Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Saúde

Belém sediará I Seminário Amazônico dos Hospitais Saudáveis

Com o tema: “Os desafios do setor de saúde na Amazônia frente às mudanças climáticas”, o seminário, que ocorrerá em Belém nos dias 14 e 15/3, contará com uma programação especial.

Pela primeira vez na região Norte, o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) e a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio do Hospital Público Estadual Galileu, vão promover o I Seminário Amazônico dos Hospitais Saudáveis. O evento, que acontece anualmente desde 2008 na região Sudeste, surgiu da necessidade de abordar os diversos temas relacionados às questões de saúde, segurança e, principalmente, meio ambiente nos estabelecimentos de saúde.

Com o tema: “Os desafios do setor de saúde na Amazônia frente às mudanças climáticas”, o seminário, que ocorrerá em Belém nos dias 14 e 15/3, contará com uma programação especial. No primeiro dia, o evento começa com uma abordagem feita pelo diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, Paulo Czrnhak, sobre a sustentabilidade nos hospitais do Pará. O evento ainda contará com a presença de profissionais com sólida formação e ampla experiência na área de saúde e meio ambiente, entre eles: Vital de Oliveira Ribeiro Filho, presidente do Conselho da ONG Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) e coordenador do Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde/SP; Neilor Cardoso Guilherme, engenheiro ambiental do Hospital Israelita Albert Einstein e membro do Conselho da Associação Civil Projeto Hospitais Saudáveis; Danilo Oliveira da Silva, diretor de Desenvolvimento da Pró-Saúde e Marcelo Bittencourt, coordenador científico de MBAs em Gestão Hospitalar e Sustentabilidade, e diretor do departamento de implantações de Novos Projetos da Pró-Saúde.

No segundo dia, 15/03, acontecerá uma oficina destinada somente para profissionais interessados em aprender sobre a elaboração de inventários de gases de efeito estufa (GEE). Neste dia, também será abordado o processo de adesão à campanha “Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima” da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, com o desenvolvimento de exercícios práticos de preenchimento da planilha do Programa Brasileiro do GHG Protocol.

Evento

O I Seminário Amazônico dos Hospitais Saudáveis tem como objetivo a sensibilização e o engajamento das instituições de saúde frente aos desafios da mudança do clima e do gerenciamento de resíduos.

Nos painéis de debates, serão abordados temas relacionados à pauta do Projeto Hospitais Saudáveis e da organização Saúde Sem Dano, tais como: gerenciamento de resíduos; mudanças climáticas; controle e redução do consumo de água e energia; mudanças climáticas e suas consequências para a saúde; os inventários de emissões de gases de efeito estufa em organizações hospitalares, dentre outros.

Os temas das palestras e mesas-redondas serão apresentados por especialistas de destaque nacional, profissionais de saúde, gestores e pesquisadores experientes, que vão contribuir para enriquecer a discussão com suas experiências.

Para participar, os interessados devem fazer sua inscrição no site http://www.hospitaissaudaveis.org/

Serviço

I Seminário Amazônico dos Hospitais Saudáveis

Data: 14 e 15/03/2017

14/03: Palestras e mesas-redondas

Local: Auditório DeVry Faci – Tv. Tupinambás, 461. Batista Campos – Belém (PA)

Horário do credenciamento: 7h30

Horário de abertura: 8h30

15/03: Oficina

Local: Auditório do Hospital Público Estadual Galileu, à Rodovia Mário Covas, 2553 – Una – Belém (Pará)

Horário do credenciamento: 7h30

Horário de abertura: 8h30

Evento gratuito. Vagas limitadas.

Inscrições: http://www.hospitaissaudaveis.org/

Palestrantes confirmados:

Brenda Brito (Imazon)

Danilo Oliveira (Pró-Saúde)

Diego Santos (Hospital Público Estadual Galileu)

Marcelo Bittencourt (Pró-Saúde)

Neilor Guilherme Cardoso (Hospital Israeltia Einstein)

Paulo Czrnhak (Pró-Saúde)

Rodrigo Henriques (Lanakaná)

Sandro Mendes (Hospital Público Estadual Galileu)

Sheila Bezerra (Hospital Regional do Baixo Amazonas)

Victor Kenzo (Projeto Hospitais Saudáveis)

Vital Ribeiro (Projeto Hospitais Saudáveis)

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!