Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
futsal

ASURP conquista o quarto lugar no primeiro Campeonato Paraense de Futsal de Surdos

A competição foi realizada na capital Belém e contou com a participação de oito equipes
Por Fábio Relvas

A Federação Paraense Desportiva de Surdos (FPDS) realizou o primeiro Campeonato Paraense de Futsal de Surdos, entre 01 a 03 de dezembro, na capital Belém. Os jogos foram disputados no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), e contou com a participação de oito equipes de associações de várias regiões do estado do Pará como: Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Cametá, Castanhal, Mãe do Rio, Paragominas e Parauapebas.

O evento contou com o total apoio da Prefeitura Municipal de Belém através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL), levando aos atletas experiências e profissionalizações, com partidas de alto nível entre as equipes. A cidade de Parauapebas, sudeste do estado, foi muito bem representada com o time da Associação de Surdos de Parauapebas (ASURP), que conquistou um resultado expressivo, ficando na quarta colocação.

A equipe da ASURP atropelou na primeira fase, vencendo as três partidas em que disputou na Chave A. No primeiro jogo vitória de goleada, por 8 a 1, diante da Associação de Surdos de Paragominas (ASPAS). Na segunda partida, um resultado mais acirrado, 4 a 3, em cima da Associação de Surdos de Cametá (ASURCAM). Para fechar a primeira fase, na terceira partida, outra vitória pelo placar, de 5 a 3, sobre a Associação de Surdos de Belém (ASBEL), o time da casa.

Na fase eliminatória a ASURP acabou não repetindo a boa campanha na primeira fase e saiu derrotada na semifinal da competição para a Associação de Surdos de Castanhal (ASCAST), por 3 a 2, em um jogo muito equilibrado, sendo decidido no último lance. ASCAST acabou ficando com o título vencendo a Associação de Surdos de Mãe do Rio (ASMDR), na grande final do Campeonato Paraense de Futsal de Surdos.

“A Associação de Surdos de Parauapebas (ASURP) já teve grandes conquistas na área esportiva no futsal, tanto no masculino, como no feminino, mas passou algum tempo sem apoio, sem incentivo. Nesse ano, começamos a treinar novamente com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL), cedendo o Ginásio Poliesportivo para os treinos, ajudando nas passagens deles. Esse ano é a segunda vez que viajamos e esse resultado é só a prova do trabalho”, afirmou Rodrigo Leal, tesoureiro da ASURP.

O time da ASURP contou com um elenco forte, formando com: Rodrigo Assis, Diego Lima, Johnes Roger, Edivaldo Ribeiro de Oliveira (capitão do time), Emerson Gabriel, Everton Carpegiane, Alan Lima, João da Cruz, Emerson Queiroz, Raimundo Caetano, Ferdinando Barros e Eduardo Silva. Quem comandou a equipe e ajudou a conquistar essa boa colocação foi o técnico Laerte Gustavo.

“Ficamos melhores classificados do que na primeira viagem e agora ficamos em quarto lugar no primeiro paraense de surdos no estado e a perspectiva é só melhorar. Nós vamos continuar os treinos, não conseguimos mandar todos da equipe. Nos últimos dias estávamos muito cansados e esperamos que na próxima a gente consiga mandar todos os jogadores para que possa ter os reservas para está disputando e sendo mais competitivo e trazer o troféu para casa, esse é um dos nossos objetivos, além de alcançar novos horizontes e disputar o brasileiro. Então que 2018 venha com muitas outras oportunidades para que a gente possa mostrar nosso trabalho e que esses meninos vão longe. Queria fazer um agradecimento ao Edivaldo, que é o capitão da equipe”, finalizou Rodrigo.

Classificação geral do primeiro Campeonato Paraense de Futsal de Surdos

 1º lugar – ASCAST (Castanhal)

2º lugar – ASMDR (Mãe do Rio)

3º lugar – ASBEL (Belém)

4º lugar – ASURP (Parauapebas)

5º lugar – ASA (Ananindeua)

6º lugar – ASURCAM (Cametá)

7º lugar – ASABAE (Abaetetuba)

8º lugar – ASPA (Paragominas)

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!