Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
evento

Canaã dos Carajás: ACCIACA reúne associados para esclarecer reforma trabalhista em vigor

O evento aconteceu na sede da entidade e contou com bom número de empresários da cidade

A Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (ACCIACA) reuniu na noite desta segunda-feira (05) os seus associados para um debate acerca das novidades envolvendo a nova legislação trabalhista em vigor no país. Sabendo da importância do tema, os empresários compareceram em peso ao local para ouvir as palestras e tirar qualquer dúvida ainda existente sobre o assunto. O evento aconteceu na sede da entidade e foi realizado em parceria com a empresa InfoFast.

Em vigor desde 11 de novembro de 2017, a reforma trabalhista causou polêmicas. Um dos mais controversos projetos de Michel Temer, a reforma traz modificações nas leis trabalhistas e promove, entre outras coisas, a flexibilização das relações entre empregador e empregado. Para muitos, as novas regras poderiam se transformar em maneiras de se extinguir certos direitos trabalhistas. Já outros, defendem a tese de que a modernização das regras é algo necessário e que já deveria ter sido feito há bastante tempo.

Polêmicas à parte, o projeto já está em vigor e cabe aos empregados e empregadores se adaptarem às novas condições do mercado. Marcos Macedo, palestrante trazido pela InfoFast, disse acreditar que as novas condições melhoram as relações trabalhistas: “Eu acredito que a reforma veio para ajustar algumas distorções que existiam na relação do trabalhador e do empregado. Na verdade, ela veio para corrigir isso. Muitas vezes você tem algumas demandas trabalhistas sem fundamentação nenhuma e agora o governo resolveu colocar responsabilidade em quem entra na justiça por má-fé. Há outros pontos que também foram corrigidos, como o trabalho intermitente, que agora devem facilitar a vida de todos. Eu acredito que melhorou, principalmente do ponto de vista processual.”

Veja também:  Governo destina R$ 6,5 milhões para asfalto, drenagem e calçamento em Canaã

O pequeno empresário, Israel Cristiano, proprietário do restaurante Delícias da Tapioca, falou sobre a importância do esclarecimento para o seu trabalho: “É muito interessante todas essas informações passadas aqui. O texto da reforma é muito extenso e aqui é interessante a clareza da explicação e o detalhamento do processo. Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que está em vigor. Acredito eu que a palestra vai de encontro aos nossos interesses.” Questionado sobre a melhora ou piora da situação para o empregador e para o empregado, Cristiano respondeu: “Acho que ficou mais equilibrado, mas restam algumas dúvidas e as explicações vão servir para saná-las.”

Presidente da ACIACCA, Anderson Mendes acredita que a palestra é fundamental para o esclarecimento dos empresários: “É muito importante, pois há muitas mudanças e nem todos os empresários conseguiram acompanhar isso. Tudo que está sendo dito aqui é muito importante para capacitar o empresário, para que ele saiba os direitos e deveres do empregador e do empregado. Isso aqui é importante para levar conhecimento aos nossos associados. E esse é o papel da ACIACCA: apoiar o empresário local.”

Na plateia, além de empresários, alguns estudantes universitários e técnicos participaram do ato para adquirir mais conhecimento. A palestra durou pouco menos de duas horas e, logo após o ato, um coquetel foi servido aos participantes.

Deixe uma resposta