Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Legislativo

Parauapebas: alunos cobram apoio dos vereadores para a solução de problemas de infraestrutura em escola estadual

Leia ainda o que mais foi destaque na Sessão da CMP desta terça-feira (14)

Dezenas de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Janela Para o Mundo fizeram uma grande manifestação na Câmara Municipal, durante a sessão desta terça-feira (12). A reivindicação é por melhorias na infraestrutura da escola, que funciona em um prédio alugado, localizado no bairro Cidade Jardim.

“É preciso fazer manutenção nos aparelhos de ar-condicionado, que estão todos quebrados. Tá insuportável estudar naquelas salas de aula. Também precisamos de cadeiras com urgência”, relatou uma das alunas. O barulho feito durante a manifestação dos alunos atrapalhou o discurso dos vereadores em vários momentos, então o presidente da Casa de Leis decidiu receber uma comissão de oito alunos logo após a sessão.

O vereador Zacarias Marques de Assunção questionou a interdição do prédio da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Dulce, realizada há três anos pelo Corpo de Bombeiros e Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por conta do risco de cair. “Foi um laudo incorreto, no meu ponto de vista. O custo de que se tem com aluguel hoje poderia ser destinado para a manutenção do prédio, que é próprio”, relatou o vereador, parabenizando os alunos pela iniciativa de cobrar seus direitos.

“Os alunos da Escola Janela Para o Mundo estão sentados em mesas de refeitório para estudar. Se há convênio entre a Prefeitura de Parauapebas e o governo estadual, então a responsabilidade deve ser compartilhada também. Sabemos que há muito tempo o governador Simão Jatene abandonou a nossa região”, disse o vereador José Marcelo Alves Filgueira, o Marcelo Parceirinho.

Outros assuntos discutidos na sessão

Foi registrada a ausência dos vereadores Joel Pedro Alves, o Joel do Sindicato, e Kelen Adriana Mesquita, durante a sessão, ambos estão viajando em busca de interesses do município, conforme justificativa apresentada durante a sessão.

Por meio da Indicação nº 23/2017, de autoria do vereador Elias Ferreira, foi proposto ao Poder Executivo que firme convênio ou contrato com a iniciativa privada para a realização de certos exames hospitalares. A justificativa apresentada pelo vereador é que tal iniciativa – além de diminuir a fila de espera por exames não realizados na rede pública do município -, vai gerar emprego e renda na cidade, pois com o aumento do atendimento na rede privada serão necessárias mais contratações.

Apesar de concordar e achar interessante a preocupação do vereador com a geração de emprego, acredito que o nobre vereador deveria intensificar seus esforços no sentido de reparar certas situações que acontecem em Parauapebas. Nesse caso específico, a administração deve sempre primar pelo que for mais econômico para os cofres públicos do município. Dentre os exames solicitados pelo vereador está o de mamografia, muito importante no diagnóstico prematuro do câncer de mama. Mas, não sei se é do conhecimento do presidente daquela casa, o município conta com um aparelho de ponta para realizar esse tipo de exames, e se este não está realizando tal procedimento é preciso investigar o porquê.

Ainda sobre a saúde, os vereadores Luiz Castilho, Ivanaldo Braz e Marcelo Parceirinho cobraram mais ações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inclusive de comunicação, para ajudar no combate ao Aedes aegypti, já que a população tem sofrido com a grande número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito. “Também precisamos sugerir ao secretário de saúde que trabalhe em cima do Plano de Cargos e Salários da secretaria, pois quem assume um cargo de gestão continua ganhando o mesmo salário, apesar de assumir grandes responsabilidades”, acrescentou o vereador Ivanaldo Braz.

Rede municipal de ensino de Canaã dos Carajás está com matrículas abertas para novos alunos

O período de matrículas para novos alunos da rede municipal de ensino de Canaã dos Carajás começou nesta quarta-feira (6) e segue até o próximo dia 14. Os alunos que já faziam parte da rede puderam se inscrever ainda em dezembro, mas o prazo acabou na última terça-feira (5).

