Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
polícia

Homem é assassinado a sangue frio em Canaã dos Carajás

A principal suspeita é de latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Crime aconteceu em plena luz do dia

Um cruel assassinato chocou os moradores da Vila Planalto, em Canaã dos Carajás, na tarde desta sexta-feira (16). Um homem, reconhecido como Robson, fazia compras em uma loja de sementes na entrada da vila quando foi surpreendido por dois criminosos. De acordo com informações preliminares de moradores do local, os dois bandidos informaram o assalto e disseram que queriam a motocicleta de Robson. Apavorado, o homem tentou fugir com o veículo para evitar o roubo. Foi então que o carona disparou três vezes contra Robson.

A dupla desistiu do roubo e, segundo populares, fugiu por uma estrada vicinal do município. No desespero por ter sido baleado, Robson correu para dentro do comércio e pelo quintal de casas vizinhas clamando por ajuda. Derramando muito sangue, o homem montou na moto e ignorou os pedidos do proprietário do comércio para que esperasse o socorro no local. Robson partiu em direção à saída da Vila, mas não aguentou e parou em frente a uma borracharia. Por lá, o homem deu os seus últimos suspiros de vida e morreu sem entender direito os motivos.

Acionada, a Polícia Militar esteve no local. Os policias militares explicaram a logística dos criminosos: “Os dois criminosos roubaram uma motocicleta em Canaã. No local, eles deixaram uma motocicleta. De lá, eles vieram para cá e tentaram roubar outra moto, que no caso é a do rapaz. Como ele não entregou, acabou morrendo.”

A Polícia Militar explicou ainda que a guarnição foi acionado pelo roubo em Canaã. Chegando no local, os policiais puseram a moto deixada pelos criminosos em cima da caminhonete e tomaram o rumo da Vila Planalto. Ao chegarem no local, 10 minutos depois, o assassinato já havia acontecido.

A Polícia Civil fará as investigações do crime. A principal suspeita é de latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Robson tinha 28 anos.

greve

Canaã dos Carajás: tentando evitar a greve, Prefeitura Municipal propõe aumento no Vale Alimentação dos servidores públicos

Proposta foi feita após horas de negociação com representantes da classe. Sindicato se reúne ainda nesta sexta-feira para decidir se aceita ou não a proposta

Canaã dos Carajás vive momentos de tensão nos últimos dias: com servidores nas ruas e ameaças de greve desde a última terça-feira (6), o futuro do funcionalismo público na cidade ainda é uma grande incógnita. Em uma última cartada para tentar evitar a deflagração da greve na próxima segunda-feira (19), o prefeito Jeová Andrade abriu as portas do seu gabinete na manhã desta sexta-feira (16) para uma conversa franca com alguns representantes da classe.

A reunião foi realizada a portas fechadas e nenhum veículo de comunicação teve autorização de acompanhar as negociações. Após horas de conversa, a Prefeitura Municipal abriu o jogo e afirmou que o município não tem condições financeiros de arcar com um reajuste instantâneo no momento. Entretanto, o prefeito se comprometeu a discutir a questão posteriormente.

Além disso, o executivo apresentou a proposta do aumento real no Vale Alimentação em R$ 135,00, o que elevaria o valor do benefício para R$ 600,00. Outra decisão do governo municipal, foi a de revogar o decreto 927/2017, que declara situação de austeridade fiscal no município e que determina a limitação de despesas no âmbito do executivo, e também as portarias 02/2017 e 03/2017, que disciplinam a carga horária dos servidores.

Em nota, a Prefeitura afirmou que o prefeito Jeová Andrade, e membros da equipe econômica, irão até a capital Belém para uma reunião com o Tribunal de Contas dos Municípios, em busca de orientações para a adoção de medidas que assegurem o equilíbrio financeiro do município. Ainda em nota, a Prefeitura pediu que os servidores se unam por Canaã para promover o acordo sem a necessidade de paralisações ou greves.

