Caminhada contra pedofilia e inauguração de praça marcaram a sexta-feira em Canaã

Prefeito, secretários e demais autoridades participaram da grande manifestação contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Continua depois da publicidade

Centenas de pessoas foram às ruas de Canaã dos Carajás, na tarde de sexta-feira (18), para dizer “não” ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A data, instituída pela Lei 9.970/2000 foi escolhida para a mobilização nacional em torno do combate a esse tipo de crime. Em Canaã, a grande caminhada foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Assistência Social, da Secretaria de Educação e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O ato teve início no centro da cidade, na Avenida Weyne Cavalcante, e se estendeu até a Praça Virgem de Guadalupe, localizada no Bairro  Jardim das Palmeiras, inaugurada também na sexta-feira. Várias autoridades do município participaram da caminhada, entre elas, o prefeito Jeová Andrade, vereadores e secretários de governo. Vale destacar que a realização do movimento é uma das condicionantes para a manutenção do Selo Unicef no município.

Ronaldo Araújo, secretário de Assistência Social, falou sobre o ato. “Esse combate acontece em todo o Brasil. Todos os municípios e Estados se mobilizam em torno dessa luta. Hoje é o dia em que nós expomos a nossa indignação com relação a esses crimes”, disse.

Jeová Andrade lembrou a data de luta em todo o território nacional. “Essa é uma causa de todos nós. E Canaã não pode ficar de fora dessa  uta. Nosso objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de manter os direitos da criança e do adolescente. Esse é um trabalho de conscientização contra exploração, contra o abuso infantil e também contra a pedofilia. Proteger os nossos jovens é um dever da sociedade”.

Pelas ruas, balões, faixas, cartazes chamavam a atenção da população para o problema. A multidão chegou à Praça Virgem de Guadalupe por volta das 18h. No local, algumas atrações culturais tiveram início. As apresentações tinham como objetivo ilustrar a problemática, por meio de música, teatro e danças. Na sequência, a solenidade de inauguração do novo espaço de lazer canaense foi finalizada. A Praça Virgem de Guadalupe tem mais de 10 mil metros quadrados, playground, anfiteatro. quiosques e pista de corrida. A obra foi construída em parceria com a Vale.

siliaLeonardo Neves, representante da mineradora, falou sobre a nova praça e a parceria entre a empresa e a prefeitura. “Para nós, enquanto empresa, este momento é muito importante, pois está entre os nossos valores crescer junto com o município. Tenho certeza de que teremos, pelo menos, mais 30 anos de obras em parceria”, previu.

Edilson Torres, o morador do bairro, lembrou que a praça é um ganho para a comunidade local. “Nós temos agora aqui um lugar muito bonito. Esse é um grande sonho realizado dos moradores do nosso bairro, essa é mais uma opção de lazer. Podemos trazer a família. Além disso, é um lugar de incentivo à cultura também.” O prefeito destacou ainda a parceria com a Vale para a construção da praça. “Tivemos uma grande parceria com a Vale e o resultado é uma obra belíssima. Este é mais um espaço agradável de cultura, esporte e lazer. A praça é de todos nós, a terceira inaugurada em menos de dois meses. Quem ganha com isso é a sociedade.”

Conforme a fala do prefeito, Canaã recebeu, nos últimos dias, a Praça da Bíblia, localizada no Novo Horizonte, e a Praça da Juventude Papai Noel, localizada no Bairro dos Maranhenses.

Fotos: Jefferson Almeida Ascom/PMCC