Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região
Continua depois da publicidade

Moradias
O prefeito de Parauapebas Darci Lermen (MDB) esteve essa semana em Brasília, onde conseguiu junto ao Ministério das Cidades e Banco do Brasil a retomada da construção de 1.194 casas populares que estavam sendo construídas no bairro Nova Carajás e cujas obras foram paralisadas há alguns anos. A retomada do empreendimento, que deve acontecer em no máximo 60 dias, vai gerar cerca de 800 empregos diretos.

Prosap
Na segunda-feira 28, o Staff do governo municipal que está à frente do Projeto de Macrodrenagem, Proteção de Fundo de Vales e Revitalização da Margem do Rio Parauapebas (Prosap) terá uma reunião com uma Comissão do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, quando será apresentado o resultado da Análise do Perfil do município. Assim que esta etapa for vencida, ainda durante o mês de junho, deve ser iniciado o processo de licitação da primeira etapa da obra, que contempla esgotamento sanitário do Bairro da Paz, da área conhecida por Baixada Fluminense (no bairro Rio Verde), e da Lagoa em frente a sede da prefeitura, além da revitalização do Igarapé Ilha do Coco, que terá início na PA- 275 indo até o Rio Parauapebas.

Digital
O sinal analógico da TV Cultura do Pará será totalmente desligado na próxima quarta-feira (30) em Belém e Região Metropolitana, assim como nas demais emissoras do Brasil. Em breve, será iniciado o processo de digitalização das 77 repetidoras no interior do estado. A emissora já transmite a programação toda em HD, sistema com melhor qualidade de som e imagem, desde o ano passado.

Aftosa
Uma comitiva com representantes do setor agropecuário do Pará participa da 86ª Seção Geral da Assembleia Mundial de Delegados, promovida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE na sigla em inglês), que iniciou no domingo, 20, e segue até esta sexta-feira, 25, em Paris, na França. O estado do Pará, juntamente com os estados do Amapá, Amazonas e Roraima recebe, nesta quinta-feira, 24, a certificação internacional de área totalmente livre de febre aftosa com vacinação, tornando todo o Brasil 100% livre da doença.

TCE aprova
Reunido em sessão extraordinária nesta quinta-feira (24) o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou, por unanimidade, parecer prévio sobre o Balanço Geral do Estado (BGE) 2017, do Governo do Pará. As contas do Governo serão encaminhadas, agora, à Assembleia Legislativa, para votação.

Ganância?
Aproveitando-se da grande demanda em virtude da greve dos caminhoneiros, donos de postos de combustíveis em Parauapebas deram um upgrade nos preços dos produtos aos consumidores nos últimos dias. A gasolina que estava sendo vendida há uma semana pelo preço médio de R$4,60 foi encontrada ontem por até R$5,12. O Procon divulgou nota esclarecendo aos consumidores como denunciar os abusos.

Concurso Susipe
A Secretaria de Estado de Administração do Estado (Sead) informa que a etapa de avaliação Psicológica e entrega da documentação para Investigação Social e Funcional dos Concursos C-199 e C-204 da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) para provimento de vagas para agente prisional e demais cargos que ocorreria no período de 27 a 30 de maio foi cancelada. Os transtornos causados pela greve dos caminhoneiros, impediu a saída do material da cidade de Guarulhos (SP) e por conta disso a etapa precisou ser remarcada. As provas seriam aplicadas nas cidades de Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.

Trabalho Escravo
O Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) e Repressão ao Trabalho Análogo ao de Escravo do Ministério do Trabalho resgatou em Santana do Araguaia, município no extremo sul do Pará, 15 trabalhadores encontrados em situação degradante de trabalho em fazendas da região. Eles não tinham registro em carteira e dormiam em condições precárias e insalubres nas propriedades. A ação ocorreu entre os dias 8 e 22 desse mês.

Adiada
Em Parauapebas, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e o Departamento Municipal de Trânsito (DMTT) informam que devido à greve dos caminhoneiros e à redução no abastecimento de combustível na cidade, a ação educativa para promover o Dia da Gentileza no Trânsito com a entrega de rosas, música e sensibilização da comunidade foi adiada para a próxima semana em data ainda ser definida. A ação tem como objetivo principal despertar boas atitudes e estreitar os laços entre os agentes de trânsito, condutores e pedestres, buscando sempre o respeito e cidadania.

FAEPA
Não convidem para comerem juntos uma suculenta galinha caipira o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA -, Carlos Fernandes Xavier e boa parte dos pecuaristas paraenses. É que, para os pecuaristas, Carlos Xavier, que há 20 anos lidera a classe no Pará, tornou-se pessoa não grata. Os membros da classe que Xavier deveria defender já buscam destituí-lo do cargo. Carlos Xavier, segundo a turma do agronegócio, tem a gestão questionada por não ter prestado contas à classe.

Sinobras
A Siderúrgica Norte Brasil S.A. (SINOBRAS), do Grupo Aço Cearense, cedeu as dependências da empresa para o Exército Brasileiro realizar treinamento de Posto de Segurança Estático (PSE), nos dias 22 e 23 de maio, com exercícios e simulações para garantir a lei e a ordem. No primeiro dia de treinamento foram realizadas atividades do Programa de Adestramento Básico, com os soldados do Efetivo Variável. Já no dia 23, foi treinado o Efetivo Profissional, que permanece servindo o Exército após o serviço militar inicial e compõe a Força-Tarefa Transamazônica da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Cidade Vazia…
A greve dos caminhoneiros não acabou. A gasolina e óleo diesel desapareceram em boa parte dos postos de combustíveis em Marabá. E como efeito dominó, o trânsito nesta sexta-feira está tranquilo na cidade, como se fosse feriado. Muitas pessoas não saíram de casa, mesmo trabalhando em repartições públicas. Em várias escolas, professores não compareceram e a justificativa é de que estavam sem combustível para ir trabalhar. No Ministério Público Estadual, a recomendação é que os veículos oficiais só saem da garagem se for para algo urgente e extremamente necessário.