Os sindicatos marcaram uma assembleia extraordinária para a noite desta sexta-feira, no plenário da Câmara Municipal, para decidir se aceitarão ou não a proposta.

manifestação

Servidores públicos de Canaã dos Carajás ‘acampam’ em frente à Prefeitura em protesto

Manifestação é a última antes da greve marcada para a próxima segunda-feira

Já nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (15) centenas de servidores públicos municipais de Canaã dos Carajás se aglomeraram em frente à Prefeitura Municipal para uma manifestação pacífica. O ato de protesto precede uma grande greve geral marcada para ter início na próxima segunda-feira (19). A principal reivindicação dos servidores é o reajuste salarial acima do valor da inflação no país.

Os servidores, de várias pastas do governo, deixaram de lado as suas atividades para participar do protesto. O ato desta manhã é a segunda parte da programação para a greve prevista em assembleia extraordinária realizada na última terça-feira (6). De acordo com os manifestantes, o prefeito Jeová Andrade havia assinado o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em novembro do ano passado e, em reunião com os sindicatos neste ano, anunciou que o acordo não poderia ser cumprido, já que as finanças do município não permitiriam o aumento exigido pelo funcionalismo. Em contrapartida à afirmação de que não poderia aumentar o salário dos funcionários, o prefeito e os seus secretários tiveram um reajuste de 27% nos próprios salários no início deste ano e isso causou ainda mais revolta em todos os manifestantes.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canaã dos Carajás (SISPUMCAC), Sheury Barros, falou sobre o ato: “Eu acredito que o melhor que o prefeito faria era chamar os sindicatos para poder fazer uma proposta e a gente não chegar a entrar em greve, pois eu continuo dizendo que o contribuinte, o cidadão paga os impostos dele e não merece ser prejudicado. Nós, servidores, estamos abertos a uma conversa, a um diálogo e esperando uma proposta. Essa é a fala de todos os servidores: prefeito, chame a gente e vamos evitar a greve, pois o cidadão canaense não merece passar por isso.”

Alguns servidores, como forma de protesto, montaram barracas e fizeram um ‘acampamento’ em frente à sede do governo. O ato irônico chamou a atenção da população. Com a rua fechada pelo manifesto, os servidores partiram em caminhada pela avenida Weyne Cavalcante gritando palavras de ordem e levando cartazes questionando o governo municipal. Logo após a caminhada, os funcionários públicos foram convidados pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Junior Garra, para uma conversa na plenária da Casa de Leis. Por lá, Junior Garra ouviu os questionamentos dos manifestantes.

A Prefeitura Municipal se pronunciou sobre o ato desta quinta-feira através de uma nota. No texto, o executivo diz respeitar e defender o direito de manifestação dos servidores garantido pela democracia, mas que vê com estranheza as manifestações, já que o poder público tem mantido um diálogo aberto com o servidores.

A nota também esclarece que os salários de todo o funcionalismo público são pagos rigorosamente em dia desde 2013, quando Jeová Andrade assumiu o poder. Ainda em nota, a Prefeitura falou sobre o aumento do salário do prefeito e dos secretários. De acordo com o texto, os proventos dos gestores não tinham reajuste desde 2013 e que o prefeito já havia descartado a reposição no início do ano passado, devido o momento ruim das finanças municipais.

Confira a nota na íntegra:

Nota resposta – ato dos servidores públicos municipais

Em relação ao ato dos servidores públicos municipais realizado nesta quinta-feira (15), a prefeitura de Canaã dos Carajás destaca que respeita e defende o direito de manifestação assegurado pela democracia, no entanto, vê com estranheza as motivações para tal ato, tendo em vista que tem mantido aberto o diálogo com os servidores, e recebeu, em reunião no último dia 6, os representantes de todos os sindicatos. Na ocasião, ficou definido um novo encontro no próximo dia 27, para que a administração apresente números e discuta as possibilidades para reposição salarial e do vale alimentação. 

Vale destacar ainda, que ao contrário do que tem sido irresponsavelmente divulgado, a administração jamais atrasou o salário dos servidores públicos municipais. Pelo contrário, desde janeiro de 2013, todos os servidores tem recebido rigorosamente em dia. 

Já em relação aos salários dos secretários municipais e do prefeito, cabe esclarecer que a fixação do salário do prefeito, vice e auxiliares, assim como do Legislativo, deve ser feita pelos vereadores apenas a cada quatro anos, sempre no último ano de cada Legislatura, valendo para a Legislatura seguinte e levando em conta as perdas dos anos anteriores. 

