Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Turismo

Cooperativa de Parauapebas prospecta novos pontos para ecoturismo no Sul e Sudeste do Pará

Serra Pelada, Garimpo das Pedras e Serra das Andorinhas são alguns dos pontos turísticos na relação da Cooperativa

A Cooperativa de Trabalho Ecoturismo de Carajás (Cooperture Carajás), fundada em março de 2015, já possui alguns destinos turísticos bastante procurados nos últimos anos, todos eles, dentro da Floresta Nacional de Carajás, onde os visitantes praticam ecoturismo e ao mesmo tempo conhecem lindas cachoeiras, cavernas, um pouco da fauna e da flora da região e também as grandes minas de ferro em Carajás.

Recentemente a cooperativa tem prospectado novas áreas para incluir nos roteiros de ecoturismo. “A expectativa é ampliar a nossa área de atuação”, informou Gilberto Silva Vieira, presidente da Cooperture.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Atualmente três pontos estão em prospecção: Serra Pelada, tendo como foco a antiga atividade de exploração mineral e as belezas naturais do local, como as cachoeiras; Garimpo das Pedras, que tem como destaque as águas termais e também chama a atenção pela atividade de exploração de pedras preciosas; e o Parque Estadual Serra das Andorinhas, localizado na cidade de São Geraldo do Araguaia, que tem um grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo, além de ser uma das áreas mais procuradas para passeio na região.

“Nossa missão agora é descobrir e explorar novos destinos atrativos com potencial. Eu ajudo no levantamento das informações sobre os locais, fotografando e documentando tudo junto com os colegas. Também entramos em contato com guias locais para nos ajudar e firmar parcerias, fomentando e gerando renda para a localidade. Acredito que esse é o grande diferencial do ecoturismo praticado por uma cooperativa, o fomento e a distribuição de renda de maneira coletiva”, destacou o fotógrafo Anderson Souza, um dos cooperados da Cooperture.

A cooperativa tem o apoio do ICMbio e conta com profissionais capacitados para entrar dentro da floresta. Também já atendeu vários grupos de fora, inclusive de outros países, principalmente aqueles interessados em observar e fazer registro fotográfico de aves.

Os valores dos pacotes de passeios para a Floresta de Carajás não incluem transporte e variam de acordo com os roteiros e número de pessoa, sendo possível consultar e agendar via e-mail cooperturecarajas@gmail.com ou pelos contatos 3356-3263/ 94 99216-0362/ 94 98119-6912.

Deixe uma resposta