Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esporte

Parauapebas Futebol Clube tem novo presidente

"Uai" assumiu após a renúncia de Robervaldo Freitas

Apesar de o ato não ter tido a divulgação necessária, Robervaldo Vieira de Freitas renunciou ao cargo de presidente do Parauapebas Futebol Clube -PFC – no dia 28 de novembro passado alegando que o fez por falta de apoio para tocar o clube da forma como deve. Em seu lugar assumiu o vice-presidente, João Luiz Ribeiro, popularmente conhecido como “Uai”. “O Parauapebas é uma paixão que tenho, e para o qual sonho dias melhores”, disse Uai, afirmando que assumiu a presidência do clube pelo simples motivo da renúncia de Robervaldo, mas admitindo que sempre aguardou a oportunidade para assumir a agremiação esportiva.

Ainda de acordo com “Uai”, uma das principais motivações para a renúncia de Robervaldo foi a política.

Se depender de estrutura, agora o clube chegará no topo, pois “Uai” vem preparando nos últimos anos um excelente Centro de Treinamento onde o time poderá treinar e se preparar para os torneio. O local fica na margem esquerda da PA-275, sentido Curionópolis, próximo a Parauapebas. “Já estou arregaçando as mangas e buscando recursos para alavancar o clube, que deve pelo menos R$ 1 milhão entre direitos trabalhistas e dívidas no comércio como, por exemplo, restaurante e lojas de artigos esportivos.

Quanto a patrimônio do clube, “Uai” afirma não ter “recebido seque uma bola, camisa ou chuteira, quanto mais uma time”. Além disso, o clube está com as contas bancárias bloqueadas pela justiça. “Em resumo, do PFC só existe a diretoria da qual agora presido”.

Sobre o time, “Uai”informou que nos últimos anos o time é sempre montado de última na hora, às vésperas dos campeonatos, situação que em sua gestão será diferente. “Pretendo fazer uma “peneira” ainda nesse início de ano para encontrar talentos na região e assim formar a base do time. À essa base serão contratados apenas alguns jogadores mais experientes para completar o grupo.

A estrutura de treinamento do clube e ainda a assessoria de comunicação são indispensáveis, afirmou “Uai. “As pessoas só ficavam sabendo dos assuntos relativos ao clube se fossem ao estádio. Agora isso deve mudar, pois teremos uma assessoria de comunicação para levar as notícias do time”.

Os recursos para manutenção do clube e toda sua estrutura o presidente diz que buscará principalmente no poder público e nos empresários que devem anunciar no uniforme do time.

Quanto a dívida trabalhista (R$ 600 mil), “Uai” diz que pretende reduzí-la e saná-la pela força de negociação. Para o presidente, o regate da credibilidade e da identidade do clube é o ponto principal a ser trabalhado para que o torcedor volte ao estádio para prestigiar o clube.

UAI tem garantido apenas o restante do mandato deixado por Robervaldo, mas este se encerra em julho deste ano, período em que diz pretender trabalhar para sua reeleição e concluir seus projetos para o clube. “Conto com a ajuda do torcedor, dos empresários, da imprensa e do governo municipal – parceiros indispensáveis para o bom andamento de nossos projetos -, e com eles estou confiante que clube Parauapebas Futebol Clube voltará com tudo a divulgar de forma benéfica o nome do município.

O PFC deverá disputar a 2ª Divisão do Campeonato Paraense de Futebol, programada para novembro. Todavia, o presidente quer que o clube participe dos campeonatos sub-17 e sub-20 para criar uma base forte visando a competição de novembro.

Nos bastidores da Federação Paraense de Futebol há rumores de que pretende-se antecipar a 2ª Divisão para maio. Para tanto a FPF espera apoio do governo do Estado. Conversas nesse sentido já foram iniciadas.

Com informações de Francesco Costa.

Seleção brasileira de handebol feminino chega nesta quinta-feira em Belém

 

O evento vai abrir oficialmente o calendário da seleção brasileira após os Jogos Olímpicos Rio 2016. Após chegar até as quartas de final nas Olimpíadas, o Brasil se renovou com jogadoras que atuam em países como França, Hungria, Alemanha e Polônia, além de atletas de São Paulo e Santa Catarina. O técnico Morten Souback vai testar a nova formação do time neste II Torneio Quatro Nações.

A secretária da Seel, Renilce Nicodemos, pede por um grande envolvimento de estudantes no evento. Para ela, o handebol é uma modalidade de natureza escolar e de fácil adaptação por parte dos alunos. “Queremos mostrar para os nossos estudantes que por meio do esporte é possível construir um novo momento em suas vidas. As jogadoras brasileiras serão as porta-vozes desse momento. O Brasil vive um momento muito importante, de renovação da equipe depois dos jogos olímpicos do Rio, por isso, nós queremos fazer uma festa linda, com muito carinho e hospitalidade”, disse a titular da Seel.

