Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Visita
O presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Ricardo Ferreira Nunes, estará hoje, 28, às 16 horas, visitando as obras do Fórum em Parauapebas. A obra, em fase de conclusão, é fruto de um convênio envolvendo a Vale, Prefeitura de Parauapebas e TJPA. Alem de visitar a obra, o presidente tratará da instalação da Vara Fazendária na Comarca.

De novo
Ex-governador do Amazonas por três mandatos, Amazonino Mendes (PDT) foi eleito para o cargo pela quarta vez ontem em eleição suplementar para cumprir um mandato de pouco mais de um ano.

Sicred
O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,5 milhões de associados e presença em 21 estados brasileiros – está entre os maiores do País, de acordo com o ranking Valor 1000. A instituição destacou-se em 12 indicadores do anuário. No ranking dos 100 Maiores Bancos, o Sicredi ficou em 11º, subindo cinco posições em relação ao ano anterior.

Feira
Após nove dias de exposições de produtos de mais de 20 países, promovendo também o trabalho de artesãos de todo o país, terminou neste domingo, 27, a 7ª Feira do Artesanato Mundial (FAM), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém

7 de setembro
Com a proximidade do 7 de setembro, data em que é comemorada a Independência do Brasil, a Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) se prepara para o desfile cívico promovido pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A concentração do desfile será na Rua Rua E, seguindo até a Praça de Eventos. Este ano, 36 guardas vão participar da solenidade, sendo 27 deles participando da marcha e outros nove divididos em três viaturas e três motocicletas.

Refis
Em época de crise, os contribuintes que devem ao município de Parauapebas estão com uma oportunidade única de renegociar suas dívidas este ano, para começar 2018 sem pendências com o Fisco e livres de uma grande dor de cabeça. Quem deve Imposto sobre Serviços (ISS), Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e alvarás de funcionamento só precisa procurar o Departamento de Arrecadação Municipal (DAM), das 8 às 14 horas, e se inscrever no programa de Recuperação Fiscal 2017, o Refis, instituído pela Lei nº 4.691/17. O DAM fica na rua F, nº 244, no bairro União.

Troca (s)
A prefeitura de Parauapebas promete para essa semana mudanças no primeiro escalão da gestão. Ainda não foram anunciados nomes ou quais secretarias terão os gestores alterados, mas, segundo uma fonte do Blog, as mudanças visam melhorar as ações da prefeitura e estreitar o relacionamento político entre o executivo e o legislativo.

DAM
O Departamento de Arrecadação Municipal de Parauapebas – DAM – tem feito um trabalho de ponta em alta fiscalização desde o inicio da gestão, focando grandes empresas como instituições bancárias que já estavam sendo alcançadas pela prescrição e outras grandes empresas. A estratégia é a capacitação técnica implantada no DAM (prata da casa) e constante acompanhamento de cada trabalho. Conforme informação da JUCEPA a este Blogger, o Departamento de Arrecadação já está emitindo, desde sexta-feira (25) o Alvará Digital, um grande  avanço no tocante a prazo para quem vai pedir o documento pela primeira vez, já que por lá tá tudo informatizado.

Pedra fundamental
O presidente da Câmara Municipal de Eldorado do Carajás, vereador Heraldo Farias (PTB) lançou, no sábado (26) a pedra fundamental da obra do prédio da CMEC. Segundo o presidente, aquela casa legislativa já pagou cerca de oito milhões de reais em aluguel e que pretende, com a obra, economizar esse dinheiro.

Coluna

Rapidinhas

As últimas notícias de uma maneira bem fácil

Onda Verde
Pelo menos 100 policiais da Força Nacional de Segurança vão atuar em uma operação ambiental no Pará. Os militares saíram, nesta terça-feira (25), de Brasília para a região de Novo Progresso, área de conflito no sudoeste Paraense, onde devem chegar até a próxima sexta-feira (28). A operação, batizada de Onda Verde, tem o objetivo de coibir o desmatamento e o comércio ilegal de madeira.

Onda Verde II
A região de Novo Progresso, onde os militares vão atuar, é a mesma onde no início do mês dois caminhões-cegonhas que transportavam 16 viaturas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram incendiados, depois de sofrerem uma emboscada. Os carros destruídos seriam utilizados por equipes do Ibama em fiscalizações ambientais. Os criminosos não foram identificados.

