Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
carnaval

Tucuruí tem cinco escolas campeãs do carnaval

Jurado Antônio Ferreira, contratado para julgar o quesito harmonia rasurou sua ficha e julgou a evolução das escolas, decisão isolada que deu início a uma grande confusão.

Três longos anos de espera e a expectativa de uma volta por cima marcaram o desfile das escolas de samba de Tucuruí. Tudo muito bonito até a festa ser estragada pela decisão polêmica que decidiu por dar o título de campeã do carnaval de 2018 às cinco agremiações.

20 jurados julgaram as cinco escolas em 10 quesitos sendo que as maiores notas somavam o resultado e as menores seriam descartadas. A apuração ia bem até chegar a vez das notas do jurado Antônio Ferreira, contratado para julgar o quesito harmonia. Ele rasurou a sua ficha e julgou a evolução das escolas, decisão isolada que deu início a uma grande confusão.

“Palhaçada isso e por esse motivo, nos retiramos deste circo”, esbravejou o presidente de honra da Unidos de Tucuruí, Joaquim Pepino. “Marmelada”, esbravejou o presidente da escola de samba Acadêmicos do Getat, João Lima Cordeiro.

A partir daí, seguiu uma série de equívocos por parte da organização do evento. O vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de Tucuruí (Liestuc), João Batista, tentou explicar aos presidentes das agremiações que o regimento interno previa uma solução para o impasse, sendo a anulação do quesito e a distribuição de notas máximas para todas no item o que rege o documento. Explicado, mas não aceito pelos presidentes.

Leo Magno se exaltou e chamou uma reunião emergencial a portas fechadas na sede da Liga. Brincantes das escolas tentaram invadir o prédio, mas foram contidos pela guarnição da Polícia Militar e agentes da guarda municipal.

Após quase meia hora de discussões, o presidente da Liestuc e os membros das escolas de samba deram o veredito: Todas as escolas sagraram-se campeãs do carnaval de Tucuruí. Um desfecho ridículo e revoltante para quem esperou três anos por uma retomada do desfile das escolas de samba. “Vamos ingressar na justiça para decidir pelo título exclusivo em favor da Jaqueira. Não vamos aceitar esta palhaçada”, disse o Tácio Vilares, presidente da Unidos da Jaqueira.

Jaqueira campeã

Se os presidentes tivessem aceitado o que diz o regimento da Liga, a escola de samba Unidos da Jaqueira teria se sagrado a grande campeã com 99,8 pontos. Unidos de Tucuruí, com 99,4 pontos seria a vice-campeã e o Império Matinhense seria a terceira colocada com 99,1 pontos. Mesmo esse resultado teria causado confusão já que para muitos, a escola do tradicional bairro Jaqueira teria sido favorecida pelo governo por homenagear o ex-prefeito José Soares do Couto Filho, o Navegantes, pai do prefeito interino Bena Navegantes. Resta esperar os próximos capítulos de uma apuração que não terminou ainda.

carnaval

Ao som das micaretas, milhares festejam carnaval em Tucuruí

Para quem quer cair na folia de momo com segurança e infraestrutura, a pedida é vir para o Carnaval de Tucuruí.

Cerca de 30 mil foliões foram ao corredor da folia curtir o Carnaval de Tucuruí no último fim de semana. Ao som da dupla Silvânia e Paulinha, um verdadeiro mar de gente lotou as tradicionais Escadarias da Santo Antonio confirmando que Tucuruí tem um dos melhores carnavais do Pará.

A programação do Carnaval iniciou no sábado (10) com a apresentação do cantor Tchello Carvalho e continuou no domingo (11) com a apresentação contagiante das cantoras Silvânia e Paulinha, ex-Calcinha Preta, que puxaram o mega-trio Tsunami pelas ruas da cidade até as Escadarias.

A Prefeitura de Tucuruí trocou 10 mil abadás em alimentos não perecíveis. Quem pode trocar os itens pelos abadás aprovou a iniciativa e vai brincar o carnaval sabendo que ajudou muitas pessoas que precisam. As 20 toneladas arrecadadas serão doadas para famílias carentes do município.

