Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Profissionais de Enfermagem de Canaã comemoram data com workshop

O tema foi “Terapia Intravenosa e Cateterismo” e reuniu cerca de 200 pessoas no plenário da Câmara Municipal
Continua depois da publicidade

Com o tema “Terapia Intravenosa e Cateterismo”, aconteceu nesta quinta-feira (24), em Canaã dos Carajás, o 1º Workshop de Enfermagem. O evento aconteceu na Câmara Municipal, teve como público-alvo os profissionais de Enfermagem das redes pública e privada e foi alusivo ao Dia Mundial da Enfermagem, que transcorreu no último dia 12 e também ao Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, comemorado no último dia 20.

Na ocasião, cerca de 200 servidores da Saúde tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas por profissionais da área da Enfermagem das redes pública e privada. “Acredito que a melhoria da saúde passa pela valorização da Enfermagem. E, e para que sejamos cada vez mais valorizados, precisamos ser cada vez melhores. Somos reconhecidos quando fazemos algo com excelência”, disse Juliana Queiroz, chefe de Enfermagem do Hospital Municipal “Daniel Gonçalves”.

O prefeito Jeová Andrade esteve presente e destacou a importância do seminário para os profissionais do município. “Resumo o meu sentimento a essa equipe com a palavra gratidão. A Saúde é uma engrenagem que, para funcionar, precisa do empenho e trabalho de todos. E essa equipe está na linha de frente. Precisamos cada vez mais atender com carinho e dedicação e tenho certeza que essa equipe faz isso”.

Gisele Moreira, coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, disse que o workshop veio para ser mais um instrumento de união entre os profissionais. “Creio que este é o primeiro passo para que nos próximos anos possamos nos unir ainda mais”.

Marabá

Marabá: Abertura da 15ª Semana de Enfermagem reuniu 700 profissionais

A cerimônia ocorreu no teatro do Centro de Convenções, onde também acontecem minicursos e oficinas
Continua depois da publicidade

Após vários anos sem comemoração no município, teve abertura na manhã desta segunda-feira (14), no teatro do Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”, a 15ª Semana de Enfermagem de Marabá, reunindo 700 profissionais da área, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e acadêmicos. O evento foi muito elogiado pelos participantes, que nos minutos que antecederam à solenidade e enquanto ocorriam as inscrições, puderam aferir a pressão, medir a glicemia e ganharam maquiagem.

O evento foi organizado por uma equipe de 20 pessoas, tendo à frente a enfermeira Dármina Duarte Leão Santos, diretora do Departamento de Média a Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Ouvida pela Reportagem do Blog, que perguntou quais os maiores avanços registrados pelos profissionais de Enfermagem nos últimos 10 anos, Dármina disse que foram muitos, principalmente em relação à capacitação e à visão dos enfermeiros frente ao trabalho: “Eles estão presentes nos diversos setores da saúde, seja na gestão, seja na assistência. E não só na saúde, temos enfermeiros na educação e em vários outros setores”, disse ela, relacionando também os técnicos e os auxiliares.

“Somos a maioria”
“A gente tem sim ocupado o nosso espaço, precisamos ainda brigar muito para ampliar esses espaços, somos uma categoria muito grande. No setor da saúde somos a maioria e estamos em todos os locais em que se faz saúde porque nesses locais precisa haver a equipe de enfermagem, seja na unidade básica, na unidade de referência, no Hospital Municipal, no Regional, no Materno”, destacou.

Onde há técnico de enfermagem, precisa ter enfermeiro, porque ele é que supervisiona, orienta e indica os trabalhos que devem ser feitos, conforme observa Dármina. Segundo ela, em Marabá, na rede pública existem hoje 160 enfermeiros e aproximadamente 650 técnicos e auxiliares. “A gente ainda precisa de mais profissionais, o mercado está aberto, para os bons, não para os ‘mais ou menos’. Tem de ser para quem está se capacitando, consciente de que é uma profissão de entrega, onde profissional sabe o quadro, o nome, tudo do paciente. É dedicação”, salienta a enfermeira Dármina, que tem 13 anos de profissão. “A Enfermagem é aquela profissão que está mais próxima do paciente, nós somos cuidadores mesmo”, define.

Reconhecimento

Sobre o que é mais gratificante para o profissional de Enfermagem, ela afirma que é poder ver o trabalho sendo realizado, sendo visto. Diz que hoje se abriu um espaço muito grande para a Enfermagem na participação de gestão e os avanços disso são flagrantes: “O enfermeiro é muito organizado e isso é reconhecido por todas as categorias. Ele se doa, ele gosta das coisas detalhadas, tudo organizado, tudo no seu lugar. E a gente se dedica mesmo a isso”, descreve ela.

Indagada sobre se o profissional de Enfermagem é bem remunerado, Dármina afirma que não e diz que essa é uma briga constante porque e classe, cuja função é tão importante no dia a dia da saúde, ainda não tem sequer piso salarial. “O que hoje é regido é muito baixo, é vergonhoso, temos brigado, mas tudo depende do Congresso Nacional, vem de cima para baixo e a gente sofre um pouco em ralação a isso. Deveríamos sem mais bem remunerados”, “A gente se capacita, busca conhecimento e nem sempre é remunerado como mereceria ser”, protesta, acrescentando: “Por isso
é que a Enfermagem vem abrindo serviços para tomar mais empoderamento, mais autonomia. É essa autonomia do enfermeiro frente ao cuidar. E aí a gente vê empresas montadas por enfermeiros que têm crescido bastante”, avalia.

