Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Cotidiano

Correios devolvem, em média, dois mil objetos ou correspondências por dia em Parauapebas

Parauapebas já conta com mais de 90 bairros, segundo a Semurb, mas os Correios só atendem doze deles.

Os Correios alegam que por falta de sinalização das ruas e numeração irregular das residências há um número elevadíssimo de objetos ou correspondências que retornam para o remetente: em média dois mil por dia. E isto porque a empresa realiza entrega, de fato, em apenas doze dos mais de cem bairros que compõe Parauapebas.

Quem mora em bairros como Nova Vida, Amazônia, Linha Verde, Nova Carajás, entre outros, não consegue receber encomendas ou correspondências via correio em suas residências, sendo necessário disponibilizar o endereço de alguém conhecido, que reside em um dos doze bairros atendidos pela empresa ou buscar encomendas e correspondências direto no Centro de Distribuição Domiciliar (CDD), localizado no bairro Beira Rio.

Somente quem reside nos seguintes bairros pode contar com o serviço de entrega dos Correios: Primavera; Cidade-Nova; União; Rio Verde; Liberdade I; Chácaras do Sol, Lua e das Estrelas; da Paz; Guanabara; Beira Rio I. No Cidade Jardim a empresa consegue realizar entrega até na quarta etapa, porém, a cada 10 objetos que saem com esta finalidade, sete retornam.

Luiz Carlos Silva, estudante universitário que mora no bairro Novo Tempo, é uma dificuldade enorme para receber livros adquiridos para o curso. “Eu tenho que dar o endereço de uma tia para receber os livros que compro para poder acompanhar o meu curso, pois os Correios não atendem o meu bairro”

Já Antônio Pereira, músico, diz que parte do seu bairro, o Cidade Jardim, é atendido, mas onde mora a prefeitura ainda não colocou placas de identificação nas ruas e numeração nas casas, o que impossibilita o serviço dos Correios. “Eu até já chamei os vizinhos pra gente colocar os números da quadra e dos lotes nas casas, para facilitar para os carteiros, mas uma andorinha só não faz verão, explicou Pereira.

“É impossível para nossos carteiros localizar tantos endereços sem os nomes das ruas e também com numerações irregulares”, afirma Natanael Batista Alves, gerente do CDD dos Correios em Parauapebas, acrescentando que a implantação de novos CEP’s (Código de Endereçamento Postal) na cidade facilitaria muito o serviço de entrega e possibilitaria o atendimento em toda a zona urbana do município.

“Nós temos um projeto de implantação de novos CEP’s em Parauapebas encaminhado, mas dependemos que a Prefeitura nos repasse um Plano Diretor atualizado da cidade para embasar e nortear a distribuição dos espaços. Estamos há mais de três anos em conversa com a Prefeitura, mas não conseguimos avançar ainda neste sentido”, afirma o gerente.

Em nota, a Prefeitura informou que o Plano Diretor está em fase de elaboração e que ainda não tem uma data de entrega. Sobre a sinalização das ruas foi informado que o processo será retomado, mas também não foi esclarecido o prazo para que os serviços sejam executados.

Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo, hoje já foram catalogados cerca de noventa bairros em Parauapebas, grande parte deles ainda de forma irregular.

Já para o site Wikipédia, são 76 bairros no município: Altamira, Amazônia, Apoema, Bairro da Paz, Bairro dos Minérios, Bela Vista, Beira Rio I, Beira Rio II, Betânia, Caetanópolis, Carajás, Casas Populares I, Casas Populares II, Cidade Jardim, Cidade Nova, Cinco Estrelas, Chácara da Lua, Chácara das Estrelas, Chácara do Sol, Esperança, Esplanada, Guanabara, Guanabara II, Ipiranga, Ipiranga II, Jardim América, Jardim América II, Jardim Canadá, Jardim Canadá II, Jardim Tropical, Jardim Tropical II, Karajás Sul, Liberdade I, Liberdade II, Linha Verde, Loteamento Ipê, Maranhão, Maranhão II, Montes Claros, Nova Carajás, Nova Vida, Nova Vida II, Novo Brasil, Novo Horizonte, Novo Tempo, Novo Viver, Palmares II, Palmares Sul, Parque dos Carajás, Panorama, Parque das Nações, Parque das Nações II, Polo Moveleiro, Primavera, Residencial Alto Boa Vista, Residencial Bambuí, Residencial Brasília,Residencial Morada Nova, Residencial Martini, Residencial Porto Seguro, Residencial Rio Verde, Residencial Vale do Sol, Residencial Vila Nova, Residencial Vista do Vale, Rio Verde, São José, São Lucas, São Lucas II, São Luíz, Serra Azul, Vale dos Carajás, Vida Nova, Vida Nova II
Vila Rica, e União

Seja o primeiro a escrever um comentário

  1. O problema não é a devolução, e sim a rapidez que é devolvida,você espera a entrega no dia marcado que saiu pra entrega, ai não entregam, no outro dia você vai nos correios. Já é tarde, já voltou!

    Palhaçada desses correios!

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!