Sendo assim, os secretários municipais de Canaã, ao contrário dos servidores, não tinham nenhuma reposição desde 2013. Sensível à situação das finanças do município no ano passado, o prefeito Jeová Andrade baixou decreto para a não aplicação da Lei, no âmbito do Executivo, durante o ano passado, passando a valer somente a partir deste ano. 

Por fim, a administração reitera que está disposta a fazer todos os esforços possíveis para apresentar uma proposta de reposição salarial justa para os servidores e que, sobretudo, não prejudique as finanças do município e a população como um todo.

carnaval

1º Zumba Folia promove carnaval diferente em Canaã dos Carajás

Projeto Viver Mais existe desde o ano passado e já possui quase 200 mulheres inscritas para as aulas de dança

Mais de 150 mulheres passaram o carnaval 2018 de uma maneira bem diferente em Canaã dos Carajás. Deixando de lado as festividades no Bosque Gonzaguinha e os blocos nas ruas, as mulheres aproveitaram o carnaval no Ginásio Antônio Chorão com a envolvente mistura de ritmos da zumba. A primeira edição do Zumba Folia já começou grande e trouxe ao ginásio as mulheres que já fazem parte do projeto Viver Mais.

Existente desde o primeiro semestre de 2017, o projeto começou com a iniciativa do professor André Chocolate. Graduado em educação física, André é especialista em vários ritmos musicais. Com o objetivo de proporcionar diversão, saúde e bem estar às pessoas, o professor pediu o apoio da FUNCEL no projeto: “Eu cheguei com a ideia e eles abraçaram a causa. De início, tudo começou tímido, mas foi ganhando grande proporção e hoje se tornou essa grande realização que estamos vendo.”

André também falou sobre os benefícios do projeto para as participantes: “Eu me sinto muito realizado com esse trabalho. Não em si pela zumba, mas o exercício, a atividade física, o bem estar que ela traz é muito prazeroso para o profissional. O projeto não acontece só por acontecer. Ele tem todo um cuidado com as alunas, a gente faz o acompanhamento. Agora mesmo faremos todo um balanço de peso, altura para saber como elas estão e damos as dicas de como se alimentar melhor. O projeto Viver Mais está ultrapassando barreiras e é um grande prazer estar aqui.”

A jovem Renata Oliveira participa do programa há quatro meses. Para ela, o Viver Mais é uma grande oportunidade: “Eu fiquei sabendo da zumba por uma amiga que fazia academia comigo. Os valores estavam um pouco salgados e aqui a gente consegue se exercitar, ter mais saúde sem pagar nada. Sem falar que essa é uma opção de lazer para a população. É realmente muito bom.”

Jander Fonteles, diretor-presidente da FUNCEL, falou sobre o Zumba Folia: “O projeto da zumba existe desde o ano passado, mas não era oficial. Quando cheguei na FUNCEL, havia a cobrança do professor Chocolate para que a gente colocasse a zumba na programação oficial. Então, a gente lançou o Viver Mais para ajudar as mulheres que não têm condições de pagar a academia. Então, olhamos com carinho e temos hoje uma boa estrutura para a realização desse evento.

As dedicadas alunas repetiam com entusiasmo os passos de dança de André Chocolate. Por cerca de uma hora diária, nos quatro dias de carnaval, o ritmo envolvente da zumba movimentou a mulherada. As inscrições para o projeto continuam abertas. Homens e mulheres que tenham interesse de participar, devem procurar a FUNCEL para fazer a sua inscrição.

carnaval

Elizeu Viegas e Chiclete da Bahia movimentam segundo dia de carnaval em Canaã dos Carajás

Público compareceu e acompanhou com alegria atrações locais

O carnaval continua levando multidões às ruas em Canaã dos Carajás. O segundo dia da tradicional festa começou mais cedo neste domingo (11), às 17 horas, e os foliões aproveitaram a folga para curtir bastante. O domingo também reservou uma particularidade: artistas da cidade foram os escolhidos para movimentar a alegria na Terra Prometida. Pelo segundo dia consecutivo, milhares de pessoas compareceram ao Bosque Gonzaguinha.

