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Conselho Tutelar

Conselheiro tutelar não é babá, não é taxista nem fiscaliza festa, diz educadora

Em dois dias de palestras em Marabá, Maduca Lopes desfez equívocos quanto à função dos membros dos Conselhos Tutelares e colocou os pingos nos is
Por Eleutério Gomes – de Marabá    

Esteve em Marabá nos últimos dois dias a educadora e escritora mineira Maduca Lopes, que ministrou importante palestra aos conselheiros tutelares do município, onde desfez um grande equívoco em relação à atuação dos Conselhos Tutelares e de seus integrantes. Ela atua há 20 anos com a causa do menor e do adolescente e, ao longo dos últimos 16 anos, estudou detalhadamente o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), após passar quatro anos, como conselheira, atuando em ações equivocadas nunca previstas na lei e totalmente à margem do que preceitua o Estatuto.

Baseada nessas descobertas, de lá para cá Maduca viaja pelo País ministrando palestras, esclarecendo conselheiros tutelares e os orientando a retirar dos ombros atribuições que não são deles e cobrarem a responsabilidade de quem realmente deve cuidar das crianças e dos adolescentes.

“O Estatuto tem 27 anos e, ainda e infelizmente, é desconhecido pela sociedade como um todo e por grande parte das autoridades. E esse desconhecimento tem feito com que a gente sofra com as consequências da não aplicação dele”, disse ela ao Blog.

Cultura equivocada

Ela mesma, segundo relatou aos conselheiros de Marabá, quando entrou no Conselho Tutelar de Pouso Alegre (MG), o fez com visão de educadora e de que o órgão era repressor, que seus integrantes deveriam ir a escolas acabar com a bagunça nas salas de aula, aos bares verificar se meninos estavam ingerindo bebidas alcoólicas, fiscalizar portarias de locais de espetáculos para proibir a entrada de menores, acompanhar menores desacompanhados em hospitais etc.

“O conselho passou a fazer coisas que são responsabilidade dos pais e isso virou uma cultura no País. E hoje, viajando pelo Brasil, eu percebo a dificuldade que é quebrar essa cultura”, afirma Maduca, acrescentando: “O Conselho não pode ser responsável pela criança e pelo adolescente, ele não é babá, ele não é taxista, ele não fiscaliza festa. Pela lei, o Conselho é responsável sim, por fazer com que os direitos previstos no ECA sejam cumpridos”, afirma ela.

E esses direitos são: o direito à educação, ao lazer, à cultura, à saúde, à convivência familiar. “Então, se esses direitos não estão sendo garantidos, o Conselho Tutelar tem de ser chamado para quê? Para lutar por esses direitos”, afirma Maduca, completando: “A gente não pode colocar o Conselho Tutelar como órgão de repressão”.

Visão destorcida

Ela lembra que, ontem, segunda-feira (27), primeiro dia de palestras, perguntou a um adolescente da plateia o que é o Conselho Tutelar e ele respondeu: “É prisão de criança”. “Então é essa a visão que os alunos têm dentro das escolas. Por quê? Se fizer bagunça, vamos chamar o Conselho Tutelar, mas chamar o Conselho para quê? Qual a função do conselho lá? O que vai mudar no contexto da bagunça?”, questiona, respondendo: “Tenho de chamar são os pais desse menino que está cometendo a indisciplina e a escola tem de ser organizar com os profissionais que ela tem para combater a indisciplina, o Conselho não tem essa função”.

Maduca Lopes acrescenta ainda que o trabalho do Conselho Tutelar é: assessorar o Poder Executivo local na elaboração do orçamento das ações voltadas para as crianças e adolescentes, atuar quando a criança tiver seus direitos ameaçados ou violado por ação da família, da sociedade ou do estado, apontar ao município e ao CMDCA as demandas da criança e do adolescente, zelar verdadeiramente pelo cumprimento dos direitos estabelecidos no Estatuto e requisitar serviços, cumprindo com as suas atribuições.

Novo entendimento

Ela lamenta, entretanto, que cada cidade esteja trabalhando de um jeito, com entendimento equivocado, com a sociedade e as autoridades cobrando do Conselho atribuições que não são dele, quando a lei é uma só para todo o País.

“Eu estou aqui tentando trazer esse entendimento para os profissionais que aqui estão, para que eles possam fomentar a rede, para que cada um passe a atuar dentro do seu papel, dentro da sua responsabilidade. É a única forma que eu, que atuo nessa área há mais de 20 anos, vejo de a gente conseguir mudanças efetivas no futuro”, observa.

