Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Reforma agrária

115 policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Pará estão desde a semana passada na região do entorno de Marabá para cumprir 20 mandados de Reintegração de Posse em fazendas ocupadas por movimentos sociais ligados à reforma agrária na região. A ordem para cumprimento dos mandados partiu do governo do Pará. Segundo a CPT, 64 pessoas foram assassinadas em contexto de conflitos no campo no Brasil em 2017. Destas mortes, 20 ocorreram somente no estado do Pará. As ordens judiciais foram dadas pela Vara Agrária de Marabá e pelo Tribunal de Justiça do Estado. Cerca de 8 mil pessoas estão sendo retiradas das áreas beneficiadas com as liminares.

Sífilis

O Departamento de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde Cinco vai liberar R$200 milhões a 100 municípios brasileiros para conter o avanço da Sífilis. Os recursos deverão ser aplicados em ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Cinco municípios do Pará estão na lista de prioritários. São elas: Belém, Bragança, Marabá, Marituba e Parauapebas.

Sífilis II

Os 100 municípios brasileiros considerados prioritários concentram 60% dos casos da doença no país. Segundo a Sespa, a sífilis congênita no Pará vem aumentando nos últimos anos. Em 2010 foram 440 casos; em 2011 foram 551; 2012 registrou 540 casos; 2013 foram 608; 2014 houve 817 e 2015 tiveram 904 casos. Em média, 2% dos nascidos vivos no Pará nascem com a doença.

Interesse Público

Através de Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Gesmar Costa (PSD) e aprovado por seus pares na Alepa, o Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz) e o Instituto Paraense de Esporte e Educação Samurai-Zen, ambos de Parauapebas, se tornaram de interesse público, abrindo, com isso, as portas para terem acesso às verbas governamentais por meio do parcerias e convênios.

Produção industrial

Impulsionado pelo setor de indústrias extrativas (minérios de ferro em bruto ou beneficiados), O Pará está no topo da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional – divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 13,2% de avanço em relação ao mesmo período de 2016. Na média nacional, o setor industrial mostrou crescimento de 2,6% no período.

Conceição do Araguaia

O município de Conceição do Araguaia poderá receber em breve uma indústria de aço níquel. A implantação faz parte do desejo do governo do Estado do Pará de verticalizar a produção de níquel no município. A Horizonte Minerals  está desenvolvendo o Projeto Araguaia, que deverá ser a maior mina de ferro-níquel do Brasil,  com previsão de produzir cerca de 14.500 toneladas de níquel contido em aproximadamente 50.000 toneladas de ferro-níquel por ano, a partir do processamento de 900 mil toneladas de minério por meio do processo calcinador rotativo e forno elétrico (RKEF).

2018

Políticos marabaenses já se articulam para a disputa eleitoral do ano que vem. Os vereadores Pedro Correa (PTB), presidente da CMM, Alécio Stringari (PSB), Priscila Veloso (PTB) e Gilson Dias (PC do B) devem concorrer à uma vaga na Alepa. O vice-prefeito Toni Cunha (REDE) também deverá buscar uma vaga no Palácio Cabanagem.

Iterpa

Na próxima sexta-feira, 10, às 9 horas, será inaugurada a sede própria do Instituto de Terras do Pará, localizada na Avenida Augusto Montenegro, Km 9. É um prédio amplo e moderno, preparado para receber as tecnologias que o setor fundiário precisa. São quatro blocos, dos quais três foram ampliados e reformados, e o quarto, totalmente construído para receber a cartografia e o arquivo fundiário, num investimento total de R$ 11,7 milhões, de recursos próprios.

Iterpa II

A inauguração será feita pelo governador Simão Jatene e pelo presidente do órgão, Daniel Lopes. Na ocasião, também será assinado o decreto de criação dos Projetos Estaduais de Assentamento Agroextrativista (Peax) Cataiandeua e Acangatá, beneficiando cerca de 600 famílias dos micípios de Portel e Abaetetuba.   O novo prédio vai representar uma nova fase ao processo de regularização fundiária no Estado, pois vai permitir a modernização do órgão, com a integração dos serviços às novas tecnologias, como rede lógica e outros avanços da área, o que não era possível no antigo prédio atrás do mercado de São Braz onde o Instituto funcionava há mais de 40 anos.

