Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Capacitação

Projeto Pescar abre seleção para jovens de Parauapebas

Pelo segundo ano consecutivo, as vagas serão para quem tem entre 16 a 19 anos e que moram no Complexo VS10

A unidade do Projeto Pescar em Parauapebas abriu 20 vagas para jovens de 16 a 19 anos, que residem no Complexo VS10, para capacitação, gratuita, em 2018. O curso “Iniciação Profissional em Serviços de Comércio” é ministrado por voluntários na parte da manhã, de 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Além da formação gratuita que iniciará em fevereiro, o jovem também recebe uniforme, transporte e alimentação (café da manhã na chegada e almoço na saída do curso). Os interessados precisam apresentar CPF e RG, cursar a partir do 7º do Ensino Fundamental e a ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.

E o principal: ter vontade de se preparar para o mercado de trabalho. Essa vontade Geizivânia Freitas dos Santos conhece bem. Ela participa da formação neste ano e na reta final do curso vive a ansiedade para trabalhar. “A expectativa está grande e também já pinta a saudade dos colegas que convivi neste ano, que se tornaram amigos. Foi um ano muito diferente que acordava com vontade de aprender, de me descobrir. O Pescar me ajudou a sonhar com meu futuro. Antes me sentia perdida, agora sei o que quero! Quero fazer faculdade e cursos técnicos.”, disse a jovem de 18 anos, que já completou o Ensino Médio.

Outro jovem que agarrou a oportunidade para entrar no mercado de trabalho por meio do Projeto Pescar foi Everson Araújo. Ele participou da primeira turma (2016), que acolheu os jovens que moravam no bairro Altamira. “Um dia antes da formatura eu já estava contratado no BANPARÁ. E a experiência está incrível porque eu convivia com jovens e parecia que tudo era brincadeira. Hoje eu convivo com adultos, tenho que me comportar com seriedade e profissionalismo. E o Projeto Pescar foi fundamental para essa preparação. Atualmente temos encontros mensais que recebemos feedbacks enviados pela empresa e buscamos melhorar sempre”, explicou o jovem que tem 17 anos e está no 1º ano do Ensino Médio.

Quem quer viver essa experiência como Geizivânia e Everson precisa se movimentar e rápido. As inscrições são feitas pela internet até amanhã (15) no link: http://site.projetopescar.org.br/inscricoes/ . Logo depois, buscar a unidade do Pará, que está localizada em Parauapebas. Se o jovem não tiver acesso à internet, pode fazer pessoalmente na sede que fica na Rua B, 346, Cidade Nova. Mais informações pelo telefone (94) 99289-9638.

O processo seletivo acontece em 4 etapas: inscrições, logo depois a análise dos inscritos, em seguida entrevista individual com o candidato e a última etapa é a visita domiciliar. A divulgação do resultado dos selecionados deve acontecer até 15 de dezembro.

Sobre o Projeto Pescar:

O Projeto Pescar é uma franquia nacional que surgiu em Porto Alegre quando o empresário Geraldo Linck, em 1976, presenciou a agilidade de um jovem durante um assalto. Nesse momento ele lembrou do provérbio chinês: “Se quiseres matar a fome de alguém dá-lhe um peixe. Mas, se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a pescar”, e abriu a porta da empresa para ensinar a 15 jovens uma profissão.

Ao longo desses anos, o Projeto Pescar está presente em 11 estados brasileiros e já tem unidades também no exterior: Argentina, Peru e Angola.

No Pará, a única unidade está em Parauapebas e é abraçada pelo Laboratório Aliança, que é o mantenedor empresarial.

Em dois anos, a unidade já capacitou mais de 30 jovens. Em 2016, os jovens selecionados foram do bairro Altamira. E neste ano, são jovens do Complexo VS10.

