Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Emprego

Saaep deve iniciar convocação dos aprovados em concurso na próxima terça-feira (24)

Ao todo são 85 profissionais que aguardam ansiosamente pela posse do cargo.

De acordo com Carlos Alessander, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas (Sinseppar), a convocação dos classificados no concurso do Saaep deve iniciar na próxima terça-feira (24). Até então estava previsto para que essa convocação ocorresse dia 20, porém, por questões burocráticas, não foi possível realização do ato nesta data.

Ao todo são 85 profissionais que aguardam ansiosamente pela posse do cargo. Para que os serviços da autarquia não ficassem paralisados neste início de mandato, foram realizadas contratações temporárias de pessoal, em caráter emergencial, com o conhecimento do Sinseppar. Esses servidores temporários deixarão os cargos paulatinamente, à medida com que os concursados forem sendo empossados. De acordo com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura, em 90 dias, 40% dos classificados serão convocados.

Até dezembro de 2016, o Saaep contava com 312 servidores, número bem superior ao total de vagas ofertadas no concurso. Isto ocorre porque a legislação que estabelece o número de vagas para a autarquia está obsoleta. É necessária uma reforma administrativa para embasar a alteração na estrutura organizacional do órgão e o respectivo aumento de vagas.

Classificados no concurso da Prefeitura

Enquanto não recebem notícias sobre sua convocação, os candidatos aprovados no concurso realizado pela Prefeitura se reuniram na última terça-feira (17), e montaram uma comissão para, junto com o Sinseppar, acompanhar todas as ações que serão desenvolvidas no sentido de sensibilizar a gestão municipal para realizar a convocação.

O grupo está preparado para fazer mobilizações: “na próxima terça vai ter uma reunião com Darci e o sindicato. Decidimos, em votação, só agir após esta reunião, pra ver o que o prefeito vai dizer. Íamos fazer manifestação na corrida de São Sebastião, nas emissoras de rádio e TV, mas decidimos ir somente após conversa com o prefeito, se caso a resposta não seja favorável ao grupo. Nossa reivindicação é que sejam chamados os candidatos para ocupar as 116 vagas que ainda estão em aberto pelo concurso”, disse Fabilson Barros, aprovado para o cargo de auxiliar administrativo.

Portos

Projeto “Belém Porto Futuro” será apresentado para a sociedade paraense

Para chegar a este resultado que será apresentado amanhã para a sociedade, diversas oficinas e audiências públicas foram realizadas durante o ano 2016, atendendo um pedido do ministro Helder Barbalho.

No próximo dia 12 de janeiro Belém completa 401 anos, e para presentear a população da cidade será apresentado amanhã (11), o Projeto Belém Porto Futuro, do governo Federal, que representará mais um importante passo para a renovação e recuperação do espaço portuário da capital.

O Projeto consiste diretamente na valorização de duas áreas. Uma é a antiga residência de Miramar, onde a população terá acesso ao Museu de Gastronomia Paraense, além de um Mirante Contemplativo, que apresentará uma nova imagem da cidade.

Já a outra área será a região portuária de Belém, que promoverá a integração do porto com a cidade a partir da criação de um novo pátio de contêineres e píeres para recepcionar moradores e visitantes. O local contará com a criação de um grande parque urbano banhado por um lago contemplativo, que vai abrigar uma praça infantil, área de convivência, área para animais de estimação, central de apoio, espaço saúde e praça de alimentação. A região terá ainda uma Feira Livre, Mercado Municipal, Centro Cultural Paraense, Museu de Arte Moderna, Museu do Círio, escritórios e um amplo estacionamento.

Projeto

O Projeto, que foi lançado em abril de 2016 pelo então ministro de Portos, Helder Barbalho – atual ministro da Integração Nacional-, pretende transformar uma área portuária de aproximadamente  2km em um polo de desenvolvimento da capital, por meio da recuperação da infraestrutura, atração de investimentos, oferta de serviços e geração de emprego e renda.

Para chegar a este resultado que será apresentado amanhã para a sociedade, diversas oficinas e audiências públicas foram realizadas durante o ano 2016, atendendo um pedido do ministro Helder feito no dia do lançamento do Projeto para que tudo fosse pensado e construído com participação direta de  empresários, órgãos públicos e sociedade.

