Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Terceiro setor

NAC inicia curso voltado ao Terceiro Setor em Marabá

O curso tem como público-alvo gestores, presidentes, diretores, gerentes, supervisores e voluntários de organizações da sociedade civil, cooperativas, associações, profissionais liberais que atuam no Terceiro Setor, lideranças comunitárias e interessados no assunto.
Continua depois da publicidade

O Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá, inicia nesta terça-feira, dia 22, o curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para organizações do Terceiro Setor. O objetivo é qualificar e instrumentalizar os participantes, colaborando para o desenvolvimento de competências que incluem planejamento de ações, acompanhamento e avaliação de projetos e compreensão dos mecanismos de captação de recursos disponíveis em nível federal, estadual e municipal para o Terceiro Setor.

O curso, que ocorre até 25 de agosto, será realizado auditório da Câmara Municipal de Marabá, de 13 às 18h, totalizando a carga horária de 20h. As inscrições foram realizadas através do site do NAC no www.nac.pa.gov.br, e foram um verdadeiro sucesso com o dobro das inscrições previstas.

O curso tem como público-alvo gestores, presidentes, diretores, gerentes, supervisores e voluntários de organizações da sociedade civil, cooperativas, associações, profissionais liberais que atuam no Terceiro Setor, lideranças comunitárias e interessados no assunto. As aulas serão expositivas dialógicas, com estudos de casos, projetos e utilização de recursos tecnológicos. O conteúdo busca aliar conhecimentos teóricos e práticos que levarão à reflexão e a instrumentalização específica no campo da gestão.

A capacitação será ministradas pela instrutora Deíze Almeida Botelho, que é graduada em serviço social, especialista em métodos e técnicas de elaboração de projetos de intervenção social, especialista em saúde pública e mestra em dinâmicas territoriais e sociedade na Amazônia.

TCM-PA

Projeto CAPACITação do TCM-PA abrangerá todos os municípios do Estado

Além do TCM-PA, está envolvido no projeto a Escola de Contas Públicas, com o apoio do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará e da Assembleia Legislativa do Estado
Continua depois da publicidade

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), através da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, iniciará, em maio, o projeto CAPACITação, que tem por objetivo levar orientação técnica e conhecimento, de forma didática, a prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, secretários e servidores públicos de todos os municípios paraenses. O CAPACITação será realizado em municípios polos. O primeiro acontecerá em Paragominas, entre os dias 09 e 11 de maio, no Teatro Reinaldo Castanheira.

O projeto realizará palestras e cursos com temáticas variadas e abrangerá 15 municípios da Região Rio Capim: Abel Figueiredo, Aurora do Pará, Bujaru, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Ourém, Rondon do Pará, Tomé-Açú e Ulianópolis.

O presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda, informou que o Tribunal e a Escola de Contas Públicas, com o apoio do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará e da Assembleia Legislativa do Estado, vão realizar 13 encontros do CAPACITação, em municípios-polo, proporcionando treinamentos, de forma a atender às necessidades das administrações públicas municipais.

A diretora Geral da Escola de Contas, conselheira vice-presidente Mara Lúcia, explicou que os temas abordados estão relacionados para sanar as principais falhas detectadas nas prestações de contas, com foco especial ao Sistema de Processo Eletrônico e ao Mural de Licitações, “ferramentas imprescindíveis a um controle ágil e efetivo dos gastos públicos”.

PROGRAMAÇÃO

No próximo dia 9, serão realizadas somente as palestras abordando sobre a função fiscalizadora do TCM-PA, gestão moderna e eficiente, contabilidade, ouvidoria, políticas públicas de apoio a pequenos negócios e os desafios da gestão ambiental.

Os dias 10 e 11 de maio, de 8h às 18h, ocorrerão cursos com assuntos sobre gestão de fundos municipais, atos de pessoal, prestação de contas e os sistemas disponibilizados pelo TCM-PA, atuação dos conselhos municipais, receitas próprias municipais e processos e técnicas legislativas. A programação completa pode ser acessada no Portal do TCM-PA www.tcm.pa.gov.br

Todas as atividades do CAPACITação são gratuitas. Os interessados em participar do projeto em Paragominas podem se inscrever através do e-mail escoladecontas.tcm.paragominas@gmail.com.

Conheça todos os municípios-polo do projeto CAPACITação, do TCM-PA.

Notícias

PM do Pará ministrará curso sobre “intervenção estratégica em movimentos sociais”

Continua depois da publicidade

A Polícia Militar do Pará vai ministrar, entre setembro e outubro deste ano, o primeiro curso de “intervenções estratégicas em movimentos sociais”. Serão abertas 90 vagas. A justificativa para a criação do curso é habilitar os participantes a se tornar “técnicos no emprego de ações preventivas e repressivas perante a complexidade dos movimentos sociais na atualidade, de modo a buscar uma mudança na postura e forma de analisar cada caso no teatro de operações”.

O Pará foi palco de episódios traumáticos entre a polícia e movimentos sociais. O mais importante ocorreu há 20 anos quando 19 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra foram mortos por PMs em Eldorado dos Carajás.