E pode esvaziar mais
A coisa pode piorar mais ainda nas próximas horas. Os ônibus que fazem o transporte coletivo em Marabá podem parar de circular caso a paralisação nacional dos caminhoneiros perdure. Esse é o temor do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Marabá, José Martins. Táxi, táxi lotação e mototaxistas estão cobrando valores acima da tabela porque alegam que andam muito para conseguir abastecer, sem contar o tempo que gastam em filas nos postos de combustíveis. No final da manhã de hoje, a Prefeitura anunciou que só vão circular veículos oficiais que realizam serviços essenciais, como ambulâncias do SAMU e caminhões da limpeza urbana.

Vale tudo
Agora sob a administração do Grupo Partage, o Shopping Pátio Marabá tenta de tudo para driblar a crise que fez mais de três dezenas de lojistas baterem em retirada desde que aquele centro de compras inaugurou, em 2013. Entre as estratégias, abriu espaço para abrigar um balcão de serviços do governo do Estado para emissão de carteiras de Identidade, do Trabalho, entre outros serviços. Agora, radicalizou e passou a receber até mesmo uma feira com verduras, furtas e polpas. Trata-se de uma Feira do Produtor Rural, com produtos da agricultura familiar. Atualmente, existem quatro expositores e a previsão é de que, em breve, sejam ofertados produtos derivados de leite e coco (embalados). A feira ocorre todos os sábados no Piso L2 do Pátio Marabá.

Sem foro
Atendendo a pedido feito pelo Ministério Público do Estado do Pará, o Conselheiro Andre Godinho, do CNJ, determinou a exclusão de trecho do Regimento do TJ-PA em que é exigido, mesmo sem força de lei, que os desembargadores autorizem o órgão acusatório a investigar agentes públicos com prerrogativa de foro na esfera estadual. No pedido, o MP afirma que ao menos outras quatro cortes estaduais têm a mesma regra.

Sem foro II
A decisão não trata do alcance do foro e tão somente estabelece, no caso concreto do Estado do Pará, que o Tribunal não pode criar obstáculos à fase preliminar de investigação, já que não encontra amparo legal para isso. A decisão do CNJ deve abrir precedente para que os demais tribunais também sejam questionados a respeito.

Dengue e chikungunya …
Em virtude da boa propaganda produzida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas, pelo excelente trabalho da equipe da Vigilância em Saúde da Semsa, e pela cooperação da população, o município conseguiu zerar o número de casos confirmados de Dengue em abril passado.

… nunca mais
Para se ter uma ideia da relevância do trabalho conjunto, em 2017 foram 1.097 casos da doença confirmados em Parauapebas. Já em 2018, apenas 59 casos foram confirmados (11 em janeiro; 31 em fevereiro; 17 em março; e zero em abril). Os casos de chikungunya seguiram o mesmo caminho. Em 2017 foram 1.495 casos, contra apenas 9 esse ano.

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região
Continua depois da publicidade

Soprando velinhas

O Blogger parabeniza a primeira-dama de Parauapebas, Sra. Viviane Lermen, pela passagem do seu aniversário, que acontece nesta terça-feira (08).

Suspensa

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará emitiu hoje a Resolução nº5.465 que suspende a Resolução TRE-PA nº 5.435, que havia designado o dia 3 de junho para a realização das eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito no município de Tucuruí.

Suspensa II

O TRE foi motivado pelo retorno ao cargo do prefeito Arthur Brito no final da semana passada. Arthur foi beneficiado por decisões dos Tribunais Superiores. O mandato dele, que assumiu o cargo com a morte de Jones William, estava cassado desde 19 de março de 2017 através de um Decreto Legislativo aprovado pela maioria dos vereadores de Tucuruí.

Renúncia

Dois neófitos na política renunciaram à uma possível candidatura a presidente da República e resolveram deixar as eleições de outubro próximo para os profissionais. Depois do global Luciano Huck, hoje foi a vez do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, renunciar. Moderninho, Barbosa fez o comunicado via redes sociais.

Segurança

O governador Simão Jatene (PSDB) se reuniu no início da tarde desta terça-feira com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, em Brasília. Na pauta, o enfrentamento da violência no Pará. Participaram da reunião o senador Flexa Ribeiro (PSDB), o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS), e o secretário estadual de segurança pública e defesa social, Luiz Fernandes.

Segurança II

Jatene levou ao ministro a proposta da imediata instalação, no Estado, do Centro Integrado de Inteligência e a compra, junto ao governo federal, de unidades habitacionais, via Caixa Econômica, para garantir moradia para policiais e familiares.

Mobilização popular

Acontece hoje, a partir das 18 horas, na Concha Acústica, em Parauapebas, Ato Político Cultural com o tema “Parauapebas 30 anos: riqueza para quem?” O evento, que está em sua segunda edição, é realizado pelo PSOL e por entidades representativas da sociedade civil, entre elas, OAB, SINTEPP, SINSEPAR, além de movimentos sociais da região.