Os blocos “Minhocão”, “Os Coxinhas”, “Os Tesouras” e “Mapará na Grelha” têm arrastado uma multidão para as escadarias da Santo Antônio e quem escolheu festejar em Tucuruí não ficou sem agitação, diversão, muita segurança e infraestrutura.

Nesta segunda-feira (12) acontece o desfile das Escolas de Samba de Tucuruí, atração que não fazia parte da festa há três anos. As escolas Unidos de Tucuruí, Unidos da Jaqueira, Império Matinhense, Estação Primeira da Colinas e Acadêmicos do Getat iniciam a competição às 22h.

Para que o festejo seja a única preocupação dos foliões, a Prefeitura investiu na segurança. 12 câmeras fazem a vigilância em pontos estratégicos da cidade e nas Escadarias e durante todo o período de Carnaval, um efetivo de 150 agentes da Polícia Militar, GAMASP, Bombeiros, SAMU 192 e CTTUC fazem a segurança dos brincantes.

Até terça-feira (13), passam pelas Escadarias ainda as bandas Tom de Alerta; Meu Forró dos Tops; Swing du Panda; Rodrigo Mendes; Chuchy Rodrigues; Léo Nicácio; Love Top; Anauana Moraes; New Groove; Igor Nemo; Vanessa Cantão; Caferana Pop; Thiagop Castro; Emerson Batista; Edu Santana; Valéria Menezes e Tom Gleytom.

carnaval

Elizeu Viegas e Chiclete da Bahia movimentam segundo dia de carnaval em Canaã dos Carajás

Público compareceu e acompanhou com alegria atrações locais

O carnaval continua levando multidões às ruas em Canaã dos Carajás. O segundo dia da tradicional festa começou mais cedo neste domingo (11), às 17 horas, e os foliões aproveitaram a folga para curtir bastante. O domingo também reservou uma particularidade: artistas da cidade foram os escolhidos para movimentar a alegria na Terra Prometida. Pelo segundo dia consecutivo, milhares de pessoas compareceram ao Bosque Gonzaguinha.

Elizeu Viegas e Chiclete da Bahia são filhos de Canaã e tiveram a oportunidade de brilhar no carnaval. Os dois vieram ao palco por voltas das 21 horas e agitaram o folião presente. Elizeu, cantor sertanejo, variou o repertório para a apresentação: “É um prazer enorme estar tocando aqui na minha cidade. Isso aqui tudo é muito bom para a gente, é uma valorização do nosso trabalho. Hoje nós estamos com um show bacana e um repertório completamente atualizado, esperamos colocar fogo nessa cidade hoje!”

Quem também fez bonito foi o grupo de dança The Sharps, “Os afiados” em inglês. O conjunto de dança, composto por quatro bailarinos, também é de Canaã. Arthur Rezende, coreógrafo do grupo, falou sobre a apresentação: “Hoje fizemos uma grande mistura de ritmos com axé, funk, swingueira, músicas antigas, músicas novas… Nós temos um público muito misto de adolescentes, adultos e o nosso grupo existe para isso: alavancar a cultura do município e fazer o público gostar do nosso trabalho.”

Antes das atrações principais, Cardosão do Arrocha fez a alegria dos foliões. O artista é também líder de um dos blocos mais tradicionais de Canaã: “O carnaval, para mim, representa uma cultura que não é igual a nenhuma outra. A festa promete muito, toda a galera está motivada e com certeza o povo vai cair na folia. O bloco ‘Pankadão’ está aí para animar todo mundo nesses dias.”

