Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
CBF

CBF divulga o Ranking Nacional dos Clubes e o Parauapebas aparece na 189ª colocação com 100 pontos

Além do PFC, o RNC traz ainda mais oito equipes do estado do Pará, com o Paysandu sendo o melhor ranqueado
Por Fábio Relvas

Como acontece em toda a temporada, ao fim do Campeonato Brasileiro, a Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atualiza o Ranking Nacional dos Clubes (RNC). A lista que fica até dezembro de 2018, foi atualizada nesta segunda-feira (04/12), na sede da instituição, no Rio de Janeiro, onde aparece o nome de 220 clubes, sendo nove equipes do futebol paraense.

Entre os paraenses, o Paysandu Sport Club aparece como o melhor ranqueado, ficando na 26ª posição com 5.868 pontos, saltando quatro posições em relação ao anterior. O Clube do Remo é o segundo melhor ranqueado do estado do Pará com 1.776 e na 57ª colocação. Sendo assim, o Leão Azul se manteve no mesmo lugar em relação ao Ranking Nacional dos Clubes divulgado no final da temporada passada.

Além dos dois gigantes da capital Belém, o RNC traz também as equipes do interior do estado. O Águia de Marabá aparece com os seus 929 pontos na 77ª posição. Depois surge o São Raimundo de Santarém na 109ª colocação com 596 pontos. O São Francisco, também de Santarém está com 524 pontos ficando na 110ª posição. Na sequência, o Independente Tucuruí fica na 166ª colocação com 250 pontos. O Paragominas soma 106 pontos e aparece na 185ª posição. O Parauapebas Futebol Clube (PFC) é o oitavo melhor ranqueado do estado do Pará, na 189ª colocação com 100 pontos. Fechando as equipes paraenses, surge o Cametá com 25 pontos na 214ª posição.

Apesar de ter um histórico de grandes conquistas, a Tuna Luso Brasileira, a chamada Elite do Norte, segue fora do Ranking Nacional dos Clubes. A Águia Guerreira tem dez títulos do Campeonato Paraense e duas conquistas do Campeonato Brasileiro. A sua não participação na elite do Parazão, causa a sua ausência dentro do novo formato de ranking da Confederação Brasileira de Futebol, já que as equipes tem que pontuar dentro do Brasileirão e Copa do Brasil e sem disputar o Campeonato Paraense, a Tuna fica impossibilitada em buscar vaga no mínimo na Série D ou na própria Copa do Brasil.

Segundo a própria CBF, o ranking leva em consideração o desempenho dos clubes em apenas duas competições: o Campeonato Brasileiro das Séries: A, B, C ou D e a Copa do Brasil. O campeão da Série A recebe 800 pontos, o da Copa do Brasil ganha 600 pontos, o da Série B leva 400 pontos, o da Série C recebe 200 e o da Série D, 100. A Sociedade Esportiva Palmeiras e o Cruzeiro Esporte Clube são os líderes do Ranking Nacional dos Clubes, ambos somando 15.288 pontos.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!