Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Educação

Aulão do Enem será oferecido de graça em Parauapebas

As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Pro Paz Cidadania, onde, também, se baixa as apostilas.

As provas do Enem 2017 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. Faltando dois meses para o exame nacional, a Fundação Pro Paz Cidadania, entidade que atende comunidades carentes nos municípios paraenses, com a parceria da Secretaria de Estado de Educação realizará neste fim de semana um aulão gratuito para os estudantes das escolas públicas de Parauapebas que buscam uma vaga nas universidades do país.

A cidade é um dos 13 municípios escolhidos para receber os professores de Belém, da Seduc e da Pro Paz, que através de um intensivão de oito horas, buscam preparar os estudantes com os principais temas do conteúdo programático do Enem, além de tirar dúvidas e dar dicas. O projeto, que teve início em junho, é de iniciativa do Governo do Estado e já beneficiou mais de 20 mil alunos nos últimos dois anos.

Além das aulas presenciais, a partir desse mês de setembro, um programa semanal será exibido pela TV Cultura.

Intensivão

Em Parauapebas, o Aulão do Enem vai ser realizado neste sábado, 9, no auditório da Câmara de Vereadores, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Mas, apesar de não pagar nada, o estudante precisa fazer a inscrição pelo site da Fundação Pro Paz Cidadania: www.propaz.pa.gov.br. No site, o estudante também poderá fazer download das apostilas usadas como material suplementar.

Educação

Pro Paz Enem chega ao sul do Pará

Mais de mil alunos assistiram ao conteúdo do Pro Paz Enem nos municípios de Marabá e Parauapebas, no sudeste paraense.

O primeiro final de semana de agosto começou com uma série de aulões em diversos municípios do Estado. No total, mais de mil alunos assistiram ao conteúdo do Pro Paz Enem nos municípios de Marabá e Parauapebas, no sudeste paraense, e no distrito de Outeiro, na região metropolitana de Belém. Em Marabá, o aulão, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Marabá, foi realizado no sábado e domingo (5 e 6) e teve a presença de mais de 600 alunos por dia, lotando o auditório da Faculdade Metropolitana.

Os aulões do Pro Paz Enem são realizados sempre aos finais de semana na capital (em datas específicas) e no interior do Estado e abordam os principais temas cobrados no exame, deixando os estudantes mais atualizados e preparados para as provas. Este ano, o projeto iniciou no mês de junho e percorrerá 13 municípios do Estado. Além das aulas presenciais, o Pro Paz Enem oferecerá, a partir de setembro, um programa semanal que será exibido pela TV Cultura. As provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Ana Lindiner, 17 anos, aluna do terceiro ano em Marabá conta que assistiu a primeira aula do Pro Paz em 2015 e foi uma das primeiras alunas a se inscrever este ano.  “Vim pro primeiro aulão em 2015 e me apaixonei pelas aulas, fiquei muito feliz quando soube que este ano teríamos aulas de novo e convidei todo mundo na minha sala para participar também. A interatividade, o incentivo e a maneira com que a aula é dada aqui é muito legal, faz a gente ficar com mais vontade de estudar. Tenho certeza que acompanhar o Pro Paz Enem vai me ajudar muito a ser aprovada na Universidade”, afirmou.

A Secretária Extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, participou do aulão e enfatizou a ampliação da Universidade do Estado (Uepa) no município, que agora ofertará ainda mais cursos para os estudantes. “Para nós é um enorme orgulho poder estar junto com a prefeitura ofertando esta estrutura do Pro Paz Enem aqui no município. O Pro Paz Enem só acontece porque os alunos acreditam no projeto e acreditam que ele vai auxiliar nesta entrada na universidade e participam. Marabá irá ganhar uma UEPA ampliada, com novos cursos como medicina e e é para estes alunos que o Governo do Estado está construindo esta universidade. Vou ficar muito feliz em saber que muitos médicos sairão aqui do aulão para executar sua profissão aqui, na sua região, no nosso Estado”, afirmou

Com a sua terceira edição em 2017, o Pro Paz Enem é uma iniciativa do Governo do Pará, executada por meio da Fundação Pro Paz e a Secretaria Estado de Educação (Seduc) com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom) e Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu) que tem como objetivo preparar estudantes para a prova do Enem por aulões sobre os principais temas do conteúdo programático do exame, na capital e em municípios do interior. Em dois anos de projeto, mais de 23 mil alunos já participaram das aulas, dos quais aproximadamente 2 mil ingressaram nas universidades Federal do Pará (UFPA) e do Estado do Pará (UEPA), sem mencionar o acesso em entidades particulares de ensino.

 “É a primeira vez que vim para a aula do Pro Paz Enem e fiquei muito satisfeito com a aula. Os professores trabalham de maneira tão interativa que a gente nem lembra que é final de semana. Venho com certeza nas próximas aulas”, afirmou Wendell Lisboa, 17 anos, também aluno de Marabá.

