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Tragédia

Três irmãos morrem afogados durante mudança no Lago de Tucuruí

Objetos e utensílios domésticos da família podem ter sobrecarregado o barco em que estavam

Uma terrível tragédia ocorreu no final da tarde deste sábado (17), na região do Polo Pesqueiro, em Novo Repartimento. Três irmãos morreram afogados após a embarcação em que estavam ter afundado nas águas do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Rio Tocantins. As vítimas foram identificadas como Daniel dos Santos Ramos (10 anos), Jhonatan dos Santos Ramos (13 anos) e Dheividy dos Santos Ramos (15 anos).

Os garotos e sua família estavam fazendo mudança para uma ilha no polo, logo, a embarcação em que estavam viajava repleta de objetos e utensílios domésticos, o que pode ter sobrecarregado o barco. Em certa altura do trajeto, o barco virou e submergiu. Os garotos não sabiam nadar e morreram afogados.

Segundo informações, o barqueiro, identificado como Antônio Peixeiro, conseguiu nadar até uma ilha próxima e, ao retornar ao ponto onde o barco naufragou, não mais encontrou os meninos com vida.

Os pais dos adolescentes, de prenomes Manoel e Márcia, seguiam em outro barco. Foi um momento de muita aflição para a família, e aqueles que tomaram conhecimento do caso se mobilizaram para ajudar nas buscas aos corpos, que foram resgatados já pela noite.

A perda dos garotos é trágica, lamentável e comovente. A Reportagem está apurando mais informações sobre essa fatalidade a fim de manter os seguidores informados.

Fonte: Redação Novo Pará

acidente

Trem da Vale atropela caçamba no Maranhão. Duas pessoas morreram no local (Atualizado)

O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira a 20 quilômetros da sede do município de Cinelândia-MA

Uma locomotiva pertencente a Mineradora Vale passou em cima de uma caçamba nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (31) no município de Cinelândia, no Maranhão. A caçamba se dirigia a uma vila ano interior do município para efetuar o recolhimento do lixo quando cruzou a linha férrea. Três pessoas estavam no veículo, duas delas vieram a óbito. Uma terceira pessoa foi encaminhada em estado grave a um hospital no município de Imperatriz.

Em nota encaminhada ao Blog, a Vale lamentou o acidente:

A Vale lamenta informar que na manhã desta quarta-feira (31/1), houve um abalroamento envolvendo um caminhão-caçamba e um trem de carga vazio, no km 567 da Estrada de Ferro Carajás (EFC), no município de Cidelândia, no Maranhão. Infelizmente, com a colisão, duas pessoas vieram a óbito no local e outra recebeu atendimento, sendo encaminhada com vida ao hospital da cidade. A Vale informa ainda que o cruzamento onde houve a ocorrência é devidamente sinalizado e o maquinista, ao avistar que o caminhão tentou cruzar a linha do trem, aplicou todos os procedimentos de emergência, como buzina e frenagem, não conseguindo impedir a colisão.

A Vale acionou imediatamente as equipes de atendimento a emergências, o Corpo de Bombeiros e as polícias Civil e Militar. A empresa lamenta profundamente o ocorrido e informa que está à disposição das autoridades competentes e que prestará o apoio necessário às vítimas e seus familiares.

Canaã dos Carajás

Homem embriagado se envolve em confusão de rua e é preso em Canaã dos Carajás

Bruno foi acusado de dirigir alcoolizado, mas foi liberado após pagamento de fiança

A noite de sábado (27) ia muito bem para Bruno De Paulo Barrem: o homem de 31 anos resolveu sair para se divertir e acabou passando da conta com a bebida. Já na madrugada de domingo (28), Bruno viu sua noite de diversão se transformar em um verdadeiro pesadelo quando misturou álcool e direção.

Tomado pelo álcool e parecendo não temer as consequências dos próprios atos, o homem quebrou todas as leis e dirigiu o próprio carro como se não houvesse amanhã. Em uma manobra perigosa e imprudente na Avenida Weyne Cavalcante, ele perdeu o controle do veículo e acabou colidindo com outro carro. A situação se transformou em uma verdadeira confusão.

“Logo após o início dessa pequena briga, a Polícia Militar foi acionada e conduziu as duas partes até a Delegacia. Quando eles chegaram aqui, percebemos que um deles estava com sintomas de embriaguez, e foi justamente o que causou o acidente,” explicou o Delegado Thiago Carneiro sobre o ocorrido.

O chefe de Polícia Civil também explicou quais medidas foram tomadas contra o acusado na sequência: “Foi lavrado o procedimento policial e ele foi preso em flagrante de delito.”