Em Canaã dos Carajás o processo de matrículas ocorre de forma presencial em todas as 18 unidades pertencentes à rede pública. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Canaã conta 11 unidades na zona urbana e 7 na zona rural. Existem equipes para acolher, orientar e informar as famílias sobre as questões que envolvem o direito de matrícula dos educandos. O horário de atendimento é das 08h às 20h.

Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), lançados no portal do Educacenso em 2015, a rede municipal de ensino de Canaã dos Carajás atendeu 11.455 alunos. A Prefeitura reforça que é preciso aguardar o encerramento das matrículas para confirmar o aumento de novos alunos este ano, mas devido à alta migração para o município é certo que o número em 2016 será maior.

Parauapebas

Reserva de vagas para novos alunos começa nesta quinta-feira (7)

preInicia amanhã, quinta-feira (7), as pré-matrículas para novos alunos da rede municipal de ensino. A reserva das vagas deve ser realizada pela internet, por meio do site da prefeitura www.parauapebas.pa.gov.br, no período de 7 a 13 de janeiro.

A confirmação das matrículas deve ser feita entre os dias 14 e 19, na escola escolhida pelo pai ou responsável pelo aluno no ato da pré-matrícula. Vale ressaltar que, para a confirmação da matrícula, devem ser apresentados os documentos listados no comprovante da reserva de vaga, como cópias da certidão de nascimento do aluno, do comprovante de endereço, do cartão do Bolsa-Família, entre outros.

Os alunos já devidamente matriculados no ano letivo de 2015 não precisarão reservar matrícula, o que será feito automaticamente para 2016.

O período letivo das 66 escolas da rede municipal de ensino vai começar na penúltima quinta-feira do mês de janeiro (dia 21). Os pais ou responsáveis precisam ficar atentos para não deixar seus filhos perderem o início das aulas.

Passo  a Passo da Pré-Matrícula

1º) acessar o site da Prefeitura (www.parauapebas.pa.gov.br);

2º) clicar no banner Pré-matrícula 2016 (acessar site para cadastrar);

3º) clicar no botão criar conta;

4º) preencher as informações pessoais solicitadas, marcar a opção “acesso pais” e, logo após, marcar a opção “Nenhum aluno matriculado ou não sei o código”, e por fim, clicar no “confirmar e acessar o sistema” – o preenchimento do campo e-mail não é obrigatório;

5º) clicar em “Usar este perfil”;

6º) clicar em “Pré-matrícula” e, na sequência, “Solicitação” e “Nova solicitação”;

7º) selecionar o curso, a série e o turno desejado, e aparecerá todas as escolas que têm disponibilidade de vagas.

8º) clicar em salvar (a Pré-matrícula será, então, efetivada);

9º) imprimir o cartão de confirmação no qual constará a lista de todos os documentos necessários para confirmação da matrícula (a ser feita entre os dias 14 e 19 de janeiro).

Caso a matrícula não seja confirmada até esta data, a reserva será cancelada automaticamente.

Fonte : Ascom

Alunos da UFRA em Parauapebas seguem sem aula há mais de 4 meses

IMG_9891

Alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) em Parauapebas continuam sem aula devido à greve dos servidores iniciada no fim do primeiro semestre deste ano. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (Sindtifes), entre as principais exigências está o reajuste salarial de 27,3% para os servidores.

Para o estudante de engenharia ambiental Vinícius Nogueira, o atraso nas aulas é frustrante. “Entrei em fevereiro com a expectativa de me formar nos cinco anos, mas já peguei uma greve. Tenho notas que não foram divulgadas e trabalhos a serem apresentados”, desabafa.

Já Eliemerson Almeida, aluno do curso de engenharia de produção, ainda nem conheceu a sala de aula da instituição. Eliemerson, que também é enfermeiro no hospital municipal, foi aprovado no início de 2015 e suas aulas deveriam ter começado em agosto. “Tinha ansiedade em conhecer o curso e voltar aos estudos. A situação atrapalha muito porque trabalho em regime de escala e não posso me comprometer com nada, justamente por causa da dúvida de quando vão começar as aulas”, explica.