Assassinato

O ex-vereador pelo município de Capitão Poço. José Ribamar Ferreira dos Santos Junior  (Júnior do Nego Riba) foi executado na frente da esposa na tarde desta terça-feira (8), em Belém. Segundo informações do 1º Batalhão da Polícia Militar, a esposa da vítima também foi baleada na mão e não corre riscos de morte.

Necorebas de pitibiribas

Nem a prefeitura de Marabá ou o governo do Estado estenderam a mão para ajudar a custear as despesas da Miss Pará 2018, Ponnik Torres, para participar do Concurso Miss Brasil, que acontece no dia 26 deste mês, no Rio de Janeiro. A fmília de Ponnik, que é de Marabá, precisou andar com o pires na mão pedindo ajuda de diversos empresários. Embora vá representar o município e o Estado no certame da beleza nacional, a jovem só recebeu não das duas esferas de governo.

SINE em Marabá

O clima está pesado no SINE, em Marabá, onde a PF fez batida no amanhecer desta terça-feira. Um servidor foi preso, documentos do Seguro Desemprego foram apreendidos  e a coordenadora foi levada para depor na delegacia. Toni Cunha, que é delegado da PF licenciado, não se envolveu no trabalho dos colegas e a Assessoria de Comunicação da PMM, até agora não emitiu nota sobre o assunto. Por determinação judicial, o SINE Marabá, pelo menos por hora, está proibido de emitir cadastors para o Seguro Desemprego.

Curionópolis

A programação de comemoração do 30º aniversário do município de Curionópolis, no dia 10 de maio, acontece a partir de hoje com a apresentação da Banda de Rock Cristã Rosa de Saron, e promete ser uma das melhores dos últimos tempos. No dia 9 se apresentará Gabriela Rocha. Já no dia 10, Xand Avião e a dupla Cleber & Cauã subirão ao palco. No dia 12, o distrito de Serra Pelada recebe a Banda Anjo Azul, que toca um elegantíssimo forró. A programação tem encerramento no dia 13, com o Campeonato de Motocross, que contará com a participação de pilotos de renome nacional.

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região
Continua depois da publicidade

Prosap

Dia 03 de maio o município de Parauapebas receberá uma Comissão do  Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Na pauta, o Projeto de Macrodrenagem, Proteção de Fundo de Vales e Revitalização da Margem do Rio Parauapebas (Prosap), que tem como objetivo canalizar rios e igarapés em seus trechos urbanos, criando parques em suas margens e protegendo de forma inteligente este importante recurso natural. O Prosap prevê a oferta de cerca de três mil empregos diretos e indiretos durante sua execução. A visita da Comissão do BID é primeiro passo para a assinatura da operação de crédito junto ao Banco, que deve ocorrer no início  segundo semestre deste ano.

Presos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) implantará a partir de maio o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões 2 (BNMP 2.0), que vai manter atualizado o cadastro nacional de pessoas privadas de liberdade em todo o país.  O sistema BNMP 2.0 tem o objetivo de integrar todos os Tribunais de Justiça do país com os dados da pessoa presa. No Pará, a atualização será feita por servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE), em parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe).

OAB-PA x ATEP

Não convidem para tomar um apetitoso tacacá na mesma cuia os advogados Alberto Campos, presidente da OAB-PA e Daniel Cruz, presidente da Associação da Advocacia Trabalhista do Estado do Pará –  ATEP. Eles estão em acirrada disputa política pós-eleição na ATEP. Campos solicitou que a ATEP desocupe a sala dos advogados cedida à OAB no TJPA.

Polêmica na Orla

Vereadores de Marabá, mesmo os da base aliada do governo municipal, estão revoltados com o fechamento de bares por parte da Prefeitura na Orla do Rio Tocantins. Vários músicos e donos de bares procuraram alguns vereadores para criticar e lamentar a forma como os ambientes vêm sendo impedidos de funcionar, principalmente nos dias de melhor público e, respectivamente, maior renda (finais de semana). Os vereadores alegam que o Executivo deveria ter bom senso e aguardar a aprovação e regulamentação do serviço por meio de um projeto que está sendo “cozinhado” há vários meses pela própria Prefeitura, que nunca o enviou à Câmara para discussão e votação.

Sem entrega

Usando uma rede social, o vice-prefeito de Marabá, Toni Cunha Sá, denuncia a má prestação de serviços por parte dos Correios. Muitas encomendas e correspondências, segundo ele, não estão sendo entregues em tempo oportuno, e muitas das vezes são devolvidas para as unidades de origem sob o argumento de que os carteiros não encontraram o endereço. Toni Cunha expediu ofício ao Ministério Público Federal denunciando o fato e pedindo providências para que os serviços sejam regularizados. “Na verdade, a gente percebe que não houve procura pelo endereço do destinatário. Precisamos tomar providências, porque trata-se de um serviço público de primeira necessidade e que, se mal executado, prejudica a população”.

MPF x INCRA

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDCO, do MPF, deu prazo de cinco dias para que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) solicite na justiça a reintegração de posse de áreas invadidas no assentamento Virola-Jatobá, em Anapu (PA). O PDS Virola-Jatobá, que fica ao lado do PDS Esperança, onde em 2005 foi assassinada a missionária Dorothy Stang, foi criado há 15 anos como parte do projeto que busca aliar conservação ambiental e reforma agrária. As terras foram invadidas por grileiros, que estão impedindo que os assentados do PDS comercializem a madeira extraída de forma legal.

