Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Religião

Alepa comemora os 106 anos de fundação da Assembleia de Deus

A Igreja Assembleia de Deus foi fundada por Daniel Berg e Gunnar Vingren no ano de 1911, em Belém do Pará, e conta hoje com mais de 66 milhões de membros.

Por Mara Barcellos –  de Belém

Os 106 anos de fundação da Assembleia de Deus em Belém foram celebrados no último dia 12, em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A solenidade é uma proposição do deputado Raimundo Santos, que é pastor da denominação religiosa e teve por objetivo também comemorar os 91 anos do Coral e os 81 anos da Orquestra Geral da Igreja. O evento contou com a participação de vários deputados como Lélio Costa, Olival Marques, Renato Ogawa, Soldado Tércio e Coronel Neil.

Presidida pelo deputado Soldado Tércio, autoridades eclesiásticas e políticas compuseram a mesa oficial, como o presidente da Assembleia de Deus em Belém, pastor Samuel Câmara; o Vice–Presidente da Igreja em Belém, Pastor Nelson Cardoso;  representando a Convenção Estadual de Ministros e Igrejas Evangélicas da Assembleia de Deus (Comieadepa) esteve o pastor José Rodrigues da Luz; e o Vice Governador do Estado do Pará, Zequinha  Marinho; a Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Lourdes Lima;  e Vera Lúcia Albuquerque Amaral, da Secretaria de Segurança Pública.

A Orquestra da Assembleia de Deus e o Coral do Templo Central fizeram a abertura do evento com hinos e louvores evangélicos, e executaram outras canções durante a programação, proporcionando momentos de alegria aos centenas de membros da igreja que estiveram prestigiando a Sessão. Também foi exibido um vídeo institucional sobre a história da igreja e a programação dos 106 anos, que acontece de 17 a 19 de junho, no Centenário Centro de Convenções, em Ananindeua. Uma exposição itinerante do Museu Nacional da Assembleia de Deus também foi aberta durante o evento, no hall de entrada do Poder Legislativo. A mostra estará aberta ao público até esta terça – feira (13).

Para o autor da Sessão, o deputado Raimundo Santos, a homenagem foi de muita emoção e alegria. “Nossa gratidão a Deus, porque hoje não só estamos festejando o aniversário de 106 da nossa igreja, mas os  91 anos do Coral e 81 da Orquestra. Esta Casa faz uma homenagem justa e aqui, quero fazer um registro especial aos deputados que juntos aprovaram esse projeto e outras proposições que apresentei aqui em benefício da Assembleia de Deus”, destacou o parlamentar.

Emocionado, Raimundo Santos relembrou de quando foi integrante dos grupos musicais da igreja. “ Fico aqui em lágrimas e em sorrisos, por fazer parte desta história, pois ainda com 12 anos de idade fiz parte da Orquestra, tocando clarinete. Estou emocionado em estar aqui e participar desta história que só vem crescendo e aprimorando”, lembrou.

Em seu pronunciamento, o presidente da igreja em Belém, pastor Samuel Câmara, agradeceu as homenagens. “Nós já estamos habituados a ser chamados para estarmos aqui nesta Casa de Leis. Mas  a maior homenagem é à Deus. E não poderia ser diferente, porque são 106 anos de amor à Deus. Foi Deus que fez esse movimento, escolhendo o Norte do Brasil para fundar a igreja aqui em Belém. Esse agradecimento se estende a todos os assembleianos, porque são eles que fazem a nossa igreja”, enfatizou.

O Vice-Governador, Zequinha Marinho, que também é membro da igreja falou sobre a Sessão. “ É importante comemorar e agradecer a Deus pela semente plantada há 106 anos em Belém, no Pará e no Brasil para salvar vidas”, disse.

