mais no peito do que amor e tudo fica desse jeito.
    Moises Bertges.

    Irracionais somos nós humanos, que matamos e morremos por meros pedaços de papel.
    Renata Fonseca.

    Em um mundo onde o dinheiro fala mais alto, curiosamente, os honestos são vistos como ingênuos.
    matheus oliveira.

    Se não és dinheiro não és nada. – Homem
    Régis Thein Rinaldi.

    Hoje voce humilha e pisa em pessoas por dinheiro, ganancia! Amanhã essas pessoas vem e te fuzilam por vingança!
    Lucas Ricardo da Cunha.

    Pra quem come ganância e arrota cifrão
    Dinheiro não é tudo na vida, e nem solução
    Pode até resolver problemas financeiros
    Mas de nada serve para o coração
    Dinheiro até muda o humor
    Mas é inútil quando se quer amor
    Sei que as prioridades mudam com a maturidade
    Mas quem é que não deseja ser amado de verdade?
    W. Iazzetta.

    Bem, o dinheiro não resolve todos problemas, pode ser milhões, bilhões, não importa, não resolve tudo, ao contrário traz muitos problemas se for adquirido de forma ilícita!!
    Rosinaldo Leite.

  3. Segundo o governo do estado deveria haver um helicóptero para cobrir a região a serviço da PM justamente para essas ocasiões. Estranhamente não houve movimento de helicóptero nem do exército nem da PM. A cidade estava desguarnecida e talvez os bandidos até soubessem do fato…

    1. AF sobre as aeronaves do Exército, ficam BAVEX em Manaus AM ou Taubaté SP; Não respondo pela comunicação do EB, mas as vezes que se vê aeronaves aqui em Marabá, em suma maioria são partes de treinamentos ou operações planejadas. E ademais a Constituição Federal, não prevê uso de Forças Armadas para patrulhamento policial cotidiano, apenas por decreto presidencial, para GLO.

  4. Estão confundindo democracia com anarquia e não é de hoje,do jeito que a coisa vai,não demora os criminosos nos impedirão de ir e vir,dizer que ações dessa natureza é por causa da desigualdade social,é no mínimo banalizar algo tão sério,já passou da hora de uma ação mais efetiva contra esses meliantes ou corremos o risco de ver esses recursos financiando campanhas eleitorais e elegendo seus representantes no poder de direito,porque de fato eles já o tem.
    Mão de ferro se quiserem reverter essa situação,esses caras tão se armando,arsenais estão em seu poder,se ficarmos evocando a democracia para lidar com essa gente,amanhã será tarde.

  5. Derrepente o jateve resolveu deslocar o reforço de Belém pra reforçar a “segurança em Marabá”
    Sacana não terminou nem a sede do Grupamento tático que ta la no batalhão do 4 bpm para ser concluido que cabra sacana este desgovernador.

  6. Bom dia a todos, isso não vai parar por aí, enquanto não tiver uma estrategia politica e uma atenção especial para para a segurança e desenvolvimento econônico, vai piorar ainda mais.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!