E ainda tem muito mais por aí. Nesta segunda-feira (12) a banda Forró Saborear, em ritmo elétrico, sobe ao palco e deve fazer a alegria dos animados foliões canaenses.

carnaval

Marabá: secretário de Cultura apela a foliões que o Carnaval seja de tranquilidade em clima de paz

Órgãos de segurança estarão atentos aos excessos que possam ameaçar o brilho da folia de Momo
Por Eleutério Gomes – de Marabá

Durante coletiva na manhã desta quarta-feira (7), o secretário municipal de Cultura, José Scherer falou sobre a programação do Carnaval 2018 em Marabá. Presentes, representantes de 24 agremiações carnavalescas, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Pugliese; e o secretário de Segurança Institucional, Jair Barata Guimarães, que esteve acompanhado da coordenação do DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano), da Guarda Municipal e da Segurança Patrimonial.

Scherer abriu a coletiva lembrando que, assim como acontece em muitas cidades do País, onde o carnaval é uma festa popular, mas organizada, em Marabá será da mesma forma. Anunciou que o palco principal da folia será na Praça São Félix de Valois, mas a prefeitura também está montando estruturas nos bairros Liberdade, São Félix e Morada Nova. Nos três locais haverá a animação de bandas por conta da prefeitura.

Solicitou aos representantes dos blocos que orientem os brincantes a pularem o carnaval com tranquilidade, sem brigas, em clima realmente de festa. E pediu que as pessoas não levem bebidas em vasilhames de vidro, não levem garrafas, a fim de evitar que alguém saia ferido em caso de algum incidente.

Anunciou a presença de duas bandas nacionais, uma de Goiás e uma da Bahia, além da presença dos artistas locais, estes em maior número. Ele encerrou dizendo que é necessária a colaboração e a compreensão de todos para fazer um carnaval alegre, para que as pessoas gostem, elogiem e não precisem mais sair da cidade para brincar em outras cidades na folia de Momo.

Ressaltou também que a realização de um bom carnaval em Marabá fará com que aconteça o percurso inverso, em vez de o brincante sair daqui pessoas de outras cidades venham a Marabá, movimentem o comércio e gerem renda para a cidade e, consequentemente, mais arrecadação para o município.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Pugliese, disse que o grande trabalho de todos em Marabá é transformar em grandes eventos todas as manifestações culturais e religiosas da cidade a fim de atrair visitantes, turistas, que tragam receita para o município. “Cada brincante que estiver na rua vai ajudar nisso. Vai ajudar com sua alegria, com sua música, com sua participação e que a gente ajude a transformar Marabá num polo cultural”, afirmou ele.

Jair Guimaraes, secretário de Segurança Institucional, anunciou que vai dispor de 100 integrantes do DMTU, da Guarda Municipal e a Segurança Patrimonial em todos pontos fixos de eventos, em parceria com as polícias Civil e Militar.

Advertiu que não será admitida a presença de pessoas bebendo e dirigindo, pilotando sem capacete nem cometendo abusos com carros de som estacionados nos canteiros centrais. “Essa é a nossa parte. É uma responsabilidade muito grande. Vamos estar com o DMTU e guincho e com o bafômetro para evitar os excessos, porque são esses excessos é que tiram o brilho da festa”, disse ele.

A programação oficial, nos quatro dias de carnaval, encerra pontualmente às 3h da madrugada. Segundo Scherer, após esse horário, quando o equipamento de som será desligado e a estrutura humana da prefeitura vai retirar, o poder público não terá responsabilidade pelo que acontecer.

Programação

Bandas

Corredor da folia

Dia 10 de Fevereiro de 2018 – Sábado

Bloco Carro de Mão, Bloco Renegados e Bloco da Ciba.

Concentração orla Sebastião Miranda – próximo a Casa Bandeira: 20:00 horas

Saída do arrastão para Praça São Felix de Valois: a partir das 22:00 horas

Dia 11 de Fevereiro de 2018 – Domingo

Bloco Alegria Não Tem Idade (SEAP), Doido é Tú (Secretaria Municipal de Saúde) e Doce Beijo da Madrugada.