Elizeu Viegas e Chiclete da Bahia são filhos de Canaã e tiveram a oportunidade de brilhar no carnaval. Os dois vieram ao palco por voltas das 21 horas e agitaram o folião presente. Elizeu, cantor sertanejo, variou o repertório para a apresentação: “É um prazer enorme estar tocando aqui na minha cidade. Isso aqui tudo é muito bom para a gente, é uma valorização do nosso trabalho. Hoje nós estamos com um show bacana e um repertório completamente atualizado, esperamos colocar fogo nessa cidade hoje!”

Quem também fez bonito foi o grupo de dança The Sharps, “Os afiados” em inglês. O conjunto de dança, composto por quatro bailarinos, também é de Canaã. Arthur Rezende, coreógrafo do grupo, falou sobre a apresentação: “Hoje fizemos uma grande mistura de ritmos com axé, funk, swingueira, músicas antigas, músicas novas… Nós temos um público muito misto de adolescentes, adultos e o nosso grupo existe para isso: alavancar a cultura do município e fazer o público gostar do nosso trabalho.”

Antes das atrações principais, Cardosão do Arrocha fez a alegria dos foliões. O artista é também líder de um dos blocos mais tradicionais de Canaã: “O carnaval, para mim, representa uma cultura que não é igual a nenhuma outra. A festa promete muito, toda a galera está motivada e com certeza o povo vai cair na folia. O bloco ‘Pankadão’ está aí para animar todo mundo nesses dias.”

E ainda tem muito mais por aí. Nesta segunda-feira (12) a banda Forró Saborear, em ritmo elétrico, sobe ao palco e deve fazer a alegria dos animados foliões canaenses.

polícia

Criminosos roubam agência dos Correios em plena luz do dia em Canaã dos Carajás

De acordo com relatos, os bandidos agiram com agressividade e ameaçaram de morte funcionários e reféns

A manhã desta sexta-feira (9) reservou momentos de pânico para os usuários da agência dos Correios em Canaã dos Carajás. Por volta das 10 horas, um grupo de homens, fortemente armados, invadiu o local e tocou o terror. Fazendo todos os clientes de refém, os bandidos pediram dinheiro aos funcionários.

Segundo relatos, o grupo agiu com violência e ameaçou de morte clientes e funcionários várias vezes durante a ação. O assalto durou cerca de 50 minutos. Para a fuga, o grupo ainda roubou a motocicleta de um dos reféns: “Eles perguntaram quem tinha moto. Infelizmente, a minha era a melhor e a levaram.”

Segundo relatos dos próprios reféns, os assaltantes, seis ao todo, não levaram nenhum pertence das pessoas, somente dinheiro da agência. A quantia levada pelo bando ainda não divulgada pelos Correios.

A Polícia Militar começou as buscas pelos criminosos ainda pela manhã. A moto da vítima foi recuperada em uma estrada vicinal e entregue ao homem. Na caçada aos bandidos, a PM entrou na mata, mas até o fechamento desta reportagem, os criminosos ainda não haviam sido localizados.

A qualquer momento traremos novidades sobre o caso.

educação

Diretor da Faculdade Alfredo Nasser visita Canaã dos Carajás disposto a uma parceria com o município

Na ocasião, diretor se reuniu com o prefeito Jeová Andrade, vereadores e empresários da região

Mais um importante passo para a educação superior em Canaã dos Carajás foi dado nesta quinta-feira (8). O diretor de uma das maiores instituições de ensino superior de Goiás esteve no município durante a manhã. O professor Alcides Ribeiro fundou a Faculdade Alfredo Nasser na década de 80 e desde então tem feito um excelente trabalho na formação superior. O trabalho do educador já foi reconhecido várias vezes e a instituição acumula prêmios por excelência em todo o mundo.

O empresário participou de uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Por lá, estiveram presentes o prefeito Jeová Andrade, o vice Alexandre Pereira, e os secretários Jurandir José, Roberto Andrade e Gean Meirey. Além deles, os vereadores João Batista e Wilson Leite, responsável por intermediar o encontro entre o educador e o prefeito, e os empresários Roberto Paulinelli e Rafael Martins também estiveram presentes.