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Extinção

O prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (PMDB) encaminhou em 29 de setembro Projeto de Lei que extingue 1.135 cargos estatutários da gestão municipal. Se aprovado, serão extintos 537 cargos de ASG, 400 de vigia, 140 de merendeiras e 58 de motoristas. A justificativa é que tais cargos desempenha atividades típicas de execução indireta. Na atual administração apenas 86 funcionários estão lotados nos cargos que serão extintos.

Processo

Um grande empresário paulista ligado a saúde, que desfrutou de vultuoso contrato no final do ano passado em Parauapebas, deve colocar urgentemente as barbas de molho. Uma investigação, que corre em segredo justiça, está fechando o cerco em torno dele. Se tudo der errado (pra ele) o próximo destino do seu pomposo avião particular – com o qual visitava o município e que costumava decolar abarrotado de dinheiro colhido em terras pebanas – deve ser algum presídio federal.

Redenção 

A ex-secretária de Obras do município de Redenção, Maria Christina Caldas Rodrigues foi presa ontem (26) pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado- GAECO como desdobramento de um processo que investiga a prática de improbidade administrativa na administração municipal. Houve ainda quatro conduções coercitivas e busca e apreensão cumprida em algumas residências de pessoas ligadas à administração pública local.

UFRA

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) divulgou o edital do Processo Seletivo destinado à contratação de 23 novos Professores Substitutos nos Campi de Belém, Capanema, Parauapebas e Tomé Açu. Os interessados poderão se inscrever do dia 1º ao dia 10 de novembro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na UFRA. Mais informações no site da Universidade.

Posse

Wanterlor Bandeira, novo gestor da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (SEMSI), em Parauapebas, vai tomar posse oficialmente na segunda-feira (30) em cerimônia bastante concorrida a sere realizada na sede da prefeitura de Parauapebas, no Morro dos Ventos.

Condenado

O ex-prefeito de Belém (2005 a 2012), Duciomar Gomes da Costa está impedido de se candidatar a cargos públicos nos próximos oito anos em virtude de condenação por colegiado da Justiça Federal em um processo de Improbidade Administrativa movido pelo Ministério Público Federal onde Dudu é acusado de desvio de verbas públicas que deveriam ser aplicadas em melhorias no saneamento de Belém. O ex-prefeito foi condenado, ainda, a devolver parte dos recursos aos cofres públicos.

Flexa Ribeiro

O Senado Federal aprovou, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 4/2017), de autoria do senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB). A matéria proíbe a filiação partidária dos membros da Justiça Eleitoral ocupantes das vagas destinadas ao quinto constitucional. Isto é, aquelas indicadas em lista fechada. Segundo o texto, os membros da JE não poderão ter se filiado nos dois anos anteriores à posse no cargo ou ao início do exercício da função. O texto, que busca dar maior imparcialidade aos julgamentos das juntas eleitorais, deverá passar ainda por mais três sessões de discussão antes de nova votação em segundo turno.

Crescimento

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (DIEESE-PA) divulgou balanço sobre os postos de trabalho no setor formal da agropecuária no Estado. O estudo aponta que, de janeiro a setembro de 2017, a geração de emprego cresceu 3,16%, o que representa um saldo 1.651 novos postos de trabalho. No mesmo período em 2016, a situação foi inversa, o campo paraense fechou 520 postos de trabalho.

Elson Brito

Quem sopra velinhas hoje (27) é o brilhante radialista Elson Brito, que comanda o Programa Alerta 96, que vai ao ar nas manhãs de segunda à sexta-feira pela rádio Arara Azul FM, em Parauapebas. Grande abraço ao amigo e que esta data se repita por muitos e muitos anos. Elson é gente da melhor qualidade!

 

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Diretora

A delegada Yanna Kaline Wanderley de Azevedo foi nomeada hoje (18) diretora da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas. A portaria 1182/2017 – CCG – foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado do Pará.

