Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás prepara o 1º Festival Gastronômico

O evento terá a consultoria do renomado chef Eduardo Avelar, que volta à cidade após três anos e com muitas novidades
Continua depois da publicidade

Os apreciadores da boa comida e dos temperos exóticos de Canaã dos Carajás, mesmo os mais tementes aos céus, não terão como deixar de cometer um dos sete pecados capitais em setembro próximo: o da gula. É nesse mês, em período ainda a ser definido, que a Terra Prometida recebe o “1º Festival Gastronômico”, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e realizado com a consultoria do renomado chef e pesquisador Eduardo Avelar, que volta à cidade depois de três anos, convidado pelo titular da pasta, Jurandir José dos Santos.

“Ainda estamos discutindo essa mecânica do projeto, mas a ideia é ter uma etapa anterior à feira, que seria o Festival Gastronômico entre bares e restaurantes, aberto ao público, onde cada local vai preparar seus pratos com ingredientes pré-definidos”, antecipa Avelar.

Ele diz que não só os restaurantes serão premiados, mas aqueles que participarem também do festival ao longo do período, pois o objetivo é incentivar não só o desenvolvimento de pratos com ingredientes locais, mas também todo aquele tiver a oportunidade de saborear as iguarias oferecidas.

No entanto, o festival não é o único motivo da presença de Avelar no município. Ele veio também para, com seus conhecimentos, contribuir para o fortalecimento e à valorização da agricultura familiar na região, de forma que a comunidade conheça todo o processo pelo qual o alimento passa até chegar à mesa do consumidor.

“A ideia é aproximar ao máximo daquilo que nós temos no município como vetor econômico da realidade. Nós temos um público muito mais exigente, pessoas acostumadas com o que é bom e os nossos comerciantes, principalmente da área da gastronomia, precisam acompanhar essa evolução”, explica Jurandir dos Santos.

Segundo ele, Eduardo Avelar “vem pra mexer com a cabeça das pessoas nesse sentido, de desenvolver algumas atividades na área da gastronomia a partir dos produtos” existentes no município.

Este é o momento é ideal, afirma o secretário, para que as pessoas possam participar e, de certa forma, adquirir a experiência que Eduardo Avelar traz do Brasil e do mundo, para implantarem Canaã atender às demandas dos clientes mais exigentes a fim de não perder essa clientela para nenhum município da região.

A proposta de Avelar é fazer com que toda a sociedade, desde as crianças até os adultos, esteja inserida em um estudo das identidades gastronômicas regionais. “Queremos incentivar alunos a fazerem pesquisas sobre o que são referências locais, para que descubram o que tem por trás de cada identidade e dessa forma, conhecer todo o processo do cultivo até chegar à cozinha”, detalha o chef.

Ele reforça que a ideia é mostrar todos os projetos estruturadores, resgatar a valorização do orgulho da produção e, consequentemente, tirar o foco de gastronomia das quatro paredes da cozinha para mostrar a importância de toda a cadeia produtiva.

Os proprietários de bares e restaurantes que tiveram interesse em participar do 1º Festival Gastronômico devem aguardar a visita de agentes da prefeitura para realizar a inscrição, A premiação o calendário ainda serão definidos.

Já a “3ª Feira de Negócios e Festival da Cultura Gastronômica Canaã 24 anos”, vai ocorrer de 26 a 30 de setembro. Além de oficinas, apalestras, exposições e apresentação de trabalhos de artistas locais, o evento também terá show da dupla sertaneja Gian e Giovani, entre outras atrações nacionais.

“A gastronomia paraense já é uma referência. Canaã é uma cidade com uma miscigenação muito grande como em todos os lugares do Brasil, a gente tem uma necessidade de criar também uma cultura, uma identidade com a nossa cara”, salienta Jurandir dos Santos.

Para ele, essa cultura da alimentação acaba atraindo o turista e outras pessoas que acompanham esse desenvolvimento.Essa edição do evento vai ser sucesso como todas as outras”, concluiu.

A fama dos sabores exóticos que tornam o Pará um Estado inesquecível aos paladares já ultrapassa as fronteiras do País. Chegou a hora dos bares e restaurantes de Canaã dos Carajás mostrarem que também mandam bem na hora de combinar os ingredientes dessa cultura que enche a boca só de lembrar o sabor irresistível do tacacá e do triangulo amoroso perfeito entre o tucupi, o pato e as latejantes folhas de jambu.

O mercado alimentício da “Terra Prometida” vai presenciar o 1º Festival Gastronômico que deve acontecer no mês de setembro e promete movimentar a cidade. Conhecida há quase 24 anos por sua miscigenação, nada mais justo que presentear a sociedade com o concurso para eleger o prato com iguarias regionais que melhor representa a cultura paraense.

Deixe uma resposta