Solidariedade
O Conselhor Regional de Enfermagem do Pará emitiu uma nota de pesar logo após a morte do prefeito de Tucuruí, Jones William. Ele era inscrito no Conselho desde abril de 2013. Na nota assinada pelo plenário do Conselho, o Coren diz que lamenta profundamente o ocorrido e espera que as autoridades policiais esclareçam o mais rápido possível o crime. A polícia ainda não tem suspeitas sobre os assassinos do prefeito.

Marabá
O município de Marabá receberá ação de combate a hepatites virais amanhã, quinta-feira (27) e sexta (28). O evento será promovido pelo Sesc. O Ministério da Saúde adotou julho como o mês de luta e prevenção à doença. O evento acontecerá no Sesc em Marabá, no Espaço Saúde (Av. Transamazônica, 1925 – Cidade Nova), das 12h às 16h/17h às 18h.

Em baixa
95% dos brasileiros desaprovam a forma como o presidente Michel Temer (PMDB) atua no país e 95% acreditam que o Brasil está no rumo errado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25) e fazem parte da pesquisa Pulso Brasil, realizada mensalmente pela Ipsos Public Affairs desde 2005. O levantamento foi feito entre os dias 1º e 14 de julho e entrevistou 1.200 pessoas em 72 municípios brasileiros em todas as cinco regiões do país.  A Ipsos é uma empresa internacional de pesquisa e de inteligência de mercado, presente em 88 países.

Troca?
Especula-se nas redes sociais a troca do secretário de saúde de Parauapebas, Francisco Cordeiro, pelo petista Luiz Vieira. Vieira já foi secretário de meio ambiente e de administração em outros governos de Darci Lermen. Consultado pelo Blog, o alto escalão do governo municipal nega a troca. Fontes ouvidas pelo Blog afirmaram que a vereadora peemedebista Eliene Soares faz forte lobby para emplacar Vieira na saúde.

Eleição suplementar
No Amazonas os eleitores irão às urnas no próximo dia 06 de agosto para escolher novo governador e vice-governador. É que o TSE cassou os mandatos do então chefe do Executivo amazonense, José Melo, e de seu vice, Henrique Oliveira, por compra de votos nas eleições de 2014.

Em campanha
Levantamento feito pelo HuffPost Brasil com base nas informações públicas da agenda de nove ministros mostra concentração de viagens e de compromissos nos estados em que há interesse nos votos da população nas eleições do ano que vem. Os pré-candidatos priorizam reuniões com lideranças locais ou eventos que não têm relação direta com a atividade da pasta.

Em campanha II
À frente do Ministério da Integração, Helder Barbalho (PMDB) registrou 52 dias de compromissos no Pará de julho de 2016 a julho de 2017. Na agenda há também sete viagens ao estado natal sem detalhar as atividades e 9 dias de despachos internos na sede da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), em Belém. No mesmo período, o peemedebista teve compromissos em outros estados em 37 dias, além de ter acompanhado Temer nas três viagens do presidente ao Nordeste. Constam ainda duas viagens a São Paulo sem detalhes de agenda. Em 2018, Helder Barbalho planeja se eleger governador do Pará. Nas últimas eleições, ele foi derrotado pelo tucano Simão Jatene, que conquistou a reeleição.

Professores
Na quarta-feira (19), a Justiça do Pará determinou que o governo do estado conceda aos professores o pagamento do piso nacional para a categoria no valor de R$2.135,64. A decisão foi bombástica para o governador Simão Jatene (PSDB). Ele alega que, em virtude de gratificações, abonos e vantagens, o rendimento já ultrapassa o piso. Apesar das alegações, não haverá jeito. Jatene terá de cumprir a sentença.

Força-tarefa
A Promotoria de Meio Ambiente de Marabá realizou ontem, dia 25, reunião com representantes de várias entidades de Marabá para formação de uma força-tarefa de combate ao desmatamento e queimadas que estão assolando as áreas urbana e rural do município. A Prefeitura vai adquirir três caminhões pipas para essa “brigada” e as entidades farão uma série de ações preventivas e repressivas contra as queimadas, muitas das quais acontecem em ZEIA’s (Zonas Especiais de Interesse Ambiental).

Especialização
Os profissionais Johnathan Michell e Rebeca Schram, da Top Dente Parauapebas, estão fazendo um curso de Harmonização OroFacial no Estado do Paraná e trarão em breve várias novidades para Parauapebas, entre elas o tratamento do ronco com aplicação de toxina botulinica (Botox); o tratamento de Cefaléias tencionais com uso da toxina; e efeito Nefertiti, com aplicação de toxina botulinica (Botox), tão desejado pelas mulheres. O curso está sendo ministrado pelo renomado professor Antonio Celória.

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região.

