Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Sul e Sudeste do Pará

Deputado Gesmar chama atenção para o abandono da região e lamenta morte de prefeito

Em discurso inflamado, o deputado que é da base de Jatene cobrou o reinício das obras e respostas aos eleitores da região.

Nesta terça-feira (16),  o deputado estadual Gesmar Costa (PSD) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa do Pará e nos minutos regimentais a ele concedidos parabenizou as cidades de Parauapebas e Curionópolis pela passagem dos 29 anos de emancipação político-administrativa, ocorrida no último 10 de maio.

Usando a sua costumeira sinceridade, o parlamentar chamou a atenção para a ausência do estado na região. “Infelizmente, nós não tivemos o prazer de inaugurar, de levar nada do Estado para Parauapebas, aliás, isso não é de agora. O descaso de todos os governantes ao longo desses 29 anos de emancipação política de Parauapebas é muito grande. O que nós temos lá são obras paradas e uma sensação de insegurança, e eu, como parlamentar, base aliada do governo, não posso calar diante dessa situação”.

Sobre a grande quantidade de obras paradas em Parauapebas, o parlamentar voltou a abordar o tema. “Um município da envergadura e da grandeza de Parauapebas para o nosso estado do Pará merecia mais zelo e mais cuidado por parte do governo estadual. É lamentável que nesse início de legislatura, com 5 meses aqui no parlamento eu não tenha conseguido muita coisa para as regiões sul e sudeste do Pará. Aqui as coisas não caminham, e nos causa indignação, essa é a palavra. Fica difícil voltar à cidade, onde nós tivemos 25% dos votos válidos em 2014 e chegarmos lá de mãos abanando, não termos respostas para nada. As perguntas são muitas, “quando reiniciam as obras? ‘Quando é que instala isso? Quando instala aquilo?” E a gente, fazendo parte desta base, não tem respostas”.

Completando o tempo na Tribuna, o deputado aproveitou para falar da sua profunda tristeza e indignação pelo assassinato do prefeito de Breu Branco, Diego Kolling. “Não é de hoje que isso acontece, mas, só chama atenção quando morre uma autoridade. Eu não consigo entender como as coisas são dessa maneira e quando às vezes conseguem prender o meliante, o processo emperra no Poder Judiciário. É de indignar mesmo por que a gente se sente impotente nesse Parlamento. Aqui se fala tanto em segurança, todos os dias e nós somos impotentes, não conseguimos reagir a questão da violência no nosso Estado. Infelizmente não dá para ficar calado diante dessa situação”.

A fala do deputado repercutiu nas suas bases, no sudeste do Estado.

Saúde

Semana de enfermagem é realizada por profissionais do ramo, em Parauapebas

De acordo com Leonice de Oliveira, “a organização do evento pretende obter, como resultados esperados, a promoção do conhecimento, a motivação e o empenho dos profissionais de saúde no cuidado com a saúde da população”.

Em 12 de maio se comemora o Dia Internacional da Enfermagem e dia 20 do mesmo mês o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, em alusão às datas, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará (Senpa) e a Associação de Enfermeiros de Parauapebas (AEP) realizam a XV Semana da Enfermagem, com o tema “A enfermagem na linha de frente, transformando o cuidado”.

A abertura oficial do evento ocorreu nesta sexta-feira (12), no Ceup, com a presença de diversas autoridades, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de acadêmicos dos cursos relacionados à área. “Há 25 anos cheguei aqui em Parauapebas, recém formada na época aprendi muito com os técnicos de enfermagem que já atuavam há muito tempo na saúde. Parte do nosso trabalho, na enfermagem é feito na base do improviso, mas é isso que sustenta a vida dos nossos pacientes”, disse a enfermeira Nilcelha Pantoja, que participou da composição da mesa de abertura do evento.

A presidente da AEP, Leonice de Oliveira, agradeceu o apoio de toda a equipe que esteve empenhada na organização do evento e destacou os sacrifícios pessoais que os profissionais da enfermagem precisam fazer por conta do trabalho. “Muitas vezes saímos de nossas casas para um turno de 12 horas mas a gente acaba dobrando, deixando nossos familiares preocupados”.

