Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
segurança

Órgãos de segurança avaliam que o Carnaval 2018 foi tranquilo em Marabá

O número de homicídios caiu em 50% e o de roubos, 75%, durante os quatro dias da Folia de Momo
Por Eleutério Gomes – de Marabá 

Os representantes dos órgãos de Segurança Pública do Estado e do município reuniram os meios de comunicação locais, na manhã desta sexta-feira (16), no auditório do Comando de Policiamento Regional II, para fazerem um balanço da Operação Carnaval, realizada nos quatro dias da folia de Momo, de 10 a 13 últimos. A voz unânime foi de que tudo transcorreu tranquilamente, com os níveis de violência tendo queda acentuada em relação ao ano passado no mesmo período. A delegada Simone Amaro, chefe da 23ª Seccional de Polícia Civil, disse que a reunião foi convocada a propósito de notícia dando conta de vários homicídios ligados à quadra carnavalesca, quando, em verdade, foi o contrário.

“Trabalhamos muito, órgãos de segurança do governo e do município, e a nossa avaliação é positiva. Agradecemos à Imprensa pela cobertura, pois vocês são o termômetro para a população”, disse ela se dirigindo aos repórteres.

Ela afirmou saber das dificuldades e das falhas, como órgãos de segurança, às vezes por falta de um efetivo suficiente, mas destacou que todos, em conjunto, estão sempre se reavaliando para que possam melhorar. “Mas, aquilo o que cada um de nós, profissionais de segurança, pudemos fazer, foi feito. E, graças a tudo isso, o carnaval foi excelente”, enfatizou.

O tenente-coronel Franklin Roosevelt Fayal, comandante do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), disse que a avaliação da PM foi extremamente positiva, levando em conta que, em 2017, aconteceram dois homicídios diretamente relacionados ao carnaval e neste ano houve apenas um assassinato, mas sem relação alguma com a quadra carnavalesca, até mesmo pelo horário em que ocorreu, por volta do meio-dia. “Então, nós tivemos uma redução de 50% no quesito homicídio”, destacou o oficial.

Quanto ao número de roubos, em 2017, ainda segundo o comandante do 4º BPM, houve 54 casos registrados, já em 2018, esse número caiu para. Ou seja, teve uma queda de 75%.

“Então, isso foi empenho dos nossos policiais militares, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, DMTU e todos os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública tanto do Estado quanto de Marabá e da região”, avaliou Roosevelt.

Diante desses números, ele considera que o carnaval foi tranquilo e o balanço extremamente positivo para a população de Marabá. “Houve também uma intervenção policial já na terça-feira, quando uma quadrilha estava assaltando e aterrorizando no Cidade Nova e aconteceu troca de tiros com a Polícia Militar. Dois delinquentes tombaram e dois foram presos com revólveres calibre 38”, narrou o tenente-coronel.

Para o secretário municipal de Segurança Institucional, Jair Barata Guimarães, que tem sob sua responsabilidade o DMTU, a Guarda Municipal e a Segurança Patrimonial, o trabalho de todos foi “coroado de êxito”. Ele relatou apenas um acidente na Avenida 2000 – Bairro Belo Horizonte -, com morte, mas pela manhã, também fora do horário dos eventos carnavalescos.

Por seu turno, o secretário de Indústria, Comércio, Mineração, Ciência, Tecnologia e Turismo de Marabá, Ricardo Pugliese, disse que, diante do grande público que pulou o carnaval na cidade, estimado em 150 mil pessoas, os números apresentados pelos órgãos de segurança foram muito expressivos.

Pelo 5º Grupamento Bombeiro Militar, o major Paulo César, que teve de adaptar seu efetivo ao atendimento da população alagada ao mesmo tempo em que participava da Operação Carnaval, disse que o desempenho dos Bombeiros foi excelente tanto em relação aos desabrigados pela subida das águas do Rio Tocantins quanto na quadra carnavalesca.

“Tivemos uma estatística e 26 ocorrências, em verdade, 26 presenças relacionadas ao carnaval, mas apenas três ocorrências da nossa Unidade de Resgate”, detalhou ele.

