Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Política

Canaã dos Carajás: depois de solicitar à prefeitura o serviço e não ser atendido, vereador capina terreno do Conselho Tutelar

Vereador disse que em oito meses nada foi feito em Canaã, apesar dos milhões que entraram nos cofres. Prefeitura contesta e apresenta obras.

O Vereador informou que a nova gestão do prefeito Jeová Andrade, nesses 8 meses de mandato, ainda não mostrou a que veio e que infelizmente o povo está perdendo com isso.

O vereador Mendes, que tem uma perfil muito acessado nas redes sociais, o usa para mostrar “o abandono em que nossa cidade se encontra”. Mendes disse que o problema maior do município está na saúde, pois “no hospital e postos de saúde, lá não tem reagente para fazer exames, não tem dipirona, dentista é desmarcado porque a cadeira está quebrada, etc.” O vereador continua dizendo que “as ruas estão esburacadas, as construções paradas e a praça do Novo Horizonte, que foi promessa de campanha, até hoje nunca saiu do papel. A praça da Juventude já era para ter sido entregue e a praça próximo à Casa da Cultura também. No hospital, as pessoas passam duas, três horas para serem atendidas, pois, na maioria das vezes, tem só um médico atendendo toda a demanda que aparece”.

“O município está largado, já tivemos nesse governo o SAAE depositando rejeitos no rio, Secretaria de Assistência Social mostrando no plenário da Câmara a sua ineficiência, pois em quatro meses tinha distribuído apenas 90 cestas básicas, número irrelevante em relação à quantidade de pessoas que estão desempregadas e consequentemente passando necessidade. Com um governo que parece ter abandonado a cidade, temos que ver vereadores fazendo esse tipo de ação, infelizmente. Estamos numa cidade tão rica e com a gestão que faz parecer que ela é tão pobre quanto cidades que recebem em um mês o quê Canaã dos Carajás recebe em apenas um dia”, concluiu o vereador.

Mas, vale lembrar, essa rixa do vereador com o prefeito Jeová é coisa de família, já que ele é primo do prefeito e no primeiro mandato de Jeová Andrade suas empresas ganhavam todas as licitações. Mendes tem, ainda, um irmão que é o diretor da autarquia Fundação de Esporte Cultura e Lazer (Funcel) do município.

Um acontecimento durante a sessão da semana passada na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás me fez lebrar os versos de Paulinho da Viola, em sua belíssima “Pecado Capital”, quando diz, “Mas é preciso viver, e viver não é brincadeira não. Quando o jeito é se virar, cada um trata de si, irmão desconhece irmão”… é que na sessão, Mendes alfinetou o governo e criticou as ações, ou a falta delas, principalmente da secretaria de saúde, chegando a ironizar afirmando que o município tem dinheiro pra contratar show de 300 mil reais, mas não tem pra investir em Saúde. Sobre os shows, Mendes foi rebatido pelo líder de governo na CMCC, vereador Dionísio Coutinho (PSC), que o lembrou que quem contrata os shows é o irmão dele. Mendes se calou, mas poderia ter dito ao líder de governo que o nepotismo se cria em Canaã… É que o secretário de saúde é irmão de Dionísio.

Enquanto os vereadores duelam na Câmara, os cofres da prefeitura de Canaã vão enchendo. Só esse ano cerca de milhões de Reais já entraram nos cofres públicos. O tamanho da grana, infelizmente, não é proporcional ao trabalho apresentado pelo prefeito Jeová Andrade.

O Blog enviou solicitação de nota à Assessoria de Comunicação de Canaã dos Carajás querendo saber por quais motivos os vereadores reclamam que não suas demandas não são atendidas pelo prefeito?

Em resposta, a Ascom informou que “a administração entende que o Legislativo é um poder independente e é natural que os vereadores de oposição façam críticas pontuais à gestão, o que normalmente ocorre em qualquer município. No entanto, destaca que todos os parlamentares, de oposição ou situação, tem sido ouvidos respeitosamente, como requer a política republicana, e atendidos em suas solicitações, da melhor forma possível”.

O Blog questionou se era comum em Canaã parentes de vereadores assumirem secretarias de governo?

A Ascom respondeu que “a formação do corpo de auxiliares da administração de Canaã não é diferente de outros municípios, ou estados brasileiros, que são administrados por uma coalizão de partidos. Para isso, leva-se em conta a articulação política e, principalmente, a capacidade técnica. No caso do secretário citado na reportagem, que de fato é irmão do vereador Anderson Mendes, cabe dizer que é um auxiliar importante, responsável pelas políticas de esporte, cultura e lazer no município e que vem fazendo um bom trabalho desde o primeiro mandato do prefeito Jeová Andrade. Ou seja, ele já ocupava a secretaria antes mesmo de o irmão se tornar vereador, e foi mantido no cargo”.

Perguntado se o vereador Mendes tem razão em dizer que nada foi feito nesses oito meses no município, a Assessoria disse que “o vereador, assim como todos os seus outros colegas de Câmara, tem todo o direito de manifestar a sua opinião, mas a administração entende que, nesse caso, a agenda de obras e ações desde o início do ano prova o contrário, e coloca Canaã entre os poucos municípios do Brasil que nesse cenário de crise tem sido capaz de inaugurar obras todos os meses. Só esse ano já foram entregues dois Núcleos de Educação Infantil (Irani Vieira e Alegria do Saber) e uma nova escola com estrutura padrão, na Vila Nova Jerusalém, já está em funcionamento e deve ser inaugurada no próximo dia 19. Além disso, a comunidade também ganhou uma nova Unidade de Saúde da Família (USF João Pintinho), uma quadra de esportes coberta (Bairro Novo Brasil) e o Ginásio Antônio Chorão foi completamente revitalizado. O programa Asfalta Canaã, um dos principais programas de pavimentação da região, também já retomou os trabalhos e, ainda esse mês, deve ser concluído o asfalto da Vila Bom Jesus. Na sequência, as máquinas já vão centrar os trabalhos na zona urbana.

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!