Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Mineração

Setor mineral do Pará será destaque na Exposibram

A EXPOSIBRAM, uma das maiores feiras de mineração da América Latina, será realizada de 18 a 21 de setembro, em Belo Horizonte (MG)

O Pará marcará presença na 17ª Exposição Internacional de Mineração (EXPOSIBRAM), uma das maiores feiras de mineração da América Latina, que será realizada de 18 a 21 de setembro, em Belo Horizonte (MG). O evento receberá 40 mil visitantes e 500 expositores. No estande do Governo do Estado haverá um espaço moderno e inovador para expor as cadeias produtivas da mineração e os produtos potenciais do Pará. Dados do último Anuário Mineral do Pará confirmam esse potencial: em 2016, as indústrias de mineração e transformação mineral responderam por 86,4% das exportações. O setor também é um dos mais emprega, gerando 143 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

A Imerys, maior beneficiadora de caulim do mundo, estará presente no estande do Governo do Estado. A mineradora reforçará a marca e levará ao público informações e conhecimentos sobre o caulim, minério não tóxico e amplamente utilizado em produtos como papel, cremes dentais, tintas e cosméticos. “A Imerys é comprometida com o desenvolvimento do Estado. Isso nos orgulha bastante. A Exposibram, sem dúvida, será um espaço muito bom para estreitar os laços com diversos públicos e expor nossos produtos inovadores para o mercado”, acredita Marcos Moreira, Diretor de Operações da Divisão de Caulim da Imerys.

Presente há mais de 20 anos no Pará, a empresa contribui para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento das comunidades onde atua. Nos últimos cinco anos, a mineradora beneficiou mais de 36 mil pessoas em seus projetos sociais, oferecendo cursos de capacitação, aulas de reforço escolar, inclusão digital e diversas atividades para promoção da saúde, educação e lazer nas comunidades onde atua.

Outra empresa que será destaque no estande do Governo do Estado será a Alubar, líder na fabricação de cabos elétricos de alumínio e produtora de condutores elétricos de cobre para média e baixa tensão. A empresa gera mais de 1.000 postos de trabalho, entre diretos e indiretos, com aproveitamento de 90% da mão de obra local. Na Exposibram, a Alubar patrocinará um jogo interativo sobre mineração, a ser desenvolvido pela RD CODE Soluções Digitais, que fará parte do estande.

“A participação do Governo do Estado na Exposibram é importante para reforçar o potencial mineral do Pará. E mais que isso, é importante mostrar para o Brasil a relevância dos seus investimentos na cadeia produtiva, na verticalização do minério. A Alubar, sendo a pioneira e única empresa a entregar produto acabado a partir de um minério extraído no Estado, fica muito feliz em participar desta exposição”, revela Maurício Gouvea, diretor executivo da Alubar Metais e Cabos.

Segundo Maurício, a Exposibram é uma grande oportunidade para mostrar os produtos fabricados com qualidade e segurança em Barcarena, a partir de investimentos sólidos. “O Pará, geralmente, é caracterizado por ser um Estado extrativista. Mas a Alubar é um exemplo de que é possível produzir produtos que tenham alcance nacional e potencial para atender o mercado externo. Isso demonstra que todo o esforço feito pela empresa para criar produtos de qualidade, para desenvolver pessoas e o nosso Estado, tem sido coroado e tido um grande êxito, pois hoje somos líder no mercado brasileiro de cabos elétricos de alumínio com 41% de market share”, destaca o diretor executivo da Alubar.

Educação

Aulão do Enem será oferecido de graça em Parauapebas

As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Pro Paz Cidadania, onde, também, se baixa as apostilas.

As provas do Enem 2017 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. Faltando dois meses para o exame nacional, a Fundação Pro Paz Cidadania, entidade que atende comunidades carentes nos municípios paraenses, com a parceria da Secretaria de Estado de Educação realizará neste fim de semana um aulão gratuito para os estudantes das escolas públicas de Parauapebas que buscam uma vaga nas universidades do país.

A cidade é um dos 13 municípios escolhidos para receber os professores de Belém, da Seduc e da Pro Paz, que através de um intensivão de oito horas, buscam preparar os estudantes com os principais temas do conteúdo programático do Enem, além de tirar dúvidas e dar dicas. O projeto, que teve início em junho, é de iniciativa do Governo do Estado e já beneficiou mais de 20 mil alunos nos últimos dois anos.

Além das aulas presenciais, a partir desse mês de setembro, um programa semanal será exibido pela TV Cultura.

Intensivão

Em Parauapebas, o Aulão do Enem vai ser realizado neste sábado, 9, no auditório da Câmara de Vereadores, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Mas, apesar de não pagar nada, o estudante precisa fazer a inscrição pelo site da Fundação Pro Paz Cidadania: www.propaz.pa.gov.br. No site, o estudante também poderá fazer download das apostilas usadas como material suplementar.