Marabá

TCM-PA capacitará executivos e legislativos municipais da região do Carajás

Os temas abordados foram definidos a partir de uma necessidade identificada nas dificuldades dos municípios quando acionam o Tribunal e também em falhas nas prestações de contas

O município de Marabá, na Região do Carajás, sediará a próxima rodada do projeto CAPACITação, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), através da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”. Doze municípios da região serão beneficiados com palestras e cursos voltados para a melhoria da gestão pública durante o período de 02 a 04 de outubro, na Câmara Municipal de Marabá. O projeto realizado pelo TCM-PA, com apoio da Assembleia Legislativa do Pará e do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará.

O CAPACITação é destinado para prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores, secretários e demais servidores municipais. São três dias de atividades, entre palestras e cursos, que visam à melhoria da prestação de contas dos executivos e legislativos municipais e um maior controle externo por parte da população através dos temas abordados. Entre os assuntos, estão o sistema eletrônico de prestação de contas, que permite maior agilidade no julgamento dos processos e também economicidade para os cofres públicos, a importância da implantação de ouvidoria como ferramenta de comunicação com a sociedade para maior transparência das gestões, a legislação e as especificidades da gestão de fundos municipais de saúde, educação e assistência social.

Os municípios beneficiados nesta edição são: Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: www.tcm.pa.gov.br/capacitacao/maraba.

Até o momento, o projeto do TCM-PA já atendeu cerca de 110 municípios e mais de 2 mil jurisdicionados.

Sobre o projeto

O projeto iniciou em maio passado e segue até o final do ano, percorrendo todo o Estado atendendo os 144 municípios. Para garantir a participação de todos os executivos e legislativos municipais nas atividades do projeto, o Pará foi dividido em regiões e, em cada um, foi destacado um município-polo que sedia as ações.

Os temas abordados foram definidos a partir de uma necessidade identificada nas dificuldades dos municípios quando acionam o Tribunal e também em falhas nas prestações de contas.

Os palestrantes e facilitadores dos cursos fazem parte da equipe técnica do TCM-PA e de instituições parceiras.

SERVIÇO

PROJETO CAPACITAÇÃO NA REGIÃO DO CARAJÁS

  • Período: 02 a 04 de outubro de 2017
  • Horário: 08h às 18h
  • Local: Câmara Municipal de Marabá, na Avenida Hiléia, Incra, rod. Transamazônica, 1 Amapá.
Eventos

Parauapebas sediará 1º Festival Gastronômico Sabores do Pará

Evento promove a capacitação de profissionais do segmento alimentício e concurso culinário com empresas instaladas na cidade

Durante todo o mês de agosto os moradores de Parauapebas e região terão a oportunidade de saborear pratos saborosos e diversos durante a realização do 1º Festival Gastronômico Sabores do Pará, promovido pelo Sindicato de Alimentação e Hospitalidade de Parauapebas e Região (SEAHPAR), em parceria com o setor público e privado da cidade.

O evento tem duas vertentes: a primeira voltada a capacitações dos profissionais vinculados ao segmento alimentício, e a segunda destinada ao público, por meio de um concurso culinário que apresentará ao consumidor de Parauapebas as especialidades das empresas neste segmento instaladas no município.

“O objetivo geral do evento é promover a gastronomia local, através da capacitação e visibilidade das empresas participantes, de forma a atrair novos públicos, popularizando a culinária local oferecida pelas empresas instaladas na cidade”, informa o presidente do Seahpar, Jânio Valadares Veras Júnior.

Os organizadores do festival têm como meta cadastrar 90 empresas para participar do evento e alcançar pelo menos 10 mil pedidos dos pratos cadastrados, o que resultará em R$ 500 mil de movimentação financeira, segundo a estimativa projetada, contribuindo assim para o aquecimento da economia local.

Concurso gastronômico

As empresas interessadas em participar do festival devem se inscrever pelo site www.festivalsaboresdopara.com.br, ou procurar o Seahpar. Cada empresa pode cadastrar um prato ou produto por categoria e definir qual percentual de desconto será dado ao cliente, respeitando o limite do concurso que é de 10% a 50%.