A reunião teve também a presença de representantes da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os quais, fizeram coro aos demais e classificaram o carnaval como tranquilo.

carnaval

1º Zumba Folia promove carnaval diferente em Canaã dos Carajás

Projeto Viver Mais existe desde o ano passado e já possui quase 200 mulheres inscritas para as aulas de dança

Mais de 150 mulheres passaram o carnaval 2018 de uma maneira bem diferente em Canaã dos Carajás. Deixando de lado as festividades no Bosque Gonzaguinha e os blocos nas ruas, as mulheres aproveitaram o carnaval no Ginásio Antônio Chorão com a envolvente mistura de ritmos da zumba. A primeira edição do Zumba Folia já começou grande e trouxe ao ginásio as mulheres que já fazem parte do projeto Viver Mais.

Existente desde o primeiro semestre de 2017, o projeto começou com a iniciativa do professor André Chocolate. Graduado em educação física, André é especialista em vários ritmos musicais. Com o objetivo de proporcionar diversão, saúde e bem estar às pessoas, o professor pediu o apoio da FUNCEL no projeto: “Eu cheguei com a ideia e eles abraçaram a causa. De início, tudo começou tímido, mas foi ganhando grande proporção e hoje se tornou essa grande realização que estamos vendo.”

André também falou sobre os benefícios do projeto para as participantes: “Eu me sinto muito realizado com esse trabalho. Não em si pela zumba, mas o exercício, a atividade física, o bem estar que ela traz é muito prazeroso para o profissional. O projeto não acontece só por acontecer. Ele tem todo um cuidado com as alunas, a gente faz o acompanhamento. Agora mesmo faremos todo um balanço de peso, altura para saber como elas estão e damos as dicas de como se alimentar melhor. O projeto Viver Mais está ultrapassando barreiras e é um grande prazer estar aqui.”

A jovem Renata Oliveira participa do programa há quatro meses. Para ela, o Viver Mais é uma grande oportunidade: “Eu fiquei sabendo da zumba por uma amiga que fazia academia comigo. Os valores estavam um pouco salgados e aqui a gente consegue se exercitar, ter mais saúde sem pagar nada. Sem falar que essa é uma opção de lazer para a população. É realmente muito bom.”

Jander Fonteles, diretor-presidente da FUNCEL, falou sobre o Zumba Folia: “O projeto da zumba existe desde o ano passado, mas não era oficial. Quando cheguei na FUNCEL, havia a cobrança do professor Chocolate para que a gente colocasse a zumba na programação oficial. Então, a gente lançou o Viver Mais para ajudar as mulheres que não têm condições de pagar a academia. Então, olhamos com carinho e temos hoje uma boa estrutura para a realização desse evento.

As dedicadas alunas repetiam com entusiasmo os passos de dança de André Chocolate. Por cerca de uma hora diária, nos quatro dias de carnaval, o ritmo envolvente da zumba movimentou a mulherada. As inscrições para o projeto continuam abertas. Homens e mulheres que tenham interesse de participar, devem procurar a FUNCEL para fazer a sua inscrição.

Canaã dos Carajás

Em Canaã, milhares de foliões pulam carnaval no terceiro dia de festa

Com show animado do Forró Saborear, festividade fez a alegria de quem saiu de casa

Um carnaval para ser lembrado por muito tempo em Canaã dos Carajás, a edição de 2018 da festa popular vem agradando o folião e movimentando toda a cidade. Milhares de pessoas compareceram ao Bosque Gonzaguinha nesta terça-feira (12) para prestigiar o terceiro dia de folia, e não se decepcionaram com o que viram. Com muita organização, os foliões mostraram disciplina em todos os dias de festa e a paz predominou entre a multidão de festeiros canaenses.

Repetindo a dose de domingo (11), os jovens artistas locais Elizeu Viegas e Chiclete da Bahia fizeram o esquenta antes da principal atração da noite. Os dois cantores puseram a multidão para dançar ao som de vários sucessos nacionais da atualidade. O principal objetivo da escolha dos dois é a valorização dos artistas locais.