Banda larga

Empresa vai fornecer cerca de 400 KM de fibras ópticas para levar conexão de alta velocidade a 12 municípios do estado do Pará

A rede de banda larga, que vai beneficiar cerca de 600 mil pessoas, contará com uma capacidade de 10 Gbps expansíveis. Toda a infraestrutura será compartilhada com as operadoras e provedores da região.

A Prysmian Brasil, líder global em cabos e sistemas para os setores de energia e telecomunicações acaba de fechar um contrato de R$ 2,5 milhões com a Ômega para o fornecimento de fibras ópticas em um projeto que levará internet banda larga a 12 municípios do Pará, na região amazônica do Xingu.

Trata-se do projeto Xingu Conectado, desenvolvido pela Telebras e Prodepa – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará -, em uma ação entre o governo federal e o estado do Pará para implantar uma rede de fibras ópticas de alta capacidade de cerca de 400 quilômetros, para interligar os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu e São Feliz do Xingu.

A rede de banda larga, que vai beneficiar cerca de 600 mil pessoas, contará com uma capacidade de 10 Gbps expansíveis. Toda a infraestrutura será compartilhada com as operadoras e provedores da região.

Os cabos ópticos são produzidos na planta da Prysmian em Sorocaba (SP) e a entrega deverá ser concluída ainda em setembro deste ano. “A participação da Prysmian neste importante projeto reforça ainda mais nossa posição de liderança no mercado de fibras ópticas, além de ser um reconhecimento pela capacidade de inovar e entregar soluções completas aos nossos clientes”, comenta Reinaldo Jeronymo, diretor de telecomunicações da Prysmian Brasil.

O Grupo Prysmian é líder mundial na indústria de sistemas de cabos de energia e telecomunicações. Com quase 140 anos de experiência, vendas de cerca de € 7,5 bilhões em 2016, mais de 21 mil funcionários em 50 países e 82 fábricas, o Grupo está fortemente posicionado em mercados de alta tecnologia e oferece a mais ampla gama de produtos, serviços, tecnologias e know-how. Para o setor de telecomunicações, o Grupo fabrica cabos e acessórios para transmissão de voz, vídeo e dados, oferecendo uma ampla gama de fibras ópticas, cabos ópticos e cobre e sistemas de conectividade. Prysmian é uma empresa pública, listada na Bolsa de Valores italiana no índice FTSE MIB.

Eventos

Núcleo de Articulação e Cidadania realiza encontro com integrantes do terceiro setor em Marabá

A diretora geral do NAC, Daniele Khayat, e o secretário Extraordinário de Estado de Integração de Políticas Sociais, Heitor Pinheiro, participam do evento.

Nos dias 11 e 12 de maio, o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), realiza, em Marabá, o “Encontro do Plano Existir” e o “II Encontro: Desafios para o Terceiro Setor – Região de Carajás”. O evento do Existir vai ocorrer a partir das 8h30 de quinta-feira, 11, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Marabá com o objetivo de conhecer e implementar a rede de atenção à pessoa com deficiência no município. A diretora geral do NAC, Daniele Khayat, e o secretário Extraordinário de Estado de Integração de Políticas Sociais, Heitor Pinheiro, participam do evento.

Haverá também uma mesa redonda com o tema “Os desafios para as políticas de atendimento à pessoa com deficiência”, com a participação da secretária adjunta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Heloisa Guimarães, e a professora doutora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo. Em seguida a coordenadora do Comitê Gestor do Plano Existir, Meive Piacesi, fará a formação da rede de atenção à pessoa com deficiência de Marabá, encerrando o evento.

Ainda no dia 11, a partir das 13 horas, no plenário da Câmara de Marabá, iniciará o credenciamento para o “II Encontro: Desafios para o Terceiro Setor – Região de Carajás”. A abertura do evento será às 14 horas com o painel “Pará Sustentável – Um modelo de desenvolvimento para o Estado” com o secretário Heitor Pinheiro, que vai falar sobre sustentabilidade, parceria e governança compartilhada, e a coordenadora da diretoria de projetos estratégicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Marjorie Moriya, sobre o projeto Pará 2030, planejamento estratégico desenvolvido pelo governo estadual para melhorar a economia paraense.

Às 16h acontecerá a palestra “Desafios e Perspectivas para o Terceiro Setor”, com Nailton Cazumbá, que é especialista em contabilidade para Organizações do Terceiro Setor, e em Auditoria e Controladoria. Ele também é professor em cursos de pós-graduação. coordenador da Comissão do Terceiro Setor do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e colunista no portal Nossa Causa.

Já na sexta-feira, 12, a programação inicia às 8h30 com a palestra “Comentários sobre a Regulamentação Estadual da Lei nº 13.019/14” com o auditor geral do Estado, Paulo Amoras. Em seguida inicia o mini-curso “Lei 13.019/2014 e suas Alterações na Relação entre o Poder Público e Organizações da Sociedade Civil”, com José Alberto Tozzi, Mestre em Administração com foco no Terceiro Setor pela PUC SP. As inscrições para os dois eventos podem ser feitas no site: http://www.nac.pa.gov.br