AÇÕES – A Congregação Assembleia de Deus em Belém é muito que uma instituição religiosa que evangeliza, leva mensagem de paz e esperança às pessoas. Ela tem como compromisso seguir o que diz às escrituras sagradas sobre a ajuda ao próximo. Em mais de um século de história, presta relevantes serviços de assistência social, educacional e de comunicação, como distribuição diária de cestas de alimentos aos mais necessitados; alfabetização de pessoas; realiza ações de construções de casas para proporcionar moradia digna às pessoas carentes; evangeliza e promove ações sociais em presídios, asilos, orfanatos, ruas, praças e em casas de recuperação de dependentes químicos.

HISTÓRIA – De acordo com relatos sobre a história da Assembleia de Deus no Brasil, no início do século XX, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, receberam em profecia a ordem de que tinham que pregar o evangelho num lugar chamado Pará. Sem dinheiro e sem entenderem o idioma português, partiram de Nova York rumo a capital paraense. Eles desembarcaram em Belém, no dia 19 de novembro de 1910. Aqui conheceram o casal Henrique e Celina Albuquerque, que cederam sua casa para as reuniões pentecostais. Depois de muitos encontros, finalmente, no dia 18 de junho de 1911, os dois suecos fundaram em Belém a Missão da Fé Apostólica, que sete anos depois foi registrada como Assembleia de Deus.

ALEPA – Por iniciativa do deputado Raimundo Santos, doze proposições foram aprovadas por unanimidade no Parlamento Estadual, nos últimos anos. Dentre eles, o que institui o Dia das Assembleias de Deus no Estado do Pará; o que considera o Museu Nacional da Assembleia de Deus como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará e o que determina a realização de Sessão Solene no período de aniversário de fundação da igreja, estabelecido anualmente no dia 18 de junho, data do surgimento da denominação religiosa pentecostal no Pará e no Brasil.  A proposta também instituiu  a Medalha do Mérito  Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren, nomes dos fundadores da Assembleia de Deus.

Na ocasião, várias pessoas foram agraciadas com a Medalha Evangélico por desenvolverem serviços relevantes na área de evangelização e social da igreja.

Igreja

Espaço Aprisco é inaugurado em Parauapebas

O nome Aprisco faz referência ao local onde ovelhas são cuidadas.

Um lugar para jovens e adolescentes serem amados e cuidados. Esse é objetivo do espaço denominado “Aprisco”, um projeto da Juventude da Primeira Igreja Batista em Parauapebas (Jupibapa) que foi inaugurado no sábado, 04 de março, na Rua 10 do bairro União.

O evento contou com a presença da juventude e adultos da igreja local, de outras igrejas e congregações da cidade, pastores, da imprensa, e com a participação musical do cantor Weudonkou e banda.

Durante a programação os participantes, com muita animação, celebraram ao som dos louvores, ouviram a mensagem bíblica e consagraram suas vidas a Deus. “Esse projeto nasceu primeiramente no coração de Deus, que colocou no coração do nosso líder de juventude, o Felipe; nossa igreja abraçou a ideia e vai apoiar. O nome Aprisco é bem apropriado porque temos o Bom Pastor que é Cristo”, disse o Pastor-presidente da Primeira Igreja Batista, José Carlos Lopes.

Adolescentes e jovens aprovaram a ideia. “É uma oportunidade que os jovens têm de estarem perto e vivendo com Deus. A nossa juventude vai ser diferenciada porque ela vai levar mais amor ao próximo”, ressaltou o adolescente Celton Duarte.

Quem também gostou do projeto foi a estudante de 16 anos, Lídia dos Santos. “É bom porque vai comover a sociedade para que ela venha buscar Deus. Com esse movimento que estamos fazendo, vamos ganhar muitas almas para Cristo”, disse ela.

O nome Aprisco faz referência ao local onde ovelhas são cuidadas. “É impossível falar de ovelhas sem falar de pastor. Jesus é o Bom Pastor que deu sua vida pelos pecados da humanidade. O Bom Pastor quer cuidar de você, explica o jovem engenheiro, Felipe Miranda, que deixou sua carreira profissional para se dedicar exclusivamente ao serviço cristão e idealizou o Aprisco.

