Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Pará

Parauapebas será sede do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro

A prefeitura de Parauapebas está prestes a assinar um convênio com o Exército Brasileiro visando a implantação no município de uma sede de uma das mais tradicionais organizações do Exército Brasileiro, o Tiro de Guerra. Entendimentos para tal já estão sendo firmados entre o Chefe do Estado-Maior da 8ª Região Militar, em Belém, e o município.

Já no próximo ano o Tiro de Guerra já estará com uma sede em Parauapebas, atendendo centenas de adolescentes que hoje têm que se deslocar até Marabá para realizar o alistamento militar obrigatório. Pelo convênio, o Exército fornecerá os instrutores (normalmente sargentos ou subtenentes), fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibilizará as instalações.

O Alistamento Militar deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 2 de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.

O objetivo dos TGs é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. A formação do atirador é realizada no período de 40 semanas, com uma carga-horária semanal de 12 horas, totalizando 480 horas de instrução. Há um acréscimo de 36 horas destinadas às instruções específicas do Curso de Formação de Cabos, e um terço desse tempo é direcionado para matérias relacionadas com ações de saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente.

Jovens de nove estados podem fazer o alistamento militar pela internet

NOV

De acordo com o Exército, 1,7 milhão de jovens que completam 18 anos este ano têm que se alistar no país. Prazo vai até 30 de junho.A partir de agora os jovens podem fazer o alistamento militar pela internet em nove estados do Brasil.

O alistamento online é um projeto piloto e por enquanto vale para o Maranhão e mais 8 estados brasileiros: Amapá, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Santa Catarina e Sergipe. Começou no dia primeiro e vai até 30 de junho.

De acordo com o Exército, 1,7 milhão de jovens que completam 18 anos este ano têm que se alistar no país. Os jovens convocados precisam apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou equivalente, como identidade, carteira de motorista ou de trabalho, entre outros.

Fonte: Eb.mil

Parauapebas

Jovens de Parauapebas poderão fazer alistamento militar online em 2016

ALIS

A partir de 1º de janeiro de 2016, o Exército Brasileiro realizará o Alistamento Militar Online. Parauapebas é uma das cidades que ofertará o serviço, a Junta de Serviço Militar do município está realizando a divulgação dessa nova ferramenta.

De acordo com a secretária da Junta de Serviço Militar, Benevânia Gomes, o público alvo, é todo jovem que completa 18 anos, de janeiro a dezembro de 2016. “Atualmente todo jovem precisa ir até a Junta para fazer o alistamento. Os jovens que completam 18 anos de janeiro a dezembro de 2016, têm até o dia 30 de junho para realizarem seu alistamento”, explica a secretária.

O alistamento poderá ser realizado pelo site www.alistamento.eb.mil.br Após o alistamento online, o jovem receberá um número de protocolo e poderá, por intermédio do próprio site, saber se prosseguirá na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Os jovens que perderem o prazo de alistamento precisam comparecer a Junta para regularizar sua situação.  Em Parauapebas, a Junta de Serviço Militar funciona no prédio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), localizada na Praça da Cidadania, bairro Rio Verde. Mais informações pelo telefone 3346-7250.

Sergipe foi o primeiro estado a receber o projeto, agora mais oito estados vão disponibilizar o serviço online, são eles: Pará, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina. 

Parauapebas

Alistamento Militar provoca enormes filas em Parauapebas

image

Desde a última segunda-feira (06) as agências do Banco do Brasil em Parauapebas estão completamente lotadas e as filas têm centenas de metros desde o início da manhã, perdurando por quase todo o decorrer do dia.

Segundo informado, a situação se dá em razão do recolhimento das taxas para o Alistamento Militar, que só é feito no Banco do Brasil.

O alistamento militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro, do sexo masculino e deve ser realizado no primeiro semestre do ano em que completar 18 anos.

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação de “FORA DO PRAZO”. Isto poderá trazer-lhe consequências desagradáveis, pois ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá:

  • Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
  • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
  • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
  • Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Eventos

Jurar bandeira

No próximo dia 24 de setembro, a Junta de Serviço Militar (JSM), realizará a Cerimônia de Compromisso à Bandeira Nacional, dos inscritos para receber o Certificado de Dispensa da Incorporação. O evento terá início às 08:30 horas no Ginásio Poliesportivo e vai contar com a presença do prefeito municipal e demais autoridades municipais, civis e militares.

[ad code=3 align=center]