Férias

Casa da Cultura de Canaã abre inscrições para escolas de formação

Uma programação de férias, com oficinas gratuitas e sessões de contação de história, brincadeiras infantis e cinema, também agita a Casa neste mês.

A partir de hoje, 10/1, começam as inscrições para as escolas de formação oferecidas pela Casa da Cultura de Canaã. Uma programação de férias, com oficinas gratuitas e sessões de contação de história, brincadeiras infantis e cinema, também agita a Casa neste mês.

Flauta Doce, Canto Coral, Musicalização Infantil, Violão, Balé e Capoeira estão entre as escolas oferecidas. As inscrições dos novos alunos poderão ser feitas até o dia 14 de janeiro, no horário das 10 às 18h. No dia 17, haverá o sorteio aberto ao público, às 10h,no auditório. Já no dia 18, a divulgação dos sorteados, que poderão fazer suas matriculas no período de 19 a 21 com a entrega de documentação: comprovante de residência, declaração de matrícula na escola, e xerox da certidão de nascimento ou da identidade.

Durante as férias, também uma programação com oficinas livres, no horário das 15h. Às terças-feiras, haverá oficina de Abayomi , bonecas africanas feitas em tecido sem costura e sem cola. Nas quartas, confecção de brinquedos com prendedores de roupas. Nas quintas-feiras, oficina de instrumentos musicais com materiais alternativos. E nas sextas-feiras, serão ensinadas técnicas para a produção de artesanato com EVA.

A Casa da Cultura realiza ainda uma programação semanal na Biblioteca com o público infantil de forma gratuita. Toda sexta-feira tem mediação de leitura. A atividade vem apoiar a criança a interpretar textos. Toda quarta-feira tem contação de histórias. Além disso, no segundo sábado do mês tem resgate de brincadeiras infantis, às 10 e às 16h. O objetivo é resgatar velhas brincadeiras de infância; que favorecem o desenvolvimento da noção de espaço, da coordenação motora e a interação social.

Já os amantes da sétima arte podem aproveitar as sessões de cinema gratuitas mensais. Este mês terá exibição de curtas no Cine Cultura. Serão nove filmes documentários de curta duração nos dias 27 e 28, das 15 às 17h.

Confira mais informações sobre a programação deste mês:

Escolas de Formação com inscrições abertas:

Musicalização Infantil – Primeiro contato da criança com vários tipos e características de instrumentos musicais. Idade: 5 a 7 anos

Flauta Doce – Base dos instrumentos de sopro. Ensino prático aliado à teoria em partitura. Idade: 7 a 10 anos

Violão – Ensino teórico e prático do instrumento. Idade: 10 a18 anos

Canto Coral – Ensino da prática de cantar peças musicais clássicas e populares. Idade: 10 a 18 anos

Balé – Idade: a partir dos 3 anos

Capoeira – Idade: a partir das 6 anos

Público infantil

Todas as sextas-feiras – Mediação de leitura, às 10 e às 16h. Ato de ler para outras crianças e o apoio para aprender como interpretar um texto.

Todas as quartas-feiras – Contação de histórias infantis – às 10h e às 16h. A atividade tem como objetivo de instigar a imaginação, a criatividade e a oralidade, incentivando o gosto pela leitura e também contribuir na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo.

Segundo sábado do mês – Resgate de brincadeiras, às 10 e 16h – O objetivo é resgatar velhas brincadeiras de infância; proporcionar o desenvolvimento da noção de espaço, da lateralidade, da coordenação motora, da interação com o grupo entre outras habilidades;

Oficinas Livres

Pré-requisito: ter mais de 8 anos

Todas as terças-feiras, às 15h – Oficina de Abayomi ( bonecas africanas feitas em tecido, sem costura e sem cola).

Todas as quartas-feiras, às 15h – Confecção de Brinquedos com Prendedores de roupas.

Todas as quintas-feiras, às 15h – Oficina de instrumentos musicais com materiais alternativos

Todas as sextas-feiras, às 15h – Artesanato com EVA: porta caneta; porta-retrato; flores; imã de geladeira; capa de caderno ou agenda;

Exibição de Curtas Cine Cultura

Dia 27/1/2017

15h – Gente que Brilha. Classificação livre. Documentário aborda toda a trajetória de jovens de Parauapebas que se organizam para participar da quadra junina no Festival Jeca Tatu

16h – O Filme de Carlinhos – Duração: 15 min – Livre. Sinopse: Carlinhos tem um sonho de fazer um filme e conta com a ajuda dos seus amigos

Mestre Damasceno – Duração: 20 Min – Livre. Sinopse: Documentário conta a história de um dos grandes mestres do carimbó do estado do Pará, Mestre Damasceno.

