Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Casas abandonadas em Canaã: mistério e risco à segurança pública

Abandonadas há mais de um ano, casas no Jardim Bela Vista causam medo e levantam dúvidas; crise explicaria a debandada de pessoas

O mistério ronda a vizinhança do bairro Jardim Bela Vista em Canaã dos Carajás. Duas casas estão abandonadas há mais de um ano na Rua Castro Alves e ninguém sabe ao certo o que aconteceu. Por toda a vizinhança, o medo e as incertezas a respeito das residências crescem a cada dia. A ação do tempo é voraz e o mato já toma conta da frente das casas; por dentro, a sujeira acumulada pelo período de abandono é lastimável. Os cômodos vazios acabaram servindo de abrigo para alguns animais de rua e o perigo de doenças é eminente.

O maior medo dos moradores, no entanto, é que o lugar possa se tornar um atrativo para bandidos e usuários de droga. Pela quantidade de tempo que estão ao léu, as residências já tiveram telhas, portas e janelas roubadas. Com o avançar dos dias e o vazio que perdura, as casas se tornam presas fáceis para a ação de malfeitores e o futuro pode trazer graves problemas de segurança pública para a rua e para todo o bairro.

Eliene Oliveira é moradora da rua desde 2014. De acordo com ela, as casas representam risco para todos que ali estão: “Todos os dias há crianças que vão para escola e passam por essa rua. Tenho muito medo de que isso vire uma boca de fumo; caso isso aconteça, nunca mais teremos sossego. Não sabemos nada sobre os donos das casas e a gente tem muito medo de que algo ruim possa acontecer a todos nós. Eu era amiga da última moradora de uma das casas. Ela foi embora no final de 2016 e desde então ninguém morou mais lá”.

De acordo com o setor de tributos do município, apenas uma das residências se encontra regularizada, já a outra possui algumas pendências. Agentes do Código de Postura de Canaã compareceram ao local nesta segunda-feira (8) e constataram as denúncias. Em comunicado à reportagem, o órgão confirmou que a denúncia de abandono é verdadeira e que farão a busca dos proprietários para que providências sejam tomadas a respeito do caso.

A maior pergunta que chega a todos é: por que duas casas construídas em um bairro não tão distante do centro estariam abandonadas? O mistério talvez possa ser respondido por conta da crise que a cidade vive após a implantação do Projeto S11D. Milhares de pessoas deixaram a cidade para trás na busca de melhores condições de vida. A debandada de pessoas deixando para trás investimentos altos em Canaã é o reflexo natural dos impactos minerários sentidos pelo município: a crise deixou no último ano um rastro social negativo.

Procurados pela reportagem, os últimos moradores dos imóveis não foram encontrados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!