Bruno De Paulo foi acusado do crime de alcoolemia, que é quando o indivíduo é preso com sintomas de embriaguez, ficou preso o resto da madrugada e só foi liberado na tarde do dia seguinte, após pagamento de fiança fixado no valor de um salário mínimo.

Acidente

Avião de pequeno porte cai em Itaituba, no sudoeste do Pará, e deixa 5 mortos.

O piloto participava de um evento em homenagem ao Dia do Aviador.

O excelente Jeso Carneiro, de Santarém, informa que um avião de pequeno porte, Cesnna 210, prefixo PP-ORU, caiu no município de Itaituba, no sudoeste do Pará, no início da tarde de domingo, 22. Além do piloto, Diego Kroetz, 23 anos, outras 4 pessoas morreram devido à queda.

O avião pertencia à empresa Ouro Minas.

Populares contam que viram a aeronave voando muito baixo antes da colisão ao solo. As vítimas foram cuspidas para fora do avião, que caiu no bairro Vitória Régia, próximo ao aeroporto da cidade. O piloto participava de um evento em homenagem ao Dia do Aviador, comemorado hoje, dia 23 de outubro.

A aeronave caiu em área urbana, no bairro Vitória Régia Alguns aviões decolavam do aeroporto e realizam manobras e depois voltavam ao solo. Vários voos foram realizados em pequenas aeronaves desde o meio-dia.

Quase no fim das apresentações, o jovem piloto Diego Kroetz decidiu fazer o último voo, na companhia de mais 4 pessoas. Foi quando ocorreu o acidente. O avião fez um voo rasante sobre o bairro Vitória Régia, há poucos metros da pista do aeroporto, e caiu. Não se sabe o motivo da queda. Mas a hipótese mais provável seria imperícia do piloto.

Os corpos foram retirados do local por uma equipe do Instituo Médico Legal, e encaminhados para os procedimentos legais.

Vítimas da tragédia aérea:

Diego Kroetz (piloto)

Weverton Marinho (co-piloto), o Marabá

Rosalina Santos Werlang

Joseneide da Silva Oliveira

Belania Dantas Marinho

GARIMPO

Esse é o segundo avião que cai em Itaituba em pouco mais de 15 dias. No último dia 10, o piloto Paulo André caiu e morreu carbonizado com a queda do monomotor PT-LSC, próximo ao distrito de Creporizão. O único passageiro conseguiu sobreviver ao pular antes da aeronave bater e explodir no solo.

NOTA DE PESAR

“É com profundo pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará – Subseção de Santarém comunica o falecimento da Advogada Josneide a Silva Oliveira, que era uma das ocupantes do avião de pequeno porte que caiu no final da tarde deste domingo, 22 de outubro de 2017, por volta das 18h10, em uma área do bairro Vitória Régia, que fica próximo ao aeroporto do município de Itaituba.

De acordo com testemunhas oculares, o avião caiu após efetuar voo rasante em uma área próxima ao aeroporto. Dezenas de pessoas se aglomeraram e militares do corpo de bombeiros também foram acionados. Não houve sobrevivente.

Neste momento de profunda dor, o presidente da OAB-PA Subseção de Santarém, Ubirajara Bentes de Souza Filho, em nome do Conselho Subseccional e de todos os advogados santarenos e da região, expressa sentimentos de pesar aos familiares e amigos da advogada Joseneide a Silva Oliveira.”

aniversário

Conheça a história do aeroporto de Carajás, que completa 35 anos neste sábado (23)

Imagens, vídeos e depoimentos sobre o aeroporto que é referência na região norte

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO – comemora neste sábado (23) o trigésimo quinto aniversário de fundação do Aeroporto de Carajás, no município de Parauapebas, sudeste do Pará. E o blogger foi conferir de perto como andam as operações naquele aeroporto, que já recebeu figuras ilustres como os presidentes João Figueiredo, Sarney, Itamar Franco, Fernando Henrique, Collor, Lula; a princesa Daiana; o presidente argentino Raúl Alfonsín; embaixadores, cônsules, cantores, artistas e atletas; entre outros.

Inaugurado em 1982, o terminal foi construído para atender à demanda das atividades da maior jazida de ferro do mundo – explorada pela Vale –, por meio do Programa Grande Carajás, do Governo Federal. Em 1985, a Infraero assumiu a jurisdição técnica, administrativa, comercial, operacional e de navegação aérea do aeroporto, por meio de convênio com a Vale S/A. Ao longo dessas três décadas, o aeródromo se tornou a principal porta de entrada de investidores do mercado financeiro mundial que visitam a região em busca de negócios com a mineradora.