A arena Guilherme Paraense está recebendo os preparativos para o torneio. O piso especial já foi montado e os assentos estão sendo numerados. Os serviços de limpeza e manutenção seguem normalmente, conforme informações da diretora Cláudia Moura, que também está finalizando os preparativos de transporte, segurança, hospedagem e acomodações especiais às Seleções do Brasil e do exterior. “A marca paraense é da alegria, da hospitalidade, então, vamos receber a seleção com muito carinho”, disse.

Para o técnico da seleção brasileira, Morten Soubak, o torneio e o período de treino em Belém, a partir do dia 24 de novembro, serão bem aproveitados para a preparação do grupo, renovado após as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016: “O nosso trabalho será um recomeço. Temos que renovar em vários aspectos, não somente porque várias atletas de alto nível não estão mais disponíveis para a Seleção. Temos que pensar no estilo que estávamos jogando e nos aprofundarmos nas novas regras que foram implantadas para os Jogos do Rio e que devem permanecer”, disse o treinador ao site da CBHb. Ele pretende avaliar os novos rumos da equipe: “Vamos dar chance para algumas atletas jovens e outras que fizeram parte do trabalho, mas que não ficaram na equipe para as Olimpíadas. Vamos pensar muito nas características de cada uma e, possivelmente, criar outro jeito de jogar, de acordo com esse perfil, pois o anterior era muito baseado nas atletas que estavam”, afirmou Morten.

Parauapebas

Vem aí a 1ª Corrida Faruk Salmen. Faça já sua inscrição!

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realiza a 1ª Corrida Faruk Salmen, no dia 18 de junho, às 16h, em alusão à inauguração da duplicação da estrada Faruk Salmen.

O percurso é de aproximadamente 7,100 km para a Categoria Masculina, Categoria Feminina e Categoria Especial (Deficientes Visuais) e 2 km para a Categoria Especial (Cadeirantes).

As inscrições são gratuitas e estão abertas a partir de 7 de junho, por meio do site: www.centraldacorrida.com.br, e encerram-se às 17h do dia 16/06/2016.

Confira as informações detalhadas no Regulamento da Corrida.

Parauapebas

Esporte: com 48 partidas já realizadas, Copão de Futsal entra nas oitavas de final

Foto_Fernando Salomão_Sessenta e quatro equipes de Parauapebas já disputaram as partidas do Copão de Futsal, que estão sendo realizadas na quadra do Ginásio Poliesportivo, bairro Beira Rio. Com isso, o torneio segue para as oitavas de final com 16 equipes na competição.

Da organização do torneio, o professor de futsal, Fernando Salomão, destaca que o Copão teve início no último sábado (13) com jogos durante todo o dia, os quais aconteceram também no domingo (14) e na segunda-feira (15). “O torneio está sendo realizado dentro do cronograma e o nosso objetivo é fomentar o esporte, envolvendo os atletas amadores do município”, comenta.

Conforme Fernando, a previsão para a realização dos jogos da semifinal é para a próxima sexta-feira (19), com a grande final programada para a segunda-feira (22). Para o campeão e vice-campeão, a premiação será troféu, medalha e equipagem (camisa e short).

O Copão de Futsal é classificatório para a 2ª Divisão do Campeonato Municipal de Futsal 2016, oferecendo aos quatro semifinalistas vagas para o certame.  O torneio está em sua oitava edição e recebe o apoio da Secretaria de Esporte de Parauapebas.

Parauapebas

Esporte: Parauapebas sedia IV Carna Apec

IMG_6998Inicia nesse sábado (6) e segue até terça-feira (9), o IV Carna Apec, encontro pedagógico para treinadores, atletas e professores de handebol das cidades de Parauapebas, Marabá, Tucuruí, Castanhal, Belém, além de São Luís e Macapá.

Realizado no período do carnaval, o encontro, em sua quarta edição, ocorre no Ginásio Poliesportivo, bairro Beira Rio I, e visa reunir os profissionais para abordar assuntos relacionados ao esporte.

Cerca de 15 professores e treinadores e outros 60 atletas locais e de outros municípios devem participar do evento, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Sob coordenação geral da República dos Esportes, o IV Carna Apec conta com o apoio da Associação Parauapebas Esporte Clube (Apec) e da Secretaria de Esporte e Lazer de Parauapebas.  

