Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás: um dia depois de exonerar secretários, Alexandre Pereira anuncia substitutos

Revelação ocorreu durante a 5ª Sessão Ordinária do legislativo; o prefeito anunciou quatro dos cinco substitutos para as pastas que tiveram os seus gestores demitidos
Continua depois da publicidade

Canaã dos Carajás conheceu, na noite desta terça-feira (6), os nomes de quatro novos secretários de governo. Os novos gestores substituirão os secretários exonerados por serem réus em um processo de improbidade administrativa. André Wilson, Arleides de Paula, Ana Cristina, Simone Aparecida e Dinilson Santos foram demitidos dos seus respectivos cargos na última segunda-feira (5). Na ocasião do afastamento, Alexandre explicou que a decisão foi tomada para que os secretários pudessem fazer as suas defesas, afirmando que todos os gestores são pessoas idôneas e de sua confiança.

O anúncio dos novos nomes foi feito durante o Grande Expediente da 5ª Sessão Ordinária do Legislativo. O prefeito falou sobre as escolhas por quase quinze minutos e voltou a afirmar que todos os afastados são pessoas de bem: “Eu disse para todos eles irem para as suas casas de cabeça erguida. São pessoas de caráter e da maior qualidade. Confio neles.”

Alexandre também comentou sobre a primeira semana à frente do Poder Executivo municipal: “Essa foi uma semana muito difícil, uma semana de choro, mas fui obrigado a tomar decisões pelo bem da máquina pública. Esse é o processo democrático, que faz chorar ou sorrir. Em todos os poderes existe essa grande chance democrática de haver substituições. Eu tenho a incumbência de não deixar o município parar, portanto, chegamos a um consenso, e espero que esse consenso seja bom para todos. Espero ter acertado nas decisões.”

Para a pasta de Educação, Edmilson Peixoto foi o escolhido; para a pasta de Assistência Social, Ronaldo Araújo, que estava à frente do Centro de Convivência do Idoso (CECON), foi o indicado. Já na Administração, José Luis dos Santos, o famoso Zitão, será o novo gestor. Daiane Oliveira, por sua vez, foi a escolhida para a pasta da Saúde.

A Secretaria de Meio Ambiente, anteriormente ocupada por Simone Aparecida, ainda não possui um nome definido. Na ocasião, o prefeito Alexandre deu total liberdade para que o presidente da Câmara Municipal, vereador Junior Garra, fizesse a sua indicação. Garra, ao fazer o uso da palavra, criticou a decisão de Alexandre, lembrando que os secretários não haviam sido condenados e que a justiça não havia pedido seus afastamentos: “Será que esse julgamento feito pelo nosso prefeito interino foi justo? Vale a pena ser secretário em Canaã dos Carajás? Eu não vou indicar ninguém, pois na primeira oportunidade a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco.”

Ainda em sua fala, Alexandre Pereira também anunciou algumas medidas importantes para o futuro do município: “Decidi transformar o vale-alimentação em um cartão-alimentação, para que os funcionários possam comprar no comércio de Canaã. Vou tentar cadastrar a maior parte do comércio, para que os servidores tenham mais opções de lugares para comprar. Além disso, farei uma auditoria nos Recursos Humanos da Prefeitura: não é maldade, é uma transparência! Temos que mostrar para a sociedade quem são todos os funcionários; Canaã vai começar a descobrir quem são todos os servidores e os detalhes sobre eles. Pretendo trabalhar em quatro frentes: saúde, educação, emprego e renda, e na questão social do município.”

Os novos secretários devem começar a trabalhar imediatamente. Além das pastas que tiveram os secretários afastados pelo processo de improbidade administrativa, Alexandre anunciou a ida de Edilson Valadares, antigo chefe de gabinete, para a Secretaria de Agricultura; Divino Sousa, antigo titular da pasta, também foi exonerado. Com a recusa de Garra pela indicação para a pasta de Meio Ambiente, o cargo agora fica em aberto nos próximos dias. Alexandre não definiu uma data para o anúncio do novo nome.

Deixe uma resposta