Na ocasião, as autoridades debateram, junto aos empresários, a importância de se criar alternativas econômicas para o município minerador. Alcides e os demais empreendedores assistiram também ao vídeo institucional dos recém-inaugurados Distrito Empresarial e Polo Universitário. Uma explicação técnica também foi feita aos participantes da reunião.

Alcides pediu que o poder público fizesse uma pesquisa que levantasse a demanda por cursos no município: “Aqui a gente percebe que o terreno é muito fértil para a educação. Estou disposto a ser parceiro do poder público na implantação de um núcleo educacional em Canaã dos Carajás.”

O prefeito Jeová Andrade, por sua vez, ficou satisfeito com o interesse do empresário e se mostrou disposto a construir a parceria: “A nossa cidade tem muito potencial e fica bem localizada na região. Uma parceria como essa será muito boa para todos nós e quem vai ganhar com isso é o estudante universitário.”

Logo após a reunião, a comitiva de empresários pôde conhecer de perto as instalações do Distrito Empresarial e também do Polo Universitário. Os empreendedores aprovaram o espaço disponível no município. Reconhecida internacionalmente, a Faculdade Alfredo Nasser oferece atualmente 22 opções de curso. Entre os destaques, medicina e direito.

saúde

Agência Transfusional de Canaã dos Carajás entrou em funcionamento nesta terça-feira

Unidade tem como finalidade receber e armazenar bolsas de sangue para transfusões

Uma boa notícia na saúde movimentou Canaã dos Carajás na tarde desta terça-feira (06). O município ganhou uma Agência Transfusional, o que deve agilizar bastante o tratamento para quem depende de sangue para sobreviver. A unidade tem a missão de receber e armazenar sangue já processado e pronto para a aplicação em pacientes. O anúncio da novidade foi feito no início da tarde no Hospital Municipal, dentro da sala reservada para o funcionamento da agência. Estiveram presentes na ocasião, os vereadores Baiano do Hospital, Dionísio Coutinho e João Nunes, além dos secretários Dinilson Santos e Roberto Andrade.

Oficialmente, a agência já está atendendo desde segunda-feira (5). Sandra Helena, médica responsável pela implantação, veio de Marabá para o início das atividades da agência. Segundo ela, a equipe do hospital passou por todos os treinamentos necessários e está apta a atender quem precisa: “Para mim, e para todos do Hemopa, é uma satisfação muito grande estar aqui. A Agência Transfusional é um sonho, não só do hospital, mas também nosso. Espero que essa unidade continue atendendo a população com qualidade, eficiência e rapidez. O hemocentro regional de Marabá está muito feliz. Estou muito satisfeita com a equipe e com a receptividade de todos.”

Como o município ainda não possui um posto de coleta, é necessário que o Hemopa venha até a cidade para fazer o trabalho. A médica pediu que os vereadores presentes lutassem pela instituição de um ou dois dias no ano para campanhas de coleta: “Nós vamos precisar desse apoio. Pelo menos uma vez por ano, façam esse trabalho de coleta. Temos aqui um potencial muito grande, pois há um bom número de doadores que participam e gostam de ajudar o próximo. Ainda não temos aqui um posto próprio, mas, assim como Parauapebas, vamos lutar por isso. A estrutura não é tão grande, mas também não é tão simples. É necessário que se lute por isso, pois todos nós podemos precisar de sangue.”

O secretário de saúde Dinilson Santos explicou que o município tinha uma parceria com o Hospital 5 de Outubro, mas, devido ao aumento de demanda, o Hospital Municipal ganhou a sua própria unidade: “Nós utilizamos muito sangue hoje em Canaã dos Carajás, por conta disso, a implantação da agência se fez necessária. Antes, tínhamos que buscar as bolsas em Marabá e Parauapebas, o próprio 5 de Outubro nos ajudava um pouco, e agora não. Temos as bolsas aqui para atender os nossos pacientes com mais rapidez. Com o sangue já aqui no hospital, os cirurgiões terão o seu trabalho facilitado e quem ganha com isso é a população.”

Quanto à questão das doações, Dinilson afirmou que é de total interesse do município que as campanhas de incentivo aconteçam com mais frequência em Canaã dos Carajás. A Agência Transfusional já se encontra em funcionamento e as bolsas de sangue já estão à disposição dos pacientes.

error: Conteúdo protegido contra cópia!