Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Educação

Alunos da Zona Rural de Canaã dos Carajás ganham escolas climatizadas.

Oito unidades ganharam paredes de alvenaria, salas climatizadas, parque e até uma quadra de esporte coberta.

Uma parceria público-privada trouxe melhores condições para os mais de 3 mil alunos, no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. Através de recursos da Prefeitura e da empresa Vale, foram reformadas oito escolas da zona rural.

Antes, as estruturas das salas de aula eram de palha e madeira. Não havia ventilação e as crianças sofriam com o calor. Com a mudança, as oito unidades ganharam paredes de alvenaria, salas climatizadas, parque e até uma quadra de esporte coberta.

Para o prefeito de Canaã, Jeová Andrade, as mudanças no ambiente escolar trouxeram melhores condições de aprendizagem e satisfação entre jovens e crianças. Uma diferença gigantesca, segundo o prefeito, comparada aos últimos anos. “ Em 2013, não tínhamos nem carteira para o início das aulas. Agora todas as escolas contam com estrutura adequada e quadras de esportes cobertas”, enfatizou.

Entre as unidades que receberam melhorias está a escola Raimundo de Oliveira, que ganhou a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em setembro de 2016, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A escola saltou de uma nota de 3.9, em 2013, para 4.8, em 2015. Resultado de um trabalho multidisciplinar entre professores, coordenação pedagógica e profissionais da educação. Para a Secretaria de Educação de Canaã, com a reforma da unidade, a escola terá condições de alcançar melhores notas.

No último sábado, 19, foi inaugurada, oficialmente, a sexta escola da zona rural. Para o gerente de Sustentabilidade do Complexo S11D, Leonardo Neves, a entrega dessa unidade demostra que a contribuição dada pela Vale, tem transformado para melhor a vida de crianças e adolescentes. “Mais uma vez, a contribuição da Vale, por meio do S11D, maior empreendimento minerário implantado atualmente, com apoio à gestão pública, garante melhoria da educação de Canaã”, destacou.

Canaã dos Carajás

Depois de ter a prefeitura invadida, Jeová recebe membros do MST e ouve reivindicações

No início da semana membros do MST invadiram a sede da prefeitura do município com o objetivo de falar com o prefeito, mas não foram recebidos.

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, recebeu no início da tarde desta quarta-feira (22) representantes de trabalhadores rurais do Movimento Sem Terra (MST) que estão em ocupações na zona rural do município. A reunião foi agendada na última segunda-feira, quando os trabalhadores estiveram na sede da administração, reivindicando uma audiência para apresentarem suas demandas.

Também estiveram presentes o vice-prefeito, Alexandre Pereira, secretários de Governo, Roberto Andrade, e de Desenvolvimento Econômico, Jurandir José dos Santos, chefe de Gabinete, Edilson Valadares, diretor do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB), Alison Milhomen, procurador do município, Hugo Leonardo, além dos vereadores Wilson Leite e Maria Pereira.

Os representantes dos trabalhadores apresentaram três principais reivindicações:

1) pedido para que a prefeitura suspenda a negociação de áreas que serão doadas pela Vale para empreendimentos do município até que o INCRA [Instituto de Colonização e Reforma Agrária] faça o levantamento da situação dessas áreas;

2) que o prefeito solicite da Vale uma relação das áreas adquiridas no município; 3) que a prefeitura convoque Vale e INCRA para uma audiência com a presença dos trabalhadores rurais.

Em relação ao primeiro ponto, o prefeito Jeová Andrade esclareceu que tem interesse em regularizar a situação para que os assentados ou em áreas de ocupação possam produzir, mas destacou que a Vale precisa cumprir condicionantes ambientais dos projetos no município e não cabe à prefeitura discutir como essas terras foram adquiridas.

“Se as áreas de compensação não forem asseguradas, o município corre o risco de perder os projetos de mineração, cujas licenças foram concedidas com essas condições”, disse. O prefeito informou ainda que está em discussão com a Vale para doação de uma área para a implantação do Distrito Industrial e Polo Universitário de Canaã, mas que essas áreas não tem relação com as ocupadas e que o município não está discutindo doação de áreas de conflito para esses empreendimentos.

Em relação à segunda solicitação dos produtores, Jeová se comprometeu a avaliar se há respaldo jurídico para realizar tal solicitação. Por fim, ele definiu como uma necessidade importante o agendamento de uma audiência em que estejam presentes todos os entes interessados no assunto. O prefeito se comprometeu a entrar em contato com a Vale, INCRA e Terra Legal para “agendar uma mesa redonda e abrir espaço para todos”.