Para os clientes terem esse desconto e votar nas suas empresas preferidas, deverão baixar o aplicativo Sabores do Pará, também disponível no site do evento, e fazer um rápido cadastro, com nome, celular e e-mail. No aplicativo, haverá a opção “escolher” e “receber cupom desconto” − automaticamente o cliente receberá o telefone da empresa para pedido, se for o caso, ou o endereço para ir ao local onde é comercializado; nesta tela também vai aparecer a opção votar. Para a validação do voto será necessário um breve comentário sobre o prato.

Segundo Jânio Valadares, até agora já foram realizados 320 downloads do aplicativo, “e olha que ainda nem fizemos o lançamento oficial do projeto. Até agora são 25 empresas inscritas e 48 pratos cadastrados, e todos os dias estamos visitando e cadastrando novas empresas”.

O resultado final será validado por uma comissão julgadora, cujos os integrantes serão indicados pelos parceiros do evento. O resultado final será avaliado e divulgado dia 1º de setembro, quando a comissão vai apresentar os ganhadores e a quantidade de votos nas 30 categorias disponíveis no Festival.

A premiação ocorrerá no dia 2 de setembro, no hall do Partage Shopping, com a participação de todos os parceiros e a entrega dos títulos “Melhor da Categoria” e “Melhor Produto/Prato da Cidade”, eleitos dentre os vencedores de suas respectivas categorias.

Capacitação para profissionais

Os funcionários das empresas participantes do concurso gastronômico participarão gratuitamente de treinamentos ministrados no Sebrae e Senai, com 80 vagas disponíveis, e palestras realizadas em uma sala no Partage Shopping, preparada exclusivamente para esse objetivo; lá serão 250 vagas.

TCM-PA

Projeto CAPACITação do TCM-PA abrangerá todos os municípios do Estado

Além do TCM-PA, está envolvido no projeto a Escola de Contas Públicas, com o apoio do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará e da Assembleia Legislativa do Estado

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), através da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, iniciará, em maio, o projeto CAPACITação, que tem por objetivo levar orientação técnica e conhecimento, de forma didática, a prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, secretários e servidores públicos de todos os municípios paraenses. O CAPACITação será realizado em municípios polos. O primeiro acontecerá em Paragominas, entre os dias 09 e 11 de maio, no Teatro Reinaldo Castanheira.

O projeto realizará palestras e cursos com temáticas variadas e abrangerá 15 municípios da Região Rio Capim: Abel Figueiredo, Aurora do Pará, Bujaru, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Ourém, Rondon do Pará, Tomé-Açú e Ulianópolis.

O presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda, informou que o Tribunal e a Escola de Contas Públicas, com o apoio do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará e da Assembleia Legislativa do Estado, vão realizar 13 encontros do CAPACITação, em municípios-polo, proporcionando treinamentos, de forma a atender às necessidades das administrações públicas municipais.

A diretora Geral da Escola de Contas, conselheira vice-presidente Mara Lúcia, explicou que os temas abordados estão relacionados para sanar as principais falhas detectadas nas prestações de contas, com foco especial ao Sistema de Processo Eletrônico e ao Mural de Licitações, “ferramentas imprescindíveis a um controle ágil e efetivo dos gastos públicos”.

PROGRAMAÇÃO

No próximo dia 9, serão realizadas somente as palestras abordando sobre a função fiscalizadora do TCM-PA, gestão moderna e eficiente, contabilidade, ouvidoria, políticas públicas de apoio a pequenos negócios e os desafios da gestão ambiental.