Curionópolis

Foi publicados hoje (09) decreto nomeando o advogado Julio Cesar Sá Gonçalves como novo Procurador Geral do Município de Curionópolis. Formado pela Universidade Ceuma, em São Luiz do Maranhão, há 17 anos, Julio Cesar foi Procurador-Geral dos Municípios de Açailândia/MA, Balsas/MA e Parauapebas/PA. Expert na área jurídica, o novo PGM atuava na assessoria em direito público em diversos municípios há mais de 10 anos.

Curionópolis II

Outro que foi nomeado hoje em Curionópolis foi o ex-coordenador da Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura de Parauapebas na gestão Valmir Mariano, Aílton Cúrcio. Ele assume a secretaria de Planejamento e Gestão daquele município.

Curionópolis III

Já a pasta da Controladoria Geral do Município de Curionópolis será gerida pela advogada Elinete Viana de Lima. Formada em 2002 pela UFPA, Elinete atuou por 10 anos como Assessora Jurídica na Prefeitura de Parauapebas. Antes trabalhou no INCRA no período compreendido entre os anos de 2003 e 2007.

Curionópolis IV

Quem já está em Curionópolis desde o início da gestão Adonei Aguiar como secretário de Administração e nos últimos dias acumulava também a do Planejamento é Sergio Ramos. Considerado homem de confiança do prefeito, Sergio também ocupou papel importante na gestão Valmir Mariano em Parauapebas.

Pau D’Arco

A chacina de dez trabalhadores rurais ocorrida em Pau D’Arco, no sudeste do Pará, no dia 24 de maio, será tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado nesta segunda-feira (12), a partir de 9h. Foram convidados para o debate, entre outros, representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e de diversos órgãos e entidades ligadas aos direitos humanos. A audiência será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular por meio do Portal e-cidadania (www12.senado.leg.br/ecidadania/) e do Alô Senado (0800-612211).

Os 50 mais

O blogueiro Marcelo Marques, o Bacana, recebe convidados amanhã (10), às 21 horas, no Armazém 500, em Belém, para o lançamento do livro das 50 Personalidades Mais Influentes do Pará – 2016/2017. Na oportunidade os 50 escolhidos por voto popular em seu conceituado site receberão uma Comenda alusiva. Daqui de Parauapebas foram eleitos como 50 Personalidades mais influentes do Pará o prefeito Darci José Lermen; o presidente da CMP, vereador Elias Ferreira de Almeida Filho; o deputado Gesmar Costa; este blogueiro, Zé Dudu; e a contadora Onilce Pereira.

Santo Antônio
Em Parauapebas, a comunidade católica de Santo Antonio realiza a novena ao seu padroeiro de 04 a 12 de junho, sempre às 19 horas. No dia dedicado a Santo Antonio (13) haverá missa a ser celebrada na própria comunidade. A programação do período inclui um animado festejo entre os dias 10 e 13 de junho, e ainda uma feijoada no dia 11, a partir de 11h30, ao preço de R$ 10,00. A comunidade de Santo Antônio fica localizada na rua Gibraltar, nº 17, bairro Vila Rica.

CMJ
Em Parauapebas, a Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), abriu inscrições para os cursos de qualificação profissional por meio do programa PRONATEC Voluntário. Jovens de 15 a 29 anos poderão fazer sua inscrição na Coordenadoria Municipal da Juventude de 8:00 as 14:00, de segunda a sexta-feira

Coluna

Rapidinhas

As últimas da região

Sem transparência

A Prefeitura Municipal de Parauapebas efetuou o pagamento dos funcionários públicos do município em 27 de janeiro. Todavia, passados treze dias, ainda não lançou os dados da Folha de Pagamento no Portal da Transparência, descumprindo o que reza a Lei. É bom lembrar que em entrevista ao Blog, há dois anos, ao ser perguntado se havia alguma arrependimento após 8 anos de governo, o atual prefeito Darci Lermen disse: “eu abriria mais as contas, agiria com mais transparência. Eu era muito fechado para os dados, para as informações.” Parece que não mudou!

Operando no caladinho

Para quem não sabe, a badalada fábrica da Correias Mercúrio em Marabá já está funcionando em três turnos, ainda em escala de testes, no Distrito Industrial, embora ainda não tenha ocorrido a inauguração oficial do empreendimento. O grupo tem sede em Jundiaí-SP e a unidade de Marabá exigiu investimentos da ordem de R$ 100 milhões, tornando-se a primeira a produzir correias transportadoras no Norte do país. A empresa explica que vai atender clientes do Norte, Nordeste e Centro Oeste, mas sabe-se que a principal cliente é a Vale, principalmente depois que inaugurou o S11 D, que utiliza bastante correias transportadoras. O número de empregos gerados na Correias Mercúrio e a data para inauguração oficial ainda são um mistério.

