Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!

Bel Mesquita é a nova Secretária de Planejamento e Gestão do município de Guarujá-SP

Continua depois da publicidade

A ex-prefeita de Parauapebas Ana Isabel Mesquita foi nomeada na última segunda-feira (12) Secretária de Planejamento e Gestão do município de Guarujá, no Estado de São Paulo.

WP_000743

Nascida em Jundiaí, São Paulo no dia 24 de setembro de 1952, é Professora e tem bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi Prefeita de Parauapebas – Pará, por dois mandatos, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Eleita Deputada Federal para o período de 2007 a
2011. Foi membro das Comissões Permanentes, Comissões Especiais e Comissões Externas da Câmara dos Deputados. Exerceu o cargo de Secretária Nacional de Políticas para o Turismo por indicação do PMDB Mulher. de  fevereiro de 2011 até 06 de junho de 2012.

Em suas várias condecorações estão incluídas o Prêmio Personalidade de Informática e Telecomunicações, pelo uso eficaz da tecnologia na educação, em 2003 e ganhou em 2001, o Prêmio Prefeito Empreendedor: Governador Mário Covas, concedido pelo SEBRAE , por aperfeiçoar e ampliar a produção de comunidades rurais, estimulando o emprego, a renda e a produção de alimentos. Prêmio Top de Ecologia, concedido pela ADVB/ PA , SECTAM e IESAM pelo licenciamento ambiental em Parauapebas, 2004.

Parauapebas

Eleições 2012: Coutinho (PT) recebe agenda mínima e apresenta seu plano de governo na ACIP

Continua depois da publicidade

Nilo, diretor da ACIP entrega Agenda Mínima ao candidato CoutinhoO candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que tem como vice prefeita Bel Mesquita (PMDB), dando continuidade a série de encontros com candidatos a prefeito de nosso município, apresentou suas propostas à empresários e diretores da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (ACIP), na última sexta-feira (14).

No momento da abertura do encontro, o diretor da ACIP, senhor Nilo Ferreira representou o presidente da entidade e entregou ao candidato Coutinho uma Agenda Mínima de compromissos sugeridos pela ACIP e que devem ser cumpridos caso o candidato do PT seja eleito o próximo prefeito de Parauapebas.

Confira algumas das propostas apresentadas por Coutinho na ACIP

Produção Rural

  • Ampliar os investimentos na Agricultura Familiar, criando uma nova matriz econômica para o município;
  • Investir para a verticalização da produção agrícola local;
  • Implantar o programa integrado de logística para a produção rural;
  • Dobrar a participação dos produtores da agricultura familiar na merenda escolar, chegando a 30% previstos na meta nacional;
  • Implantar as propriedades modelo para compartilhar conhecimento e promover turismo regional;
  • Realizar zoneamento produtivo;
  • Incentivar a ampliação de capacidade de abate, através de parceria público privada;

Saúde

  • Implantar um novo modelo de saúde pública no município;
  • Construir 3 novas unidade de saúde da família a cada ano;
  • Criar o Cartão Municipal de Saúde;
  • Construir 4 novas unidades de saúde 24h;
  • Implantar residências médicas no novo Hospital Municipal;
  • Implantar programa de residência médica na área de medicina de família e comunidade;
  • Realização do teste rápido de HIV em qualquer unidade básica de saúde
  • Criação da central de consultas e exames especializados

Educação

  • Construir a Cidade Universitária. O objetivo é ter, no mínimo 8 mil universitários estudando em Parauapebas até 2016;
  • Criar as condições para a implantação de um Centro Tecnológico Federal no município;
  • Criar a Fundação Municipal de Ensino Superior;
  • Implantar uma rede de centros de educação integrado;
  • Ofertar cursos pré-vestibular gratuito;

Na próxima segunda-feira (17), finalizando a série de reuniões com os candidatos a prefeito de Parauapebas, será a vez do candidato Valmir Mariano (PSD) apresentar suas propostas aos membros da ACIP. O evento acontece às 19 horas na sede da associação, no bairro Rio Verde.

Coligação “Todos por Parauapebas” faz comício no Cedere I

Continua depois da publicidade

image

“A grandeza de vocês nós vamos lembrar para sempre e vamos retribuir com muito trabalho e dedicação. O apoio que recebemos mostra que vocês optaram pelo lado do desenvolvimento e pelos projetos importantes para essa região, como da agricultura e da produção – que levam alimentos para a cidade. No nosso governo, a zona rural terá o mesmo tratamento que tiver a cidade e aqui não será diferente. Já fizemos muito, mas vamos avançar muito mais. Eu e a Bel temos experiência e vamos construir uma cidade melhor para todos”.
A declaração foi feita pelo candidato Coutinho (PT), ao participar de comício na noite desse domingo no Cedere I.