O vereador Marcelo Parcerinho, que é presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores, que durante o evento representou o presidente da casa de leis, elogiou os profissionais.  “Vocês são os verdadeiros guerreiros da saúde. Aqueles com quem a população tem o primeiro contato. Mesmo com falta de insumos e condições de trabalho, vocês estão lá, cuidando do paciente”.

O vereador também chamou a atenção do secretário de saúde, presente no evento, para a contratação de vários profissionais de enfermagem que atuaram durante anos no Hospital Municipal e hoje estão desempregados. O titular da saúde, Francisco Cordeiro, por sua vez, disse: “a maior evolução que teremos no hospital será quando conseguirmos trazer esses profissionais de volta”.O deputado estadual Gesmar Costa também prestigiou o evento. “Vocês escolheram uma das coisas mais difíceis, cuidar das pessoas, principalmente quando elas estão doentes. A enfermagem é um sacerdócio, parabéns pelo empenho de cada um em fazer o melhor no atendimento em saúde”, disse o deputado.

A programação de abertura da semana de enfermagem foi concluída com a palestra da enfermeira Dathilane Mergulhão sobre o tema principal. O desenvolvimento de multitarefas. As principais habilidades dos profissionais da área, assim como seus desafios, foram abordados brilhantemente pela profissional que tem vários especializações e larga experiência na saúde pública.

Programação

Dia 17/05, às 19h, no auditório do CEUP, a Jornalista Karine Gomes irá palestrar sobre Ética e Comunicação nas relações interpessoais.

O tema: Câncer de Cérebro será desenvolvido pelo palestrante Rodolfo Amoury Júnior, médico oncologista, dia 18/05, com início às 19h, também no CEUP.

Passeio ciclístico, atividades humanitárias e culturais irão movimentar a Semana.

A programação encerrará dia 20/05 com atividades recreativas.

De acordo com Leonice de Oliveira, “a organização do evento pretende obter, como resultados esperados, a promoção do conhecimento, a motivação e o empenho dos profissionais de saúde no cuidado com a saúde da população”.

Política

Segurança pública e educação serão prioridades neste primeiro momento do mandato do deputado estadual Gesmar Costa

Gesmar Costa afirmou estar à disposição do atual governo de Parauapebas para colaborar por Parauapebas

Nesta sexta-feira (13) o deputado estadual Gesmar Costa concedeu uma coletiva de imprensa para apresentar as prioridades do seu mandato e sua forma de atuação. Em seguida foi realizada uma confraternização com os parceiros de campanha pela conquista da cadeira da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Muito contundente e objetivo nas respostas, Gesmar Costa disse que priorizará neste primeiro momento ações em busca de melhorias na segurança pública e na educação de nível médio, responsabilidades exclusivas do Estado. “Há disponibilidade do governo estadual para licitar a construção de uma delegacia no bairro Cidade Jardim. Falta só os processos burocráticos. Temos que aproveitar esse momento, pois em breve novos servidores da Polícia Civil serão convocados e teremos condições de ter um bom quadro aqui na cidade. Em relação à educação, na próxima terça-feira (17) teremos reunião para tratar das pautas dessa área com integrantes do governo estadual”, informou o deputado.

Com relação aos problemas nas áreas da saúde enfrentados no município de Parauapebas, que arca com serviços onerosos de alta complexidade, responsabilidade do governo estadual, o deputado informou que também será atuante, porém, precisa primeiramente conversar com o atual prefeito para entender qual será a dinâmica de trabalho no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), se há interesse de regionalizar os serviços, para então poder contribuir com as articulações necessárias neste sentido.

Quando questionado sobre como será sua relação com o atual gestor de Parauapebas, Gesmar Costa disse que o mandato estará à disposição do governo municipal para que melhorias sejam realizadas no município. Destacou, por exemplo, que irá atuar no resgate de incrementos de receita a partir do ICMS.

“Por conta de mudanças realizadas pelo governo estadual nas alíquotas do ICMS, Parauapebas perdeu muito na receita de ICMS. O ex-prefeito Valmir Mariano ajuizou uma ação contra o Estado e por meio dela o município deverá receber R$ 270 milhões referentes às perdas desse imposto. Estamos acompanhando de perto esse processo e em conversa com o governador sobre o assunto”, adiantou Gesmar Costa.