Sem combo no Carnaval

Até agora, o prefeito de Marabá, Tião Miranda, não nomeou secretário municipal de Cultura, mas garante que esta secretaria não foi extinta. Mas também não deu previsão para nomeação de um titular para a pasta. Os ativistas culturais preveem que ele deve fazer isso apenas depois do carnaval, pois quer evitar cobranças ao novo secretário – e por extensão a ele – para realização da festa momesca. É que, tradicionalmente, a Prefeitura banca a infraestrutura e ainda oferece de combo dinheiro vivo para que os blocos carnavalescos organizem suas festas. Os poucos blocos que vão às ruas, serão por conta própria, sem sonorização paga com dinheiro público.

PCCR no forno

A Semed já preparou a minuta para um projeto de lei que deverá encaminhar à Câmara ainda no mês de fevereiro para reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério, devendo afetar mais de 5 mil servidores, obviamente diminuindo rendimentos. Nesta sexta-feira, às 10 horas, o secretário de Educação, Luciano Dias, vai à Câmara numa reunião informal com os vereadores para apresentar a minuta e fazer uma discussão prévia, para tentar não pegar os edis de surpresa e tentar evitar grande polêmica em Plenário.

2018 antecipado

O ano de 2017 está apenas começando, mas o mês de outubro de 2018 parece mais próximo do que se pensa. Que o digam os pretensos candidatos a deputado na região. De Marabá, vários nomes já se levantam e começam as articulações com essa finalidade. O presidente da Câmara Municipal, Pedro Correa, busca se fortalecer e depende do bom andamento do governo Tião Miranda, a quem está atrelado. O prefeito e ex-deputado estadual seria o cabo eleitoral mais influente de Pedrinho, como é mais conhecido.

2018 antecipado II

Mas dentro do mesmo grupo político, só que na ala mais empresarial, cogita-se o lançamento do nome de Ítalo Ipojucan Costa, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá. Ipojucan já foi vice-prefeito de Tião em outro mandato e agora se fortalece mais ainda dentro do grupo e do governo, já que é sogro do vice-prefeito Toni Cunha.

Só por seleção

Acatando recomendação do Ministério Público Estadual e tentando fugir de indicações políticas, como de vereadores, por exemplo, o prefeito Tião Miranda determinou que as poucas contratações que algumas secretarias municipais têm de fazer neste início de governo ocorram através de processo seletivo. Assim, as filas na Secretaria de Educação e na SDU, por exemplo, foram enormes no início desta semana. Para evitar o amontoado de pessoas na secretária, o titular da Semed, Luciano Dias, determinou que os interessados em uma vaga devem cadastrar currículo a partir desta sexta-feira, dia 10, no endereço semed2017@maraba.pa.gov.br e esperar sentado em casa por um telefonema.

Motim

Após o princípio de motim ocorrido no início da semana na carceragem do bairro Rio Verde, em Parauapebas, a justiça determinou a transferência de 20 presos para Belém. A maior reclamação dos presos é quanto ao adiamento de audiências previamente agendadas.

Rapidinhas

Rapidinhas

Greve
Mais de 10 mil professores da rede estadual de ensino do Pará entraram em greve por tempo indeterminado nessa quarta-feira (25). O impasse entre professores e governo deixa 700 mil alunos fora da sala de aula. Os professores da rede estadual de ensino foram recebidos por representantes da Secretaria de Educação (Seduc) e da Secretaria de Administração para tratar das reivindicações da categoria. Após a reunião, o governo se comprometeu em pagar o piso salarial do professor e o retroativo. A primeira parcela será paga no mês de maio.

Julgamento
A Vara Criminal de Parauapebas, que tem como titular o juiz Líbio de Araújo Moura, vai participar, mais uma vez, da Semana Nacional do Júri. Serão realizadas quatro sessões do Tribunal do Júri entre os dias 13 e 16 de abril.

Posse
Zacarias de Assunção Vieira Marques (PP), primeiro suplente da Coligação “Unidos por Parauapebas”, com 1.431 votos na eleição de 2012 foi oficialmente convocado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parauapebas para assumir o cargo deixado por João do Feijão (SD), que assumiu a secretaria de esportes no início da semana. A posse de Zacarias será na próxima terça-feira (31) às 16 horas.