Em alta

O deputado estadual Gesmar Costa (PSD) participa amanhã de uma Audiência Pública em Belo Horizonte para discutir a Lei Kandir. Em recente pronunciamento em Santarém, o deputado Gesmar sugeriu um encontro de contas entre a Federação, Estados e Municípios para pactuar o valor que a federação deve. Pela proposta do deputado paraense, o restante do débito da federação, se houver, deverá ser aplicado no polo passivo da União nos municípios.

Promoção

Foi publicada hoje (18) no Diário Oficial do Estado a promoção a coronel PM do oficial Mauro Sergio Marques Silva, velho conhecido da população de Parauapebas, já que foi comandante no município há alguns anos.  O agora Coronel Mauro Sergio está lotado em Marabá. Outro oficial que foi promovido foi o Major Alan Costa da Silva, que agora passa a patente de Tenente-Coronel. Alan está lotado no 23º BMP (Parauapebas) prestando serviço no Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (CRAMA), em Marabá. Alan já foi sub-comandante em Parauapebas.

Santarém

Uma guarnição da Polícia Militar de Marabá apreendeu o celular da viúva do cabo PM Santarém, assassinado na semana passada em Parauapebas. Durante a operação, realizada na Vila Sororó, próxima a Marabá, dois meliantes foram mortos pela polícia.  O celular da viúva estava entre os objetos levados pelos algozes do PM quando de sua morte.

Posse

O vereador José das Dores Couto, o Coutinho (PMDB) tomará posse nesta segunda-feira (18), às 17 horas, no gabinete do prefeito de Parauapebas como novo secretário de saúde do município. Em seu lugar na Cãmra Municipal assume o também peemedebista Rafael Ribeiro, primeiro suplente do partido. A posse de Rafael Ribeiro está prevista para acontecer em 26 de setembro.

Cancelada

A Chapleau Exploração Mineral pode ter autorizações de pesquisa para ouro em Novo Progresso e Altamira, no Pará, anuladas pela Justiça, caso um pedido do Ministério Público Federal (MPF) seja acatado. O órgão entrou com uma ação contra a mineradora, a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Semas) e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) por prática irregular de mineração.

Protocolado

O Advogado Wellington Valente patrono do ex-prefeito Valmir Mariano protocolou hoje (18) no Tribunal Regional Eleitoral um Recurso contra a decisão que desaprovou as contas de campanha de 2016 de VQM. Inicialmente, a defesa pede que seja exercido o Juízo de reconsideração pela titular da 75a Zona Eleitoral, juíza Eline Vieira, que julgou as contas.

Coluna

Rapidinhas

Hotel
Atuando há 7 anos com foco na hotelaria essencial, o grupo mineiro Vert Hotéis, que conta com 19 empreendimentos em 11 destinos brasileiros: São Paulo, Osasco, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Lagoa Santa, Linhares, Macaé, Campos, Natal e Campinas, agora está também em Parauapebas. A franquia acaba de negociar o Hotel Vale do Carajás, de Marquinhos e Jussara Jordy, e o converterá em um novo eSuites do grupo.

Temer
O presidente Michel Temer (PMDB) estará presente no lançamento das obras de construção da Ponte no Rio Araguaia ligando os municípios de Xambioá-TO à São Geraldo do Araguaia-PA, que acontecerá nesta quinta-feira, 14,  o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela, o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o Governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda, entre outras autoridades acompanharão o presidente à solenidade.

FAP
Terminada a Feira de Agronegócios de Parauapebas é hora do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas contabilizar os dividendos. Ponto positivo para a grande presença de público pagante aos shows, apesar do preço muito alto, já que a prefeitura de Parauapebas subsidiou boa parte dos custos, senão todos. Pontos negativos para a ausência de compromisso dos produtores dos shows, que deixaram o público esperando o início até o dia amanhecer, e ainda descumpriram a lei em relação à meia entrada.

Demitida
O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, tem um problema que precisa ser resolvido com urgência sob a pena de ser incomodado pelo Ministério Público. Trata-se da Folha de Pagamento da PMP, que está inchada demais. E parece que não tem outra solução senão a demissão. Hoje a PMP anunciou a exoneração da adjunta do secretário municipal de Saúde, a médica Raijane  Loras, o que abriu caminho para que o vereador José das Dores Couto assuma a pasta como secretário no lugar do médico Francisco Cordeiro.