Já Bel Mesquita afirmou que o PT e o PMDB estão juntos para fazer muito mais por Parauapebas. “Fazer a diferença é transformar o impossível em o possível. Ninguém poderia imaginar que poderíamos estar juntos para fazermos o melhor por Parauapebas e pelo futuro dos nossos filhos e netos. Queremos o compromisso de vocês com a cidade, porque nosso compromisso é com cada um de vocês. Estaremos todos juntos lutando pelo desenvolvimento para fazermos a grande diferença por essa cidade”, disse Bel.

Eleições 2012 : Coutinho e Bel farão primeiro grande comício hoje em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Couto e Bel Mesquita

Coutinho e Bel Mesquita e candidatos a vereadores da coligação “ Todos por Parauapebas” participam neste sábado (18) do primeiro grande comício político das eleições 2012 em Parauapebas. O evento acontecerá a partir das 19:30 horas na Rua Rio de Janeiro esquina com Cristo Rei, no bairro Rio Verde.

Parauapebas

Eleições 2012: para dar start na campanha, Coutinho e Bel realizam gigantesca carreata em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Carreata do PT 4-8

Aconteceu no último sábado (04) a primeira carreata da Coligação “Todos por Parauapebas” encabeçada por Coutinho (PT) em Parauapebas. A carreata, que segundo a organização contou com mais de mil veículos e motos, cortou vários bairros da cidade.

image

Confira mais fotos do evento na página Rede Coutinho 13, no Facebook do candidato do PT.

Parauapebas

Diário Oficial publica exoneração, a pedido, de Bel Mesquita

Continua depois da publicidade

O Diário Oficial da quarta-feira (6) publicou a exoneração, a pedido, de Ana Isabel Mesquita de Oliveira do cargo de Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Nascida em Jundiaí (SP), ela é professora, psicóloga social e especialista em Planejamento Estratégico Situacional e Ciências e Técnicas de Governo. Bel Mesquita, como prefere ser chamada, participará das eleições para a Prefeitura de Parauapebas (PA), onde já foi chefe do Executivo e ganhou o prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae.

“A dedicação de Bel Mesquita é uma marca registrada que fica no ministério. Ela se mostrou uma parceira fiel e dedicada ao longo dos últimos meses. Fica a gratidão, o carinho e o respeito de todos os servidores”, afirmou o ministro Gastão Vieira.

A Secretaria Nacional de Políticas de Turismo passa a ser comandada interinamente por Paulo Roberto André, então chefe de gabinete.

Fonte: ASCOM MTur

Parauapebas

Bel Mesquita se desincompatibiliza do cargo de Secretária Nacional de Políticas para o Turismo

Continua depois da publicidade

A Secretária Nacional de Políticas para o Turismo, Bel Mesquita (PMDB) entregou ontem ao Ministro do Turismo, Gastão Vieira, sua carta solicitando a desincompatibilização do cargo. Com isso, Bel disputará a eleição em Parauapebas. Bel Mesquita, ex-prefeita por dois mandatos em Parauapebas e ex-deputada federal foi indicada para o cargo pelo PMDB Mulher e está nele desde 15 de fevereiro de 2011. Hoje a tarde Bel encontrou-se com o vice-presidente Michel Temmer (PMDB) que disse estar feliz que a aliança nacional que ajudou a conduzir Dilma Rousseff ao cargo de presidente do Brasil seja repetida em Parauapebas.

Confira o inteiro teor da carta:

Brasília, 04 de junho de 2012.

Exmo. Sr. Ministro de Estado do Turismo

Gastão Vieira;

Foi com imensa satisfação que recebi em 2011 a minha indicação para ocupar o cargo de Secretária Nacional de Políticas de Turismo, missão esta que entendo de suma importância para o desenvolvimento da cadeia turística de nosso país, sendo que a confiança em mim depositada serviu também para fortalecer meu compromisso com a aliança política que rege nossa nação.

Vivemos hoje uma situação de fortalecimento das ações voltadas para o desenvolvimento, principalmente quando trabalhamos no processo de capacitação dos diversos organismos relacionados com esta promissora atividade que é o Turismo, geradora de recursos e renda, atividade que inclui a iniciativa privada e a esfera pública, tanto em nível nacional, quanto estadual e municipal.

