Centro de visitantes do ICMBio promove Circuito Ecológico para idosos

Os idosos fizeram uma caminhada de cerca de 1 km na Trilha Lagoa da Mata e receberam informações sobre a biodiversidade da floresta de Carajás
Idosos do Cras em Parauapebas visitam as trilhas de Carajás

Continua depois da publicidade

Idosos do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – do Bairro Rio Verde, em Parauapebas, participaram nesta quinta-feira (03) de um circuito ecológico na Floresta Nacional de Carajás. O evento, promovido pelo Centro de Visitantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estimulou a conservação ambiental e a prática de atividades físicas em contato com a natureza.

O Circuito Ecológico da Melhor Idade em Carajás partiu do desejo de envolver os idosos no processo de educação ambiental e despertar o sentimento de pertencimento da Floresta de Carajás como patrimônio público. A atividade incentiva a preservação ambiental e mostra o novo cenário em que se encontra o Mosaico de Unidades de Conservação de Carajás, onde o ICMBio faz a gestão.

Texto Alternativo 

A equipe de educadores físicos do grupo de Capoeira Dandara Bambula participou da programação envolvendo os idosos na dinâmica da capoterapia. Esta atividade é uma adequação da capoeira com atividades de recreação sem alto impacto. O resultado é o aumento da força, socialização e melhor condicionamento físico dentro de seus limites.

Os idosos fizeram uma caminhada de cerca de 1 km na Trilha Lagoa da Mata e receberam informações sobre a biodiversidade da floresta de Carajás. Visitaram, ainda, o mirante da Mina de N4, quando puderam observar o atual cenário da atividade de mineração em Carajás.

Animados com o passeio, os 50 idosos participantes puderam se descontrair e relatar suas experiências de vida.  O próximo circuito está agendado para dezembro, e dessa vez os idosos visitarão as Cachoeiras de Águas Claras.

Texto e fotos – Erika Sarmanho