Roberto de Santana Campos, de 55 anos de idade, quase metade deles vividos em Carajás, é o atual superintendente do aeroporto. Na véspera do aniversário, Campos me recebeu para falarmos sobre esses 35 anos do aeroporto. Para ele, o terminal tem grande importância para o desenvolvimento do país, e “com sua localização privilegiada, cerca de 90% do movimento que acontece no aeroporto está ligado diretamente as atividades da Mina de Ferro Carajás e do Projeto S11-D da Vale”.

Por ser considerado um aeroporto de pequeno porte, Carajás impressiona por seus números. Segundo dados da Infraero, nesses 35 anos o aeroporto recebeu 45 mil pousos/decolagens; 1,04 milhão de embarques e 1,05 milhão de desembarques. Somente em 2016, o terminal registrou 162.160 viajantes, entre operações de embarque e desembarque.

Carlos Alberto Guilarducc Moreira, o Moreira, 70 anos, ex-funcionário da Vale, onde trabalhou por 35 anos, inclusive na construção do aeroporto de Carajás na década de 80, testemunhou o primeiro voo, que aconteceu às 11h30 do dia 21 de dezembro de 1981, sendo a aeronave um Boing Super 200, da empresa VASP –  fretado pela Companhia Brasileira de Projetos e Obras -CBPO para levar os empregados para passarem a festa do Natal em suas casas – a primeira aeronave a aterrissar em Carajás, que na época era conhecido por Aeroporto Serra Norte, como mostra a imagem do “Jornal da Serra”, de 1981.

Em 5 de março de 1985, o aeroporto foi absorvido pela Infraero, que hoje trabalha com apenas 24 funcionários para atender a demanda, já que, fiscalização de bagagem e passageiros, os bombeiros, as cargas e o estacionamento são serviços executados por terceirizadas.

No dia 8 de setembro de 1987, o jatinho em que estava o então ministro da Reforma Agrária, Marcos Freire e o engenheiro José Eduardo Vieira Raduan (Presidente do INCRA),  explodiu no ar pouco depois de decolar em Carajás. O laudo das causas do acidente foi muito questionado, pois o avião ficou pousado no aeroporto de Carajás à véspera do acidente. Ele concluiu que pássaros entraram nas turbinas e foram responsáveis pela derrubada do avião.

Em 1997 o voo 265 da Varig saiu de Belém com destino à Brasília, com escalas em Carajás e Marabá. Às 12h30, horário de Brasília, o pouso em Carajás aconteceu, mas chovia muito, o boeing 737-200, prefixo PP- CJO saiu da pista e bateu em árvores, o co-piloto morreu. O acidente foi notícia no Jornal Nacional, no ano de 1997, conforme vídeo abaixo.

Em 5 de novembro de 1999, um helicóptero que transportava 289 quilos de ouro do Projeto de ouro Igarapé Bahia, em Carajás, foi tomado de assalto tão logo pousou no aeroporto. Os bandidos dominaram a tripulação de um avião bimotor, que transportaria o ouro para o Banco Central, em Brasília, e o sequestraram em uma operação planejada por uma quadrilha de dez homens fortemente armados. Os assaltantes ocuparam o aeroporto disparando centenas de tiros, destruindo toda a comunicação do aeroporto e levaram a aeronave com o ouro, que foi descarregado em uma pista clandestina a 390 km de Carajás próxima à cidade de São Félix do Xingu.

Segundo Roberto Campos, o sítio aeroportuário do aeroporto de Carajás tem 2.872 milhões de m²; o terminal de passageiros tem 833,45 m²; a pista de pouso e decolagem tem 2 mil metros de comprimento e 45 metros de largura; o estacionamento tem capacidade para 75 veículos. Campos informa que o estacionamento foi recentemente terceirizado e que medidas estão sendo tomadas para que o atendimento seja melhorado.

A Infraero produziu um vídeo sobre o aeroporto, que está sendo divulgado em mídia in door.

 O avião que estamos habituados a ver em exposição no aeroporto de Carajás, modelo Douglas, DC-3 (versão civil), C-47 (versão militar), faz 75 anos em 2017. Hoje ele é um dos cartões postais da cidade. O que poucos sabem é sua longa trajetória até chegar onde está.