Em Parauapebas, de acordo com Kaliandra Alves, diretora do campus, uma assembleia acontecerá no próximo dia 21 de outubro, onde servidores da Ufra provavelmente decidirão quando o retorno das aulas acontecerá.

Brasil

Rapidinhas

Investimentos
Os investimentos em portos e ferrovias no Brasil vão aumentar, respectivamente, 141% e 98,9% de 2015 a 2018. O segmento portuário vai receber um aporte de R$ 36 bilhões no quadriênio, enquanto o setor ferroviário somará R$ 45 bilhões. Os dados foram divulgados ontem (3) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no boletim Perspectivas do Investimentos, elaborado pela área de pesquisa e acompanhamento econômico do banco.

Capacitação
A Secretaria de Saúde de Marabá, por meio da Divisão de Epidemiologia, realizou treinamento sobre a febre Chikungunya para mais de 100 profissionais de saúde, objetivando prepara-los a identificar eventuais ocorrências dessa infecção no município. A capacitação ocorreu na manhã da última terça (2) no auditório da Escola Judith Gomes Leitão, na Velha Marabá. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o Pará já tem oito casos confirmados de febre Chikungunya.

Menor oferta
Cerca de 220 milhões de toneladas de oferta de minério de ferro serão eliminadas do mercado em 2015, caso os preços da commodity permaneçam nos níveis atuais. A declaração foi feita pelo diretor executivo de Ferrosos da Vale, Peter Poppinga, durante encontro com investidores em Nova York.

PT vai de Marcio Miranda
Os deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) oficializaram nesta quarta – feira (03), apoio à reeleição do deputado Márcio Miranda (DEM) para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A reunião ocorreu na sala VIP da Alepa com a presença do deputado Milton Zimmer (PT), presidente do PT Estadual e dos deputados petistas Carlos Bordalo, Edilson Moura, Zé Maria e Airton Faleiro. Este último, foi designado pela bancada a ocupar uma vaga na mesa diretora na próxima legislatura, mas ainda não foi definido o cargo. Outra solicitação, é que em 2015 o partido seja mantido na presidência da Comissão de Direitos Humanos e participe com a indicação de um membro para as Comissões de Justiça e Legislação ou de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Pronatec
Mais 120 alunos, beneficiados com a qualificação profissional oferecida pelo Centro de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), receberão certificados de conclusão de cursos profissionalizantes (Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retro Escavadeira e Operador de Empilhadeira, via Senat; e o curso de Soldador, via Senai), ministrados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Pronatec II
A formatura das turmas está marcada para esta sexta-feira (5), às 17 horas, na sede do Centro de Inclusão Produtiva, localizado na Rua 4 nº 106, Bairro Primavera. Na última sexta-feira (28), outros 134 alunos receberam certificado de conclusão de cursos ministrados pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), por meio de uma parceria com a Semas e o Pronatec.

Revogado
O cacique Welton Jhon Suruí, liderança da aldeia indígena Itahy (São Geraldo do Araguaia), teve o mandado de prisão preventiva, que o mantinha recolhido no presídio de Marituba, revogado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O indígena estava preso desde o dia 29 de outubro. Ele responde a pelo menos sete inquéritos na justiça federal por depredação de patrimônio público e cárcere privado de servidores federais, entre outros.

Bandeira 2
Os taxistas marabaenses estão liberados, desde o dia 1º, para cobrar tarifa de bandeira dois a qualquer hora e viagem até o dia 2 de janeiro de 2015. A ação, segundo o sindicato, garante o 13º salários aos motoristas.

TCM
O conselheiro corregedor do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) Cezar Colares foi eleito presidente daquele tribunal para o biênio 2015/2016. Colares, que substituirá o atual presidente, José Carlos Araújo, terá o conselheiro Sérgio Leão como vice-presidente.

Fim do prazo
Termina hoje (04) o prazo para os eleitores que deixaram de votar no primeiro turno das eleições de outubro passado justificarem as ausências aos Tribunais Regionais Eleitorais. Quem não votou no segundo turno tem até o dia 26 de dezembro para justificar. O eleitor que deixou de votar nos dois turnos tem que justificar separadamente cada ausência.