Concentração orla Sebastião Miranda – próximo a Casa Bandeira: 18:00 horas

Saída do arrastão para Praça São Félix de Valois: a partir das 19:00 horas

Dia 12 de Fevereiro de 2018 – Segunda-Feira

Bloco Fogo no Rabo e Bloco LevadaLouca.

Concentração orla Sebastião Miranda – próximo a Casa Bandeira: 20:00 horas

Saída do arrastão para Praça São Felix de Valois: a partir das 22:00 horas

Arrastão dos blocos

Dia 10 de Fevereiro de 2018 – Sábado

Bloco Carnavalesco Tucunaré

Concentração: às 14:00 horas na rua 5 de Abril – Marabá Pioneira

Arrastão pelas ruas e avenidas da Marabá Pioneira

Encerramento: às 22:00 horas na Orla próximo ao estacionamento da Colônia Z-30

Dia 11 de Fevereiro de 2018 – Domingo

Arrastão do Bloco Carro de Mão

Concentração: às 15:00 horas na Av. Silvino Santis.

Arrastão pelas ruas e avenidas da Marabá Pioneira

Encerramento: às 22:00 horas na Orla próximo ao estacionamento da Colônia Z-30

Arrastão do Bloco 1 Dia de Princesa, Bloco Xodó da Mama Vó (infantil) e Copo Furado

Concentração: às 16:00 horas na Av. 27 de Março – Bairro Francisco Coelho

Arrastão pelas ruas e avenidas da Marabá Pioneira

Encerramento: às 22:00 horas na Orla próximo ao estacionamento da Colônia Z-30

Arrastão do Bloco Vai Como Pode

Concentração: às 16:00 horas na Folha 14próximo a Creche – Nova Marabá

Arrastão pelas Folhas 15 e 23 – Nova Marabá

Encerramento: às 01:00 hora

Concentração Bloco Doce Beijo da Madrugada

Concentração: às 15:00 horas na Orla Sebastiao Miranda – Marabá Pioneira

Arrastão no corredor Oficial pela Orla Sebastiao Miranda

 

Vesperal do Bloco Mamãe Eu Quero (infantil)

Local: Praça São Félix de Valois – Marabá Pioneira

Horário: às 17:30 horas

Encerramento: às 19:30 horas

Dia 12 de Fevereiro de 2018 – Segunda-feira

Arrastão do Bloco Vai Quem Quer

Concentração: às 15:30 horas na Folha 28 com arrastão pelas folhas da Nova Marabá.

Show artístico com Bráulio e Geane, Bilu & Banda a partir das 18:30h no estacionamento da VP 8 – Folha 28 – Nova Marabá

Encerramento: às 00:00 horas

Dia 13 de Fevereiro de 2018 – Terça-feira

Arrastão do Bloco Gaiola das Loucas

Concentração: a partir 14:00 horas na Praça do Novo Horizonte com arrastão pelas ruas do Núcleo Cidade Nova.

Show artístico com Dj Ferreira e Guto Silver & Banda a partir das 19:00hna Av. Tocantins ao lado SESI – Novo Horizonte.

Encerramento: às 22:00 horas

Arrastão do Bloco Jegue Elétrico

Concentração: às 16:00 horas na rua E próximo ao Aprígio no Km 07- Nova Marabá.

Shows artísticos com Dj Duda, Dj Felipe, Bilu & Banda e Dedê Costa & Banda a partir das 19:00h próximo ao viaduto do km 07 – Nova Marabá

Encerramento: às 00:00 horas

carnaval

Tucuruí fará um dos melhores carnavais do Pará

Desfile de escolas de samba, blocos de rua, micareta e muitos shows com artistas nacionais e regionais são algumas das atrações preparadas pelo município para o Carnaval 2018

Para quem quer cair na folia de momo com segurança e infraestrutura, a pedida é vir para o Carnaval de Tucuruí. Sinônimo de alegria, a festa começou ainda em janeiro com os arrastões das domingueiras dos blocos no pré-carnaval, dentre eles, o folclórico Minhocão, que tem arrastado multidões de foliões. Este ano a diversão está garantida com a programação oficial que inclui o retorno do desfile das escolas de samba da cidade.