17h – A pandorga e o peixe – Duração: 17 min – Livre. Sinopse: No sul do país, os pescadores possuem uma técnica muito curiosa de pescar.

No movimento da fé – Duração: 20 min – Livre. Sinopse: Os bastidores da maior festa religiosa do estado do Pará, o Círio de Nazaré, visto do meio do povo e por aqueles que ajudam no evento.

28/01/2017

15hs – Minuano Kid – Duração: 10 min- Livre. Sinopse: Juninho tem um amigo que só ele ver, mas Juninho tá crescendo.

O time da Croa – Duração: 15 min – Livre. Sinopse: No litoral paraense homens pescadores aproveitam a baixa da maré para brincar com a paixão nacional, o futebol.

17h -Joaquim Bralhador – – Duração: 20 min – Livre. Sinopse: Joaquim foi criado na roça, um certo dia ele vira um cavalo bralhador.

Sapato Vermelho – Duração 20 min – 12 anos. Sinopse: Ele ganhou na loteria e ficou rico, mas um dia comete um grande vacilo.

Parauapebas

2º Salão de Artes de Parauapebas abre inscrições nesta terça-feira, 15

Após mais de 10 anos, os amantes da cultura poderão participar de um Salão de Artes em Parauapebas. Realizado pela Confraria de Artes, o evento ocorrerá no Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas, de 23 a 27 de novembro de 2015, e distribuirá uma premiação de R$ 8.500 em quatro categorias. O edital pode ser retirado a partir desta terça-feira, 15, no Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas.

Além do concurso que premiará os vencedores nas categorias de pintura (R$ 3.000,00), escultura (R$ 3.000,00), desenho (R$ 1.000,00) e fotografia (R$ 1.500,00), haverá oficinas, seminários e encontros multidisciplinares de cultura e arte. Somente poderão concorrer artistas locais com residência comprovada no município de, pelo menos, dois anos.

Segundo o artista plástico Afonso Camargo, um dos idealizadores da Confraria e do Salão de Artes, também é objetivo do evento organizar e fortalecer a classe artística local. “Temos que agregar, discutir. Também vamos nos preparar para pleitear a inclusão do Salão de Artes no PPA [Plano Plurianual de Aplicação] e torná-lo lei municipal, disse”.

A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL, CÂNDIDO PORTINARI

Serão dois os curadores do Salão de Artes, responsáveis pelo julgamento dos trabalhos:  o artista plástico Chillon Magalhães e o pintor hiper-realista Irley Leal.

Candido Portinari foi o artista escolhido para ser patrono do evento. Nascido em 1903, em São Paulo, ele pintou quase cinco mil obras e faleceu no Rio de Janeiro em 1962. Entre suas pinturas, destacam-se “A Primeira Missa no Brasil” (imagem), “São Francisco de Assis” e Tiradentes”.

Mineração

Hydro traz grupo norueguês A-ha ao Pará em outubro. Barcarena e Paragominas receberão shows da banda

Banda se apresenta em shows para empregados da companhia de alumínio

Sucesso desde a década de 80, a banda norueguesa A-ha vem ao Pará pela primeira vez no próximo mês de outubro a convite da Hydro, empresa global de alumínio que tem no estado parte significativa de seus negócios. Os músicos visitam os municípios de Barcarena e Paragominas, onde farão shows exclusivos para os empregados da Hydro. Os eventos celebram os 110 anos de atuação da empresa, os 30 anos da Albras e os 20 anos da Hydro Alunorte, que junto com a Hydro Paragominas são um dos maiores exemplos de verticalização do estado.

A-HaA banda vem ao Pará aproveitando a passagem pelo Brasil, onde terá agenda de shows que começa com a participação no Rock in Rio, no dia 27 de setembro. No Pará, os músicos se apresentam no dia 1º de outubro em Barcarena e no dia 3 em Paragominas, sendo os dois eventos para público fechado.