O prefeito também foi questionado sobre a possibilidade de se criar mais um espaço para a comercialização de produtos oriundos da zona rural do município. Ele informou que a Feira do Produtor, recém-inaugurada, atende principalmente os feirantes antigos, que já atuavam no centro da cidade. “Quero muito que, em breve, seja necessário construir uma nova feira ou espaço para comercialização, desde que a produção no município cresça”, disse. Jeová também ressaltou que o formato da Feira do Produtor “está em discussão permanente”.

Fonte: Ascom PMCC

Canaã dos Carajás

Assentados invadem a sede da prefeitura de Canaã dos Carajás

Assentados queriam falar com o prefeito Jeová, mas não foram recebidos.

Na manhã desta segunda-feira cerca de 500 assentados do município de Canaã dos Carajás invadiram a sede da prefeitura do município, provocando um verdadeiro caos para funcionários e usuários dos serviços prestados pela administração.

Segundo apurado, o motivo da invasão se deu em virtude da Mineradora Vale ter dado entrada em um pedido de reintegração de posse de uma área reservada para ser implantado o Distrito Industrial de Canaã dos Carajás, invadida por populares. Os manifestantes reivindicam uma reunião com o gestor para tratar do assunto.

Em nota, a Assessoria de Comunicação de Canaã dos Carajás informou que “representantes de assentamentos da região estiveram nesta segunda-feira (20) na sede da administração, apresentando uma pauta de reivindicações e solicitando uma reunião com o prefeito Jeová Andrade. Por motivos de saúde, o prefeito não pôde atendê-los, mas ficou pré-agendada uma reunião na próxima quarta-feira (22)”.

Continua a nota informando que “a prefeitura segue aberta ao diálogo com todos os segmentos da sociedade para que as demandas sejam apresentadas e, dentro do possível, solucionadas.  Afirma, ainda, que após tomar conhecimento detalhado das necessidades dos representantes dos assentamentos, e deliberar sobre as respostas possíveis, a administração se compromete em divulgá-las em seus meios e na imprensa local, como tem sido habitual nessa gestão”.

Com o agendamento da reunião, os manifestantes deixaram o local.

Inauguração

Canaã dos Carajás ganha uma das feiras mais modernas do Pará

O prédio, construído em parceria com a mineradora Vale, que destinou R$ 3,9 milhões em recursos, conta com 160 boxes

Os produtores e comerciantes de Canaã dos Carajás podem comemorar, pois poderão comercializar seus produtos em um dos prédios mais modernos do Estado do Pará para esse fim, com a inauguração da Feira do Produtor e Mercado Municipal, no último sábado (17).

A entrega da obra contou com as presenças do deputado federal Beto Salame, deputados estaduais João Chamon, Ozório Juvenil, Soldado Tércio, Sidney Rosa e Eraldo Pimenta, além de prefeitos eleitos da região, como os de Eldorado, Água Azul, Tucumã, Piçarra e Pau D’Arco.

O prédio, construído em parceria com a mineradora Vale, que destinou R$ 3,9 milhões em recursos, conta com 160 boxes, sendo 84 destinados à Feira do Produtor, que hoje ocorre no centro do município e comercializa produtos da agricultura familiar, e outros 74 destinados ao Mercado Municipal, que serão ocupados com atividades como açougue e peixaria. A estrutura também inclui um amplo estacionamento, Restaurante Popular com refeitório e cozinha industrial, e área administrativa, onde já funciona atualmente a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

A estrutura do local foi elogiada por todos os presentes. O deputado estadual João Chamon, por exemplo, afirmou não ser novidade “a qualidade das obras entregues em Canaã”. “Isso vai dar uma injeção fantástica no comércio do município e prova que Canaã está no caminho certo”, comentou. Já o deputado federal Beto Salame destacou que, mais do que a qualidade do prédio, é preciso festejar “que o trabalhador tenha dignidade para ganhar sua própria renda”. O prefeito Wagne Machado, de Piçarra, que representou os prefeitos presentes, afirmou que a inauguração de obras como essa “resgata a esperança de que é possível transformar e governar sem se corromper”.

Sonho da população

As autoridades municipais presentes fizeram questão de reforçar que a construção de uma feira digna para o produtor canaense era um sonho antigo no município. O secretário de Obras, Zito Augusto, definiu a construção como um “esforço extraordinário”. “Desejo que toda a população possa usufruir dessa obra tão sonhada”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jurandir José dos Santos, também endossou que a nova feira representa um sonho da comunidade, “que a administração conseguiu trazer para a prática”.

Representando a empresa Vale, o gerente executivo de Relações com Comunidade, João Coral, disse que a obra vai de encontro à “política social da empresa, pois beneficia o pequeno produtor, gera trabalho, renda e deixa legado”.