Ela afirma que é preciso esclarecer, fazer com que o Estatuto entre nas escolas, nas associações de bairro, nas reuniões de professores e nas delegacias de polícia, principalmente, para que seja um documento efetivado e aplicado. “É a única forma de a gente conseguir realmente resultados positivos”, enfatiza, deixando bem claro que o Conselho Tutelar tem de, em todas as situações que envolvam criança ou adolescente, cobrar da família e de cada órgão que compõe a rede de proteção, sua atuação dentro do que lhe é atribuído, e não tentar resolver tudo, o que não é obrigação do órgão, como pensam a sociedade e as autoridades.

Os esclarecimentos foram muito elogiados por todos os conselheiros presentes e pela secretária municipal de Assistência Social, que viu as palestras como muito esclarecedoras. André Silva, membro do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), que trouxe a educadora a Marabá, disse que Maduca Lopes mostrou como realmente a lei deve ser cumprida e como cada um deve cumprir melhor suas atribuições.

Maduca, que já proferiu palestra com o mesmo teor em Parauapebas, seguiu de Marabá para Rio Maria, também no Pará e, de lá, vai para Torres, no Rio Grande do Sul.

 

Eventos

Sebrae realiza Seminário Desafios do Crescimento em Parauapebas na próxima quarta-feira (8)

Grande sucesso de público em 2016, o seminário Desafios do Crescimento traz a Parauapebas especialistas em motivação, vendas e liderança.

Os empresários de Parauapebas terão uma ótima oportunidade de conhecer alguns caminhos para ampliar as vendas e oferecer o melhor atendimento aos seus clientes. O assunto será debatido durante o Seminário Desafios do Crescimento, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará na próxima quarta-feira, 08, às 18h, no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA). As inscrições podem ser feitas gratuitamente.

Com a tríade inovação, motivação e vendas, o evento traz à cidade duas referências nacionais no assunto e que trarão aos participantes. Janderson Santos é Administrador, especialista em marketing e vendas, Coach e Analista Comportamental, escritor, empresário, palestrante e ilusionista. Janderson Santos é um dos mais jovens palestrantes a se destacar no cenário nacional, sendo reconhecido por seu carisma, criatividade e domínio total de conteúdo e plateia ao falar de vendas e atendimento.

Bruno Miranda é uma das grandes referências no Brasil, Coach com 4 certificações Internacionais, Engenheiro e Administrador com Pós-Graduação e MBA, já foi assistido por mais de 300 mil pessoas nos últimos 4 anos, é empresário, empreendedor e apaixonado por inspirar pessoas.

O evento conta com o apoio da Associação Comercial Empresarial de Parauapebas (Acip) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

SEMINÁRIO
O seminário é uma solução diferenciada dos programas nacionais Sebrae Mais e Na Medida, criada para apresentar novos temas e tendências em gestão para pequenas empresas.

Trata-se de um evento de oportunidades para os pequenos negócios, que continuam crescendo e se desenvolvendo, apesar do cenário atual. A proposta é promover o debate entre empresários para o aprimoramento da gestão, com vistas ao desenvolvimento e à expansão dos negócios.

Desde a sua criação, em 2015, cerca de 5 mil pessoas já participaram dos seminários, que foram realizados em 13 municípios: Belém, Capanema, Bragança, Castanhal, Paragominas, Juruti, Redenção, Xinguara, Marabá, Tucuruí, Cametá, Barcarena, Rurópolis.

O evento também será realizado em Canaã dos Carajás no dia 09/11.

Serviço: Seminário Desafios do Crescimento com palestra sobre “A Mágica das Vendas” com Janderson Santos.

Dia 08/11 (quarta-feira), das 18h às 22h, no auditório da IFPA (Rodovia PA 275, s/n – União- Parauapebas).

Curso

Curso para arquitetos e designers paraenses debate tendências e desafios na Arquitetura

Curso é gratuito e online, no dia 19 de outubro, com duas autoridades nacionais no assunto.

Estudantes e profissionais paraenses das áreas de arquitetura e design que buscam se atualizar sobre as evoluções e transformações da área, bem como sobre as novas tendências, podem participar, na próxima quinta-feira (19) da palestra online “Tendências e Desafios: O que mudou na arquitetura?”, com o arquiteto e urbanista Lorí Crízel e a arquiteta Jannani Eterna. Eles são duas grandes autoridades na área e vão ajudar os profissionais paraenses a identificarem os desafios que aparecem neste momento de modificações e atualizações do mercado.