Demitida II
Ao longo do mês, o prefeito Darci já exonerou cerca de 400 funcionários da PMP para se adequar ao que pediu o Ministério Público. Entre os demitidos está Vitória Lívia Sousa Silva, a filha da vereadora Eliene Soares (PMDB).

Licença
O vereador Coutinho (PMDB) anunciou há pouco, durante sessão realizada na Câmara Municipal de Parauapebas, o seu afastamento do cargo de vereador. Conforme previsto, ele anunciou que assumirá a Secretaria de Saúde de Parauapebas. Em seu lugar na Câmara assumirá o jovem Rafael Ribeiro, também do PMDB. Um conselho ao Couto: faça a saúde de Parauapebas ser mais humana, quem procura a Semsa já tem problemas, não precisa conviver com arbitrariedades e truculência.

Violência
Vários óbitos foram registrados em Parauapebas em 2017. O Blog está contabilizando o número correto e informará em uma outra oportunidade. A violência está desenfreada e é preciso que se tome uma atitude para contê-la. Só hoje (12), pela manhã, nada menos que quatro mortes e dois balamentos foram registrados no município. Parece que depois da morte do PM Santarém os ânimos se acenderam?

Promovido
O Tenente-Coronel Mauro Sergio, que já comandou o 23º BPM de Parauapebas e hoje está em Marabá, deve receber a promoção para Coronel nos próximos dias.

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Visita
O presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Ricardo Ferreira Nunes, estará hoje, 28, às 16 horas, visitando as obras do Fórum em Parauapebas. A obra, em fase de conclusão, é fruto de um convênio envolvendo a Vale, Prefeitura de Parauapebas e TJPA. Alem de visitar a obra, o presidente tratará da instalação da Vara Fazendária na Comarca.

De novo
Ex-governador do Amazonas por três mandatos, Amazonino Mendes (PDT) foi eleito para o cargo pela quarta vez ontem em eleição suplementar para cumprir um mandato de pouco mais de um ano.

Sicred
O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,5 milhões de associados e presença em 21 estados brasileiros – está entre os maiores do País, de acordo com o ranking Valor 1000. A instituição destacou-se em 12 indicadores do anuário. No ranking dos 100 Maiores Bancos, o Sicredi ficou em 11º, subindo cinco posições em relação ao ano anterior.

Feira
Após nove dias de exposições de produtos de mais de 20 países, promovendo também o trabalho de artesãos de todo o país, terminou neste domingo, 27, a 7ª Feira do Artesanato Mundial (FAM), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém

7 de setembro
Com a proximidade do 7 de setembro, data em que é comemorada a Independência do Brasil, a Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) se prepara para o desfile cívico promovido pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A concentração do desfile será na Rua Rua E, seguindo até a Praça de Eventos. Este ano, 36 guardas vão participar da solenidade, sendo 27 deles participando da marcha e outros nove divididos em três viaturas e três motocicletas.

Refis
Em época de crise, os contribuintes que devem ao município de Parauapebas estão com uma oportunidade única de renegociar suas dívidas este ano, para começar 2018 sem pendências com o Fisco e livres de uma grande dor de cabeça. Quem deve Imposto sobre Serviços (ISS), Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e alvarás de funcionamento só precisa procurar o Departamento de Arrecadação Municipal (DAM), das 8 às 14 horas, e se inscrever no programa de Recuperação Fiscal 2017, o Refis, instituído pela Lei nº 4.691/17. O DAM fica na rua F, nº 244, no bairro União.

Troca (s)
A prefeitura de Parauapebas promete para essa semana mudanças no primeiro escalão da gestão. Ainda não foram anunciados nomes ou quais secretarias terão os gestores alterados, mas, segundo uma fonte do Blog, as mudanças visam melhorar as ações da prefeitura e estreitar o relacionamento político entre o executivo e o legislativo.