Homenagem

A Feira do Produtor e Mercado Municipal foi batizada com o nome de Clarindo Moraes da Silva. Um dos pioneiros de Canaã dos Carajás, ele chegou ao município em 1986, quando a região ainda era conhecida como CEDERE 2, e se instalou na vicinal da VP 12, na zona rural, onde trabalhou como lavrador, até decidir empreender e se destacar no ramo de fabricação de manilhas. O filho dele, João Elias, que discursou em nome dos familiares, lembrou a luta do pai para o crescimento e desenvolvimento do município. “Onde eu vou aqui, não sou o João Elias, mas o filho do ‘Seu Clarindo’. Tenho certeza que meu pai, onde estiver, está feliz com essa homenagem”.

Clarindo Moraes da Silva, que era natural de Rubiataba, morreu em um acidente automobilístico na BR-153, em 2009, durante viagem para visitar parentes no Estado de Goiás.

Fonte: ASCOM PMCC

Prefeitura e ICMBio iniciam Plano de Trabalho para abertura da Flona de Carajás por Canaã

Flona de Carajás - Conexão jornalismoA prefeitura de Canaã dos Carajás e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da chefia da Floresta Nacional de Carajás (Flona), vão iniciar essa semana a elaboração do Plano de Trabalho para a abertura da reserva florestal para visitação, partindo de Canaã dos Carajás, e para a criação de um Centro de Educação Ambiental no município.

O “pontapé inicial” para a elaboração do Plano foi dado em reunião, nesta terça-feira (15), no gabinete do prefeito Jeová Andrade, com a presença de representantes da administração da Flona e das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Desenvolvimento Econômico.

À prefeitura caberá garantir uma estrutura para o Centro de Educação Ambiental, além de profissionais para o projeto. Já o ICMBio fará a capacitação do corpo técnico e vai monitorar o andamento do programa, juntamente com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Após a implantação do projeto, a licença para a entrada no Núcleo Urbano e para o zoológico de Carajás também serão expedidos pelos órgãos municipais de Canaã.

O prefeito Jeová Andrade celebrou a parceria, lembrando que Canaã dos Carajás, e a região Sul do Pará, são privilegiados por terem uma grande diversidade ambiental. “Vamos abraçar esse projeto. O que o município tem que investir é pouco diante do retorno que isso vai nos trazer em turismo no futuro”, disse.

Jeová também lembrou que, recentemente, Canaã recebeu o selo do Programa Município Verde, do governo do Estado, e destacou que essa responsabilidade “não pode ficar só no papel”.

Já o chefe da Flona de Carajás, Frederico Martins, reforçou a intenção de ficar mais próximo a Canaã. “A gente vê que a comunidade está presente nas discussões e abraçando essa causa”.

Vereadores

Canaã dos Carajás: sessão ordinária pode ter causado um certo desconforto ao gestor municipal

Durante a realização da sessão ordinária desta quarta feira (12) os Vereadores criticaram as obras de sinalização de trânsito feitas em Canaã, principalmente as lombadas.  As críticas foram feitas na presença do prefeito Jeová Andrade e o secretário de obras Zito Augusto,  que compareceram à sessão e ficaram desconfortáveis com as verdades que foram ditas.

Em meio a crise que se instalou no seu primeiro ano de governo e que ainda não foi superada, e agora com agravo da falta de planejamento na implantação das lombadas que foram espalhadas de maneira irresponsável pela cidade, e que estão gerando inúmeros acidentes, o prefeito Jeová tentou justificar o injustificável, numa clara demonstração de despreparo, disse que a empresa que fará as devidas sinalizações já encontra-se no município. Como se o mais leigo dos cidadãos não soubesse que primeiro sinaliza, depois faz.

O presidente da Câmara Ailson da White (PSC) não permaneceu na sessão por problemas de saúde, deixando o comando da casa nas mãos de Wilson do líder (PMDB), aquele mesmo, primo do prefeito, citado aqui algumas vezes.

De acordo com o vereador Walter Diniz (PMDB), as lombadas ficaram da altura do nariz do secretário de obras Zito Augusto que calado estava, calado ficou. O vereador Junior Garra (PR)que uma hora morde, outra hora assopra, também criticou a sinalização, especificamente a tinta utilizada para pintar as faixas de pedestre, embora no contrato tenha sido especificado que a tinta deveria ser refletiva e de boa qualidade, Junior denunciou dizendo que se assim fosse o farol do seu carro estava queimado, e disse ainda que as faixas mal foram pintadas e já está sumindo, o que prova que a tinta é de má qualidade.

Com a Câmara lotada os vereadores aproveitaram para ser notados e fizeram discursos parecidos, onde pediram providencias do poder executivo em relação ao trânsito, que só neste último final de semana registrou quatorze acidentes.