A programação oficial do Carnaval Solidário inicia no próximo dia 10 e segue até 13 de fevereiro e este ano a Prefeitura de Tucuruí vai distribuir 10 mil abadás que poderão ser adquiridos com a doação de sangue e em troca de alimentos não perecíveis que serão doados para famílias carentes do município. Assim, o folião vai brincar o carnaval sabendo que ajudou muitas pessoas que precisam.

Quem optar pela festa em Tucuruí, vai se divertir com atrações nacionais e regionais. Os blocos “Minhocão”, “Os Coxinhas”, “Os Tesouras” e “Mapará na Grelha” arrastam uma multidão ao corredor da folia, nas escadarias de Santo Antônio.

No sábado (10 de fevereiro), o cantor Tchello Carvalho, revelação da Bahia, é o destaque da festa. No domingo (11) as cantoras Silvânia e Paulinha, ex-Calcinha Preta, puxam o mega-trio FARAO pelas ruas da cidade até as Escadarias. Já na segunda-feira (12) acontece o desfile das Escolas de Samba de Tucuruí, Unidos de Tucuruí, Jaqueira, Matinha, Getat e Colinas voltam a ser atração do desfile que não acontecia há três anos. Na terça-feira (13) de Carnaval a folia vai ser no ritmo de axé com a banda Chicaramba.

Apresentam-se também as bandas Tom de Alerta; Meu Forró dos Tops; Swing du Panda; Rodrigo Mendes; Chuchy Rodrigues; Léo Nicácio; Love Top; Anauana Moraes; New Groove; Igor Nemo; Vanessa Cantão; Caferana Pop; Thiagop Castro; Emerson Batista; Edu Santana; Valéria Menezes e Tom Gleytom.

Na festa, a segurança vem em primeiro lugar e a Prefeitura durante todo o período de Carnaval vai contar com o apoio de um efetivo de 150 agentes da Polícia Militar, GAMASP, Bombeiros, SAMU 192 e CTTUC.

O horário das domingueiras continua sendo até as 20h. Já nos quatro dias do Carnaval, conforme a Legislação Municipal a festa vai até às 4h (sexta-feira, sábado e segunda-feira) e até 1h30 (domingo e terça-feira). Haverá percurso com saída da Feira Municipal até às Escadarias, o Trio Elétrico, durante o Carnaval, iniciará o percurso na Arena da Folia (em frente ao colégio Nazaré de Oliveira) e seguirá até as Escadarias.

Eventos

Em Parauapebas, Bloco “Cala a Boca e me Beija” apresenta seu abadá para o Carnaval 2018

O aguardado evento acontece neste domingo, 14, nas margens do logo do bairro Nova Carajás.

Com o tema definido e aprovado pela diretoria, o Bloco Cala a Boca e me Beija apresentará seu abadá 2018 aos integrantes do bloco, parceiros, patrocinadores e simpatizantes neste domingo, 14, a partir das 9 horas, nas margens do logo do bairro Nova Carajás. Durante o evento haverá almoço coletivo ao som de marchinha de carnaval e regado com boa resenha e maisena.

“Para nós é um momento importante, pois mostra o resultado de nosso trabalho, que só foi possível graças ao apoio dos parceiros e à mobilização dos que integram o bloco”, comemora Josean Brito, o Chocolate, diretor do bloco.

“Será uma boa oportunidade para alinharmos as ideias a respeito deste Carnaval e assim fazermos uma apresentação diferente e melhor na avenida”, planeja Chocolate.

