Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Pará

Desenvolvimento Sustentável é valorizado em premiação do IBAM

A cerimônia “Gestão Ambiental no Bioma Amazônia” reconhece boas práticas sustentáveis.

Os ecossistemas da Amazônia constituem grande reservatório da biodiversidade do planeta, além de abrigar imensas quantidades de minérios, terras agricultáveis e outros tantos recursos. Buscando incentivar a boa gestão dos recursos disponíveis, o Prêmio “Gestão Ambiental no Bioma Amazônia” contempla práticas, iniciativas, projetos e programas exitosos desenvolvidos no bioma que promovam o desenvolvimento sustentável. O evento de culminância será no dia 21 de junho, às 18h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém.

A premiação contempla iniciativas de desenvolvimento sustentável, em especial aquelas que contribuam para o controle e a redução do desmatamento. Ao todo, 140 iniciativas representando 8 Estados do bioma Amazônia fizeram inscrição. Na cerimônia de premiação, 10 práticas serão premiadas e 51 reconhecidas por mérito. O evento contará com a presença de prefeitos, secretários de meio ambiente, representantes do poder legislativo e de organizações da sociedade civil.

O Prêmio é promovido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), no âmbito do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia (PQGA), com recursos do Fundo Amazônia/Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As categorias de premiação envolvem Ordenamento Territorial e Fundiário; Monitoramento, Controle e Recuperação Ambiental; Produção Sustentável e Incentivos destinados à Conservação; Governança Socioambiental; e Educação Ambiental.

Uma preocupação, desde sempre, é a construção de políticas de desenvolvimento na região para novas bases. “Isso significa ampliar as possibilidades de inclusão da população em novas forma de organização da produção, novos modos de vida sustentáveis”, disse a coordenadora geral do PQGA, Tereza Cristina Baratta.

Os vencedores de cada categoria serão agraciados com troféu e certificado de reconhecimento de mérito e terão suas experiências amplamente divulgadas em publicação a ser elaborada a partir do final do certame. Os habilitados de todas as categorias também receberão certificado de reconhecimento de mérito.

Todas as informações sobre a cerimônia de premiação podem ser acessadas na página do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia na Internet (www.amazonia-ibam.org.br).

Prêmio “Gestão Ambiental no Bioma Amazônia”.

Data: 21 de junho

Hora: 18h

Local: Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas, Belém.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!