Mulher
Para fechar o XXV Encontro da Mulher de Parauapebas, que acontece desde 7 de março, uma programação cheia de atrações a partir desta quinta, 26. As atividades começam às 16h, com a tradicional Marcha das Mulheres e Grito da Paz.  A concentração acontecerá na PA-275, em frente ao Quartel da Polícia Militar. De lá, a marcha seguirá até Praça de Eventos, onde acontecerá o show com a banda católica Adoradores de Deus com Louvores, que sobe ao palco, às 22h. Amanhã, 27, tem apresentação gospel com o grupo Forró de Deus, às 22h. No sábado, 28, a banda Anjo Azul encerra a festa com show de forró,a partir das 23h.

Dança
A sede da Cia. de Dança Yaguara receberá no próximo sábado, dia 28, uma oficina de Dança de Salão para nível intermediário, nas modalidades bolero estilizado e samba de gafieira, ministrada por professores de São Paulo. O curso acontecerá das 8h às 14h e as inscrições podem ser feitas na sede do Yaguara, na Folha 28 Qd. 39 lote 01B – atrás da nova academia Tribal. A iniciativa faz parte da programação do ano da companhia de dança, que tem como patrocinadora a SINOBRAS.

Futebol
Depois de empatar os dois primeiros jogos do segundo turno do Campeonato Paraense 2015, contra o Gaviões em Marabá, e contra o Paragominas em casa, a equipe do Parauapebas Futebol Clube tentará a primeira vitória no próximo sábado, 28, no estádio Colosso dos Tapajós, em Santarém, às 20 horas, contra o Tapajós. Depois, no dia 08 de abril, o Parauapebas enfrenta o Paysandu, em Belém.

Esclarecimentos
Os vereadores Devanir Martins e Odilon Rocha de Sanção, do Solidariedade, entraram com uma petição na ação movida pelos vereadores que fazem oposição ao prefeito Valmir Mariano contra o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Ivanaldo Bras, pedindo à juíza esclarecimentos sobre os fatos ocorridos na CMP no último dia 03.  Circula em alguma mídias que Parauapebas teria dois prefeitos.

Sangue
O hemocentro Regional de Marabá (HRM) segue com as ações para captação de doações voluntárias de sangue até a próxima sexta-feira, 27, quando encerra-se no município a campanha coordenada pelo Hospital Regional do Sudeste Dr. Geraldo Veloso. Atualmente, 37 municípios do Sul e Sudeste paraenses são atendidos pela unidade do Hemocentro de Marabá. Durante toda a quinta-feira, a coleta será realizada no ambulatório do Hospital Regional, de 8h às 17h. Em Marabá, a campanha chega à 24ª edição.

Campanha
Está na reta final a campanha “Mamãe Feliz”, realizada pela Comissão da Mulher da Subseção da OAB em Parauapebas que busca arrecadar fraldas que serão doadas às famílias carentes do município. Quem quiser participar pode entregar as fraldas na sede da OAB local, na Rua D. A campanha vai até o dia 31 de março.

Corregedor
O direção da Subseção da OAB em Parauapebas e advogados da região esteve reunida com o Corregedor Regional do Tribunal Regional do Trabalho para a 8ª Região, Gabriel Napoleão Velloso Filho,  ontem (25), na sala de audiências da 2ª Vara do Trabalho. Durante o evento, o corregedor ouviu a demanda da classe visando a melhoria dos trabalhos em Parauapebas.

Semsi
O Secretário Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão Parauapebas, Hipólito Gomes esteve ontem em Belém com o Secretário de Segurança Pública do Pará, General Jeannot Jansen da Silva Filho para tratar do convênio para o curso de formação da guarda municipal. Leonardo Pinheiro, presidente do Conselho da Comunidade em Parauapebas acompanhou o gestor da Semsi e aproveitou o ensejo para entregar ao secretário de estado um relatório da atuação do Conselho em Parauapebas.  o General se mostrou surpreso e feliz com os avanços do Conselho e prometeu apoio.

Rapidinhas

Rapidinhas

Café da manhã
Bastante proveitoso o café da manhã oferecido pelo presidente da Câmara Municipal de Parauapebas à imprensa na manhã desta quarta-feira (11). Na oportunidade, o presidente Brás (SDD) apresentou a nova Mesa diretora e funcionários do seu primeiro escalão. Os jornalistas Waldyr Silva e Fábio Sacramento serão os responsáveis pela Assessoria de Imprensa daquela casa. Durante o evento, Brás disse que não pretende, nesse momento, realizar nenhum concurso público para o preenchimento de vagas e que em sete dias publicará o edital para contratação de uma agência de publicidade para atender a Câmara, que terá orçamento de R$900 mil para esse fim.