Presente no evento, o vereador Rael da Marcenaria destacou o carnaval da paz: “Eu fico muito feliz com o que estou vendo aqui nos últimos dias. A festa está muito boa, organizada e as pessoas estão tranquilas. Acho que é importante se divertir com total responsabilidade, educação e respeito ao próximo. Esse é o carnaval que queremos, de paz, festa e muita alegria. Esperamos que continue assim até o final.”

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), Jander Fonteles, também falou sobre a festa: “Graças a Deus está acontecendo tudo do jeito que a gente queria. Esse é um verdadeiro carnaval de paz em que todos estão brincando. Tudo está ocorrendo de maneira tranquila, conforme estávamos prevendo. Hoje já é o terceiro dia, as bandas locais deram um show no domingo e só tivemos elogios. Isso é muito bom para o nosso trabalho e queremos continuar assim.”

Principal atração da noite, o Forró Saborear veio ao palco por volta da meia noite. O cantor Breno Soltto falou sobre o trabalho da banda: “É um grande prazer para todos nós estar aqui em Canaã dos Carajás. A gente espera o ano inteiro pelo carnaval, por esse clima de festa. Nosso repertório é o melhor possível e cantamos o que está na boca do povo. Chegamos às 15:30 na cidade e o clima daqui é maravilhoso. É uma pena que não podemos ficar mais tempo, pois saindo daqui nós vamos rodar 900 quilômetros para tocar em uma cidade chamada Olho d’Água das Cunhãs, no Maranhão. É uma correria total, mas estamos aí na estrada para agradar o público.”

E a banda de fato agradou. Com mais de duas horas de show, Breno e sua equipe puseram o folião para dançar. A festa continua nesta terça-feira (13) com os shows das bandas Fruta Quente e Lamazon. Vale a pena conferir o desfecho do Carnaval 2018 em Canaã.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás: em pleno carnaval, carro capota e motorista fica ferido

Dois carros colidiram, resultando no capotamento de um deles e na fuga de um motorista do local do acidente

Um grave acidente aconteceu em plena zona urbana de Canaã dos Carajás na noite desta terça-feira (12). Segundo testemunhas, um carro seguia em alta velocidade pela Avenida 11 de Junho, perto do Bosque Gonzaguinha, local reservado às comemorações de carnaval. Ao chegar no cruzamento com a Rua Emílio Médici, o condutor deu de cara com outro veículo e, ao tentar desviar desviar, atingiu a traseira de outro carro.

O controle do veículo foi completamente perdido após a colisão: ele bateu no meio fio e acabou capotando, ficando com as quatro rodas para cima. Dezenas de curiosos deixaram o carnaval de lado para conferir a apreensão do homem. O motorista do outro carro fugiu sem prestar socorro no local do acidente, mas deixou para trás uma das placas do veículo que conduzia.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETTRAN) e o Corpo de Bombeiros foram acionados imediatamente e chegaram ao local instantes depois do ocorrido. O motorista ficou ferido e precisou ser resgatado das ferragens do veículo pelo Corpo de Bombeiros. Aparentemente sem problemas mais graves, o homem foi levado para o Hospital Municipal de Canaã dos Carajás.

O agente Franklin Almeida, do SETTRAN, falou sobre o acidente: “Nós não temos condições de remover esse carro, pois estamos sem o guincho no momento. Já o outro carro, o interesse total tem que ser do proprietário do carro capotado: ele vai ter que procurar o SETTRAN; nós temos a placa e podemos tentar localizar o endereço. Com o endereço, ele pode ir na delegacia e fazer a ocorrência contra o outro por ter fugido do local.”

Uma das testemunhas afirmou que o condutor dirigia o veículo com uma lata de cerveja na mão e isso pode ter contribuído para a perda de direção. Levado para o hospital, o motorista passa bem.

carnaval

Marabá vive um dos melhores carnavais dos últimos tempos

Com estruturas instaladas pela PMM no Núcleo Pioneiro, Liberdade, São Félix e Morada Nova, a Folia de Momo faz a alegria de multidões

Os dois primeiros dias de Carnaval em Marabá reuniram pelo menos 60 mil pessoas nos quatro locais de concentração montados pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Na Marabá Pioneira, Liberdade, São Félix e Morada Nova a folia começou cedo, na tarde de sábado (10), com as ruas ganhando ritmo e cor, com a saída do arrastão do bloco Tucunaré, que fez a festa entre a comunidade do Bairro Santa Rosa, resgatando o Carnaval das tradicionais marchinhas.