“Este final de semana de aulas do Pro Paz Enem para nós foi de muito trabalho e recompensa com a chegada do projeto ao sul do Pará sendo recebido com tanta alegria pela população, que lotou os auditórios. É muito bom saber que estamos respondendo às demandas dos jovens paraenses que querem uma oportunidade de crescer, estudar, entrar na universidade e escrever sua história. Com ajuda de nossos parceiros queremos estender o projeto cada vez mais”, afirmou o Presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt. (Ascom Pro Paz)

Marabá

Confira o ranking das 22 escolas de Marabá e Parauapebas no ENEM

Por Ulisses Pompeu –  de Marabá

Menos de duas semanas após o Governo Federal anunciar uma controversa Medida Provisória sobre reforma do ensino médio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem os resultados por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Em Marabá, quinze escolas foram avaliadas pelo INEP, sendo oito públicas e sete privadas.

Entre as escolas privadas, destaque para o Grupo Futuro Educacional (902º colocação nacional), que ficou em primeiro lugar. Na segunda posição aparece o Colégio Alvorada (1.328º), seguido por Êxito (2.182º), Monte Castelo (3.565º), Disneylândia (4.186º), Escola A Fazendinha (4.914º) e, por último, o Colégio Adventista de Marabá (6.389º).

Entre as escolas públicas, destaque para Pequeno Príncipe, que ficou na colocação número 7.632, Anísio Teixeira em 9.230, Geraldo Veloso em 11.489, Plínio Pinheiro em 12.988, Gaspar Vianna em 12.845, Rio Tocantins (Caic) em 13.330, Oneide Tavares em 13.575 e José Cursino, em 14.817.

Parauapebas

Em Parauapebas, quem lidera a lista entre as escolas privadas – não seria novidade – é o Colégio Pitágoras de Carajás, seguido por Conexão, Escola Bom Pastor, Colégio Delphus e Colégio Adventista de Marabá. As duas únicas escolas públicas que se submeteram ao último ENEM são Marluce Marissol de Souza e Euclides de Oliveira, nesta ordem de classificação.

O Inep avalia uma série de critérios como porte da escola, indicador de formação docente e nível sócio-econômico dos alunos, recomendando que essas variáveis sejam levadas em conta. Um dado relevante é que seis das dez primeiras colocadas são categorizadas com nível sócio-econômico alto ou muito alto. Não são fornecidas informações desse critério nas quatro escolas restantes.

Outro fator que pode interferir no resultado é o número de alunos da escola que fizeram o Enem. Na avaliação do professor Walmir Gomes, com essa nova proposição do INEP, as escolas agora terão mais elementos no processo de intervenção pedagógica.

Educação

Primeiro simulado on-line e gratuito do ENEM 2016 acontece neste sábado (30)

O primeiro simulado on-line e gratuito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 ocorre neste sábado (30) na plataforma de estudos Hora do Enem, do Ministério da Educação (MEC). A prova é um recurso oferecido pelo MEC aos 2,2 milhões de estudantes do último ano do Ensino Médio.

O teste terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo do primeiro provão será composto principalmente por assuntos estudados nas escolas até abril.

Para este primeiro simulado, serão oferecidas 120 mil pontos de internet, em todo o País. Tratam-se de locais com acesso à internet em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O teste pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de Ensino Médio. Nesses locais, o horário de início do exame está previsto para as 8h e vai até as 12h (de Brasília) do dia 30.

Já os alunos do terceiro ano do Ensino Médio que dispõem de acesso à internet podem fazer o simulado em computador, tablet ou celular próprios. A diferença é que o simulado on-line para esses participantes ficará disponível de zero hora até as 20h deste sábado (30). Mas, a partir do momento de início do exame on-line, o estudante terá até quatro horas, ininterruptas, para finalizá-lo.

O simulado on-line do Enem é importante para que o estudante saiba como anda o seu aprendizado. O rendimento permite à plataforma de estudos traçar um diagnóstico detalhado e indicar quais videoaulas o candidato precisa assistir e quais exercícios tem de fazer, em cada matéria. O estudo pode ser feito a qualquer hora do dia. Com o simulado, o estudante recebe uma nota e sabe como seria a sua classificação no Enem.

Esse recurso permitirá ao estudante saber quanto tempo ele precisa investir nos estudos e que assuntos devem ter prioridade no aprendizado para alcançar a vaga desejada na educação superior. Isso é possível porque a plataforma compara o resultado imediato do simulado com a nota de corte do Enem para o curso e para a universidade de interesse de quem busca fazer a graduação.

Simulados

Além do provão deste sábado, 30, estão previstos outros três simulados on-line. O segundo, em 25 de junho; o terceiro, em 13 de agosto; e o último, nos dias 8 e 9 de outubro. A abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avançará conforme o desenvolvimento dos aprendizados do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como serão, de fato, as provas do Enem de 2016.

Plataforma

A plataforma Hora do Enem é um programa de estudos com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado de quem pretende fazer o exame. O sistema está disponível na internet desde o dia 5 de abril. O estudante informa o curso que quer fazer na faculdade. Em seguida, responde a algumas questões e recebe um plano de estudo individualizado para começar a preparação para o Enem. São 1,2 mil aulas e cerca de três mil exercícios disponíveis.