Dom de Midas?
Por falar em Câmara, ser vereador em Parauapebas parece ser mesmo um achado para alguns que conseguem se eleger. O ex-presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, professor Josineto Feitosa, com apenas 24 meses legislando parece ter o dom de Midas. Corre a boca pequena que Josineto fez oferta milionária para adquirir um canal de TV em Parauapebas. Estaria até convidando colegas jornalistas para fazer parte do quadro de funcionários da mencionada TV. Segundo informações, o nobre vereador já teria dado meio milhão para o atual dono do canal como garantia do negócio. Verdade ou não, sou daqueles que acredita que onde há fumaça, há fogo…

Paraense 2015
O Campeonato Paraense 2015 prossegue hoje com sua terceira rodada.  Em Castanhal o Parauapebas Futebol Clube enfrenta o Castanhal às 20h30 no Estádio Máximo Porpino, com transmissão ao vivo pela Rádio Liderança FM para Parauapebas e região. Nas duas primeiras rodadas, ou oito jogos, segundo borderôs da FPF, o campeonato teve um público pagante de 42.247 pessoas. Gavião e Parauapebas são os clubes que tiveram o pior desempenho de público como mandantes, com 362 e 405 pagantes respectivamente.

Carnaval
Mais de 35 mil testes rápidos de HIV e Hepatites, e 1,5 milhão de preservativos serão distribuídos entre os 144 municípios paraenses durante carnaval 2015 pela Secretaria de Saúde do Pará.

Em baixa
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou nesta terça-feira (10), o primeiro informe de 2015 sobre a situação da dengue no Pará. Até o momento, sétima semana epidemiológica, foram notificados 504 casos suspeitos, dos quais 73 confirmados. No mesmo período de 2014, o Estado notificou 1.419 casos, com confirmação de 540, queda de 86% em relação ao ano passado. Belém (36), Senador José Porfírio (nove), Marabá (três), Altamira (um) e Santarém (um) são os municípios com maior incidência de casos confirmados este ano.

Fiscalização
A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) inicia na próxima sexta-feira (13) a “Operação Carnaval”, que vai fiscalizar terminais rodoviários e hidroviários com grande fluxo de pessoas. Equipes volantes também vão atuar em estradas federais e estaduais. A operação encerra na quarta-feira (18) de cinzas. Os usuários que se sentirem prejudicados podem registrar reclamação por meio dos canais de atendimento da Arcon, pelo número de telefone 0800-0911717 ou pelo e-mail ouvidoria@arcon.pa.gov.br.

ACIP 
A nova diretoria da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (ACIP) empossada no último dia 30 de janeiro para atuar no biênio 2015/2016, divulgou, através do presidente Humberto de Araújo Costa, o plano de ação e metas que será desenvolvido pela entidade. No documento constam 33 itens que buscam a luta pela ampliação dos benefícios aos associados e o fortalecimento da classe empresarial visando a geração de emprego e renda no município.

Cancelado
A Fadesp, instituição responsável pela elaboração das provas do concurso da Prefeitura de Parauapebas, regida pelo edital nº 001/2014, após reunião e aprovação da Diretoria Executiva da Fadesp e comissão do concurso público da Prefeitura de Parauapebas, decidiu pela realização de uma nova prova para os candidatos ao cargo de Administrador.  O novo processo será realizado no dia 15 de março de 2015, das 8h às 12h (horário local). O local de realização da prova será divulgado no site da Fadesp, no período de 3 a 5 de março, para impressão do novo cartão de inscrição.

Amat Carajás
A Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (AMAT Carajás), realizou ontem (10), no hotel Sagres, em Belém, a eleição da nova Diretoria para o biênio de 2015/2016. Por aclamação, foi eleita a chapa “União pela AMAT”, única inscrita, que tem como presidente o prefeito de Bannach, Valbetânio Barbosa Milhomem (PSB) e como vice-presidente o prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca (PT).

Bancos
As agências bancárias não funcionam na segunda (16) e terça (17) de carnaval. Os bancos voltam a funcionar na quarta (18), a partir das 12h. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomenda o uso dos caixas eletrônicos para o pagamento das contas durante o período ou o agendamento do pagamento. Ainda de acordo com a Febraban, as contas e carnês que estiverem com data de vencimento próxima podem ser pagos no primeiro dia útil após o feriado, a Quarta-Feira de Cinzas (18), sem acréscimo.