União

Ao final, Dármina deixou uma mensagem aos colegas de profissão: “A Enfermagem não é só o cuidar, é muito mais. Quero dar meus parabéns a toda a categoria dos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem. E que a gente possa ser mais unido a cada dia, nós somos uma categoria grande que tem peso, que tem força. Se a gente se unir mais vai, conseguimos avançar muito mais”.

Participaram da solenidade, o secretário municipal de Saúde, Marcones José Santos; o vereador Antônio Márcio Gonçalves; o diretor-geral do Hospital Regional, Valdemir Girato; a coordenadora de Epidemiologia de Marabá, Fernanda dos Santos Miranda; e a coordenadora de Atenção Básica, Camila Lopes Chagas. Todos discursaram e destacaram o trabalho humano que o profissional de Enfermagem faz no seu dia a dia, virando plantões quando é necessário, ficando longe da família em datas importantes, não tendo hora de repouso diante das emergências, sendo “verdadeiros anjos”, nas palavras do vereador Márcio.

Programação

Após a solenidade de abertura, aconteceu a palestra motivacional “Seja o mestre do seu destino: sucesso e realização profissional”, proferida pelo escritor e palestrante Maurício Souto. No decorrer do dia aconteceram os minicursos: Ferida e Curativos, ministrado pela enfermeira Rita Lisboa; Protocolo e Segurança do Paciente, pela enfermeira Daiane Regina de Freitas; Recepção do RN e protocolo de reanimação neonatal, pela drª. Mara Freitas; e Empreendedorismo e a Enfermagem, pela enfermeira Analécia Dâmaris.

Sexta-feira (18)

Minicursos: Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, pelo enfermeiro João Augusto de Souza Miranda; Nova Lei do Exercício Profissional; Humanização no Atendimento, pela enfermeira Dármina Duarte.

Mesa Redonda

Oficinas: Primeiros Socorros, pela equipe multiprofissional médica do Samu; Protocolo RCP em Adulto, pelo enfermeiro Rafael Flores; Manejo Clínico da Sífilis Congênita, pela drª. Lígia Leal; O Ensino da Enfermagem: contexto histórico e atualidade. Encerramento.

Por Eleutério Gomes – Correspondente em Marabá

Saúde

Semana de enfermagem é realizada por profissionais do ramo, em Parauapebas

De acordo com Leonice de Oliveira, “a organização do evento pretende obter, como resultados esperados, a promoção do conhecimento, a motivação e o empenho dos profissionais de saúde no cuidado com a saúde da população”.
Continua depois da publicidade

Em 12 de maio se comemora o Dia Internacional da Enfermagem e dia 20 do mesmo mês o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, em alusão às datas, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará (Senpa) e a Associação de Enfermeiros de Parauapebas (AEP) realizam a XV Semana da Enfermagem, com o tema “A enfermagem na linha de frente, transformando o cuidado”.

A abertura oficial do evento ocorreu nesta sexta-feira (12), no Ceup, com a presença de diversas autoridades, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de acadêmicos dos cursos relacionados à área. “Há 25 anos cheguei aqui em Parauapebas, recém formada na época aprendi muito com os técnicos de enfermagem que já atuavam há muito tempo na saúde. Parte do nosso trabalho, na enfermagem é feito na base do improviso, mas é isso que sustenta a vida dos nossos pacientes”, disse a enfermeira Nilcelha Pantoja, que participou da composição da mesa de abertura do evento.

A presidente da AEP, Leonice de Oliveira, agradeceu o apoio de toda a equipe que esteve empenhada na organização do evento e destacou os sacrifícios pessoais que os profissionais da enfermagem precisam fazer por conta do trabalho. “Muitas vezes saímos de nossas casas para um turno de 12 horas mas a gente acaba dobrando, deixando nossos familiares preocupados”.

O vereador Marcelo Parcerinho, que é presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores, que durante o evento representou o presidente da casa de leis, elogiou os profissionais.  “Vocês são os verdadeiros guerreiros da saúde. Aqueles com quem a população tem o primeiro contato. Mesmo com falta de insumos e condições de trabalho, vocês estão lá, cuidando do paciente”.

O vereador também chamou a atenção do secretário de saúde, presente no evento, para a contratação de vários profissionais de enfermagem que atuaram durante anos no Hospital Municipal e hoje estão desempregados. O titular da saúde, Francisco Cordeiro, por sua vez, disse: “a maior evolução que teremos no hospital será quando conseguirmos trazer esses profissionais de volta”.O deputado estadual Gesmar Costa também prestigiou o evento. “Vocês escolheram uma das coisas mais difíceis, cuidar das pessoas, principalmente quando elas estão doentes. A enfermagem é um sacerdócio, parabéns pelo empenho de cada um em fazer o melhor no atendimento em saúde”, disse o deputado.

