Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Belém

Câmara Municipal de Parauapebas mira em regularização fundiária

Produtores rurais nas vilas Sanção e Paulo Fonteles devem receber títulos até o fim do próximo mês

O presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Elias da Construforte (PSB), se reuniu com o presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Daniel Lopes, nesta quarta-feira (11), em Belém. O encontro teve como objetivo as providências necessárias para a aceleração da regularização fundiária no município.

Estiveram presentes na reunião, ainda, representantes da Secretaria Municipal de Produção Rural; do Cartório de Registro de Imóveis; das comunidades rurais de Parauapebas e região, na forma de membros da sociedade civil; além das vereadoras Francisca Ciza (DEM) e Kelen Adriana (PTB), integrantes da Comissão de Terras e Obras da Câmara, e do deputado estadual Gesmar Costa (PSD).

A viagem até a capital do estado foi produtiva, uma vez que o Iterpa comunicou a entrega de cerca de 100 títulos até o final do mês de maio, aos produtores rurais localizados nas vilas Sanção e Paulo Fonteles; no início deste mês, outros 80 títulos definitivos já foram entregues na zona rural de Parauapebas, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Elias afirmou que a batalha pela regularização fundiária do município é constante, caracterizando a titulação como um avanço na busca pela paz e desenvolvimento nas regiões rurais de um estado onde conflitos agrários fazem muitas vítimas. “Como eu sempre digo: esses títulos são como uma certidão de nascimento, pois, com eles, aquelas áreas passam a existir legalmente e o produtor pode adquirir financiamentos para modernizar a sua produção”, enfatiza o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas.

Deixe uma resposta