Os blocos Carrinho-de-Mão, Renegados e Bloco da Ciba também passaram pelo corredor da folia arrastando a multidão para o palco principal, na Praça São Felix de Valois, onde, à noite, a festa recebeu a animação do DJ Kadson, Banda Frevo Maior e a dupla, Munik & Mariane, que agitaram a noite com grandes sucessos da atualidade em ritmo de carnaval. Por todos os lados se via a presença de pais, com seus filhos, em um ambiente apropriado para diversão em família, como destacou a professora Thaísa Rabelo. “A festa está muito boa, muito bem organizada. Vimos muitas crianças e isso significa um carnaval com paz, amor e alegria”, disse.

Para a ambulante Maria Virgínia Moreira a festa foi ainda melhor, uma vez que com o grande número foliões, ela garantiu um bom lucro nas vendas. “A organização foi muito bem feita, o prefeito Tião está de parabéns. As vendas foram ótimas e estarei aqui todos os dias”.

Também participaram da festa de abertura, o vice-prefeito de Marabá, Toni Cunha e o secretário de cultura, José Scherer, que destacou a importância de preservar a Cultura na cidade. “É um grande movimento popular que acontece no país inteiro e em Marabá, conseguimos atender um grande número de pessoas na Velha, Morada Nova, São Félix e Liberdade”, pontuou o secretário.

No domingo (11), a festa continuou com o arrastão dos blocos Carro-de-mão, Um Dia de Princesa, Xodó da Mama Vó (infantil), Copo Furado e Vai como pode. No corredor da folia passaram o bloco “Alegria não tem idade”, da Seasp, “Doido é tu”, da Secretaria de Saúde e o “Doce beijo da madrugada”.

No palco principal da Orla, a festa foi comandada por Cleiton Essencial e a Banda Carnavalesca de Marabá. A festa seguiu também pelos bairros Liberdade, São Félix e Morada Nova com atrações locais.

A abertura da noite ficou por conta da Banda Carnavalesca, que até 00h30 levantou a multidão com marchinhas. Cleiton subiu ao palco por volta de 1 h levando o swing e não deixando a multidão parada um só minuto. A Prefeitura Municipal se preocupou em valorizar também artistas da terra, proporcionando que a economia alavanque cada vez mais na cidade.  O fechamento do carnaval marabaense promete ser fenomenal, na Terça-feira Gorda (13), com a Banda Koyote Luxúria.

O vocalista da Banda Carnavalesca, José Messias disse que o objetivo é fazer o verdadeiro carnaval, pois poucas bandas resgatam esse ritmo. “Fazemos a vontade do povo e todos gostaram das marchinhas”, afirmou Messias que, prometeu voltar no fechamento do carnaval, na Terça-feira Gorda.

Cleiton Essencial, subiu ao palco com muita empolgação após a Banda Carnavalesca. Artista da terra, apesar de ser carioca, Cleiton escolheu Marabá para viver e constituir família. “Para mim é uma satisfação imensa participar dessa linda festa bem organizada”, apesar de ter chegado de Parauapebas minutos antes de começar o show, o cantor não deixou a desejar agradando os foliões.

(Com informações da Ascom/PMM)
segurança

Olhar Digital de Tucuruí é inaugurado

12 câmeras já estão funcionando e monitorando locais específicos da cidade e os primeiros testes já acontecem durante o Carnaval

Na manhã desta sexta-feira (9) aconteceu a inauguração do Olhar Digital de Tucuruí, sistema de videomonitoramento que vai resguardar a população 24h e 7 dias por semana. 12 câmeras já estão funcionando e monitorando locais específicos da cidade e os primeiros testes já acontecem durante o Carnaval. Tudo para proporcionar segurança para a população e aos foliões durante a festa de Momo. O sistema que é um dos mais avançados da América Latina.