“Tem muita gente desviada, fora da igreja. Não podemos aceitar isso. Todo dia tem gente partindo para o inferno. As ovelhas precisam ser devolvidas para a igreja”, destacou Felipe. O espaço Aprisco é destinado aos cultos, eventos, como também para o Seminário Bíblico e a Escola de Oração, voltados para o público jovem, além de projetos sociais em que a juventude é amada, cuidada e desafiada a viver um estilo de vida com propósito, aprendendo princípios e valores que transformam vidas.

O espaço Aprisco está localizado nas dependências do prédio ao lado da Primeira Igreja Batista, na Rua 10, nº 229, bairro União. Informações pelo telefone: 3346-2010.

Texto e fotos: Sara Dias

Igreja

Assembleia de Deus vai presentear Belém com oração nos 401 anos

Belém completa amanhã (12) 401 anos de fundação

A Igreja Assembleia de Deus em Belém do Pará, vai presentear a cidade com um grande abraço de oração e gratidão. A ação será no dia 12, no aniversário de Belém, data em que completa 401 anos. Aproximadamente 4 mil membros da igreja evangélica estarão unidos por amor à cidade.

De joelhos e de mãos dadas, e em orações, vão pedir a Deus  proteção para Belém e aos seus governantes.  Os evangélicos vão dar um abraço que vai alcançar a sede da prefeitura e a Praça Dom Pedro II,localizada em frente ao prédio do Executivo Municipal.

A programação está prevista para acontecer às 9h30, com encerramento às 9h45.

O projeto foi iniciado em janeiro de 2015, quando a igreja foi tocada pelo Espírito Santo a orar durante 400 dias pela cidade.

De acordo com o pastor Samuel Câmara, líder da igreja no Pará,  o objetivo é dar um grande abraço de gratidão a Belém e também celebrar os 106 anos do surgimento da Assembleia no Pará e no Brasil, a ser comemorado em junho deste ano.

Ainda dentro da programação, a igreja vai realizar culto de homenagens às 16h, no Templo Central, em Nazaré.

O prefeito Zenaldo Coutinho confirmou presença nos eventos da igreja.

Parauapebas: penitência renova a fé dos católicos durante a Quaresma

otce4Para os católicos, na Quarta Feira de Cinzas inicia o período do ano em que é recomendado se entregar à penitência, jejum, abstinência, caridades e orações. É o tempo da Quaresma e, de acordo com a igreja católica, o período é uma referência aos 40 dias em que Jesus Cristo passou no deserto e antecede a principal festa do Cristianismo, a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa.

Nesse período, muitos fiéis costumam fazer penitência, acreditando que essa é mais uma forma de conversão e aproximação de Deus. A publicitária Jordania Moraes realiza a penitência todos os anos e conta que faz abstinência de carne durante os 40 dias e jejum na quinta e sexta-feira santa, conforme orientação da igreja.

“Jejum é uma forma viva de conversão, se a gente conseguir praticar um pouquinho o que está escrito na bíblia já estaremos mais próximos de Deus e de seu infinito amor”, conta, acrescentando que faz abstinência acompanhada também pela reflexão. “Minha experiência é sempre muito valiosa, porque independente de quaresma eu faço abstinência e acredito que todo sacrifício me aproxima mais de Deus”, afirma Jordania.  

Para a jovem Irenilde Santos, o jejum ajuda na conversão, educa e faz perceber que todas as coisas têm a sua importância, mas nem tudo é fundamental.  Nesta quaresma, ela conta que pretende evitar exageros alimentares.

“Ano passado fiquei sem arroz por 40 dias. Este ano, nada em particular, apenas entender que eu só preciso me alimentar e não me empanturrar de comida. Jejum é um forte início de decisão por Deus. É entender que não só a carne que precisa ser alimentada, mas o espírito também”, declara a jovem.

Na Quarta- Feira de Cinzas, a igreja Católica realiza a missa das cinzas. A celebração é marcada pelo símbolo da cruz feita na testa de todos os cristãos.