Após a Segunda Guerra Mundial a aeronave foi vendida para a companhia aérea Taca Airlines de El Salvador, e, em seguida, foi transferida para a Taca Airlines da Costa Rica, e finalmente em 01 de Junho de 1954 foi enviado para o Brasil para uma companhia do mesmo grupo a Real/Aerovias Brasil onde recebeu a matricula brasileira PP-AVJ e o nome “Bahia”, que por sua vez foi vendida para a VARIG em agosto de 1961. VARIG vendeu a aeronave para o Governo do Estado da Guanabara, que alterou sua matricula para PT-CGL, que a empregou no Departamento de Serviços Aéreos e Defesa Civil, no entanto quem a operava era a Jahu Transportadora Aérea Ltda, onde recebeu o nome de “Esperança”.

Em 1966, a VARIG comprou o avião de volta e alterou novamente sua matricula para PP-VDM “inscrição que vemos atualmente”, a VARIG vendeu novamente a aeronave para a Companhia Meridional de Mineração S.A. em janeiro de 1972, que por fim a vendeu para a Amazônia Mineração em 1980. Em 1992 a aeronave recebeu sua primeira recuperação; em 2013 a segunda e última desde que foi colocado na entrada do aeroporto de Carajás.

Confira a história do aeroporto de Carajás em imagens:

Trânsito

Marabá: Na Semana do Trânsito, DMTU comemora queda no número de acidentes

Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Marabá, implantará novas ações, como a fiscalização eletrônica, para que os índices sigam diminuindo

Por Eleutério Gomes – de Marabá

Começa nesta segunda-feira (18) e vai até o próximo dia 25 a Semana Nacional do Trânsito. E, se na maioria das cidades do País, o número de acidentes aumentou, em Marabá, as estatísticas do DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano) apontam que 2013 para cá o volume de acidentes vem caindo. Apesar da frota local de 107 mil veículos mais 35 mil de outras cidades que circulam diariamente, totalizando mais de 140 mil carros e motos nas ruas.

Essa diminuição se deve, de acordo com o diretor do DMTU, Jocenilson Silva Souza, ao aperfeiçoamento da fiscalização do trânsito, ano a ano, e à maior atuação do departamento na educação de condutores e futuros condutores. “A partir do momento em que a gente intensifica a fiscalização, naturalmente reduzimos o índice de acidentes e a entrada de acidentados, tanto no Hospital Municipal quanto no Regional, entre outros benefícios”, afirma ele, que comanda 85 agentes de trânsito e dispõe de uma frota de 16 veículos entre carros e motocicletas.

E, segundo Jocenilson, esses índices de acidentes vão continuar caindo, porque o DMTU, por meio do Projeto Cine Vida, a ser anunciado em breve, vai trabalhar a educação no trânsito paralelamente com a fiscalização, que vai acontecer nas escolas e também entre os condutores.

Indagado se a prefeitura pretende implantar também a fiscalização eletrônica, Jocenilson confirmou e disse que é intenção do governo municipal, em breve, instalar esse recurso, inicialmente, em 20 ou 30 pontos críticos para acidentes, a exemplo do que já acontece em Parauapebas, onde vem dando certo.

Os números

Segundo o estatístico do DMTU, José Edigley Ferreira, que ano a ano acompanha e analisa os números do trânsito em Marabá, em 2013 o município registrou 411 acidentes; em 2014, esse número caiu para 363; em 2015 seguiu diminuindo e foi de 330; e, em 2016, 248. “Logo, nesse período, uma redução de 19,7% no número de acidentes”, observa ele.

Já no período de janeiro a agosto de 2014 aconteceram 243 acidentes; na mesma época, em 2015, esse número caiu para 190; em 2016 teve um alta e foi para 218, o que serviu de alerta ao departamento, resultando na fiscalização mais rigorosa, o que fez com que, de janeiro a agosto deste ano de 2017, o número de acidentes caísse para 145. “Conforme análise, podemos concluir que houve uma redução de 33,4%, entre 2016 e 2017”, assinala Edigley.

Em relação ao número de mortes no trânsito, em 2013 as vítimas fatais totalizaram 123; em 2014 esse número caiu para 99; em 2015 morreram 87; e, em 2016 perderam a vida em acidentes 47 pessoas. Entretanto, se comparados, 2016 e 2017, número de mortes aumentou neste último ano. De janeiro a agosto do ano passado morreram 23 pessoas em acidentes de trânsito e no mesmo período deste ano, 39 já perderam a vida pelo mesmo motivo. O crescimento desse número coloca o DMTU em alerta, daí as ações de fiscalização e educação já programadas para tentar fazer com que esse número não siga subindo.

As causas mais prováveis de acidentes até o momento são: falta de atenção, 67,4%; distância entre um veículo e outro 24,7%; desobediência à sinalização, 2,25%; ultrapassagem indevida, 3,4%; ingestão de álcool, 1,12%; e outros, 1,12%.

