Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Saúde

Semana de enfermagem é realizada por profissionais do ramo, em Parauapebas

De acordo com Leonice de Oliveira, “a organização do evento pretende obter, como resultados esperados, a promoção do conhecimento, a motivação e o empenho dos profissionais de saúde no cuidado com a saúde da população”.

Em 12 de maio se comemora o Dia Internacional da Enfermagem e dia 20 do mesmo mês o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, em alusão às datas, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará (Senpa) e a Associação de Enfermeiros de Parauapebas (AEP) realizam a XV Semana da Enfermagem, com o tema “A enfermagem na linha de frente, transformando o cuidado”.

A abertura oficial do evento ocorreu nesta sexta-feira (12), no Ceup, com a presença de diversas autoridades, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de acadêmicos dos cursos relacionados à área. “Há 25 anos cheguei aqui em Parauapebas, recém formada na época aprendi muito com os técnicos de enfermagem que já atuavam há muito tempo na saúde. Parte do nosso trabalho, na enfermagem é feito na base do improviso, mas é isso que sustenta a vida dos nossos pacientes”, disse a enfermeira Nilcelha Pantoja, que participou da composição da mesa de abertura do evento.

A presidente da AEP, Leonice de Oliveira, agradeceu o apoio de toda a equipe que esteve empenhada na organização do evento e destacou os sacrifícios pessoais que os profissionais da enfermagem precisam fazer por conta do trabalho. “Muitas vezes saímos de nossas casas para um turno de 12 horas mas a gente acaba dobrando, deixando nossos familiares preocupados”.

O vereador Marcelo Parcerinho, que é presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores, que durante o evento representou o presidente da casa de leis, elogiou os profissionais.  “Vocês são os verdadeiros guerreiros da saúde. Aqueles com quem a população tem o primeiro contato. Mesmo com falta de insumos e condições de trabalho, vocês estão lá, cuidando do paciente”.

O vereador também chamou a atenção do secretário de saúde, presente no evento, para a contratação de vários profissionais de enfermagem que atuaram durante anos no Hospital Municipal e hoje estão desempregados. O titular da saúde, Francisco Cordeiro, por sua vez, disse: “a maior evolução que teremos no hospital será quando conseguirmos trazer esses profissionais de volta”.O deputado estadual Gesmar Costa também prestigiou o evento. “Vocês escolheram uma das coisas mais difíceis, cuidar das pessoas, principalmente quando elas estão doentes. A enfermagem é um sacerdócio, parabéns pelo empenho de cada um em fazer o melhor no atendimento em saúde”, disse o deputado.

A programação de abertura da semana de enfermagem foi concluída com a palestra da enfermeira Dathilane Mergulhão sobre o tema principal. O desenvolvimento de multitarefas. As principais habilidades dos profissionais da área, assim como seus desafios, foram abordados brilhantemente pela profissional que tem vários especializações e larga experiência na saúde pública.

Programação

Dia 17/05, às 19h, no auditório do CEUP, a Jornalista Karine Gomes irá palestrar sobre Ética e Comunicação nas relações interpessoais.

O tema: Câncer de Cérebro será desenvolvido pelo palestrante Rodolfo Amoury Júnior, médico oncologista, dia 18/05, com início às 19h, também no CEUP.

Passeio ciclístico, atividades humanitárias e culturais irão movimentar a Semana.

A programação encerrará dia 20/05 com atividades recreativas.

De acordo com Leonice de Oliveira, “a organização do evento pretende obter, como resultados esperados, a promoção do conhecimento, a motivação e o empenho dos profissionais de saúde no cuidado com a saúde da população”.