Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Defensoria Pública

Ação cidadania: três dias voltados à família em Marabá

Órgãos estaduais irão desenvolver cinco módulos para ajudar a empoderar os cidadãos Educação. Saúde, assistência social, empreendedorismo e cidadania serão os temas do projeto Família e Cidadania que acontece nesta semana, em Marabá.

A ação tem início às 13 horas de segunda (24) e término na quarta-feira (26) no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores, sendo realizada pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) com coordenação da Defensoria Pública do Estado do Pará. Cada módulo será aprofundado por órgãos parceiros do evento e ligados ao evento e tem carga horária de quatro horas, totalizando 20 horas ao final dos três dias. A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) irá orientar os integrantes do projeto sobre como tratar do papel da atenção primária em saúde, apresentando assuntos como prevenção, nutrição, cuidados médicos básicos, gravidez na infância e adolescência, entre outros.

A Secretária de Estado de Educação (Seduc) irá tratar de assuntos relacionados à escola e família, evasão escolar, rede de atendimento e conselho escolar. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) tem o objetivo de repassar noções gerais sobre planos de negócios, formalização de microempreendedor individual e horta doméstica.

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) vai explicar como funciona a rede de proteção social e o fluxo de encaminhamento para os serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Por fim, a própria Defensoria Pública irá atuar repassando orientações sobre cidadania, direitos e deveres.

Conforme a assessoria de comunicação do NAC, o projeto tem como objetivo apoiar as famílias para que tenham mais condições de responder ao dever de sustento, guarda e educação de suas crianças, adolescentes e jovens, por meio de encontros e palestras. Além disso, a ações têm olhar voltado para a proteção também dos demais membros da família.

Parauapebas

Ação Cidadania beneficia trabalhadores

Centenas de pessoas compareceram à Praça de Eventos neste 1º de maio onde a Prefeitura realizou o projeto Ação Cidadania em homenagem ao Dia do Trabalho. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ofereceu diversos serviços à comunidade.

Ação Cidadania Parauapebas

Desde cedo na fila em busca de uma senha para tirar sua identidade, Maria de Nazaré, 36 anos, disse que ação aconteceu em um dia bom. “Por conta do trabalho é difícil arrumar um tempo para resolver esses problemas durante a semana, como é feriado e com esse tipo de ação fica mais fácil. Precisei chegar cedo, mas estou satisfeita que consegui tirar minha carteira de identidade”, disse a manicure.

De acordo com a secretária municipal de Assistência, Leudicy Leão, o evento foi pensado especificamente para homenagear os trabalhadores e superou as expectativas de público. Ao todo, foram distribuídas 500 senhas de carteira de identidade, 500 senhas de carteira de trabalho, 200 senhas para entrada ao seguro desemprego, foram realizadas inscrições de cursos profissionalizantes, além de serviços de saúde.

A secretária aproveitou para anunciar que no próximo dia 16 de maio, a Semas lançará o projeto Economia Solidária, que tem como proposta fomentar futuros empreendedores locais. Os primeiros beneficiados com o projeto participaram da Ação Cidadania apresentando o primeiro produto produzido por eles, o queijo caseiro que estava sendo degustado e foi aprovado pela comunidade.

O prefeito Valmir Mariano visitou ação e aproveitou para parabenizar os trabalhadores pelo seu dia. Cerca de 200 servidores da Prefeitura fizeram parte do evento. A Ação Cidadania faz parte da programação comemorativa dos 26 anos de Parauapebas que prossegue durante todo o mês de maio.

Fonte: ASCOM PMP