Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Mineração

Buritirama anuncia sinterização de manganês em Marabá

O projeto prevê a criação de 400 empregos diretos na implantação que deverá durar 16 meses e 100 diretos quando as operações iniciarem, fora os empregos indiretos na prestação de serviços.

A Mineração Buritirama, empresa que pertence ao grupo Bonsucex, pretende instalar uma planta de sinterização de manganês em Marabá (PA), onde possui uma mina. A empresa se reuniu na terça-feira (12) com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, e pediu apoio do Estado para viabilizar o negócio.

O diretor da mineradora, Endrigo Perteffi, se reuniu também com a diretora de Mineração e Transformação Mineral da Sedeme, Marily Germano, e falou sobre o interesse da empresa em implantar a planta de sinterização em Marabá.

De acordo com Demachki, o governo do Pará tem interesse em apoiar os empreendimentos que busquem a verticalização e a criação de empregos na região.

“O Estado vai sim apoiar a empresa, em especial a qualificação de mão de obra da região, através do Pará Profissional, da Sectet (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica) para que a mão de obra local seja contratada e vamos trabalhar também na orientação e apoiamento da empresa para a obtenção das licenças ambientais”, afirmou o titular da Sedeme.

Segundo a secretaria, o projeto prevê a criação de 400 empregos diretos na implantação que deverá durar 16 meses e 100 diretos quando as operações iniciarem, fora os empregos indiretos na prestação de serviços. A Buritirama comercializa seus produtos, nos mercados nacional e internacional, que tem em seu processo de beneficiamento mineral a utilização apenas água como agente para a concentração dos minérios de manganês.

A Buritirama produz anualmente 150 mil toneladas de manganês e prevê também a duplicação da produção, para 300 mil toneladas/ano, além da planta de sinterização ora em debate com o Governo do Estado. Segundo o website da Mineração Buritirama o pátio de estocagem de minério da empresa tem capacidade para armazenar 200 mil toneladas.

A sinterização é um processo no qual o minério compactado é submetido a temperaturas elevadas, criando uma alteração na estrutura microscópica do elemento base. Sua finalidade é obter uma peça sólida coerente. Com informações da Sedeme.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!