Os dias 10 e 11 de maio, de 8h às 18h, ocorrerão cursos com assuntos sobre gestão de fundos municipais, atos de pessoal, prestação de contas e os sistemas disponibilizados pelo TCM-PA, atuação dos conselhos municipais, receitas próprias municipais e processos e técnicas legislativas. A programação completa pode ser acessada no Portal do TCM-PA www.tcm.pa.gov.br

Todas as atividades do CAPACITação são gratuitas. Os interessados em participar do projeto em Paragominas podem se inscrever através do e-mail escoladecontas.tcm.paragominas@gmail.com.

Conheça todos os municípios-polo do projeto CAPACITação, do TCM-PA.

Carajás

ICMBio realiza capacitação para professores da rede pública de Parauapebas em Carajás

A parceria proporciona que a Floresta de Carajás seja usada como instrumento de sensibilização na construção do aprendizado dos alunos.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Prefeitura Municipal de Parauapebas, através do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas
(CEAP), realizaram no último fim de semana uma capacitação simplificada para professores e técnicos da Secretaria de Educação na Floresta Nacional de Carajás (FLONACA) com o intuito de envolver os docentes no processo de educação ambiental.

O objetivo da programação foi resgatar o sentimento de pertencimento territorial e transmitir a importância das unidades de conservação do mosaico de Carajás nas atividades pedagógicas no ambiente escolar.

No sábado (29/04), os professores participaram de palestras ministradas pelo ICMBio e CEAP. Foram apresentados conteúdos com as ações da gestão do ICMBio na região e as atividades do Programa de Uso Público da Flona Carajás, além dos Programas desenvolvidos no CEAP. Logo após, os professores foram a campo e visitaram a Trilha Ecológica de Águas Claras. Os participantes pernoitaram em uma das bases de apoio da mineradora Vale, que cedeu suas instalações para realização desse evento.

No domingo (30/04), os participantes voltaram a campo, desta vez, visitaram o ecossistema de canga, também conhecido por Savana Metalófila, e conheceram um mirante natural onde puderam contemplar as transições de ambientes da floresta. Após o almoço houve uma palestra sobre o histórico de ocupação territorial do Pará e uma roda de conversa.

O evento destacou o valor dos docentes participarem do Programa de Formação de Professores desenvolvido pelo CEAP, ICMBio e Universidade Rural da Amazônia. O curso oferece capacitação para professores da rede municipal desenvolverem educação ambiental nas escolas. Além disso, eles podem utilizar o projeto “Escola Vai a Flona” e usar os recursos da floresta como ferramenta de ensino para cultivar a consciência crítica de seus alunos.

Segundo Margarida Figueiredo, técnica da Semed, essa oportunidade permitiu aos professores perceberem que a floresta de Carajás pode ser usada como instrumento de sensibilização na construção do aprendizado dos alunos.

“Esta capacitação foi importante, pois mostrou aos professores da rede municipal que é possível incluir as escolas em atividades lúdicas em áreas do mosaico de Carajás com a finalidade de estimular o sentimento de pertencimento territorial e valorizar a biodiversidade que está ao nosso redor”, disse Marcel Regis, que é o chefe substituto da Floresta Nacional de Carajás.

Parauapebas

Agentes do DMTT participam de capacitação sobre socorro a vítimas de acidentes no trânsito

Começa nesta segunda-feira (23), às 14 horas, na sala de treinamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma capacitação voltada aos agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).

Dentre os conteúdos que serão abordados estão: suporte básico de vida, primeiros socorros no trânsito, quando acionar o SAMU e o Corpo de Bombeiros. A capacitação, que encerra no sábado (28), foi programada para 60 agentes de trânsito que serão distribuídos em três turmas. 

Serviço: Capacitação para agentes de trânsito

Data: 23/11/15

Horário: A partir das 14h

Locais: Sala de Treinamentos do SAMU

Semurb promove curso de capacitação sobre sistema de iluminação pública

IMG_2451jMinistrado pelo Engenheiro Eletricista e professor do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Luiz Rapini Neto, a capacitação aconteceu durante três dias, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas, e abordou temas como Ativos do sistema de iluminação pública; Operação, manutenção e custeio; Eficiência energética, expansão e gestão.