Foto: Anderson Souza

Parauapebas

Esporte: Copão de Futsal segue com inscrições abertas

Até o dia 10 de fevereiro, equipes de Parauapebas vão poder se inscrever na 8ª edição do Copão de Futsal. As inscrições estão sendo realizadas no Ginásio Poliesportivo, bairro Beira Rio, no horário das 8h às 12h e de 14h às 18h.

Copão de Futsal

Conforme regulamento do torneio, as vagas são limitadas e cada equipe poderá inscrever no máximo 14 atletas, com idades a partir dos 16 anos. Para o campeão e vice-campeão, a premiação consistirá em troféu, medalha e equipagem (camisa e short). O campeonato é uma realização da Secretaria de Esporte de Parauapebas e busca aumentar a participação dos atletas amadores em atividades esportivas no município. 

Este ano, o Copão de Futsal será realizado de 13 a 21 de fevereiro de 2016. A competição é classificatória para a 2ª Divisão do Campeonato Municipal de Futsal 2016 (os quatro semifinalistas do Copão conquistam vagas para o Municipal da 2ª Divisão).

Na opinião do presidente da Associação Recreativa e Esportiva Floresta, o técnico Nilson Sousa, o copão é importante porque envolve um bom número de atletas amadores do município. “A avaliação do Copão é a melhor possível, porque ele revela várias talentos. Mesmo que você não se torne um jogador profissional, você se torna um cidadão de bem. Inclusive, hoje, dois atletas que atuam no time do Floresta, na 1ª Divisão do Futsal, foram descobertos no copão, o Negueba e o Felipe”, conta.

Foto: Anderson Souza

Parauapebas

Esporte: Parauapebas terá representante nas partidas finais do Campeonato Paraense de Handebol

Nesta terça-feira (19), às 13 horas, a delegação de Handebol de Parauapebas, representada pelo time Apec, parte em direção a cidade de Abaetetuba para disputar as finais do Campeonato Paraense de Handebol.

Composta por 65 pessoas, entre atletas e dirigentes, a delegação vai disputar em sete categorias: Cadete feminino, Juvenil feminino, Júnior feminino, Adulto feminino, Juvenil masculino, Júnior masculino e Adulto masculino, com atletas a partir dos 13 anos de idade.

O time Apec é atendido pela escolinha da Secretaria de Esportes de Parauapebas. Segundo o coordenador de esportes do órgão, Jonathan Kenzo, o Campeonato Paraense de Handebol iniciou em maio de 2015 e envolve representantes das regiões sul, sudeste, nordeste e metropolitana de Belém.

Os primeiros colocados na competição ganharão troféu e medalha, além de acesso para o Campeonato Brasileiro, Taça Amazônia, Taça Brasil e Zonal de Handebol. À frente da preparação da equipe, Jurandir Cortez, o professor Big, destaca, com muito entusiasmo, que o resultado até agora obtido na competição é fruto da dedicação de toda equipe.

As partidas iniciam na quarta-feira (20) e terminam no sábado (23). A delegação de Parauapebas retornará ao município no domingo (24).

Parauapebas

Atleta de Parauapebas, Thiego Marques conquista ouro nas Paralimpíadas Escolares 2015

Paralimpíadas Escolares 2015 (1)Realizada de 23 a 28 de novembro em Natal, capital do Rio Grande do Norte, as Paralimpíadas Escolares 2015 contaram com a participação de atletas paraenses e deu ainda mais visibilidade ao talento do judoca parauapebense, Thiego Marques, de 16 anos.

Com excelente participação no evento, Thiego Marques conquistou duas medalhas de ouro, além de ter sido eleito Destaque Nacional na Modalidade de Judô. Orgulhoso, o técnico do atleta, o professor Antônio Sérgio disse que Thiego fez oito lutas e venceu todas em menos de um minuto. “Foram dois dia de lutas e o Thiego esteve focado em todas elas. Exemplo dessa dedicação, foram as duas medalhas conquistas por ele”, contou.

O professor Antônio Sérgio também foi eleito pela organização do evento como o melhor técnico de Judô. “Tive a grata surpresa de ter sido eleito o melhor técnico da modalidade. Mais uma vez fui convidado pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação [NEL/SEDUC] para estar à frente da delegação. A delegação de Judô foi a única a sagrar-se campeã nacional entre as demais modalidades do Pará”, destacou.

As Paralimpíadas Escolares 2015 é o maior evento paradesportivo do mundo, sendo organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006. Este ano, contou com mais de mil pessoas, entre atletas e técnicos de todos os estados brasileiros e mais a delegação do Reino Unido.

Paralimpíadas Escolares 2015 (2)

Os melhores colocados de cada modalidade, gênero e classe ainda serão contemplados pelo programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, na categoria estudantil.