Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Shell

Com investimento de R$100 milhões, Raízen inaugura Terminal de Distribuição de Combustíveis em Marabá

Base, que teve obra de 600 dias para conclusão, tem localização estratégica e vai abastecer aos 38 municípios do sul e sudeste do Estado

Por Eleutério Gomes – de Marabá

Resultado de um investimento de 100 milhões de reais e 600 dias consumidos nas obras de instalação, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (11), no Distrito Industrial de Marabá, o Terminal de Distribuição de Combustíveis da Raízen. A empresa é distribuidora da marca Shell e tem perspectiva de atender aos 38 municípios do sul e sudeste do Estado, até a fronteira com o Maranhão.

A base movimentará cerca de 500 milhões de litros de combustíveis por ano, e tem capacidade para armazenar e distribuir gasolina Shell V-Power, Shell V-Power Etanol, Shell Evolux Diesel S10, Shell Evolux Diesel S500, etanol anidro e hidratado, biodiesel B100, além de aditivos.

Nilton Gabardo, diretor de Infraestrutura e Novos Negócios da Raízen, afirma que a conexão entre o Porto de Itaqui, em São Luís (MA) e o terminal de Marabá, possibilitada pela Estrada de Ferro Carajás, “permite que a clientela seja mais bem atendida”, com nível de serviço e competitividade de preço.

“Temos aqui um sistema ferroviário que torna a distribuição mais eficiente do que buscar [o produto] de caminhão em Belém e cria um diferencial para os nossos revendedores em respeito ao nosso cliente aqui da região”, afirma Nilton. Indagado sobre o número de empregos gerados pelo empreendimento, ele não citou quantitativo, lembrou que na implantação foram gerados 200 postos de trabalho e disse que, por questão de segurança, o sistema é quase todo automatizado, porém falou dos empregos indiretos que o terminal pode gerar, com a contratação de motoristas, por exemplo, e outros profissionais.

Frederico Santos, diretor Comercial da Raízen, informa que a rede de postos da bandeira Shell na sudeste do Pará é de 67 estabelecimentos, mais de 30 deles no município de Marabá. “Faz parte do plano da empresa expandir essa rede, alcançando Parauapebas, Canaã dos Carajás, Redenção, etc. Nós investimos há muitos anos aqui no Pará e acreditamos demais no Estado e na região”, anuncia ele.

Sobre que estratégias de competitividade que a Raízen vai empregar para enfrentar os concorrentes na região, Frederico não respondeu o que todos esperavam. Não falou na diminuição do preço dos combustíveis oferecidos, apenas disse que preço é “uma parte” do todo e falou em cadeia de valor: “Temos uma oferta que passa muito por produtos de confiança, de qualidade, de treinamento dos nossos funcionários e uma série de outras coisas para poder fazer com que o consumidor, na hora em que chegar ao posto, seja atendido de forma diferente”.

Marinoel Manolo, diretor de Estratégias e Relações Institucionais da Codec (Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará), afirma que no Governo do Estado existe um trabalho forte de atração de investimentos entendendo que o Estado tem riquezas e oportunidades e pode oferecer isso. “A consequência é diminuir as desigualdades existentes”, disse ele, acrescentando que empreendimentos como a Raízen chegam para gerar emprego e renda.

Em sua fala, o presidente da Raízen, Luís Henrique Guimarães, afirmou acreditar no potencial de Marabá como um polo de desenvolvimento, comemorou o fato de, nos 600 dias em que durou a implantação do terminal, não ter havido um acidente de trabalho sequer e disse: “Ainda é possível construir empreendimentos honestos no Brasil”.

Além do presidente, estiveram presentes à inauguração, o vice-presidente Executivo de Logística, Distribuição e Trading, Ricardo Mussa; o vice-presidente Executivo Comercial, Leonardo Pontes; o presidente da IB Sabbá (sócia do empreendimento), Moisés Gonçalves Sabbá; o presidente da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marabá), Ítalo Ipojucan Costa; e secretário municipal de Comércio, Indústria, Ciência, Tecnologia e Mineração, Ricardo Pugliese, representando o prefeito Sebastião Miranda Filho, que se encontrava em um compromisso inadiável, agendado anteriormente, tratando de outros assuntos, também do interesse do município. Porém, por meio de sua Ascom (Assessoria de Comunicação), o prefeito se manifestou desejando sucesso ao novo empreendimento e afirmando que a “Administração Municipal sempre estará aberta e apoia tudo o que vier trazer desenvolvimento ao município e benefícios aos seus cidadãos”.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!