Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Educação

Com apoio da Vale, qualidade da educação de Canaã dos Carajás está entre as 20 melhores do Estado

Município com o apoio da Vale investe na melhoria das escolas. Nesta segunda, uma nova escola será inaugurada

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Canaã dos Carajás cresceu. A cidade do sudeste do Pará, que ganhou ainda mais projeção com a implantação do maior projeto de mineração no mundo, está entre as 20 melhores do Estado na qualidade do ensino fundamental com dependência administrativa do município. Entre as causas do avanço, está o desempenho da equipe escolar e a melhoria da infraestrutura das escolas e os investimentos no Pacto pela Educação. Nesta segunda, 17/4, a Prefeitura entrega mais uma escola para o município, construída com o apoio da Vale.

A unidade de ensino faz parte de um conjunto de investimentos na área de educação executadas pelo poder público em parceria com a Vale e Fundação Vale. No total, sete escolas foram reformadas ou construídas, além do apoio à gestão escolar, por meio de capacitação nos últimos três anos. Quatro foram concluídas. A nova escola, que leva o nome Alegria do Saber é a primeira das três que serão inauguradas ainda este ano, ampliando a rede de educação infantil no município. O evento acontece às 17h, no bairro Vale dos Sonhos 2.

Canaã, segundo o último resultado divulgado em setembro de 2016 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), tinha média 3.2, em 2005, nos anos iniciais do ensino fundamental (4ª série/5º ano). Em 2015, o indicador subiu para 4.7, ultrapassando inclusive a meta projetada para o município, que era de 4,6. Já nos anos finais do ensino fundamental (8ª serie/9º ano), o resultado não foi suficiente para bater a meta projetada de 4,4. Porém, o município evoluiu de 3.2, em 2005, para 4.0, em 2015.

Mãe de cinco filhos que estudam na escola Raimundo de Oliveira, uma das unidades que alcançou melhor nota Dona Rosangela Rodrigues, moradora da Vila Bom Jesus, zona rural do município, se diz feliz com o resultado. Para ela, um dos motivos seria a melhoria das condições da escola. “Antes era ruim, depois da reforma, melhorou as salas, a escola ganhou parquinho, quadra, foi murada. Para mim, hoje é nota 10, mil, muito bom”, conta ela. A escola saltou de um Ideb de 3.9 em 2013, para 4.8 em 2015. A unidade foi reformada em 2014 pelo município, com o apoio da Vale.

Diretora de escola municipal, Edna Lucia Silva, aponta três fatores que favoreceram o resultado. “As atividades diferenciadas dos professores para melhoria do aprendizado do aluno, a reforma da escola e o trabalho em equipe formam decisivos”, conta. Para a professora do 5º ano, Francisca Vanda Ramos Moura, além da melhoria do ambiente escolar, a merenda e o empenho do professor foram fundamentais. “Eu me sinto realizada, como professora, sonho com meus alunos todos formados. Fiquei feliz, em poder contribuir com esse avanço e ser professora”, declara Vanda.

O Ideb é um indicador de desempenho da educação brasileira, que sintetiza dois conceitos importantes para verificar a qualidade do ensino no país: o fluxo escolar (aprovação, reprovação e evasão) e o impacto do aprendizado (resultados das disciplinas de português e matemática na Prova Brasil). O índice utiliza uma escala que vai de 0 a 10, e assim como na escola, quanto mais próximo da nota 10, melhor. Os dados estão disponíveis no site do Ideb http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/.

Investimentos em educação favorecem qualidade

Canaã abriga as unidades de mineração de cobre (Sossego) e de minério de ferro (Complexo S11D Eliezer Batista), ambos da Vale. A cidade está hoje entre as 20 melhores no Ensino Fundamental no Pará, um avanço significativo diante dos desafios que o crescimento econômico e populacional trouxeram para a região e o consequente aumento de alunos na rede pública.

Além da melhoria da infraestrutura das escolas, os investimentos na formação e a dedicação dos professores favoreceram o resultado. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o município obteve avanços, mas tem ainda o desafio de garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado. Entre as ações previstas pela Secretaria estão a busca pela correção das distorções série e ano de escolaridade, a formação continuada dos professores e o estabelecimento de mais parcerias.

“Nossos estudantes têm acesso hoje a escolas dignas, acolhedoras e abertas a parcerias, como as da Vale e Fundação Vale, que contribuem para o avanço do município. Estamos na constante busca da melhoria dos nossos indicadores e buscamos novas parcerias que nos proporcione um crescimento ainda maior”, diz a Secretária Municipal de Educação, Jacqueline Moura.

. “As nossas ações tem justamente como foco contribuir, juntos aos demais parceiros, para o alcance das metas estabelecidas pelo Pacto pela Educação de Canaã dos Carajás, como a melhoria do desempenho dos alunos e a formação técnica de gestores e professores do ensino regular e da EJA, que beneficia jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental, fortalecendo habilidades e competências da comunidade escolar, para uma educação pública de qualidade”, diz a gerente de Relações Intersetoriais da Fundação Vale, Andreia Rabetim.

Escola construida no bairro Ouro Preto atende a mais de 900 alunos
Em 2014, o município também aderiu ao Pacto pela Educação do Pará, programa do Governo do Estado e instituiu o Pacto pela Educação de Canaã dos Carajás, que conta com a integração de diferentes setores e níveis de governo, da comunidade escolar, da sociedade civil organizada, de organismos internacionais, da Vale e Fundação Vale. Em 2015, Canaã dos Carajás e Ulianópolis foram os municípios que mais se destacaram dos 144 municípios do Estado, com os melhores resultados dentro do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae).

Em 2016, o município paraense de Canaã dos Carajás foi o único de toda região Norte a estar presente no XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras na Argentina. O evento é um dos mais importantes no calendário mundial da educação. Os resultados alcançados no “Pacto pela Educação de Canaã dos Carajás” proporcionaram ao município ser selecionado para compartilhar sua experiência com as várias cidades do mundo presentes no congresso.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!