Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esporte

Atleta paralímpico de Parauapebas fará parte da Seleção Brasileira de Judô na Copa do Mundo no Uzbequistão

A Copa do Mundo da Federação Internacional de Esportes Para Cegos (IBSA) vai ser realizada, de 05 a 12 de outubro, em Tashkent, no Uzbequistão

A Seleção Brasileira de Judô Paralímpico foi convocada para a Copa do Mundo da Federação Internacional de Esportes Para Cegos (IBSA) que vai ser realizada, de 05 a 12 de outubro, em Tashkent, no Uzbequistão. Entre os 13 atletas brasileiros selecionados pela comissão técnica está o estudante de Parauapebas Thiego Marques da Silva, de 18 anos. O único representante da região norte do país.

A Copa do Mundo IBSA é a última competição do ano fora do país, e valerá pontos para ranking mundial que também serve de parâmetro para os atletas que buscam classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Thiego Marques irá disputar na categoria ligeiro até 60kg. Ele vai estar acompanhado do seu técnico, Antônio Sérgio Oliveira Soares, que também é de Parauapebas, e foi selecionado para ser o chefe de delegação brasileira de judô.

Thiego que é deficiente visual, devido ao albinismo, pratica judô desde os 10 anos de idade. Ele foi descoberto pelo professor Antônio Sergio, nas ruas de Parauapebas e depois de muito treino, iniciou uma caminhada de conquistas. Participou das paralimpíadas escolares, onde foi campeão quatro vezes. Foi vice-campeão mundial estudantil em 2013, nos Estados Unidos e no mês passado, em São Paulo, foi bronze no Parapan. “É o nosso município mostrando a força do judô, já que somos os dois os únicos da região norte que iremos defender o nosso país, na Copa do Mundo de Judô Paralimpico, que será do outro lado do mundo”, disse Antônio Sérgio que está confiante na classificação.

O talento no esporte deu a Thiego a oportunidade de continuar os estudos. Ele ganhou uma bolsa integral da condição de atleta divulgador e esse ano, iniciou o curso de bacharelado em Educação Física na Fadesa – Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.

Equipe Brasileira

Alana Martins Maldonado (Amei-SP)

Antônio Tenório da Silva (Cesec-SP)

Arthur Cavalcante da Silva (Adevirn-RN)

Denis Aparecido Rosa (Cesec-SP)

Gabriel Nascimento Silva (Ceibc-RJ)

Giulia dos Santos Pereira (Cesec-SP)

Harlley Damião Pereira de Arruda (Cesec-SP)

Luan Simões Pimentel (Ismac-MS)

Lúcia da Silva Teixeira Araújo (Cesec-SP)

Maria Núbea dos Santos Lins (Reação-RJ)

Rebeca de Souza Silva (Apadv-SP)

Thiego Marques da Silva (Aepa-PA)

Wilians Silva Araújo (Ceibc-RJ)

Comissão Técnica

Alexandre de Almeida Garcia – Técnico

Antônio Sérgio Oliveira Soares – Chefe de Delegação

Caio Ricardo Lopes Paolillo – Auxiliar Técnico

Jaime Roberto Bragança – Técnico

Thiago Claudiano Gomes Righetto – Médico

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!