Como parte das ações de parceria com o a-ha, a Hydro lançou na Apple Store um remix do maior sucesso da banda, “Take on me”, produzido pelo DJ Kygo. O jovem norueguês de 24 anos é destaque no cenário internacional da música. Sua primeira trilha original, “Firestone”, lançada em 2014 acumulou mais de 7 milhões de execuções no SoundCloud e YouTube e mais de 40 milhões de execuções no Spotify.

Renovação e Meio Ambiente – A vinda dos músicos é parte das ações globais que a Hydro está realizando em 2015. O momento marca a nova campanha global da companhia: “Renove”, que diz respeito a tudo que é renovável, duradouro, transformador, como a empresa e o alumínio.  Com 110 anos de atuação, a companhia desenvolve tecnologias inovadoras por meio do alumínio, metal infinitamente reciclável e reutilizável, o metal do futuro. Esse posicionamento da empresa e a identificação com a banda justificam a escolha dos músicos para shows no estado: o a-ha se renovou ao longo de 30 anos de carreira e é reconhecidamente engajado com temas importantes como reflorestamento, reciclagem e cidadania.

Uma das marcas da empresa é o compromisso ambiental. A Hydro global tem a meta ambiciosa de se tornar carbono-neutro até 2020. E o Pará desempenha um papel de grande importância no alcance deste resultado.

Extremamente engajada em causas socioambientais, a banda norueguesa participará de dois projetos de caráter ambiental nos municípios onde ficam as instalações da Hydro. Em Barcarena, o tecladista Magne Furuholmen fará uma oficina de reaproveitamento de materiais recicláveis com um grupo de crianças do projeto Bola pra Frente, Educação pra Gente, desenvolvido pela Hydro Alunorte, em parceria com a prefeitura de Barcarena.

Além de músico, Magne tem uma carreira como artista plástico e se dedica à pintura e escultura, entre outros estilos. Com mostras realizadas principalmente na Noruega e toda a Europa, o artista vai trazer ao Brasil um de seus projetos, que será apresentado no dia 28 de setembro no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, no Rio de Janeiro.

Em Paragominas, o vocalista Morten Harket fará o plantio de mudas na área de reflorestamento na mina de bauxita da Hydro Paragominas, que tem a meta de equilibrar 1 hectare de área reflorestada a cada hectare de área minerada até o ano de 2017. O músico vai ter a colaboração de crianças do projeto social Caseca, iniciativa desenvolvida pela Hydro no município que auxilia a aprendizagem de mais de mil crianças e adolescentes por meio do uso da tecnologia.

Concurso vai sortear ingressos pela internet

Embora os shows no Pará sejam exclusivos, fãs da banda terão oportunidade de concorrer a ingressos para assistir à primeira apresentação do grupo no estado, no dia 1º de outubro, em Barcarena. Serão premiadas 30 pessoas com acompanhante por meio do concurso cultural “Renove sua paixão pelo futuro”, realizado pela Hydro na rede social Instagram. A participação no concurso é aberta a quem tem 16 anos ou mais, mora no estado do Pará e tem um perfil válido no Instagram.

Para concorrer, o usuário deve seguir o perfil da Hydro no Instagram (@hydronobrasil) e postar uma foto mostrando uma atitude com o potencial de transformar o futuro da humanidade para melhor. A imagem deve ser acompanhada das hashtags #RENOVESUAPAIXÃO e #REPENSEOFUTURO. Uma comissão julgadora elegerá as 30 imagens vencedoras para assistir ao show, com direito a acompanhante.

O concurso será lançado no dia 28 de agosto. Concorrerão ao sorteio todos os posts realizados até às 17h do dia 20 de setembro (horário de Brasília), desde que cumpridos os requisitos do regulamento. Os vencedores serão conhecidos no dia 27 de setembro no perfil da Hydro no Instagram. O regulamento completo do concurso será disponibilizado no site www.hydro.com/brasil e na fanpage /hydronobrasil, a partir do dia 28 de agosto.

A Hydro e o Pará – Para Sempre

A Hydro é uma empresa global de alumínio, com uma história substancial no Pará. Embora sediada na Noruega, os maiores e mais importantes ativos da companhia estão aqui: em Paragominas fica a mina de bauxita e, em Barcarena, a refinaria de alumina Hydro Alunorte e a fábrica de alumínio primário Albras. Juntas, essas empresas constituem um dos exemplos mais fortes de verticalização atualmente no estado.