Parauapebas

Semana da Saúde Visual atenderá munícipes de Parauapebas

Na próxima segunda-feira (18) inicia a Semana de Saúde Visual. A ação é promovida pela Primeira Igreja Batista em Parauapebas em parceria com a ONG BSM Saúde. A iniciativa tem como proposta oferecer exames oftalmológicos gratuitamente aos moradores de Parauapebas.

Semana de Saúde

De acordo com Elton Braga, um dos organizadores da ação, serão disponibilizados cinco dias de consultas e cinco tipos de exames oftalmológicos, entre eles; retinografia, fundoscopia, tonometria, acuidade visual e refração computadorizada.

Elton ressalta que essa é a primeira vez que o evento acontece em Parauapebas, mas já foi realizado em Tucuruí, e a proposta é realizá-lo também em Canaã dos Carajás e outras cidades da região de Carajás.

“Temos profissionais qualificados e equipamentos de última geração para atender a população. Qualquer pessoa a partir de oito anos de idade pode participar e os pacientes diagnosticados com glaucoma receberão os medicamentos de forma gratuita”, explica Elton Braga.   

A ação se estenderá até sexta-feira, 22 de janeiro, na sede da igreja localizada na Rua 10, nº 229, bairro União, no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Parauapebas

Igreja Assembleia de Deus realiza 3ª edição do “Encontro com Deus”

De 20 a 22 de novembro a Assembleia de Deus – Igreja Mãe, em parceria com a comunidade Gerando Vidas, realizará o terceiro “Encontro com Deus”. Dessa vez, o evento irá disponibilizar 50 vagas para homens a partir dos 13 anos.

Encontro com Deus

De acordo com o pastor Junior Romão, um dos coordenadores do encontro, o retiro de fim de semana tem o propósito de levar conhecimento, por meio de palestras, do plano de Deus às pessoas, evangélicas ou não. “O intuito do encontro é promover conhecimento para que o participante possa tomar decisões conscientes e se comprometer com Cristo”, explica o pastor.

Os participantes se deslocarão para o Rancho Peniel, localizado a 22 km de Parauapebas. A saída acontecerá na sexta-feira (20), às 19h, na Assembleia de Deus – Igreja Mãe, Bairro Cidade Jardim.

Parauapebas

14 anos depois, imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita Parauapebas

DSC_0402O anúncio da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos Paraenses, ao município de Parauapebas foi feito em coletiva de imprensa na noite dessa quarta-feira (12), pelos representantes da igreja católica, padres Patrick Fernandes, da Paróquia São Sebastião; Hudson Rodrigues, da Cristo Rei; e  Alysson Castro, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré do Núcleo Urbano de Carajás. A visita acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto.

A imagem peregrina que visitará Parauapebas é a mesma que participa da procissão do Círio em Belém. Muito felizes e emocionados com a visita, os padres destacaram a importância desse momento para os católicos, tendo em vista que a última visita ocorreu há 14 anos, época em que o município ainda não realizava o círio com procissão e festejo. “Esse momento é sinônimo de muita emoção, amor e renovação. Cria em nós uma alegria imensa, vindo somar o que representa Nossa Senhora na nossa fé, caminhada e organização de igreja aqui em Parauapebas”, ressaltou o padre Hudson Rodrigues.

DSC_0412

Já o padre Alysson Castro disse que a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré representa inspiração e o fortalecimento da fé. Ele explicou como acontecerá a programação.  “A imagem chegará sexta-feira, 21, às 14h50, no aeroporto de Carajás e será recebida pelas autoridades políticas, judiciárias e o arcebispo Dom Vital. Em seguida descerá para Parauapebas onde ocorrerá a Rodoromaria chegando até a rotatória próxima ao shopping seguindo para Igreja de São Sebastião onde será celebrada uma missa especial às 19:30h. Depois, a imagem será levada para Carajás onde terá uma procissão e o encerramento com uma missa campal”, detalhou.