Além de planos de estudo, estão disponíveis exercícios e videoaulas, que podem ser assistidas a partir do dia 30 de abril no espaço denominado MECFlix. A TV Escola também vai transmitir o programa de TV Hora do Enem. A programação televisiva inclui vídeos de resoluções de exercícios.

A exibição do TV Hora do Enem será diária, às 18h, com reprise no dia seguinte, às 7h e às 13h, além dos fins de semana. A transmissão contará com a parceria de mais de 40 canais em todo o Brasil, entre tevês universitárias, comunitárias, legislativas e canais estaduais.

Enem

As inscrições para a edição do exame neste ano começam em 9 de maio próximo. O prazo vai até às 23h59 do dia 20 de maio. As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro, sábado e domingo, respectivamente.

Parauapebas

Paraense nota 1.000 se surpreende com resultado

Júlia disse  que gostou da prova como um todo, mas não esperava tirar a  nota máxima em Redação. “Eu estudava e me dedicava para todo o Exame,  para me sair bem como um todo. A nota 1.000 foi uma surpresa. Uma amiga   viu o resultado e mandou pelo celular. Fiquei sem acreditar”.

A estudante sempre teve um bom desempenho nas redações, mas nunca com notas tão altas. Inclusive no Enem do ano passado fez cerca de 800 pontos. Na demais área do Exame, para a estudante, suas notas foram “boas”.

Sobre o tema da Redação deste ano, que tratou de violência contra mulher, Julia disse que adorou.   “Fiquei       muito feliz, muito mesmo. É sempre pertinente tratar sobre a violência contra a mulher”.

Júlia aguarda o resultado dos processos seletivos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), onde concorre a vagas nos cursos de Arquitetura e de Design, respectivamente.

Fonte: Dol.

Carajás: 1ª edição do SISU de 2016 abrirá 710 vagas na Unifesspa

suO Sistema de Seleção Unificada (Sisu), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), vai ofertar, na primeira edição de 2016, o total de 710 vagas em 20 cursos superiores distribuídos nos campus de Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Xinguara e Marabá.

Os cursos ofertados são: Administração e Ciências Contábeis no Campus de Rondon do Pará; Letras/Língua Portuguesa no Campus de São Félix do Xingu; História no Campus de Xinguara; e Agronomia, Ciências Econômicas, Letras/Inglês, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Geografia, Geologia, Matemática, Pedagogia e Química, nos Campus de Marabá.

De acordo com a resolução nº65/2015 Consepe/Unifesspa, há também a previsão de oferta de mais 310 vagas ofertadas pela Unifesspa no SiSU 2016.2 para os campus de Santana do Araguaia e Marabá.  No campus de Santana do Araguaia será ofertado o curso de Matemática. Nos campus de Marabá serão oferecidos os cursos de Letras/Português, Artes Visuais, História, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Sistema de Informação, Ciências Biológicas e Saúde Coletiva.

As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, dia 11 de janeiro. O prazo vai até às 23h59 do dia 14 de janeiro. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A inscrição na Unifesspa estará, portanto, restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2015 do Enem e tenha obtido nota 400 na prova de redação. O resultado do Enem será divulgado nesta sexta-feira, 8, pela internet.

O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu da Unifesspa em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência. O resultado da chamada única será divulgado em 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

Parauapebas

Candidatos de Parauapebas aguardam divulgação das notas do Enem

enemNa próxima sexta-feira (8) os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão acessar a nota que tiraram em cada uma das provas. Uma tabela com as notas das disciplinas de linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação será disponibilizada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em Parauapebas, os estudantes aguardam ansiosos pelo momento, tendo em vista que a nota do Enem poderá ser utilizada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas. Bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e ainda o financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Aline Silva, 20 anos, está entre os 5,7 milhões de candidatos que participaram das provas do exame em todo o país e que agora aguardam a abertura dos programas de seleção para concorrer às vagas dos cursos de ensino superior. “Estou muito ansiosa para receber esse resultado, quero muito cursar universidade em 2016. Vou me inscrever para concorrer uma vaga no curso de Engenharia Florestal, na Universidade Federal Rural da Amazônia UFRA”, conta a candidata.

As inscrições  para o  Sistema de Seleção Unificada (Sisu)  serão realizadas de 11 a 14 de janeiro. Para participar, o candidato não pode ter zerado a redação. Com a nota do Enem, o candidato ainda tem a chance de participar do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

MEC divulga gabarito oficial do ENEM; confira

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quarta-­feira (28) o gabarito oficial das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015, realizadas no último fim de semana. Os candidatos só terão acesso às notas individuais na primeira semana de janeiro, quando será lançado o edital com as vagas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Confira o gabarito clicando nos links:

Sábado: AzulAmareloBrancoRosa

Domingo: AmareloCinzaAzulRosa

De acordo com o Ministério da Educação, as provas digitais serão disponibilizadas no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão que organiza o exame, na próxima sexta-­feira (30). A edição deste ano teve 7,7 milhões de inscritos, com taxa de abstenção de 25,5% (o que corresponde a cerca de 1,9 milhão de pessoas).

Fonte: Folha de São Paulo

error: Conteúdo protegido contra cópia!