Em 2014, a Hydro apresentou seu posicionamento estratégico, o “Para Sempre”, e o compromisso de ficar no estado que acolheu a empresa.  A Hydro investiu cerca de R$ 8 bilhões nos últimos 10 anos no Pará, e atualmente emprega – direta e indiretamente – 8.500 pessoas nas unidades Hydro Paragominas, Hydro Alunorte e Albras.

Pará

Superintendente e Comandante da PM no sul do Pará são homenageados durante solenidade do Programa de Redução a Criminalidade em Belém

Na manhã desta terça-feira, 21, gestores do Sistema de Segurança Pública realizaram homenagem a dez policiais militares e dez policiais civis, durante solenidade alusiva ao encerramento do Ciclo 2015.1 do Programa de Redução a Criminalidade (Prec), no auditório da Secretaria de Planejamento do Estado do Pará (Seplan). O evento comemorou a redução nos índices de criminalidade em dez Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) do Estado do Pará.

Durante o evento, cerca de 400 agentes de segurança receberam certificado de participação e agradecimento dos resultados obtidos em relação a diminuição dos principais tipos de delitos como homicídio, latrocínio e roubo, nos municípios do Estado, sendo eles Soure, Paragominas, Breves, Tucuruí, Redenção, São Felix do Xingu, Abaetetuba, Capanema e Altamira.

Miranda

Entre os agraciados estavam o delegado Antônio Miranda (foto), superintendente da Polícia Civil do Araguaia Paraense, com sede em Redenção, e o Coronel Oliveira (foto), comandante regional da 13ª RISP, onde graças as ações de repressão ao tráfico de drogas, com a locação de servidores em locais estratégicos e as operações na zona rural – onde via de regra o policiamento é fraco – e reforçando o policiamento nas vilas, o crime de homicídio doloso, que serve como parâmetro para criminalidade, foi reduzido em 20% na região.

O evento contou comas as ilustres presenças do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, General Jeannot Jansen, do comandante geral da PM no Pará, coronel Campos, e do delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino de Souza, além de autoridades das polícias civil e militar e agraciados.

O Projeto Piloto 2013 do Programa de Redução da Criminalidade foi implantado em outubro de 2013, na Região Metropolitana de Belém, visando estabelecer e regular o modelo de gerenciamento para a redução da criminalidade na RMB, a ser operacionalizado pelas instituições diretamente envolvidas no programa (Segup, Polícia Militar e Polícia Civil). Em janeiro de 2014 o programa passou a funcionar em todas as regiões 15 integradas de Segurança Pública do Estado (Risps).

O programa se baseia em metas de redução de crimes (Indicadores de Criminalidade) previamente fixadas e estabelecidas para cada Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), com responsabilidade compartilhada pelas Polícias Militar e Civil, por meio das coordenadorias colegiadas.

Parauapebas

Semas realiza Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com o tema: “Olha o Nosso Não ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizará entre os dias 11 e 18 de maio, a Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

_MG_1462

O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a existência do abuso e exploração sexual no município e que precisa ser denunciada aos órgãos competentes, assim como a necessidade do assunto ser discutido nas famílias.

Integram as ações da campanha uma sequência de capacitações para os servidores que atuam na rede socioassistencial, sessões de filmes interativos nos bairros, pedágio, e o encerramento com apresentações culturais e a participação do promotor público, Eduardo Falesi.

Histórico

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos , quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Confira a programação

11/05 – Segunda-feira

  • 8h às 12h e 14h às 18h – Capacitação da Rede Socioassistencial
  • Ministrante: Instituto Aliança – BA
  • Local: Auditório da Prefeitura de Parauapebas
  • 16h às 18h – Sessão interativa de filmes nos bairros
  • Filme: Confiar
  • Local: Escola Terezinha de Jesus, Bairro Cidade Jardim

12/05 – Terça-feira

  • 8h às 12h e 14h às 18h – Capacitação da Rede Socioassistencial
  • Ministrante: Instituto Aliança-BA
  • Local: Auditório da Prefeitura de Parauapebas
  • 15h às 17h – Sessão interativa de filmes
  • Filme: Confiar
  • Local: CRAS Rio Verde