Bola x abuso sexual

Ruan Pétrick Aguiar de Carvalho, 19 anos, saiu de casa aos 10 anos, em Marabá, para embarcar rumo a São Paulo com um time amador e seu sonho foi realizado ao ser contratado pelo Santos. Mas, ao contrário do que sempre sonhou, seu nome não ganharia o noticiário como mais uma história em que o menino pobre alcança o estrelato da bola. Na última semana, ele procurou a polícia para registrar queixa contra Ricardo Marco Crivelli, o Lica, coordenador das categorias de base do Santos Futebol Clube, por abuso sexual. Lica nega a acusação, mas a Delegacia de Repressão e Combate à Pedofilia na capital paulista abriu inquérito para investigar o caso.

Bola x abuso sexual

De acordo com o boletim de ocorrência, o abuso teria ocorrido em 2010. Com 11 anos, Ruan estava sem clube após treinar na Portuguesa Santista e conheceu Crivelli no alojamento onde morava em São Paulo. Segundo depoimento à polícia, Lica, que até então atuava como observador técnico do Santos, teria acariciado seu corpo e praticado sexo oral com ele durante uma noite. “O cara prometeu que me levaria pra jogar no Santos. Depois de algumas semanas, eu fui chamado para entrar no clube”, conta Ruan ao jornal El País.

Concurso

A prefeitura de Marabá, no Pará, através do Edital N° 01/2018, realiza processo seletivo para Assistente de Alfabetização. O certame é aberto no âmbito do Programa Mais Alfabetização. O assistente de alfabetização poderá atuar em dois tipos de Unidades Escolares, vulneráveis (período de 10h) ou não vulneraríeis (período de 5 horas). Estão abertas 99 vagas para Assistentes de Alfabetização do Programa Mais Alfabetização no âmbito Município de Marabá – Pará, que serão distribuídas entre as Unidades Escolares urbanas ou rurais.

Colégio Militar

O Colégio Militar Rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará, deve começar as atividades no próximo semestre. As capacitações para implantação do 1º Colégio Militar do Estado, fora da capital, iniciaram esta semana com a equipe gestora e professores. Nesta terça-feira (24) foi a vez dos 42 policiais militares pré-selecionados cumprirem a primeira de três etapas da formação para desenvolver atividades na supervisão escolar. Na sequência, será feita uma reunião com o pessoal operacional da escola.

Colégio Militar II

A implantação do colégio militar no município foi articulada entre a Secretaria Municipal de Educação junto à Polícia Militar do Estado e ao Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará. O acordo de cooperação para a criação do Colégio Militar assinado entre Governo do Estado e a Prefeitura de Marabá no início do mês de abril, prevê que o município reforme a escola.
Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região
Continua depois da publicidade

Novo local
Prefeitura de Parauapebas e Vale assinam nesta sexta-feira (13), às 8h30, no gabinete do prefeito, Termo de Comodado de uma área cedida pela mineradora para a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão. A área, que fica na margem direita da PA-275, logo após o segundo viaduto, sentido Curionópolis, tem 11 mil metros quadrados e servirá de abrigo para a Guarda Municipal e de depósito para a Defesa Civil de Parauapebas. O convênio prevê que o local será cedido pelo período de 4 anos, com previsão de renovação por mais tempo.

Proibição
Uma portaria do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará – TCM – proíbe as prefeituras de ceder funcionários para outras instituições, sendo elas municipais, estaduais ou federais. Essa portaria está deixando a administração de Parauapebas numa grande sinuca de bico. É que o município tem nada menos que 294 funcionários (174 efetivos; 104 concursados; 16 comissionados) cedidos para órgãos dos governos funcionando em Parauapebas.

Proibição II
Tais funcionários geram uma Folha de Pagamento mensal na ordem de R$1,152 milhão aos cofres de Parauapebas mensalmente. O campeão de funcionários pagos pela prefeitura em Parauapebas é o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, com 82 funcionários, seguido por Semed (72), CEPEJA (51), Defensoria Pública (19), IML (19), TRE-PA (15) e ICMBio (06). Até o MP (02) e o TCM (01) recebem funcionários da PMP, que tem 90 dias para resolver essa pendenga.

Mais água, mais problema
O Rio Tocantins continua subindo em Marabá. Hoje, quarta-feira (11), está 11,52 metros acima do nível normal e amanhã, quinta, a previsão da Eletronorte é de 11,54 metros. A maioria das cerca de 1.500 famílias que estão em 16 abrigos da Prefeitura já está muito cansada de ficar em cubículos e sofrer grande desconforto por quase 60 dias. Diante do aumento de desabrigados, a Defesa Civil Municipal solicitou à Sevop (Secretaria de Viação e Obras Públicas) a construção de novos abrigos no núcleo Cidade Nova, final da Avenida Boa Esperança, para atender os flagelados pela enchente naquele núcleo.

Sonhando, ainda!
Apesar do vice-prefeito de Marabá, Toni Cunha, ter se filiado ao PTB de Tião Miranda, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Corrêa Lima está otimista de ter seu nome referendado pelo gestor municipal a concorrer a uma vaga de deputado estadual em outubro próximo. É que muita gente dentro do partido quer ver o nome de Pedrinho avaliado nas urnas para esse cargo.

Meta: Senado?
O vice-governador do Pará, Zequinha Marinho (PSC) e o ex-senador Mário Couto (PP) estão conversando sobre a possibilidade de formarem a dupla de candidatos ao Senado na chapa de Hélder Barbalho (PMDB). Se não der certo ameaçam a construção de uma terceira via na disputa pelo Governo do Estado. Exímios articuladores políticos, Zequinha e Couto sabem como poucos a arte do uso do “blefe” na política.  Será que cola?