Atualmente existem inúmeros movimentos sociais que lutam pela terra no Pará. O Estado já teve pedidos de intervenção solicitados junto ao STF por descumprir mandados de reintegração de posse em áreas invadidas no Estado.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará pediu na última terça-feira (26) esclarecimentos urgentes do Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado sobre os objetivos do “I Curso de Intervenções Estratégicas em Movimentos Sociais”. Segundo a OAB, movimentos sociais procuraram a entidade, pois estão preocupados com o teor do curso que está sendo divulgado nas redes sociais.

De acordo com a Segup, o curso relacionado a movimentos sociais é um dos 186 previstos pela PM para este ano. “Durante as disciplinas, a PM reunirá lideranças de movimentos sociais e representantes da sociedade civil organizada, a exemplo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, com o objetivo de refletir sobre o controle de possíveis incidentes em conflitos, violações dos direitos constitucionais, perturbações à ordem pública e a atuação das forças de segurança em grandes eventos como partidas de futebol, obstrução de vias e reintegrações de posse”. Com informações do G1-PA

Pará

Curso vai debater monitoramento de mídias sociais para a campanhas políticas

Continua depois da publicidade

A ideia da utilização da internet, sobretudo, das mídias sociais nas eleições já está nos projetos de vários candidatos este ano, mas a pergunta é: será que candidatos e equipes de campanha estão preparados para enfrentar esse desafio?

Para o publicitário e consultor político, Diego Pereira, esta é uma eleição única. “Com a reforma eleitoral a internet ganhou força, menos dinheiro, menos tempo de campanha e menos glamour. Antes de ir para as ruas, as campanhas deve ir para as redes”, afirmou.

Mas se levarmos em consideração o que vimos nas últimas eleições no ambiente digital, podemos concluir que os candidatos ainda não encontraram o caminho. Pois para grande parte deles marketing eleitoral nas mídias sociais seria apenas uma questão de jogar para o formato digital, peças criadas para a campanha convencional, o que certamente não é o caminho. “Quando levamos a campanha política para a web, é fundamental que se tenha a consciência que o processo é interativo, é preciso engajar o público através de uma interação continua e não somente despejar conteúdo na timeline do eleitor.” Afirma o consultor.

Vários especialistas afirmam que este será o ano das mídias sociais no que se diz respeito as eleições e não há como fazer campanhas digitais de alto impacto e de eficácia sem o suporte do monitoramento de mídias sociais.

Para abrir novos horizontes neste mercado no estado do Pará, a Yesbil em parceria com a CincoCinco91 Marketing Político, realizará de 14 a 17 de junho o curso intensivo de Monitoramento de Mídias Sociais para Campanhas Politicas, com carga horária de 30 horas. Nele os participantes irão aprender os conceitos necessários para planejar e executar um monitoramento de campanha política.

Por se tratar de um curso 100% prático e focado em marketing digital, a instituição já iniciou uma série de estudos e testes para produção do material do curso. Dentre esses estudos a analise e as conexões (seguidores) dos pré-candidatos à prefeitura de Belém no Instagram.

O estudo é interessante para compreendermos a relação de públicos dos pré-candidatos observando como os elementos estão ligados entre si. Nesse foram analisados os seguidores dos perfis edermaurooficial (01), edmilsonpsol (02), leliocostadasilva (03), professormaneschy (04), regina.barata (05), ursula.vidal (06) e zenaldoprefeito (07).

Pauta: Curso de Monitoramento de Mídias Sociais para Campanhas politicas
Data: de 14 a 17 de junho
Hora: 08 às 12h e 14h às 18h
Local: Yesbil
End: Travessa Benjamin Constant, 951 – Reduto – Belém – PA
Inscrições: http://yesbil.com/curso/monitoramento-campanhas/

Canaã dos Carajás: moradores têm a oportunidade de participar de cursos de qualificação gratuitos

Continua depois da publicidade

A partir de amanhã, quarta-feira (17) até sexta-feira (19), interessados poderão se inscrever para o processo seletivo de gratuidade para cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no polo do município de Canaã dos Carajás.

Ao todo, são oferecidas vagas em 9 cursos: Operador de Computador, Montador e Reparador de Computadores, Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Gestão da Qualidade com ênfase nos Resultados, Recepcionista, Atendimento ao Cliente, Ajudante de Obras e Hidráulica Industrial.

Os interessados devem comparecer ao prédio do Senai em Canaã dos Carajás, localizado na Rua do Cobre, bairro Jardim das Palmeiras. Atendimento nos horários de 08h30 às 11h30, das 14h30 às 17h,  e de 18h30 às 21h. A data do processo seletivo acontecerá no dia 22 de fevereiro, no horário de 19h às 22h. 

Conforme divulgado pelo Senai, nos meses de janeiro e início de fevereiro, a instituição realizou o processo seletivo de gratuidade nos municípios de Parauapebas e Marabá. 