O Prefeito Bena Navegantes e diversas autoridades dentre eles o prefeito de Novo Repartimento, Amizade, secretários de Governos, Procurador do Município, vereadores, membros e representantes do Ministério Público, da Policia Militar, da Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, CTTUC, SAMU e GAMASP, participaram da solenidade que apresentou o sistema de monitoramento.

Os profissionais que já receberam treinamento utilizarão câmeras específicas para o monitoramento de todos os eventos que compõem a programação do Carnaval em Tucuruí. “O objetivo é proporcionar segurança aos brincantes e coibir qualquer tipo de distúrbio que atrapalhe a festa. Com a instalação do sistema de monitoramento, esperamos que os índices de crimes e violência reduzam drasticamente. Será um ótimo aliado e é uma excelente ferramenta de combate à criminalidade”, explica o Prefeito Bena Navegantes.

A Prefeitura de Tucuruí, iniciou os trabalhos de instalação e testes das câmeras de monitoramento de segurança pública para coibir ainda mais as ações de bandidos no último dia 11 de janeiro.

A Central de Monitoramento, a princípio, ficará instalada na sede da Prefeitura do município. 35 profissionais trabalharão na central, sendo Policias Militares e Civis. Todos receberam capacitação durante uma semana, ofertado pela empresa que instalou os equipamentos.

No total, até abril, serão instaladas 50 câmeras em diversos pontos da cidade, visando a dar maior sensação de segurança e a tranquilidade aos moradores da cidade. A câmeras são de última geração e geram imagens em infravermelhos. Com a instalação do sistema, Tucuruí será um dos poucos municípios do Pará a contar com uma Central de Monitoramento de última geração para auxiliar o combate ao crime.

As câmeras serão instaladas ainda nas entradas e saídas da cidade monitorando o tráfego para os municípios vizinhos.

Por rádio, as equipes de monitoramento estarão auxiliando as guarnições e agentes das policias Civil e Militar, além de bombeiros e agentes de trânsito. As câmeras de monitoramento auxiliarão ainda nos atendimentos emergenciais de saúde feitos pelo SAMU.

Carnaval

PM e Settran dão início às fiscalizações pré-carnaval em Canaã dos Carajás

Operação itinerante passou por vários bairros de Canaã e apreendeu veículos em situação irregular

Dando início às fiscalizações pré-carnaval, a Polícia Militar de Canaã dos Carajás, em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran), fizeram uma operação itinerante na manhã desta quarta-feira (7) em Canaã dos Carajás. A operação percorreu vários bairros da cidade, entre eles, João Pintinho, Vale Dourado, Novo Horizonte e Centro. A ação conjunta dos órgãos pretende coibir atos ilícitos no município e averiguar veículos em situação irregular circulando na cidade.

Na manhã de quarta, várias abordagens foram feitas e várias pessoas revistadas. Ao verem a barreira de agentes, alguns engraçadinhos tentaram fugir do bloqueio, mas foram alcançados pelas motocicletas da PM.  Escoltados pelos policiais, os motoqueiros fujões viram as motocicletas que pilotavam serem levadas pelo guincho do Settran por conta de irregularidades. A grande maioria dos veículos estava sem placa.

Logo pela manhã, nas primeiras horas de operação, uma motocicleta também sem emplacamento foi apreendida e levada para o pátio do Settran. Por lá, os agentes fizeram a consulta e constaram que o veículo era roubado. A PM, então, levou a motocicleta para o pátio da Delegacia de Polícia para procedimentos legais.

À frente da operação, o tenente Guimarães concedeu entrevista: “As operações estão ocorrendo diariamente e serão intensificadas agora nessa semana em que acontece o carnaval. Receberemos reforço, ainda estou aguardando o quantitativo que vem de Parauapebas, mas a segurança será garantida pela PM e também pelo Settran. O policiamento será mantido tanto no evento quanto para cumprir as ocorrências na cidade. Nessas operações que fazemos, fiscalizamos os veículos sem placa para ver se não são objeto de furto e roubo.”