Sem pistas
Passados onze dias da morte da evangélica Sindicleia de Carvalho Vieira Santos, até o momento a Polícia Civil do Pará ainda não conseguiu descobrir quem matou a esposa do secretário de Desenvolvimento de Parauapebas.

Preso
Em Canaã dos Carajás um falso advogado recebeu voz de prisão hoje dentro do Fórum daquele município. Eli Ferreira da Costa, que há seis meses “advogava” no município, foi preso quando teve seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil pesquisado pelo juiz Lauro Pontes. O neófito falsário jamais fez sequer curso de direito, e se aproveitou de período em que trabalhou no Fórum local, cedido pela prefeitura de Canaã, há quatro anos, para mostrar os conhecimentos adquiridos com o estágio. Vários “clientes” do falso advogado já compareceram na Depol local para registrar queixa.

Assédio
Dois empresários no ramo televisivo em Parauapebas disputam trocado a trocado a contratação de um âncora para seus respectivos programas jornalísticos. O problema é que o âncora já está com contrato assinado e trabalhando pra um, que está com o outro atravessado na garganta em virtude do assédio deste.

Namoro com o PP
O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB) recebeu o deputado federal Beto Salame (PP) na última segunda-feira em seu gabinete. O parlamentar mostrou ao alcaide o que seu trabalho já rendeu ao município. Graças a essas ações, até o final de seu mandato, Darci vai receber cerca de R$12 milhões só na área da saúde. Na reunião Darci concordou em nomear Andreia Lima, dirigente do PP em Parauapebas, para assumir como secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Habitação.

Estreia
O jornalista Demerval Moreno estreia no próximo dia 16, segunda-feira, um novo projeto em Parauapebas, desta feita televisivo.  O projeto é uma parceria da Webrádio Trilha, empresa de Moreno, e da RBA TV em Parauapebas.  Campeão de audiência no rádio local, Demerval certamente fará muito sucesso na nova empreitada, já que é um profissional de primeira grandeza e de um carisma invejável. Sucesso, amigo!

Intervenção
A pergunta que não quer calar após o registro de centenas de mortes violentas só esse ano na capital do Pará é: quando acontecerá a intervenção militar na segurança de Belém? E você, é contra ou a favor de uma intervenção na segurança da nossa capital?

Pará

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região
Continua depois da publicidade

Nova diretoria

O PSDC de Parauapebas elegeu nova diretoria essa semana para o biênio 2018/2018. Valvir Nogueira Fernandes é o presidente. Fortalecido, ele assumiu, também, a vice-presidência estadual da sigla. Em Parauapebas compõem a diretoria, além de Valvir: Ivaniti José da Silva (vice-presidente), Moacir Vieira Cirino (2º Vice-presidente), Gilmar Nascimento de Moraes (secretário-geral), Amilton Silva Leite (1º secretário), Rafael de Andrade (tesoureiro-geral), Dayla Celes de Brito Lima (1ª Tesoureira).

Jader é Jader

A idade avançada e a voz cheia de parcimônia não tiraram o brilho da oratória do senador Jader Barbalho (MDB). Isso ficou evidente durante seu discurso na manhã da sesta sexta-feira, 16, na Câmara Municipal de Marabá, durante cerimônia do Ministério da Integração Nacional, liderada por seu filho Helder. Os discursos maçantes que antecederam o patriarca Barbalho fizeram a plateia se desconcentrar e havia muita gente conversando entre si. Quando Jader pegou o microfone e começou a falar, o silêncio tomou conta do ambiente e a grande maioria voltou-se para o senador, que arrancou aplausos e risos do público bastante heterogêneo. Sim, todos podem falar em público e com eloquência, mas o dom de inebriar o público é para poucos.

Licitação na lupa do MP

Na sexta-feira, 16, o ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, entregou títulos para famílias carentes em Marabá, representando o presidente da República, Michel Temer. No mesmo dia, ele assinou a Ordem de Serviço para a empresa que venceu a licitação de cais de arrimo em três trecho da cidade. As obras só devem começar mesmo após o nível do rio baixar. Mas como ainda falta muito tempo, a equipe de Barbalho avalia que pode passar o prazo para ele aparecer em eventos públicos, de acordo com a lei eleitoral. O Ministério Público mandou pedir cópia da licitação para fazer um  e avaliar se o processo está dentro do que preconiza a lei.

Prision Brake no CRAMA

Preso há pouco mais de dez dias, um jovem que está no CRAMA (Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes) em Marabá já conseguiu acesso ao celular para se comunicar com pessoas que estão do lado de fora. As duas primeiras ligações foram para um amigo de infância e seu pai, nesta ordem. Depois de acalmar os parentes em relação à sua condição, na penitenciária, o rapaz pediu um pen drive com episódios da série Prison Brake, que fala, entre outras coisas, de fuga da prisão.

Concurso

O Banpará – Banco do Estado do Pará – abriu concurso público para o preenchimento de 126 vagas imediatas de nível médio e superior, além da formação de cadastro de reserva. O banco é uma Sociedade de Economia Mista do governo do estado do Pará, com agências em todo o estado. De acordo com o edital de abertura, quem tem nível médio pode concorrer ao cargo de Técnico Bancário, cujo salário base inicial é de R$ R$ 2.192,88. Para os graduados, os cargos disponíveis (e o respectivo salário base inicial) são para as funções de Assistente Social (R$ 3.774,95), Contador (R$ 3.774,95), Engenheiro Civil (R$ 3.774,95), Engenheiro Eletricista (R$ 5.770,90), Engenheiro Mecânico (R$ 3.774,95), Médico do Trabalho (R$ 5.676,12) e Técnico em Informática (R$ 3.774,95), este último em 2 áreas de atuação.