O Círio de Parauapebas já é considerado a maior festa católica da cidade e, entre outros municípios do interior, se configura entre as oito grandes manifestações na sua proporção de grandeza no estado. Considerando que a cada ano cresce o número de fieis que participa da festa, o padre Patrick Fernandes falou da expectativa da participação dos religiosos na visita da imagem, já que muitos aguardam por esse momento há muito tempo.  “A presença da imagem é algo que toca muito os fiéis. Muitas pessoas que não podem ir ao círio em Belém, terão a oportunidade de viver esse momento. É um privilégio recebê-la em nossa cidade”, afirmou.

DSC_0419

Além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, DMTT e ambulâncias, o esquema de segurança contará com a presença da Polícia Rodoviária Federal que faz a segurança no círio de Nazaré em Belém. O evento envolverá toda a comunidade católica do município que hoje é compreendida por quatro paróquias.

Confira programação

Programação de 21/08

  • 13h15 – Saída de Belém
  • 14h50 – Previsão de chegada ao Aeroporto de Carajás. Após chegada, a imagem será recebida pelo bispo diocesano Dom Vital Corbellini na presença da autoridade do município e da Vale. Logo após a equipe da Paróquia São Sebastião e os guardas de N.S. de Nazaré conduzirá a imagem peregrina até a portaria.
  • 15h30 – Previsão de chegada à portaria e início da romaria rodoviária com itinerário direto pela Rodovia PA-275, Av. Liberdade, até o trevo do Partage Shopping, retornando pela PA-275 até a Igreja de São Sebastião de Nazaré conduzirá a imagem peregrina para Carajás, na chegada acontecerá queima de fogos e em seguida a romaria rodoviária percorrendo algumas ruas do núcleo.
  • 20h30 – Missa na concha acústica em Carajás e evento musical, além de venda de comidas típicas.

Programação de 22/08

  • 07h00 – Visitação da imagem peregrina na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, em Carajás.
  • 09h10 – Saída da imagem peregrina para o Aeroporto de Carajás.
  • 10h00 – Missa no Aeroporto de Carajás.
  • 13h05 – Embarque da imagem peregrina para Belém, com previsão de chegada ao Aeroporto Internacional de Belém às 14h09.

Grupo leva evangelização para o carnaval de Parauapebas

Por Fábio Relvas

Um carnaval diferente. É assim que podemos definir o trabalho feito pelo grupo Arena Jovem da cidade de Parauapebas. Enquanto muitos se divertem com a tradicional folia, outros levam a palavra de Deus para o povo cristão, que inovam pelas ruas do município para celebrar e adorar o Senhor. Neste ano, serão quatro dias de evangelização, de sábado (14) à terça-feira (17), em cima de um trio elétrico, onde o pastor canta e louva e os fiéis da igreja acompanham na frente com os cânticos, louvores e cartazes.

Carnaval_20150214_AntonioCicero_9511

Com o tema “Paixão e devoção”, o bloco do Arena Jovem levou centenas de evangélicos para as ruas, tendo como objetivo falar de Deus para as pessoas. “O propósito desse evento, desse momento que a gente saiu do bloco do Arena é exatamente para impactar a cidade e mostrar que somos um povo apaixonado por Deus. Um povo que sabe que existe várias maneiras de adorar a Deus e de curtir a vida”, afirmou o pastor Edvaldo Souza, organizador do evento.

O alvo principal do carnaval com Cristo são os jovens. A intenção é resgatar em massa a juventude da cidade, que em certo momento se perde no meio da marginalidade, das drogas, e evitar que os mesmos curtam o outro lado da folia. “Todos os anos a gente faz essa mesma atividade, onde nós impactamos a cidade com o evangelho, com a palavra de Deus. Parando, orando e intercedendo por esta cidade. Por exemplo, no período de carnaval é onde há muitas mortes, muitas pessoas perdem a vida curtindo, enquanto nós curtimos e não perdemos a vida de ninguém. Porque a gente está curtindo de uma maneira saudável, de uma maneira alegre e de uma maneira feliz. Esse é o propósito e queremos impactar esta cidade desta forma”, finalizou Edvaldo.