A programação de abertura da semana de enfermagem foi concluída com a palestra da enfermeira Dathilane Mergulhão sobre o tema principal. O desenvolvimento de multitarefas. As principais habilidades dos profissionais da área, assim como seus desafios, foram abordados brilhantemente pela profissional que tem vários especializações e larga experiência na saúde pública.

Programação

Dia 17/05, às 19h, no auditório do CEUP, a Jornalista Karine Gomes irá palestrar sobre Ética e Comunicação nas relações interpessoais.

O tema: Câncer de Cérebro será desenvolvido pelo palestrante Rodolfo Amoury Júnior, médico oncologista, dia 18/05, com início às 19h, também no CEUP.

Passeio ciclístico, atividades humanitárias e culturais irão movimentar a Semana.

A programação encerrará dia 20/05 com atividades recreativas.

De acordo com Leonice de Oliveira, “a organização do evento pretende obter, como resultados esperados, a promoção do conhecimento, a motivação e o empenho dos profissionais de saúde no cuidado com a saúde da população”.

Brasil

FADESP abre inscrição para concurso público para a prefeitura de Parauapebas. Serão ofertadas 1.311 vagas

Continua depois da publicidade

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa – FADESP – publicou hoje em seu site o edital para a realização de Concurso Público destinado ao preenchimento de vagas de cargos de nível médio e cargos de nível fundamental do quadro de pessoal efetivo da Prefeitura de Parauapebas. Serão ofertadas 1.109 vagas para os cargos de nível médio e fundamental, e 202 vagas para os cargos de nível superior, sendo:

  • Nível médio: Auxiliar Administrativo, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho
  • Nível fundamental: Eletricista e Agente de Combate a Endemias (ACE).
  • Nível Superior: Administrador, Assistente Social, Economista, Enfermeiro, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Nutricionista, Psicólogo e Sociólogo.

A remuneração para os cargos de nível fundamental e médio vai de R$ 1.091,46  a R$ 2.070,91 e as inscrições poderão ser feitas de 04/12/14 a 06/01/15 a uma taxa de R$ 50,00 (nível Médio) e R$ 40,00 (nível Fundamental), que deverá ser quitada até o dia 07/01/15.  Os cartões de inscrição serão retirados de 26 a 30/01/15.

A prova objetiva será realizada em 08/02/15, no turno da manhã, das 8h às 12h (horário local) para os cargos de nível médio de Auxiliar Administrativo, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho, e, no turno da tarde, das 14h30 às 18h30 (horário local) , para os cargos de nível fundamental de Eletricista e Agente de Combate a Endemias (ACE).

Candidatos a cargos ACE terão 1ª etapa (prova objetiva) e 2ª etapa, aos aprovados, com nova prova objetiva após curso introdutório de formação inicial de ACE, no período de 23 a 27 de março de 2015, no município.

Nível Superior
Para os cargos de nível superior, a remuneração é de R$3.901,70 a R$ 5.537,88 e as inscrições poderão ser feitas até 22/12/14 e com taxa de inscrição será de R$ 70,00 e deverá ser paga até o dia 23/12/14. O cartão de inscrição será retirado entre os dias 13 e 16/01/15.

Para o nível superior o candidato fará uma prova objetiva e uma redação no dia 25/01/15, no turno da manhã ( 8h às 12h), para todos os cargos.

Confira aqui o Edital para o concurso.

Brasil

Ciclo Saúde: projeto da Fundação Vale contribui com a saúde de Canaã dos Carajás

Continua depois da publicidade

IMG_4350_1As dez Unidades de Saúde Básica (USB) de Canaã dos Carajás começaram a receber esta semana instrumentos e mobílias que vão contribuir para a melhoria do atendimento à comunidade. Ao todo são 384 itens entre balanças antropométricas, glicosímetros, estetoscópios, aparelhos de nebulização e de pressão, além de geladeiras para conservar vacinas e mesas para exames clínicos e ginecológicos que serão destinados as unidades de saúde através do projeto Ciclo Saúde. A cerimônia contou com a presença de autoridades, equipes de saúde do município, Vale, Fundação Vale e comunidade.

O evento marcou um importante marco do projeto Ciclo Saúde que já promoveu oficinas de capacitação para 158 profissionais das Unidades de Saúde Básica de Canaã dos Carajás. Fruto de parceria entre a Fundação Vale, Secretaria de Saúde de Canaã dos Carajás, Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e Universidade Estácio de Sá, o projeto visa contribuir para a melhoria das condições de trabalho técnico das equipes de Estratégia da Saúde da Família das unidades básicas de saúde, fortalecendo sua atuação junto à comunidade e ampliando a efetividade do atendimento oferecido.

Os treinamentos oferecidos envolveram médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de saúde bucal e administrativos, além de agentes comunitários de saúde, de vigilância patrimonial, de endemias e lideranças comunitárias. Com a conclusão das atividades presenciais os participantes terão a oportunidade dar continuidade aos estudos por meio da plataforma online disponibilizada para viabilizar uma capacitação permanente.