Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Inauguração

Canaã dos Carajás ganha uma das feiras mais modernas do Pará

O prédio, construído em parceria com a mineradora Vale, que destinou R$ 3,9 milhões em recursos, conta com 160 boxes

Os produtores e comerciantes de Canaã dos Carajás podem comemorar, pois poderão comercializar seus produtos em um dos prédios mais modernos do Estado do Pará para esse fim, com a inauguração da Feira do Produtor e Mercado Municipal, no último sábado (17).

A entrega da obra contou com as presenças do deputado federal Beto Salame, deputados estaduais João Chamon, Ozório Juvenil, Soldado Tércio, Sidney Rosa e Eraldo Pimenta, além de prefeitos eleitos da região, como os de Eldorado, Água Azul, Tucumã, Piçarra e Pau D’Arco.

O prédio, construído em parceria com a mineradora Vale, que destinou R$ 3,9 milhões em recursos, conta com 160 boxes, sendo 84 destinados à Feira do Produtor, que hoje ocorre no centro do município e comercializa produtos da agricultura familiar, e outros 74 destinados ao Mercado Municipal, que serão ocupados com atividades como açougue e peixaria. A estrutura também inclui um amplo estacionamento, Restaurante Popular com refeitório e cozinha industrial, e área administrativa, onde já funciona atualmente a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

A estrutura do local foi elogiada por todos os presentes. O deputado estadual João Chamon, por exemplo, afirmou não ser novidade “a qualidade das obras entregues em Canaã”. “Isso vai dar uma injeção fantástica no comércio do município e prova que Canaã está no caminho certo”, comentou. Já o deputado federal Beto Salame destacou que, mais do que a qualidade do prédio, é preciso festejar “que o trabalhador tenha dignidade para ganhar sua própria renda”. O prefeito Wagne Machado, de Piçarra, que representou os prefeitos presentes, afirmou que a inauguração de obras como essa “resgata a esperança de que é possível transformar e governar sem se corromper”.

Sonho da população

As autoridades municipais presentes fizeram questão de reforçar que a construção de uma feira digna para o produtor canaense era um sonho antigo no município. O secretário de Obras, Zito Augusto, definiu a construção como um “esforço extraordinário”. “Desejo que toda a população possa usufruir dessa obra tão sonhada”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jurandir José dos Santos, também endossou que a nova feira representa um sonho da comunidade, “que a administração conseguiu trazer para a prática”.

Representando a empresa Vale, o gerente executivo de Relações com Comunidade, João Coral, disse que a obra vai de encontro à “política social da empresa, pois beneficia o pequeno produtor, gera trabalho, renda e deixa legado”.

Homenagem

A Feira do Produtor e Mercado Municipal foi batizada com o nome de Clarindo Moraes da Silva. Um dos pioneiros de Canaã dos Carajás, ele chegou ao município em 1986, quando a região ainda era conhecida como CEDERE 2, e se instalou na vicinal da VP 12, na zona rural, onde trabalhou como lavrador, até decidir empreender e se destacar no ramo de fabricação de manilhas. O filho dele, João Elias, que discursou em nome dos familiares, lembrou a luta do pai para o crescimento e desenvolvimento do município. “Onde eu vou aqui, não sou o João Elias, mas o filho do ‘Seu Clarindo’. Tenho certeza que meu pai, onde estiver, está feliz com essa homenagem”.

Clarindo Moraes da Silva, que era natural de Rubiataba, morreu em um acidente automobilístico na BR-153, em 2009, durante viagem para visitar parentes no Estado de Goiás.

Fonte: ASCOM PMCC

Deixe uma resposta