Concurso II

As inscrições serão recebidas até o dia 16/04/2018 no site da Fadesp, organizadora do concurso. A taxa de participação é de R$ 50 para o cargo de Técnico Bancário (nível médio) e R$ 90 para os cargos de nível superior. Todos os candidatos farão prova objetiva no dia 6 de maio de 2018, das 9h às 13h, nas cidades de Belém, Castanhal, Marabá e Santarém. Haverá ainda prova de títulos para quem concorre aos cargos de nível superior.

Piano nos ombros

O vereador Antônio Márcio Gonçalves, o Márcio do São Félix (PSDB), de Marabá, confidenciou a amigos, no meio desta semana, que tirou um piano das costas ao entregar o cargo de líder do governo na Câmara Municipal. Em público, todavia, ele mesmo tratou de espalhar a notícia de que andava muito atarefado nos últimos meses por conta de faculdade na área de gestão pública que está cursando. O prefeito Tião Miranda ainda não anunciou quem será seu novo líder de governo no Parlamento.

Voltar pra casa? Ainda não

Centenas de famílias de Marabá ainda estão fora de suas casas por conta da enchente dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Mas cerca de 200 delas continuam vivendo em abrigos improvisados pela Prefeitura e já completam 39 dias hoje nessa condição. Os rios vêm subindo e baixando nos últimos dias e a volta para casa seria muito arriscada. Na sexta-feira, 16, a régua instalada na Seção Fluvial do 52º Batalhão de Infantaria de Selva media 10 metros e 10 centímetros acima do nível normal. Enquanto isso, a maioria das famílias em abrigos vive de doações da prefeitura, de igrejas, e anônimos.

Dose dupla
Dois nomes do Blog do Zé Dudu foram escolhidos pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) para participar de uma mesa redonda que será realizada dentro da programação do Publicom (Encontro de Comunicação Público do Estado do Pará), que será realizado durante três dias em Marabá, na próxima semana. O próprio José Eduardo Ferreira, o Zé Dudu, e o jornalista Ulisses Pompeu deverão participar do debate “Novo Jornalismo e as Fake News”. Será dia 23 deste mês, a partir de 14h30, no auditório do Centro de Convenções Carajás.

Polícia Federal

A Superintendência da Polícia Federal do Pará nomeou um delegado para se dedicar exclusivamente à investigação dos mandantes da chacina de Pau D´Arco, no sudeste do estado, em 24 de maio passado. O delegado Marcio Sergio Nery, de Marabá, assumiu a investigação no começo de março e contará com a ajuda de dois agentes e um escrivão.

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região
Continua depois da publicidade

Rei Roberto em Belém

Com produção da Bis Entretenimento e da DCSet, o Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, recebe no dia 19 de abril inesquecível show com o cantor Roberto Carlos. A venda de mesas e camarotes teve início na quarta-feira (07) nas Centrais Bis. O show deve ser o máximo, já que na mesma data o cantor comemora seu 77º aniversário.

Plano B

O ditado popular de que “o povo aumenta mas não inventa” está deixando gente graúda próxima ao governo Darci Lermen de cabelo em pé. É que o núcleo duro do governo já estuda nos bastidores a possibilidade de apoiar um candidato de dentro do governo ou até mesmo da base de apoio na Câmara Municipal de Parauapebas nas próximas eleições para deputado estadual e federal. Nomes ainda estão a sete chaves, apesar do governo, oficialmente, afirmar que os compromissos feitos durante a campanha serão mantidos.

Plano B2

Pode não ter nada a ver com a nota anterior, mas dois homens fortes do governo Darci se filiarão ao MDB na semana que vem. A cerimônia deverá acontecer no gabinete do ministro Helder Barbalho em Brasilia. Assinarão fichas no time Barbalho o secretário de Fazenda, Keniston Braga e o chefe do gabinete do prefeito, Edson Luiz Bonetti. Ambas as filiações se darão seis meses antes da eleição, prazo máximo exigido pela lei eleitoral para que o filiado se candidate a cargo eletivo.

Luto

É com profunda tristeza que informamos o falecimento do senhor Raimundo Nonato Santos Aguiar, pai do prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar. Seu Raimundo vinha lutando contra uma doença já fazia algum tempo, ele estava fazendo tratamento na cidade de Araguaína-TO e veio a óbito no início da tarde desta quinta-feira (8).

Mulher comanda as ilhas

Belém possui mais de trinta ilhas, entre elas, algumas bastante povoadas como Mosqueiro, Caratateua, Cotijuba, e Combu. Agora estas ilhas passarão a contar com o Batalhão de Policiamento das Ilhas, criado pela Polícia Militar do Pará para atender à população desses lugares. Outra novidade, é que pela primeira vez um batalhão da Região Metropolitana de Belém terá à frente do comando uma mulher, a coronel Érika Natalie Duarte, na PM Pará há 26 anos. O Batalhão especial funcionará na sede do 10º Batalhão, no Distrito de Icoaraci.

Mulher comanda as ilhas II

A comandante do novo Batalhão terá sob seu comando mais de 500 policiais para fazer o policiamento das ilhas. E contará ainda com o apoio do Grupamento de Polícia Fluvial da Polícia Militar do Pará, com a missão de combater a ações criminosas na região insular de Belém e realizar o policiamento ostensivo nos rios.