Fonte: Blog da Léia Cardoso – Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás: desfile de 7 de Setembro reuniu cerca de 8 mil pessoas

7setembro2013A data histórica mais importante do calendário brasileiro, 7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil – fez a praça da Avenida Weyne Cavalcante lotar, com público estimado pela Polícia Militar de 8 mil pessoas. O desfile contou com a participação de todas as escolas do município, além de entidades organizadas. Estiveram presentes o Prefeito Jeová Andrade, acompanhado de sua esposa Primeira Dama Wayna Andrade; o Vice-Prefeito Alexandre Pereira e sua esposa Velacilma Pereira; a Secretária de Educação Jaqueline Moura; o Comandante da Polícia Militar Capitão Aquino; vereadores, secretários municipais, além da imprensa local.

O desfile começou às 17h e se estendeu até às 21h, sem nenhum registro de incidentes. Este ano o tema foi Brasil: nossa história, nossa gente e nossas conquistas; e as escolas, bem como entidades locais, como Desbravadores da Igreja Adventista, Associação de Karatê, Brigada de Bombeiros de Canaã, Assembleia de Deus Madureira, entre outras, apresentaram, sob a cobertura musical da Fanfarra municipal e Orquestra Renascer, regida pelo Maestro Lucas, um pouco da cultura local e acontecimentos históricos do município. Por onde passavam, os participantes chamavam atenção do público, que fez questão de ficar até o término do evento, principalmente por conta da Fanfarra e Orquestra Renascer que deram um show à parte ao evento, empolgando todos os participantes.

7setembro20132No palco montado pela coordenação do desfile o prefeito Jeová abrilhantou a noite cantando o hino nacional brasileiro e o hino de Canaã dos Carajás. Jeová Andrade aproveitou também para se pronunciar ao público, discorrendo sobre alguns assuntos, sobretudo a Subestação provisória que foi enfim conquistada depois do acordo entre Celpa, Vale e Prefeitura; a campanha Canaã contra pedofilia, que tem repercutido positivamente desde o lançamento, ocorrido oficialmente dia 1 de setembro; e sobre o trânsito, onde o prefeito pediu à população que tenha mais prudência ao trafegar tanto com veículos ou a pé, para reduzir o índice de acidentes.

Os aplausos que o prefeito levantou após pronunciamento foram unânimes, denotando que grande parte das pessoas ali presentes aprova a gestão do governo Você Fazendo Parte. “Estamos diante de um acontecimento inédito em nossa cidade, onde o Prefeito, que é também o autor da letra do hino de Canaã dos Carajás, apresentou-se ao público cantando o hino e após foi aplaudido sem praticamente nenhuma rejeição. Isto nos dá a entender que as pessoas majoritariamente estão apoiando este governo”, discorreu Carlos Magno, Assessor de Comunicação do município.

Torre do Navega Pará já começou a ser erguida em Canaã dos Carajás

DSC_8701Com intuito de popularizar o acesso à internet em Canaã dos Carajás, a Prefeitura assinou convênio com a Prodepa, responsável pela coordenação da área de T.I do Governo do Estado, e trouxe o programa Navega Pará, sistema que disponibiliza internet sem fio para a população em pontos estratégicos da cidade.

As pessoas que gostam de estar conectadas à rede mundial de computadores em busca de informação ou apenas para entrar nas redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn, já podem comemorar muito. O Navega Pará, que chegou recentemente à cidade, será posto em funcionamento até o mês de dezembro deste ano e a torre receptora de sinal já começou a ser montada.

Com aproximadamente 80 metros de altura a torre receptora está sendo montada nas proximidades do Hospital 5 de Outubro e terá a função de captar o sinal oriundo de Belém. A partir daí um ponto de distribuição sem fio (Wi-Fi) será implantado na praça pública da Avenida Weyne Cavalcante. Com isso, quem tiver um celular, tablet, notebook ou outro equipamento com tecnologia de conexão sem fio, poderá navegar tranquilamente pela internet na sede do município.

Para incrementar, a Prefeitura irá melhorar as instalações da praça, criando uma espécie de centro de convivência, onde qualquer pessoa poderá ficar à vontade enquanto navega, inclusive abrigada de chuvas ou prevenida de delinquências no local. “Temos o portal da Prefeitura que é recheado de informações úteis, como ações do governo “Você Fazendo Parte”, com fotos e vídeos, além de endereços e telefones importantes, mas a maioria da população ainda não tem acesso. Daí a importância da popularização da internet, através do Navega Pará, em Canaã dos Carajás”, finalizou o prefeito Jeová Andrade.