Brasil

Parauapebas: doze escolas participam da 9ª Mostra Cultural da Educação do Campo

7Aconteceu no último sábado (29), na Escola Maria Salete, a 9ª Mostra Cultural da Educação do Campo, evento que contou com a participação de todas as escolas da rede municipal de ensino da zona rural. Através de apresentações, os alunos trabalharam o tema “Educação no campo: um olhar histórico, uma realidade concreta”.

Na opinião da diretora da escola sede do evento, Deusamar Sales, o tema permitiu que as escolas contassem a trajetória do homem do campo. “Por meio da arte, pudemos fazer um resgate histórico da luta dos camponeses de Parauapebas. Essa mostra é a expressão do que acreditamos enquanto projeto educação do campo”, declarou a diretora.

A gestora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Juliana de Souza, ressaltou a importância da mostra enquanto interação social e de conhecimento, e do quanto a gestão municipal considera importante a educação do campo. “Educação é direito de todos e é por isso que a Prefeitura, através da Semed, não faz diferença nos esforços para melhoria contínua nas zonas rural e urbana”, garantiu.

Por meio de música, dança, pintura e colagem, os alunos puderam expor a história dos movimentos sociais de reforma agrária no Brasil e em especial no Estado do Pará.

Fonte: Ascom PMP

Brasil

Alunos de licenciaturas em Computação e em Ciências Naturais da UFRA colam grau em Parauapebas

A cerimônia de outorga de grau das primeiras turmas dos cursos de Licenciatura em Computação e em Ciências Naturais da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Polo Parauapebas, vinculada ao Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (Parfor), ocorreu na tarde da última sexta-feira (28), no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas.

Alunos da Ufra (4)

Mais de 60 alunos colaram grau nas duas licenciaturas, que iniciaram no ano de 2010 no município. Para o mais novo graduado em Computação, Cleomar Rodrigues, a cerimônia teve significado mais que especial. “Para mim é uma emoção muito grande estar colando grau hoje. O que estou sentindo é imensurável. A sensação de dever cumprido é muito boa. Estou muito feliz em saber que consegui. É uma conquista, uma vitória para mim”, declarou.

A secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, esteve presente na cerimônia representando a Prefeitura, e na oportunidade parabenizou a todos os formandos e aconselhou os novos licenciados a continuarem os estudos.

“A aprendizagem é dinâmica, rápida. Agarrem cada oportunidade, deem continuidade aos seus estudos, não parem por aqui, continuem batalhando por seus objetivos, invistam em especialização, mestrado e, quem sabe, em doutorado, para que possam contribuir ainda mais com a educação do país”, recomendou a gestora.

Texto e foto: Luzandra Vilhena

Brasil

Alunos de escolas públicas de Parauapebas participam da 2ª fase da OBMEP 2014

logo_-outline_-obmep_generico_horizontal_sem_fundo

Neste sábado (13), mais de 900 mil estudantes de 41 mil escolas de todo o país farão a prova da segunda fase da décima Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em Parauapebas, 1.053 estudantes, 286 do nível médio (1º, 2º e 3º anos) e 767 do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), foram classificados para a fase.

No município, as provas serão realizadas, às 14h30 (horário de Brasília), nas escolas polos Chico Mendes, localizada na Rua B, Qd. Especial, Bairro Cidade Nova; Carlos Henrique, Rua Lauro Corona, Qd. Especial, Bairro da Paz; e Paulo Fonteles, Rua Rio de Janeiro, Qd. Especial, Rio Verde.

Composta por seis questões discursivas, nas quais os alunos devem expressar de forma clara os cálculos e o raciocínio empregado, a prova terá duração de três horas. A correção será realizada em duas etapas – a primeira, regional, por professores universitários indicados pela coordenação da Olimpíada, e a segunda, nacional, por um grupo de professores supervisionado pelo comitê de provas da OBMEP.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos. Iniciada em 2005, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, a Olimpíada cresce a cada ano, criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

Fonte:Ascom