DAM
O Departamento de Arrecadação Municipal de Parauapebas – DAM – tem feito um trabalho de ponta em alta fiscalização desde o inicio da gestão, focando grandes empresas como instituições bancárias que já estavam sendo alcançadas pela prescrição e outras grandes empresas. A estratégia é a capacitação técnica implantada no DAM (prata da casa) e constante acompanhamento de cada trabalho. Conforme informação da JUCEPA a este Blogger, o Departamento de Arrecadação já está emitindo, desde sexta-feira (25) o Alvará Digital, um grande  avanço no tocante a prazo para quem vai pedir o documento pela primeira vez, já que por lá tá tudo informatizado.

Pedra fundamental
O presidente da Câmara Municipal de Eldorado do Carajás, vereador Heraldo Farias (PTB) lançou, no sábado (26) a pedra fundamental da obra do prédio da CMEC. Segundo o presidente, aquela casa legislativa já pagou cerca de oito milhões de reais em aluguel e que pretende, com a obra, economizar esse dinheiro.

Coluna

Rapidinhas

As últimas notícias de uma maneira bem fácil

Onda Verde
Pelo menos 100 policiais da Força Nacional de Segurança vão atuar em uma operação ambiental no Pará. Os militares saíram, nesta terça-feira (25), de Brasília para a região de Novo Progresso, área de conflito no sudoeste Paraense, onde devem chegar até a próxima sexta-feira (28). A operação, batizada de Onda Verde, tem o objetivo de coibir o desmatamento e o comércio ilegal de madeira.

Onda Verde II
A região de Novo Progresso, onde os militares vão atuar, é a mesma onde no início do mês dois caminhões-cegonhas que transportavam 16 viaturas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram incendiados, depois de sofrerem uma emboscada. Os carros destruídos seriam utilizados por equipes do Ibama em fiscalizações ambientais. Os criminosos não foram identificados.

Solidariedade
O Conselhor Regional de Enfermagem do Pará emitiu uma nota de pesar logo após a morte do prefeito de Tucuruí, Jones William. Ele era inscrito no Conselho desde abril de 2013. Na nota assinada pelo plenário do Conselho, o Coren diz que lamenta profundamente o ocorrido e espera que as autoridades policiais esclareçam o mais rápido possível o crime. A polícia ainda não tem suspeitas sobre os assassinos do prefeito.

Marabá
O município de Marabá receberá ação de combate a hepatites virais amanhã, quinta-feira (27) e sexta (28). O evento será promovido pelo Sesc. O Ministério da Saúde adotou julho como o mês de luta e prevenção à doença. O evento acontecerá no Sesc em Marabá, no Espaço Saúde (Av. Transamazônica, 1925 – Cidade Nova), das 12h às 16h/17h às 18h.

Em baixa
95% dos brasileiros desaprovam a forma como o presidente Michel Temer (PMDB) atua no país e 95% acreditam que o Brasil está no rumo errado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25) e fazem parte da pesquisa Pulso Brasil, realizada mensalmente pela Ipsos Public Affairs desde 2005. O levantamento foi feito entre os dias 1º e 14 de julho e entrevistou 1.200 pessoas em 72 municípios brasileiros em todas as cinco regiões do país.  A Ipsos é uma empresa internacional de pesquisa e de inteligência de mercado, presente em 88 países.

Troca?
Especula-se nas redes sociais a troca do secretário de saúde de Parauapebas, Francisco Cordeiro, pelo petista Luiz Vieira. Vieira já foi secretário de meio ambiente e de administração em outros governos de Darci Lermen. Consultado pelo Blog, o alto escalão do governo municipal nega a troca. Fontes ouvidas pelo Blog afirmaram que a vereadora peemedebista Eliene Soares faz forte lobby para emplacar Vieira na saúde.

Eleição suplementar
No Amazonas os eleitores irão às urnas no próximo dia 06 de agosto para escolher novo governador e vice-governador. É que o TSE cassou os mandatos do então chefe do Executivo amazonense, José Melo, e de seu vice, Henrique Oliveira, por compra de votos nas eleições de 2014.