De volta ao Pará

Depois de deixar o comando da poderosa 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Marabá, o general Anísio David acaba de ser promovido a general de Divisão e está retornando ao Pará, dois anos depois para chefiar o comando da 8ª Região Militar, em Belém, o qual congrega as unidades de força do Exército Brasileiro, que envolve todas as Brigadas no Pará, Amapá e Maranhão. Ele é muito querido em Marabá, onde manteve uma boa relação com todos os setores da sociedade e fazia questão de visitar periodicamente todas as autoridades. General David estava atuando em importante posto do Exército, em Brasília.

Efeito Lourenção

Uma parte dos políticos em Marabá está de orelha em pé com a divulgação de uma cerimônia de assinatura para Ordem de Serviço do cais de arrimo em três pontos do Rio Itacaiúnas. O evento estava marcado para esta sexta-feira, dia 9, no Plenário da Câmara Municipal, com a participação do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, mas foi adiado, possivelmente para o dia 16, próxima sexta, quando o presidente da República, Michel Temer, deverá estar em Marabá. O dinheiro para a obra, no valor R$ 43 milhões, fora prometido pelo próprio Barbalho.

Efeito Lourenção II

Embora estejamos em pleno inverno e não haja possibilidade de iniciar a obra tão cedo, há pressa por parte do ministro porque ele deverá se desincompatibilizar do cargo nas próximas semanas e pretende usar o evento como ferramenta de marketing eleitoral. A empresa que venceu a licitação, Cejen Engenharia, ainda está longe de montar canteiro de obras e contratar mão de obra local, como o grupo do MDB quer alardear. Os políticos sérios temem que ocorra o mesmo que aconteceu com o derrocamento do Pedral do Lourenção, quando Helder Barbalho promoveu a maior festa em Itupiranga, há dois anos, para assinatura da ordem de serviço, e as obras nunca iniciaram e não há previsão para que isso ocorra.

Em Tucuruí

Por falar em Helder Barbalho, o ministro da Integração Nacional, estará amanhã, sexta-feira, em Tucuruí. Lá, o ministro anunciará a liberação de R$2 milhões para pavimentação asfáltica na sede do município e assinará a Ordem de Serviço para a construção de duas pontes no cais. Finalizando a visita, Helder assinará, ainda, Protocolo de Intenções para a criação do Distrito Industrial de Piscicultura de Tucuruí.

Cadê o porquinho que tava aqui?

Argumentos populares e políticos estão pressionando as autoridades sanitárias de Marabá para que façam vista grossa, por enquanto, do abate e comercialização de carne suína no município. Nem em Marabá, Parauapebas ou outra cidade da região há frigorífico licenciado e autorizado a realizar abate desse tipo de animal. Na última semana, um matadouro clandestino foi fechado, 30 porcos foram apreendidos e depois abatidos e sua carne incinerada. Nos açougues e feiras a Vigilância Sanitária fez um limpa e retirou das prateleiras mais de 100 quilos de carne de porco. Ontem, quinta-feira, numa reunião acalorada na Câmara Municipal, o assunto foi amplamente debatido e os comerciantes querem que a Prefeitura construa um matadouro municipal, já que não há nenhum particular.

Corujão da saúde

Está dando certo o Corujão que a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá tem deslanchado desde o ano passado para oferecer à comunidade serviços básicos em um centro de saúde centralizado, no caso o Pedro Cavalcante. Lá, a demanda é livre, por ordem de chegada e são atendidos adultos – mulheres e homens – que trabalham durante o dia, mas não têm tempo para cuidar de sua saúde. São ofertados consulta médica e de Enfermagem, vacinação, PCCU, curativo e remédios da farmácia básica.

Varanda Cultural

A Academia Parauapebense de Letras (APL) promove hoje (08), na praça de eventos do Partage Parauapebas, a partir das 19 horas, o Segundo “Varanda Cultural”, com o tema “Mulher”. O evento visa proporcionar incentivo à literatura de forma lúdica, interativa e participativa. O público terá uma rica experiência e desfrutará de atrações como declamação de poesias relacionadas às mulheres, interpretação musical, performance literária e muito mais, além de poder interagir diretamente com os imortais da academia e escritores regionais.

Interditada

Os moradores dos bairros Vale do Sol, Tropical e Ipiranga, a partir de hoje, 8, terão um empecilho  para chegar em suas casas. É que a ponte que liga o Vale do Sol ao Tropical estará interditada para que a Secretaria Municipal de Obras dê início de ampliação da obra. A interdição será até a conclusão dos trabalhos, cuja a previsão é de 15 dias trabalhados. Resta torcer para que São Pedro colabore com o pessoal da Semob, já que as chuvas podem atrapalhar esse cronograma.

 

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região
Continua depois da publicidade

Fazenda Santa Tereza

Alvo de ocupações e reintegrações constantes por movimentos sociais, a Fazenda Santa Tereza, em Marabá, está na mira da 12ª Promotoria de Justiça Agrária, que instaurou Procedimento Administrativo, conforme solicitação da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Fazenda Santa Tereza II

A promotora Jane Cleide Silva Souza, da 12ª Promotoria de Justiça, acompanha a denúncia de ilegalidade na concessão de título de propriedade da Fazenda Santa Tereza, que foi expedido em favor de Rafael Saldanha de Camargos. É nesta fazenda que os sem terra mantêm o Acampamento “Hugo Chaves”, que já foi alvo de ataques por duas ocasiões no ano passado, sendo a última em 11 de dezembro. Lá, segundo os líderes, estariam vivendo 300 famílias.