Parauapebas

SINE Parauapebas oferece cursos para o mercado de trabalho

Continua depois da publicidade

sineO SINE Parauapebas oferecerá nos próximos dias 11, 16 e 18 de dezembro, das 16h às 18h, o Curso de Como Elaborar um Currículo e Como se Comportar em uma Entrevista de Emprego. Os cursos, que terão limite de 50 pessoas por turma, serão totalmente gratuitos e ministrados pelo psicólogo André Reis.

De acordo com o coordenador do SINE, Batista Everton, a iniciativa se deu depois que a equipe do órgão observou a forma como os currículos eram entregues e a grande reprovação em entrevistas de emprego. “Percebemos que essas deficiências eram fatores decisivos na contratação ou não de um candidato. Essa foi a forma que encontramos para amenizar o problema”, explica Batista.

Ainda de acordo com o coordenador, logo após o atendimento normal do SINE, que acontece até às 14h, será entregue um informativo convidando as pessoas que derem entrada no Seguro Desemprego a participarem das aulas. Além dos cursos mencionados, no próximo dia 15 será oferecido um Curso de Primeiros Socorros ao público do SINE.

MPPA inicia hoje Curso de Combate ao Crime Organizado com presença de integrante da Operação Lava Jato

Continua depois da publicidade

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e em parceria com o Grupo Nacional de Combate as Organizações Criminosas (Gncoc) promove a partir de hoje (19) o Curso de Combate ao Crime Organizado, que segue até amanhã (20), com a participação do Procurador da República em Curitiba e integrante da Operação Lava Jato, Roberson H. Pozzobon, que ministrará a palestra “Colaboração premiada e sua aplicação na Operação Lava Jato”.

O evento ocorrerá no Auditório Nathanael Farias Leitão, prédio sede do MPPA, a partir das 8h30,  O público alvo são procuradores de Justiça, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público.

O curso tem como proposta a “aquisição de expertise, identificação de boas práticas, os principais erros já cometidos e definição de estratégias de ação, a partir da interação”.

LAVA JATO

Na ocasião haverá a participação do Procurador da República em Curitiba e integrante da Operação Lava Jato, Roberson H. Pozzobon, que ministrará a palestra “Colaboração premiada e sua aplicação na Operação Lava Jato” na tarde de sexta-feira, dia 20.

Haverá também a presença e participação de outros especialistas como promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Peterson Queiroz Araújo; o Auditor da Receita Federal em São Paulo, Fábio Marchini; o promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Paulo Batista; o membro do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público GEPP/MPMG; e o promotor de Justiça do Gaeco/MPPA, Milton Menezes.

Todos atuantes em investigações e ações penais complexas envolvendo organizações criminosas em geral. O promotor de Justiça e Diretor de Cursos e Eventos do Ceaf, Hélio Rubens Pinho Pereira, destaca que “uma das principais bandeiras de luta do Ministério Público é o combate a corrupção e improbidade administrativa”. Para isso, a Instituição, juntamente com o Gaeco, tem promovido operações de combate a tipo de crime, como a mais recente ocorrida em Belém e Oeiras do Pará, denominada “Operação Araticú” que investiga fraudes em processos licitatórios.

Clique AQUI para acessar a programação completa do evento.

Parauapebas

Região de Carajás recebe curso de Difusão do Conhecimento da Fundação Perseu Abramo

Continua depois da publicidade

No próximo dia 10, inicia em Parauapebas, o curso de Difusão do Conhecimento em Gestão e Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo (FPA). O curso é uma formação qualificada com duração de três meses via Educação à Distância (EaD), sendo o primeiro momento presencial, ministrado pela Fundação, com sede em São Paulo, em parceria com o PT Pará e apoio do Diretório Municipal.

Ao todo mais de 1.500 alunos se inscreveram desde o início do curso no Estado do Pará, ocorrido nos meses de agosto a setembro em diversas cidades paraenses, envolvendo mais de 30 municípios das regiões Guajarina, Tocantina, Região Metropolitana, Nordeste e Sudeste Paraense. Segundo o coordenador do curso, Luis Vitagliano, o Pará possui a maior quantidade de inscritos. “A região norte tem o maior número de participantes. O Estado já é recorde de público do país”, destaca.

A edição tem como público – alvo, filiados e filiadas do PT, militantes, simpatizantes, gestores, legisladores e representantes da sociedade civil que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos sobre política.

Um dos objetivos será discutir a atual conjuntura política e as principais questões do país nos últimos anos de governos pós-neoliberais, com abordagens da política nacional, regional e também local.

Para o presidente do PT Pará, Milton Zimmer, a iniciativa é um espaço de discussão política importante. “ Os conhecimentos aprofundados da Fundação e a troca de experiências sobre gestão e políticas públicas vão contribuir para a qualificação dos alunos e dos gestores participantes, proporcionando mais consciência do pensar e fazer política”, esclarece.

As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Perseu Abramo. É gratuito e não é necessário ter nível superior. Inscreva-se: http://goo.gl/X7Cymm

Outras informações, entrar em contato pelo (94) 98125 – 3245.