Em campanha
Levantamento feito pelo HuffPost Brasil com base nas informações públicas da agenda de nove ministros mostra concentração de viagens e de compromissos nos estados em que há interesse nos votos da população nas eleições do ano que vem. Os pré-candidatos priorizam reuniões com lideranças locais ou eventos que não têm relação direta com a atividade da pasta.

Em campanha II
À frente do Ministério da Integração, Helder Barbalho (PMDB) registrou 52 dias de compromissos no Pará de julho de 2016 a julho de 2017. Na agenda há também sete viagens ao estado natal sem detalhar as atividades e 9 dias de despachos internos na sede da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), em Belém. No mesmo período, o peemedebista teve compromissos em outros estados em 37 dias, além de ter acompanhado Temer nas três viagens do presidente ao Nordeste. Constam ainda duas viagens a São Paulo sem detalhes de agenda. Em 2018, Helder Barbalho planeja se eleger governador do Pará. Nas últimas eleições, ele foi derrotado pelo tucano Simão Jatene, que conquistou a reeleição.

Professores
Na quarta-feira (19), a Justiça do Pará determinou que o governo do estado conceda aos professores o pagamento do piso nacional para a categoria no valor de R$2.135,64. A decisão foi bombástica para o governador Simão Jatene (PSDB). Ele alega que, em virtude de gratificações, abonos e vantagens, o rendimento já ultrapassa o piso. Apesar das alegações, não haverá jeito. Jatene terá de cumprir a sentença.

Força-tarefa
A Promotoria de Meio Ambiente de Marabá realizou ontem, dia 25, reunião com representantes de várias entidades de Marabá para formação de uma força-tarefa de combate ao desmatamento e queimadas que estão assolando as áreas urbana e rural do município. A Prefeitura vai adquirir três caminhões pipas para essa “brigada” e as entidades farão uma série de ações preventivas e repressivas contra as queimadas, muitas das quais acontecem em ZEIA’s (Zonas Especiais de Interesse Ambiental).

Especialização
Os profissionais Johnathan Michell e Rebeca Schram, da Top Dente Parauapebas, estão fazendo um curso de Harmonização OroFacial no Estado do Paraná e trarão em breve várias novidades para Parauapebas, entre elas o tratamento do ronco com aplicação de toxina botulinica (Botox); o tratamento de Cefaléias tencionais com uso da toxina; e efeito Nefertiti, com aplicação de toxina botulinica (Botox), tão desejado pelas mulheres. O curso está sendo ministrado pelo renomado professor Antonio Celória.

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região.

Curionópolis

Foi publicados hoje (09) decreto nomeando o advogado Julio Cesar Sá Gonçalves como novo Procurador Geral do Município de Curionópolis. Formado pela Universidade Ceuma, em São Luiz do Maranhão, há 17 anos, Julio Cesar foi Procurador-Geral dos Municípios de Açailândia/MA, Balsas/MA e Parauapebas/PA. Expert na área jurídica, o novo PGM atuava na assessoria em direito público em diversos municípios há mais de 10 anos.

Curionópolis II

Outro que foi nomeado hoje em Curionópolis foi o ex-coordenador da Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura de Parauapebas na gestão Valmir Mariano, Aílton Cúrcio. Ele assume a secretaria de Planejamento e Gestão daquele município.

Curionópolis III

Já a pasta da Controladoria Geral do Município de Curionópolis será gerida pela advogada Elinete Viana de Lima. Formada em 2002 pela UFPA, Elinete atuou por 10 anos como Assessora Jurídica na Prefeitura de Parauapebas. Antes trabalhou no INCRA no período compreendido entre os anos de 2003 e 2007.

Curionópolis IV

Quem já está em Curionópolis desde o início da gestão Adonei Aguiar como secretário de Administração e nos últimos dias acumulava também a do Planejamento é Sergio Ramos. Considerado homem de confiança do prefeito, Sergio também ocupou papel importante na gestão Valmir Mariano em Parauapebas.

Pau D’Arco

A chacina de dez trabalhadores rurais ocorrida em Pau D’Arco, no sudeste do Pará, no dia 24 de maio, será tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado nesta segunda-feira (12), a partir de 9h. Foram convidados para o debate, entre outros, representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e de diversos órgãos e entidades ligadas aos direitos humanos. A audiência será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular por meio do Portal e-cidadania (www12.senado.leg.br/ecidadania/) e do Alô Senado (0800-612211).