Ao finalizar a coletiva, Gesmar Costa falou sobre a necessidade que o PSD tem de repaginação e o fortalecimento do partido nas últimas eleições. “Nós quase fizemos o prefeito aqui em Parauapebas e conseguimos eleger dois vereadores. Sem dúvida saímos fortalecidos das eleições. Em breve faremos uma visita aos 15 municípios dessa região para verificar como estão os serviços do estado nessas localidades e também como está a atuação do PSD. Creio que o nosso partido será um dos mais fortes da região”, concluiu o deputado.

Segurança Pública

Gesmar Costa busca melhorias para segurança em Parauapebas

O deputado Gesmar Costa só vai assumir o cargo na Alepa em fevereiro, mas já busca tratar dos interesses da região

Os trabalhos na Assembleia Legislativa ainda nem começaram, mas o Deputado Gesmar Costa já está a todo pique. Na manhã desta quarta-feira, 11, o mais novo deputado da Alepa esteve reunido com os gestores da Segurança Pública do Estado do Pará. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Segurança do Estado (SEGUP), em Belém, e contou com as presenças do Secretário de Segurança, General Jeannot Jansen; do Delegado Geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino de Souza e do Diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC).

A segurança Pública é uma pasta na qual o parlamentar é praticamente um especialista, já que esteve à frente dela por um ano em Parauapebas, e conhece muito bem quais as maiores carências do município.

Durante a reunião, o deputado oficializou várias solicitações que certamente beneficiarão Parauapebas. Entre elas a construção de mais uma delegacia, no bairro Cidade Jardim; a retomada das obras do presídio e a regionalização do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

No encontro, o Delegado Geral reconheceu e defendeu a construção urgente da delegacia, informando que o órgão está à disposição para firmar convênio com a Prefeitura de Parauapebas a fim de construir a Unidade Policial o mais rápido possível.

O Secretário Jeannot Jansen deu uma ótima notícia para a população de Parauapebas, quando garantiu que o projeto da Susipe para retomada das obras do presídio no município já foi encaminhado à Secretaria de Obras do Estado (SEOP), responsável pela execução da obra, e amanhã (12) já será encaminhado à licitação.

Quanto a regionalização do CPCRC, o Diretor Orlando Gouvêa informou que, por conta do aumento de despesas, uma regionalização ainda não é possível, mas o órgão estuda uma reestruturação que vai permitir que seja implantado, em Parauapebas, um Núcleo Avançado do Órgão.

“A população de 300 mil habitantes de Parauapebas necessita muito dessas obras. Vou continuar acompanhando, junto à SEOP, o processo da retomada das obras do presídio e vou intermediar uma audiência do prefeito Darci Lermen com o Delegado Geral para que a nossa nova delegacia saia o mais depressa possível”, disse o deputado.

Parauapebas

Vice-governador participa de reunião do PSD em Parauapebas

Heleinson PontesQuem esteve na última sexta-feira em Parauapebas para participar de uma reunião política com a militância do PSD foi o vice-governador Helenilson Pontes.

Sereno, Helenilson auxiliou nos debates para a escolha do representante do partido em Parauapebas que concorrerá ao cargo de deputado estadual. O escolhido foi Gesmar Costa, que até a última sexta estava à frente do SAAEP e que terá como bandeira municipal o bom trabalho ali desenvolvido.

Sobre seu futuro político, Helenilson não confirma nada, mas possivelmente disputará uma vaga no senado em outubro.

Pontes é um excelente nome, não resta dúvida. Mesmo não tendo lá um curriculum extenso politicamente falando, na vida privada já foi presidente do Conselho de Administração do BANPARÁ e coordenador do Grupo de Trabalho Belo Monte.

Além disso, é livre-docente em Legislação Tributária pela Universidade de São Paulo (2004), doutor em Direito Econômico e Financeiro pela USP (2000) e professor de Direito Tributário no Centro Universitário de Ensino Superior do Pará (CESUPA) e na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Agora, o ponto forte do curriculum de Helenilson Pontes e que pode decidir as eleições de outubro ao senado é que ele é completamente ficha limpa. Aliás, o assunto (ficha limpa) é proibido para alguns pretensos candidatos ao cargo.