Helder em Marabá

Preocupado com a situação de centenas de famílias no sul e sudeste do Pará que estão sendo vítimas das enchentes neste período, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, deve desembarcar nesta sexta-feira, 16, em Marabá, para acompanhar a situação de calamidade por que passam mais de 1.200 pessoas que tiveram de abandonar suas casas em menos de uma semana. A Defesa Civil Nacional está sob o guarda-chuva do Ministério da Integração. Helder esteve recentemente em Parauapebas com a mesma missão, de acompanhar a situação das famílias e colocar a Defesa Civil à disposição do município para ações emergenciais de resposta ao drama da enchente.

Comenda

O governador Simão Jatene vai receber, no próximo dia 22, a Comenda do Mérito Consular João Clemente Baena Soares, a maior premiação ofertada pela Associação do Corpo Consular no Estado do Pará (ACCP). O convite foi entregue ao governador nesta quinta-feira (15) por sete integrantes do Corpo Consular, no Palácio do Governo.

Curionópolis

O prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar, do DEM, vai à Câmara Municipal do município às 16 horas desta quinta-feira apresentar  aos edis a defesa encaminhada à justiça sobre a decisão liminar proferida pelo juiz Daniel Gomes Coelho, da comarca de Curionópolis, quando no dia 5/2 acatou um Mandato de Segurança impetrado pela empresa JM Terraplanagem contra a Prefeitura da cidade, suspendendo a licitação (concorrência pública 003/2017) que visava a contratação de serviços de conservação de pavimentos viários.

Curionópolis II

O prefeito acatou a decisão liminar assim que foi notificado e entregou sua defesa nesta manhã. Nela, a prefeitura informa os motivos da desqualificação da empresa JM Terraplanagem bem como todos os atos do processo licitatório. Adonei Aguiar acredita que, munido dessas informações, a decisão que suspendeu a licitação será reavaliada pelo magistrado, já que, segundo ele, todos os trâmites foram cumpridos com regularidade.

Mais um produto

Tenho a honra de informar que desde a madrugada desta quinta-feira está no ar a Web Rádio Carajás, mais um produto Zé Dudu que ofertará, via web, música de qualidade aos ouvintes, além de repercutir as notícias da região. A Web Rádio Carajás pode ser acessada através do link http://www.agenciacarajas.com.br/  Ouça e nos informe o que achou da programação na caixinha de comentários.

Sidnei Rosa

Sentindo que será rifado no PSB, já que o deputado Cássio Andrade fatalmente irá procurar uma coligação que lhe facilite a eleição para deputado federal em outubro, o que pode significar a falta de legenda para disputar a cadeira mais macia do Palácio do Governo do Estado, o deputado Sidney Rosa está trocando figurinhas com o PSL, do candidatíssimo Jair Bolsonaro, e sua ida para a nova legenda pode ser anunciada em breve.

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região
Continua depois da publicidade

Ensino Superior

O professor Rubens Cardoso, reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) estará em Parauapebas na sexta-feira (26) para conhecer a área comprada pela prefeitura de Parauapebas para abrigar o Campus da UEPA no município. O Campus será construído com receita oriunda de um convênio assinado entre a Mineradora Vale e a PMP no valor de R$20 milhões. O prefeito Darci Lermen e alguns secretários municipais acompanharão o reitor na visita. A área adquirida fica ao lado da UFRA.

Nomeado

O governador Simão Jatene nomeou ontem (23) Jorge Antonio Santos Bittencourt como Secretário Regional de Governo do Sudeste do Pará. Bittencourt, 41 anos de idade, é economista formado pela Unama e até ontem era presidente da Fudnação Propaz. A recém criada secretaria tem sede em Marabá e visa promover o desenvolvimento regional.

Inauguração

Em campanha perene deste que perdeu a eleição para governador do Pará para Simão Jatene, em 2014, o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho (MDB) estará em Canaã dos Carajás no próximo dia  02 de fevereiro, às 13 horas, para a inauguração do Distrito Empresarial do município.

Inauguração II

Com cerca de 1 milhão de metros quadrados de área, sistema de drenagem pluvial, iluminação pública, estação de tratamento de água e esgoto, heliporto e área de estacionamento, o Distrito fica na margem da rodovia PA-160, no local anteriormente utilizado pela mineradora Vale para realizar a estocagem de estruturas e montagem de 109 módulos que compõem a usina de processamento da mina de S11D, inaugurada em 2016.

Inauguração III

O Distrito Empresarial de Canaã dos Carajás levará o nome de Antônio José de Araújo, que ficou conhecido em Canaã dos Carajás como “Toninho da Droganorte”. Nascido em 29 de novembro de 1951, na cidade de Filadélfia, chegou em Canaã dos Carajás em 2002 e transferiu todos os seus negócios para o município. Criou a farmácia Droganorte, que, em Canaã, virou seu sobrenome.  Toninho também manteve a sua paixão pela política. Foi o primeiro secretário de Desenvolvimento Econômico, presidente da Associação Comercial (Aciacca) e candidato a prefeito. Faleceu em 2012, depois de lutar por quase dois anos contra um câncer.

Zoobotânico

Em 2017, um total de 156,5 mil pessoas vivenciaram a experiência de conhecer um pedacinho da Floresta Amazônica, visitando o Parque Zoobotânico Vale (PZV), que neste ano bateu recorde de público. O espaço está localizado no coração da Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação Federal, fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. Trata-se de uma área de 30 hectares, abrigando aproximadamente 70% da sua infraestrutura de floresta nativa.