“Vamos ajudar o profissional a empreender neste mercado e inová-lo cada vez mais”, explica Lorí, que é formado pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professor da UFRJ e coordenador dos cursos “Master em Arquitetura & Lighting” e “Design de Interiores – Ambientação e Produção do Espaço”, do IPOG.

Segundo a organização do evento, para participar e acompanhar a transmissão online e ao vivo, basta preencher um formulário de inscrição na landing page do evento. Após isso, a pessoa inscrita receberá um e-mail de confirmação e o link para acompanhar o webinar na data prevista, às 16h30.

O objetivo do webinar é levar a estudantes e profissionais conteúdo inovador voltado para o mercado em que atuam. “Desta vez, os paraenses podem esperar um bate-papo descomplicado sobre uma das áreas mais promissoras da atualidade. Além disso, os palestrantes prometem uma abordagem de experiências, dicas, relatos e novos ângulos sobre a arquitetura e o mercado de trabalho”, diz Jannani Eterna.

Serviço: Palestra “Tendências e Desafios: O que mudou na arquitetura?”, voltada para arquitetos e designers paraenses, ministrada por autoridades da área, na quinta-feira (19), às 16h30.

link para Inscrição

efeméride

UFRA realiza palestras em comemoração ao Dia do Agrônomo

Bovinocultura e Cooperativismo no sudeste do Pará são alguns dos temas do evento

Por Dayse Gomes

Os estudantes do Curso de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia, no campus de Parauapebas, participam nesta terça-feira, dia 10, do InterAgro, 1º Evento de Integração do Curso de Agronomia na cidade.

As palestras realizadas também serão direcionadas aos produtores rurais e os profissionais da agronomia. A EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – é um dos órgãos convidados pela UFRA para realizar a palestra sobre a atuação dela no estado. Os temas como a importância da assistência técnica nas propriedades rurais, a bovinocultura no sudeste do Pará e o Cooperativismo entre os produtores rurais na região de Carajás são alguns dos assuntos que serão abordados no evento.

O InterAgro busca levar as informações atualizadas sobre a agronomia, e promover a troca de experiencias entre as empresas e os profissionais. O credenciamento começa a partir das 7h da manhã, no Campus da UFRA de Parauapebas.

Parauapebas

ACIP realiza palestra gratuita sobre Reforma Trabalhista

A nova Lei entra em vigor a partir do mês de novembro

 

Nesta quinta-feira, 31, os empresários de Parauapebas vão ter a oportunidade de tirar dúvidas sobre as mudanças na Legislação Trabalhista. A reforma foi aprovada, em julho deste ano, pelo Senado e sancionado pelo Governo Federal. A palestra é gratuita e a iniciativa é da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas, a ACIP.

O palestrante será o advogado e consultor de empresas, Wellington Alves Valente, que vai falar sobre as alterações na legislação trabalhista. “De alguma forma, essas mudanças flexibilizam a relação empregatícia, proporcionando assim, um melhor equilíbrio entre direitos e deveres dos patrões e empregados”.  Para Wellington, como a reforma é recente, ainda há muitas dúvidas entre os empresários como parcelamento de férias, acordos pessoais, intervalo intrajornada, dentre outros. “O maior impacto é a flexibilização das normas, em favor da manutenção e garantia do emprego, mediante a desoneração de algumas obrigações”, conclui.

Hoje, a ACIP conta com quase 700 associados e a expectativa do presidente da associação, Humberto de Araújo Costa, é que os empresários compareçam ao evento e tirem dúvidas agora para não ter problemas futuros, já que a lei entra em vigor, a partir de novembro.

A palestra será no auditório da ACIP, no bairro Rio Verde, às 18h30. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (94) 33561871.

Eventos

Empresários participam de palestra com professor Luiz Marins sobre o bom momento para investimentos na região de Parauapebas

A palestra faz parte da programação de seis anos do Partage Shopping em Parauapebas.