Os tipos de acidentes mais frequentes são: colisão lateral 69,6%; colisão traseira, 20,2%; colisão frontal, 5,6%; colisão com objeto fixo, 1,12%; atropelamento, 2,2%; e outros, 1,12%.

O percentual de acidentes de trânsito por núcleo é: Nova Marabá, 49,4%; Cidade Nova, 41,5%; Velha Marabá, 7,9%; e São Félix, 1,12%. Segundo as estatísticas, em Morada Nova não houve acidentes de trânsito, de janeiro a agosto últimos.

As infrações se dividem em: condutor ou passageiro de motocicleta sem capacete, 36,5%; condutor ou passageiro sem cinto de segurança, 28,5%; condutor ao celular, 7%; e outras, 28%.

Guarda Municipal

Integrante da Guarda Municipal de Marabá morre após acidente de madrugada

Leandro Peixoto chegou a ser internado no Hospital Regional, mas não resistiu

Por Eleutério Gomes – de Marabá

O guarda municipal Leandro Peixoto, 31 anos, caiu da moto que pilotava pela Rodovia Transamazônica, por volta das 5h da madrugada deste domingo (17), em frente ao Centro de Saúde Pedro Cavalcante. Segundo testemunhas, o veículo ziguezagueou e bateu no meio fio, tendo Peixoto caído e batido a cabeça.

Socorrido pelo Samu, ele foi inicialmente removido ao Hospital Municipal, onde foi constatado traumatismo cranioencefálico, tendo sido internado no Hospital Regional, onde morreu no final da tarde, apesar do esforço dos médicos.

Peixoto estava desde 2012 na Guarda Municipal de Marabá, onde era considerado pessoa correta e cumpridor dos seus deveres. Ele deixa viúva e um filho. Os familiares ainda não anunciaram onde o corpo será velado nem detalhes do sepultamento.

O Sindiguardas divulgou nota lamentando a morte do GM.

Atropelamento

Vereador de Parauapebas é suspeito de atropelar e matar um jovem

Segundo informações, o vereador está internado em uma clínica e irá se apresentar nesta segunda-feira para responder pelo crime

O vereador João Assi, mais conhecido como João do Feijão (PV), é suspeito de dirigir o carro que atropelou e matou um jovem, neste sábado, 16, por volta das 18h30, na Avenida Jamaica, no bairro Vale do Sol, em Parauapebas.

A vítima é Fernando Pereira dos Santos, pintor, 23 anos. Segundo a polícia, tinha acabado de sair de um campo de futebol e caminhava pela avenida.

Segundo o delegado de plantão, José Aquino, testemunhas identificaram o vereador dirigindo a caminhonete que seguia no sentido contrário e acabou atingindo o rapaz. Ainda segundo o delegado, quando a polícia chegou no local do acidente o vereador já não se encontrava.

“O vereador evadiu-se do local. Já tivemos informação que ele tinha passado no bairro Beira Rio 2, em uma moto”, informou Aquino. A caminhonete foi apreendida pela polícia civil e vai ser periciada. “Vamos analisar a situação toda. Após a perícia, vamos enquadrar o vereador por homicídio doloso ou homicídio culposo. Vai depender dos laudos que iremos receber do IML”, explicou o delegado.

O motociclista que teria dado carona para o vereador, também poderá ser indiciado, segundo a polícia.

Até a publicação dessa reportagem o vereador João do Feijão não havia sido encontrado para falar sobre o atropelamento. O Blog foi informado que o vereador João do Feijão, 55 anos, passou mal logo após o acidente e foi internado com pressão alta em uma clínica de Parauapebas. Pessoas próximas ao vereador informaram que ele deve receber alta nesta segunda-feira pela manhã e irá se apresentar na 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas para responder pelo acidente que vitimou Fernando Santos.

Homicídio doloso e culposo

São modalidades de homicídios que qualificam as circunstâncias ou intenções de um assassinato; o ato de matar outro indivíduo.

O homicídio doloso é quando uma pessoa mata outra intencionalmente. Este tipo de homicídio pode ser classificado como de dolo direto, ou seja, quando o indivíduo realmente deseja matar outra pessoa; ou dolo indireto, quando o indivíduo não tem o propósito de matar, mas é o responsável por organizar algum evento que causa a morte de alguém por consequência.

O homicídio doloso está previsto no artigo 121, p. 1-2 do Código Penal Brasileiro.

O homicídio culposo é quando uma pessoa mata outra sem a intenção, quando a culpa é inconsciente. As causas do homicídio culposo são norteadas pela negligência, imprudência ou imperícia.

O homicídio culposo está previsto no artigo 121, p. 2-4 do Código Penal Brasileiro.

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