Cerca de 25 servidores públicos municipais participaram do curso de Gestão do Sistema de Iluminação Pública, oferecido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb). Para o coordenador do Departamento de Iluminação Pública da Semurb, Jardel dos Santos, a capacitação ofereceu aos profissionais que compõem o quadro do departamento, conhecimentos básicos sobre projetos de iluminação, além de conteúdo do dia a dia operacional.

“Foram três dias de aprendizado, um curso de excelente qualidade que permitiu que os profissionais permanecessem atualizados sobre a normativa que transfere a responsabilidade da iluminação pública para os municípios”, disse Jardel.

IMG_2444

Para Clayton da Silva, que trabalha no Setor de Contratos e Licitações da Semurb, o curso chegou em boa hora e agora o município vai contar com profissionais mais capacitados que terão a oportunidade de melhorar o modelo atual aplicado à iluminação pública para outro com maior qualidade técnica. “Tínhamos essa deficiência e necessidade desses conhecimentos.  Uma oportunidade valiosa, o conhecimento. Aqui podemos aprender como operar o sistema geral”, declara. 

“Temos um grande número de novos servidores concursados no setor de iluminação pública. Com essa iniciativa, eles vão adquirir mais conhecimentos na área”, avalia o secretário municipal de Serviços Urbanos, Augusto Marques, referindo-se aos profissionais que entraram para o quadro de eletricistas, por meio do recente concurso público promovido pela Prefeitura.

Além da Semurb, participaram do curso representantes da Semob, Sefaz e Seplan; secretarias diretamente envolvidas nos processos de construção, arrecadação e manutenção da iluminação pública.  (ASCOM PMP)

Vale

Vale abre inscrições para mais de 300 vagas do Programa de Formação Profissional em Canaã dos Carajás

As vagas são para atuar na operação do S11D e outras unidades da empresa.

A partir de segunda-feira (4), a  Vale receberá inscrições online para o Programa Formação Profissional (PFP) em Canaã dos Carajás, que tem por objetivo contribuir com a formação de mão de obra nas comunidades em que a empresa está presente, promovendo o desenvolvimento local, por meio do acesso à educação, ao emprego e à renda.

img_1430428489São mais de 300 vagas de nível médio e técnico. Os cursos de nível médio contemplam as áreas de Elétrica, Mecânica, Operação de Equipamentos de Mina, Solda, Vulcanização e Laboratório. Já os de nível técnico são voltados para as áreas de Química, Elétrica, Mecânica e Mineração. Os candidatos precisam ser maiores de 18 anos e ter concluído o Ensino Médio ou formação técnica. As inscrições vão até o dia 10 de maio e podem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades.

O Programa Formação Profissional é dividido em duas etapas. Na primeira, a de formação teórica, com duração de três a cinco meses, os jovens estudarão em tempo integral em instituição de ensino parceira da Vale, participando de um curso de qualificação técnica. Já na segunda, na fase prática, durante seis a 12 meses os aprovados darão continuidade ao seu desenvolvimento por meio de experiência profissional na operação do Projeto Ferro Carajás S11D e outras unidades da Vale, como Carajás e Sossego.

Os inscritos farão provas de português e matemática, durante a etapa seletiva. Na fase de formação teórica, os selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 600 para as vagas operacionais e R$ 900 para as vagas técnicas. Já na fase prática do treinamento, a bolsa operacional será R$ 1.396,55 e a técnica de R$ 1.648,46, todas com direito a benefícios como assistência médica e odontológica, transporte, alimentação e seguro de vida.

Serviço: Inscrições online para Programa Formação Profissional – Canaã dos Carajás

Quando: de 4 a 10 de maio    –   Onde: www.vale.com/oportunidades

error: Conteúdo protegido contra cópia!