Os integrantes do bloco também esperam ansiosos o momento em que “vestirão a camisa”. “Conheço a história deste bloco e sempre participei. Mais um ano em que nos sairemos bem na foto, pois nosso bloco planeja e trabalha para fazer bonito, com o empenho e dedicação de todos”, afirmou Higiane Araújo, integrante do bloco, informando ainda que o evento de lançamento do Abadá é um momento que todos os anos é aguardado com alegria, enfatizando o concurso do “BEIJO MAIS GOSTOSO” do Carnaval 2018, que ocorrerá na tenda do Bloco Cala a Boca e Me Beija em data a ser definida pela LIABESPR – Liga das Agremiações, Blocos e Escola de Samba de Parauapebas e Região. (Com informações da Assessoria de Comunicação do bloco CBMB)

carnaval

Atrações nacionais vão animar o carnaval 2018 em Marabá

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) está com a programação de Carnaval quase fechada

Faltando apenas alguns detalhes, mas já divulgou as principais atrações da festa. Para animar o carnaval oficial da cidade, além de bandas regionais, a Prefeitura contratou duas bandas nacionais. Munik e Mariana e Koyote Luxuria, de Goiânia, vão se apresentar na abertura e encerramento da festa que vai durar quatro dias (10, 11, 12 e 13) de fevereiro.

O corredor da folia será montado na orla com um palco na Praça São Félix de Valois.  De acordo com José Scherer, secretário de Cultura, o objetivo é resgatar o carnaval. Por isso, a Secult está trabalhando em parceria com a Liga Carnavalesca de Marabá para organização dos blocos na avenida.

“Colocaremos à disposição os trios elétricos para que puxem os blocos, começando na praça Duque de Caxias em direção à Praça São Félix. Cada bloco vai ter seu espaço para apresentação”, explica o secretário.

Além disso, Scherer comenta que em Marabá existem cerca de 30 grupos carnavalescos. Este ano, a Prefeitura não oferecerá subvenção aos blocos. No entanto, terão toda a infraestrutura necessária para realização da festa será disponibilizada.

Scherer também deixa claro que as festas promovidas nos bairros e núcleos distantes do centro serão mantidas. É o caso dos bairros Liberdade, São Félix e Morada Nova. Ele ressalta também que os blocos tradicionais terão atenção especial.

“Estamos trabalhando para fazer o melhor carnaval da região, para que as pessoas não tenham que sair para outros municípios, pois o carnaval movimenta a economia do município”, enfatiza Scherer.

Em relação a programação do aniversário da cidade, diferente dos rumores que circulam nas redes sociais, o secretário afirma que ainda não há nenhuma atração confirmada.

carnaval

Tucuruí: Reunião define metas de segurança dos foliões durante o Carnaval

Reunião foi importante para alinhar as principais medidas e diretrizes para que o carnaval de Tucuruí

Na manhã desta terça-feira (9) aconteceu a primeira reunião do Projeto Integrado do Carnaval 2018. A Segurança da população durante a festa foi o principal foco e algumas medidas foram traçadas para garantir um carnaval seguro em Tucuruí.

A reunião é uma iniciativa da Prefeitura de Tucuruí, por meio da secretaria de Apoio à Segurança Pública em conjunto com a Liga das Escolas de Samba de Tucuruí (LIESTUC), além de apoio do 13º Batalhão de Policia Militar, 8º Grupamento de Bombeiros Militar, Samu e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano de Tucurui (CTTUC). Todas as demais secretarias do governo estarão empenhadas para garantir a alegria e tranquilidade dos brincantes durante o período de folia.

Pedro Paulo Barata, secretário de Apoio à Segurança Pública, explica que o projeto é dar segurança e definir locais e horários da folia. “Pretendemos que esse Carvanal seja um dos melhores, mas é preciso primar pela segurança de todos”, disse o secretário.

Ainda serão definidas em reunião posteriores sobre as vistorias dos locais que serão utilizados, os quantitativos de seguranças privados e agentes da Guarda Municipal (Gamasp) além de efetivo da Polícia.

Leo Magner, presidente da Liestuc, falou que a reunião foi importante para alinhar as principais medidas e diretrizes para que o carnaval de Tucuruí seja o melhor possível. Já no próximo domingo (14), os blocos de Tucuruí vão às ruas dando o primeiro grito de carnaval na cidade.