Rapidinhas

Rapidinhas

Jakson Silva
A morte do presidente da subseção da OAB em Parauapebas, Jakson Silva ainda repercute na esfera nacional. Durante a primeira sessão do ano do Conselho Federal da OAB ficou aprovado a aquisição de um veículo blindado para servir à Comissão de Prerrogativas da OAB/PA e o envio de ofício ao procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, pedindo incidente de deslocamento de competência para julgar as violências contra os advogados do Estado. O Conselho quer que os crimes contra os advogados paraenses sejam federalizados.

Petrobras
O presidente da Vale, Murilo Ferreira, é um dos possíveis substitutos de Graça Foster na presidência da Petrobras, segundo especula-se no mercado financeiro. Mas, de acordo com ministros, a indicação do executivo é arriscada, pois o mercado espera uma opção menos identificada com a presidente Dilma Rousseff, assim como foi feito na Fazenda. O ex-presidente da mineradora, Roger Agnelli, também é citado. Na sexta-feira (6), será eleita a nova diretoria da estatal.

Em crescimento
As grandes produtoras de minério de ferro adicionaram 234 milhões de toneladas à oferta mundial da commodity nos últimos dois anos e estão bem posicionadas para aumentar esse número até 2020. A declaração foi feita hoje (4) pelo diretor-executivo de Ferrosos da Vale, Peter Poppinga, durante uma conferência do setor.

Estacionamento
Aumentou e muito a demanda no aeroporto de Parauapebas, em Carajás com os novos voos da Azul e Gol. Hoje para se conseguir uma vaga para estacionar um veículo próximo ao aeroporto é preciso chegar com pelo menos duas horas de antecedência, caso contrário o jeito é deixá-lo parado na beira da pista de acesso. Vale, Infraero e Prefeitura ainda não perceberam a necessidade de criar novas vagas para atender a população que usa aquele aeroporto, já que boa parte das atuais são “reservadas” aos veículos de locadoras.

Morro dos Ventos
É preciso que a Secretaria de Administração de Parauapebas também crie novas vagas para que os usuários do Morro dos Ventos estacionem mais próximo da prefeitura. Hoje, com o aumento da demanda de acesso, deixa-se o veículo próximo da rotatória, cerca de oitocentos metros do Palácio dos Ventos.

Cobrança
Uma ação conjunta está sendo planejada entre os principais estados impactados pelos efeitos da Lei Kandir e do Fundo de Exportações – FEX. A informação foi do governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), que acionou os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e do Pará, Simão Jatene (PSDB), para buscarem maneiras de receber os recursos que não foram repassados pelo Governo Federal no ano passado, a primeira vez em mais de 20 anos de vigência da legislação de ressarcimento pela desoneração de produtos primários e semielaborados.

Cobrança II
Os produtos destinados à exportação deixam de ter a cobrança do ICMS, trazendo dificuldades para o Estado e para os municípios, pois em se tratando de ICMS a partilha feita é de 75% para o Estado e 25% para as administrações municipais. A liberação dos valores ajudaria em muito os Estados neste momento de dificuldades, porém muitos mais aos municípios que também são contemplados com o ressarcimento da desoneração dos produtos primários e semielaborados destinados a exportação.

Marabá
Exatamente 324.810 pacientes foram atendidos, em 2014, pelo Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) Dr. Geraldo Veloso, com sede em Marabá. No ano, foram feitas 3,2 mil internações e 3.152 cirurgias, além de 150 mil exames laboratoriais. Além disso, foi instalado o Núcleo de Segurança do Paciente, juntamente com a implantação da “Qualidade” e outras certificações que melhoraram o atendimento aos moradores da região, que tem mais de 1,1 milhão de habitantes.

Marabá II
Atualmente o Hospital Regional tem 115 leitos, 38 de UTIs (neonatal, pediátrica e adulto), e presta atendimento em diversas especialidades, como neurologia, cardiologia, pediatria, urologia, vascular, oftalmologia e otorrinolaringologia, além de ser referência em traumatologia. São 576 funcionários, 498 funcionários próprios e 78 terceirizados, que recebem treinamento periodicamente.

Embargo
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou o calendário florestal para 2015 e até o final de abril diversos municípios do Pará deverão cumprir o embrago de exploração madeireira. Dependendo da região, o embargo será em diferentes períodos.

Embargo II
A lista com os municípios embargados a partir de fevereiro envolve quatro regiões. Na região Araguaia estão os municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau d’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara. Na região Carajás, os municípios incluídos no embargo são: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia e São Geraldo do Araguaia.