“As vantagens competitivas do Brasil estão na região Centro-Oeste e Norte, que são mercados emergentes. O sul e sudeste já são mercados maduros. O Brasil está destinado a ser o maior produtor de alimentos do mundo. Nesse contexto, o Pará é uma potência para grandes investimentos por possuir a maior reserva de água do mundo, em Alter do Chão (que tem capacidade para abastecer o planeta por 250 anos), e uma imensidão de terras agricultáveis”. Esse foi um trecho da palestra ministrada para dezenas de empresários, no Partage Shopping, em Parauapebas, quinta-feira (4), pelo professor Luiz Marins.

“Nos próximos 40 anos o mundo terá que dobrar a produção de carne e ampliar consideravelmente a produção de grãos. O Brasil tem 400 milhões de hectares de terras agricultáveis, porém utiliza apenas 60 milhões. O nosso país tem mais terras agricultáveis que os Estados Unidos e Rússia juntos”, compartilhou Marins com os presentes.

Durante a palestra, que durou mais de três horas, Marins apresentou diversos dados que apontam o potencial do Pará e em especial da região de Carajás como atrativo para novos investimentos. Ele também compartilhou diversas experiências acumuladas ao longo dos seus mais de 60 anos de vida e jorrou muita cultura e informação qualificada.

“Quem daqui não investir vai perder espaço para os que vão vir de fora. Vocês acham que o pessoal do Partage se instalou no município de Parauapebas à toa, para rasgar dinheiro? Esses investidores de fora sempre fazem pesquisas e sabem onde estão pisando. É preciso que o pessoal daqui procure enxergar o que os de fora estão vendo. É preciso saber a vocação do município para investir mais acertadamente”, disse o professor.

Para o empresário do ramo de engenharia, Paulo Sérgio Alves, foi renovador participar da palestra. “Excelente! Saio daqui com novas perspectivas sobre o potencial de Parauapebas”. O gerente do Sebrae local, Raimundo Nonato, também participou do evento e disse que foi muito oportuno tratar do assunto em um momento em que tanto se fala de crise. “Todo o tempo é tempo de empreender”, acrescentou.

O professor Marins é formado em Direito e Antropologia e ministra aulas em universidades no Brasil e no exterior, atuando no setor empresarial há mais de 30 anos. Sua palestra faz parte da programação de seis anos do Partage em Parauapebas.

Sebrae

Sebrae discute tendências para o varejo em Marabá

Em Marabá, o evento terá duas temáticas: Tendências do Varejo 4.0 e Trend de Veículos Autônomos, Elétricos e Conectados.

Chega a Marabá esta semana mais uma edição do seminário Desafios do Crescimento, evento promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará que discute temas relacionados ao aprimoramento da gestão para o desenvolvimento e expansão dos negócios, especialmente em período de crise econômica. O ciclo 2017 de seminários no Pará inicia na cidade, nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, a partir das 18h, no auditório da Faculdade Metropolitana, com inscrições gratuitas, exclusivas para pessoas jurídicas.

Em Marabá, o evento terá duas temáticas: Tendências do Varejo 4.0 e Trend de Veículos Autônomos, Elétricos e Conectados. “Queremos dialogar com o mercado, priorizando o varejo e o segmento automotivo, um dos mais expressivos da região de Marabá, que hoje abrange mais de 1.200 empreendimentos, necessários para atender a terceira maior frota de veículos do estado”, destaca Delzimar Braga, gerente do Sebrae em Marabá.

Tendências para o Varejo (4.0) será o tema abordado pelo especialista Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da faculdade ESPM, professor de Marketing de Varejo, Logística, Gestão de Vendas e Trade Marketing em cursos de MBA e de Educação Corporativa. Pastore possui 30 anos de carreira, sendo 20 em empresas como Pão de Açúcar, Makro e Saraiva Megastore.

Já a palestra “Trend de Veículos Autônomos, Elétricos e Conectados” será abordado por Ricardo Takahira, diretor do Núcleo de Pesquisa e Tecnologia da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e coordenador do Comitê Eletrônico Automotivo da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).

DEBATES
O seminário Desafios do Crescimento é uma solução diferenciada dos programas nacionais Sebrae Mais e Na Medida, criada para apresentar novos temas e tendências para micro e pequenas empresas. Em 2016, o evento foi um grande sucesso de público em dez municípios paraenses, promovendo o debate de temas relacionados à gestão para mais de 1800 empresários do estado.

Serviço:
As inscrições para o evento podem ser feitas de forma gratuita, presencialmente, ou pelo site do Sebrae, através do endereço http://eventos.pa.sebrae.com.br/eventos/loja/evento/1547420.

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