Na operação, um homem preso recentemente por roubar motos em Canaã foi parado pela polícia. Sem o porte do alvará de soltura, a Polícia Militar achou melhor direcioná-lo até a Delegacia de Polícia para a averiguação da sua atual situação: “Abordamos esse cidadão e ele disse que saiu na sexta-feira do presídio. Ele é acusado de vários roubos. O indivíduo foi conduzido para saber se foi realmente solto ou se é foragido” explicou o tenente.

O agente Frank, coordenador da ação por parte do Settran, também falou sobre as fiscalizações: “Todos os veículos com registro de furto passaram pelo procedimento normal, que é ser levado para a Depol.  Já os que não tem, devem passar aqui no Settran para regularizar o veículo. Na época de carnaval as pessoas tentam ser eufóricas e isso nunca é bom. O Settran orienta que as pessoas não misturem bebida e direção. As operações vão continuar e as pessoas devem regularizar os seus veículos o quanto antes.

Além da motocicleta roubada, outras sete irregulares foram apreendidas e levadas para o órgão. Nenhuma delas tinha registro de roubo, mas só serão liberadas com a devida regularização do proprietário.

carnaval

Tucuruí fará um dos melhores carnavais do Pará

Desfile de escolas de samba, blocos de rua, micareta e muitos shows com artistas nacionais e regionais são algumas das atrações preparadas pelo município para o Carnaval 2018

Para quem quer cair na folia de momo com segurança e infraestrutura, a pedida é vir para o Carnaval de Tucuruí. Sinônimo de alegria, a festa começou ainda em janeiro com os arrastões das domingueiras dos blocos no pré-carnaval, dentre eles, o folclórico Minhocão, que tem arrastado multidões de foliões. Este ano a diversão está garantida com a programação oficial que inclui o retorno do desfile das escolas de samba da cidade.

A programação oficial do Carnaval Solidário inicia no próximo dia 10 e segue até 13 de fevereiro e este ano a Prefeitura de Tucuruí vai distribuir 10 mil abadás que poderão ser adquiridos com a doação de sangue e em troca de alimentos não perecíveis que serão doados para famílias carentes do município. Assim, o folião vai brincar o carnaval sabendo que ajudou muitas pessoas que precisam.

Quem optar pela festa em Tucuruí, vai se divertir com atrações nacionais e regionais. Os blocos “Minhocão”, “Os Coxinhas”, “Os Tesouras” e “Mapará na Grelha” arrastam uma multidão ao corredor da folia, nas escadarias de Santo Antônio.

No sábado (10 de fevereiro), o cantor Tchello Carvalho, revelação da Bahia, é o destaque da festa. No domingo (11) as cantoras Silvânia e Paulinha, ex-Calcinha Preta, puxam o mega-trio FARAO pelas ruas da cidade até as Escadarias. Já na segunda-feira (12) acontece o desfile das Escolas de Samba de Tucuruí, Unidos de Tucuruí, Jaqueira, Matinha, Getat e Colinas voltam a ser atração do desfile que não acontecia há três anos. Na terça-feira (13) de Carnaval a folia vai ser no ritmo de axé com a banda Chicaramba.

Apresentam-se também as bandas Tom de Alerta; Meu Forró dos Tops; Swing du Panda; Rodrigo Mendes; Chuchy Rodrigues; Léo Nicácio; Love Top; Anauana Moraes; New Groove; Igor Nemo; Vanessa Cantão; Caferana Pop; Thiagop Castro; Emerson Batista; Edu Santana; Valéria Menezes e Tom Gleytom.

Na festa, a segurança vem em primeiro lugar e a Prefeitura durante todo o período de Carnaval vai contar com o apoio de um efetivo de 150 agentes da Polícia Militar, GAMASP, Bombeiros, SAMU 192 e CTTUC.

O horário das domingueiras continua sendo até as 20h. Já nos quatro dias do Carnaval, conforme a Legislação Municipal a festa vai até às 4h (sexta-feira, sábado e segunda-feira) e até 1h30 (domingo e terça-feira). Haverá percurso com saída da Feira Municipal até às Escadarias, o Trio Elétrico, durante o Carnaval, iniciará o percurso na Arena da Folia (em frente ao colégio Nazaré de Oliveira) e seguirá até as Escadarias.

error: Conteúdo protegido contra cópia!