Destaco que a meu ver, o principal fator que propicia este desenvolvimento, está diretamente ligado à forte aliança política encarregada de planejar e executar as diversas ações, aliança esta representada pelos partidos políticos de maior expressão nacional, principalmente o Partido dos Trabalhadores – PT e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, do qual tenho a honra de fazer parte.

Ciente da força desta aliança e de sua importância para nosso país, para os estados e municípios, bem como em atendimento a um chamamento social originado no seio do Município de Parauapebas, estamos trabalhando uma composição para disputar as eleições majoritárias municipais a serem realizadas em 07 de outubro próximo, e está sendo firmada uma parceria entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB para disputar o referido pleito, e necessário se faz que seja providenciada minha exoneração do cargo que atualmente ocupo neste Ministério.

Isto posto, e tendo em vista o disposto na legislação eleitoral que fixa o prazo de desincompatibilização em até 04 meses antes da realização do pleito, solicito que a minha exoneração seja efetivamente publicada até o dia 06 de junho de 2.012, atendendo assim ao comando legal regente.

Reitero meu compromisso em continuar trabalhando para o fortalecimento das políticas públicas estabelecidas pela Presidência da República, assim como aproveito a oportunidade para agradecer a confiança em mim depositada no período em que estive à frente da Secretária Nacional de Políticas de Turismo, onde pude absorver diversos conhecimentos que em muito serão úteis para a execução dos projetos que pretendemos desenvolver no Município de Parauapebas a partir de 2013, quando esperamos estar investidos da missão de bem conduzir as políticas públicas de crescimento e desenvolvimento municipal.

Desta forma, esperando e confiando ter este pedido devidamente acolhido, aguardo vossa manifestação e reitero os agradecimentos pela oportunidade e confiança declinados em relação à minha pessoa, notadamente por V. Exa., que sempre se mostrou um parceiro e um incentivador para o desenvolvimento de nossos projetos.

Aguardando o deferimento das providências requeridas,

subscrevo-me,

Atenciosamente,

Ana Isabel Mesquita de Oliveira
Secretária Nacional de Políticas de Turismo

Parauapebas

Bel Mesquita: “Parauapebas terá unidade da rede hoteleira Accor”

Continua depois da publicidade

O município de Parauapebas receberá ainda este ano uma unidade da rede de hotéis Accor. A revelação foi feita no último domingo (26) à reportagem pela secretária nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita.

Líder mundial em operação hoteleira e de mercado na Europa, a rede Accor está presente hoje em 90 países com 4.400 hotéis e mais de 530 mil quartos. Só na América Latina são 182 hotéis distribuídos em 10 países.

Bel Mesquita enfatiza que geralmente as pessoas olham o turismo como se fosse apenas um viajante que venha passar as férias por aqui. Mas não é só isso, diz ela. “Temos que pensar no peixeiro que vende o pescado para o turista, na quantidade de lençóis adquiridos pelas empresas hoteleiras e no total de veículos comprados por ano para atender à demanda dos turistas, pois o turismo, na verdade, é um movimento econômico”, observa a secretária.

No entender de Bel Mesquita, não adianta se pensar em fazer turismo se não tiver quem queira investir em hotelaria. Ela diz que quem vem fazer turismo ou negócios em Parauapebas precisa ter mais oportunidades para investir no município e região. “E é por isso que a rede hoteleira Accor vem instalar uma unidade aqui na cidade, por acreditar no potencial turístico e de negócios na região”, arremata a secretária, acrescentando que o turismo no Brasil movimenta 3,6% do PIB nacional.

POLÍTICA
Indagada se ela seria pré-candidata a prefeita de Parauapebas para as eleições deste ano, Bel Mesquita, que foi prefeita do município durante dois mandatos (1997/2000 e 2001/2004) e deputada federal (2008/2011), respondeu que, antes de ser ou não pré-candidata a prefeita, “sou uma apaixonada pela minha cidade, que me acolheu antes mesmo de ela ser cidade, portanto, há 27 anos”. O município de Parauapebas conta hoje com 23 anos de emancipação político-administrativo.

Sem responder claramente à indagação do repórter, a ex-prefeita disse que o compromisso dela é com a cidade de Parauapebas. “Sou uma mulher que trabalha com planejamento, na perspectiva de cenários. Precisamos saber qual o cenário que temos hoje em Parauapebas e o que, na verdade, queremos para o município”, explica Bel Mesquita, ratificando que quer o melhor para o povo de Parauapebas.

A secretária nacional de Políticas de Turismo assegura que o partido dela, o PMDB, está articulando com outras agremiações partidárias do município para fechar acordos, visando às eleições deste ano.

Por Waldyr Silva