Belém
A violência epidêmica está em disparada galopante. Isso ocorre desde 1980, quando tínhamos 11 mortos para cada 100 mil pessoas. Em 2012, pulamos para 29 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. Segundo dados divulgados, em janeiro de 2015, pela Organização da Sociedade Civil mexicana, chamada Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal,  Belém é a 18ª cidade mais violenta do planeta – cidades com mais de 300 mil habitantes – , com 1,130 homicídios, 53,06 / 100 mil habitantes.

Rapidinhas

Rapidinhas

Ouro
A Brazil Resources vai levantar mais US$ 311,92 mil com a emissão de 703.636 títulos adicionais referentes a emissão privada realizada em dezembro do ano passado. O montante será utilizado para o desenvolvimento de projetos de ouro. No Brasil, a mineradora detém os projetos Cachoeira e São Jorge, ambos no Pará.

Carnaval
A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (FUNCEL), definiu na última sexta-feira (30), a programação e o planejamento de ações para o Carnaval 2015 na cidade. Banda Lamazon, artistas locais, Forró do Moído Elétrico e Banda Chicaramba animarão os foliões daquele município. Os shows serão realizados na área em frente à Escola Futuro, mesmo local em que foi realizada e Feira de Empreendedor. A área foi cedida pelo empresário Raimundo Maia, parceiro do evento.

Remuneração
A Vale propôs o pagamento de 2 bilhões de dólares em remuneração mínima a acionistas em 2015, reduzindo pela metade o valor pago um ano antes, em um cenário de queda e volatilidade dos preços das commodities. Em 2014, a Vale ofereceu 4,2 bilhões de dólares aos acionistas.

Greve
A Justiça Militar fará, de 2 a 6 de fevereiro, o interrogatório dos policiais militares envolvidos na paralisação ocorrida em abril de 2014. O promotor de Justiça Armando Brasil Teixeira, que ofereceu a denúncia em junho do ano passado, vai acompanhar os depoimentos.  Os policiais obstruíram a BR-316 ao colocarem diversos depósitos de lixo em plena a via. O motivo para a mobilização dos policiais foi a reivindicação para equiparação do percentual de reajuste a ser aplicado aos seus vencimentos.

Samurai Zen
Adaías e Edvan, o casal que dirige o Projeto Samurai Zen em Parauapebas esteve no último sábado no Programa Caldeirão do Huck, da TV Globo. Durante o programa o casal afirmou que houve um grande impulso nas matrículas desde a reforma feita por Luciano Huck no final de 2014. Infelizmente o casal, sabe-se lá por quais motivos, não mencionou que, só no ano passado, o projeto dirigido por eles recebeu mais de R$350 mil da prefeitura de Parauapebas.

Jakson
O prefeito Valmir Mariano fez citação a morte do advogado Jakson Silva e comentou a declaração de Jarbas Vasconcelos, presidente da OAB-PA, durante o discurso de inauguração do Centro de Saúde do bairro Altamira na última sexta-feira. O prefeito, aparentemente bastante magoado, afirmou que estariam usando o caixão do advogado para fazer política.

Jakson II
Venho aqui mostrar minha indignação em relação ao que a OAB fez. Usar um caixão para fazer pandemônio político. Quero que se descubra quem esteve envolvido nesse crime e que a justiça seja feita”, disse o prefeito comentando as declarações de Jarbas Vasconcelos. O presidente da OAB-PA afirmou que a morte do advogado tem relação direta com os processos impetrados na justiça por Jakson contra a atual gestão. A maioria dos colegas de Jakson que militam em Parauapebas descorda da declaração de Vasconcelos. 

Má notícia
Depois da queda do preço do minério de ferro, que vem trazendo a diminuição dos repasses à Parauapebas, a má notícia agora é pra Canaã dos Carajás e Ourilândia do Norte. A cotação do cobre caiu 13,3% em janeiro deste ano e atingiu a cotação mínima em mais de cinco anos, chegando a US$ 5.450 por tonelada, após cair 15% em 2014. A queda nos preços se deve principalmente às preocupações com a demanda chinesa, às previsões piores de crescimento da economia global, à valorização do dólar e à queda do petróleo.

Falta d’água
No mês passado os moradores de alguns bairros de Parauapebas ficaram vários dias sem o fornecimento de água. Segundo a direção do SAAEP, a falta se deu em virtude do roubo de toda a viação de quatro bombas que sustentam o abastecimento desses bairros. Alguns funcionários do órgão responsável pela produção e distribuição de água em Parauapebas já falam em sabotagem. Será?

error: Conteúdo protegido contra cópia!