13/05 – Quarta-feira

  • 8h às 12h e 14h às 18h – Capacitação da Rede Socioassistencial
  • Ministrante: Instituto Aliança – BA
  • Local: Auditório da Prefeitura de Parauapebas
  • 18h às 20h – Sessão interativa de filmes
  • Filme: Confiar
  • Local: Praça da Juventude, Bairro Casas Populares II

14/05 – Quinta-feira

  • 18h às 20h – Sessão interativa de filmes
  • Filme: Confiar
  • Local: Praça do Guanabara, Bairro Guanabara
  • 16h às 17h30 – Ação de pedágio
  • Local: Semáforo da Rua E, com Rua 10, Bairro Cidade Nova

15/05 – Sexta-feira

  • 16h às 17h30 – Ação de pedágio
  • Local: Semáforo da PA 275, esquina com Posto Ipiranga, Bairro Beira Rio, sentido ao supermercado Hiper Sena.
  • 18h às 20h – Sessão interativa de filmes nos bairros
  • Filme: Confiar
  • Local: Antiga Câmara Municipal, Bairro Cidade Nova

16/05 – Sábado

  • 9h às 10h30 – Ação de pedágio
  • Local: Semáforo da Av. Liberdade, esquina com Rua do Comércio, Bairro Rio Verde.

18/05 – Segunda-feira

  • Cerimônia de encerramento
  • Local: Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC)
  • 14h- Abertura oficial
  • 14h15- Apresentação da campanha com a coordenadora da Proteção Social Especial de Alta e Média Complexidade (PSE), Eleonora Ferreira da Silva;
  • 14h35 – Apresentação de música e violão pelos usuários do Centro de Referência da Assistência Social do Bairro da Paz;
  • 15h – Apresentação de dança e capoeira pelos usuários do Cras do Bairro Rio Verde;
  • 15h25 – Bate papo com o Conselho Tutelar;
  • 15h45 – Apresentação de hip hop pelos alunos do Centro de Referência da Criança e do Adolescente (Criar);
  • 16h10 – Jogo de perguntas e respostas pelos usuários do Centro de Referência especializado de Assistência Social (Creas);
  • 16h40 – Apresentação de dança pelos usuários do Cras do Bairro Altamira;
  • 17h05 – Bate papo com o promotor Dr. Eduardo Falesi;
  • 17h30­­­- Apresentação do 1º lugar do Concurso de paródia;
  • 17h55—Encerramento.

Parauapebas

Em Parauapebas, comerciantes devem cumprir normas para atuarem em festas públicas

Com a finalidade de preparar os comerciantes para melhor atender o público nas festas populares promovidas pela Prefeitura, cumprindo as normas da Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e do Código de Posturas do município, a Secretaria de Serviços Urbanos (Semurb) realizou treinamento para os vendedores na última terça-feira (5).

_MG_3942

Cerca de 100 comerciantes tiraram suas dúvidas sobre as obrigações e cuidados que devem ser adotados em relação ao tamanho, padronização, organização e higiene das barracas, manipulação, acondicionamento adequado dos alimentos e a exposição do produto para a venda ao consumidor, vestuários, assim como a permanência de menores de idade trabalhando nas barracas.

Pela segunda vez, Lucinete Rocha participa do treinamento. Comerciante eventual há 5 anos, ela comenta que aguarda ansiosa pelas festas populares, visto que consegue ganhar uma renda extra nessas ocasiões. “Esse treinamento é importante porque sempre temos alguma dúvida e seguindo as orientações, nós e os consumidores ganhamos”, disse. “Espero que cada um faça a sua parte, assim não teremos problemas”, acrescenta outra participante do curso, Maria de Jesus.

_MG_3949A coordenadora do Departamento de Fiscalização da Semurb, Dagma Trevisan, explica que a presença nas capacitações é uma das exigências, a partir de agora, para participar do sorteio que seleciona os comerciantes eventuais para atuarem nas festas públicas, promovidas pelo Governo Municipal. “No próximo final de semana teremos festa do aniversário da cidade. Só vai participar do sorteio quem esteve no treinamento e assinou o termo de compromisso”, ressaltou.

Nesta quinta-feira (7), a Semurb realizará o sorteio dos comerciantes que irão trabalhar na festa do aniversário da cidade que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de maio no Loteamento Paraíso. No local, será montada uma praça de alimentação com 50 barracas de comidas e 30 de bebidas.

Texto: Liliane Diniz – ASCOM