Os 50 mais

O blogueiro Marcelo Marques, o Bacana, recebe convidados amanhã (10), às 21 horas, no Armazém 500, em Belém, para o lançamento do livro das 50 Personalidades Mais Influentes do Pará – 2016/2017. Na oportunidade os 50 escolhidos por voto popular em seu conceituado site receberão uma Comenda alusiva. Daqui de Parauapebas foram eleitos como 50 Personalidades mais influentes do Pará o prefeito Darci José Lermen; o presidente da CMP, vereador Elias Ferreira de Almeida Filho; o deputado Gesmar Costa; este blogueiro, Zé Dudu; e a contadora Onilce Pereira.

Santo Antônio
Em Parauapebas, a comunidade católica de Santo Antonio realiza a novena ao seu padroeiro de 04 a 12 de junho, sempre às 19 horas. No dia dedicado a Santo Antonio (13) haverá missa a ser celebrada na própria comunidade. A programação do período inclui um animado festejo entre os dias 10 e 13 de junho, e ainda uma feijoada no dia 11, a partir de 11h30, ao preço de R$ 10,00. A comunidade de Santo Antônio fica localizada na rua Gibraltar, nº 17, bairro Vila Rica.

CMJ
Em Parauapebas, a Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), abriu inscrições para os cursos de qualificação profissional por meio do programa PRONATEC Voluntário. Jovens de 15 a 29 anos poderão fazer sua inscrição na Coordenadoria Municipal da Juventude de 8:00 as 14:00, de segunda a sexta-feira

Rapidinhas

Rapidinhas

Miss Pará, Chamonzinho, PTB, alagamentos, pesquisas...

Miss Pará 2017
A 62ª edição do tradicional concurso de beleza feminina do Estado do Pará, que tem como intuito selecionar dentre várias candidatas, a melhor, para que esta possa representar sua cultura e beleza no certame do Miss Brasil 2017 terá a coordenação de Thiago Silva e supervisão da Be Emotion, marca de cosméticos do portfólio da Polishop, empresa detentora da etapa nacional. Atrações, apresentadores e local ainda serão definidos. A marabaense Fablina Paixão, detentora do título do ano passado, coroará sua sucessora ao título no final do certame. Em 1982, Celice Pinto Marques da Silva, de Belém, representando o Pará, foi eleita Miss Brasil.

No rádio
Quem estreia programa em junho nas rádios da região é o ex-prefeito de Curionópolis Chamonzinho. O “Programa do Chamonzinho” irá ao ar de segunda a sexta-feira, das 10 às 11 horas em cadeia nas rádios do Grupo Correio de Comunicação nos municípios de Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás, São Félix do Xingu, Rio Maria e Conceição do Araguaia. Os dois últimos do companheiro de partido Jair Martins. Durante uma hora o peemedebista ira comentar as notícias dos referidos municípios enviadas por correspondentes locais.

Na rádio II
Profundo conhecedor dos problemas da região e com experiência suficiente – obtida durante seus quatro anos como vereador e oito como prefeito de Curionópolis, que entregou com a sede do município 90% asfaltada e sem nenhum débito para seu sucessor -, Chamonzinho é a pessoa correta para ancorar esse tipo de programa, já que, sem sensacionalismo e meias palavras, o futuro deputado estadual pela região certamente bombará em audiência.

PTB
A vereadora Kelen Adriana é a nova presidente do Diretório Municipal do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB – em Parauapebas. Ela tomou posse hoje em solenidade que contou com a presença do deputado federal Josué Bengtson. Kelen Adriana substitui no cargo o ex-vereador Antonio Massud Sales Pereira.

Alagamentos
As fortes chuvas que caíram desde a madrugada desta sexta-feira provocaram vários pontos de alagamento em Parauapebas e me fez lembrar daquela mensagem publicitária musicada de um produto em comercial de TV. “O tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa boa…”

Aprovado
O vereador José das Dores Couto, o Coutinho (PMDB) teve as suas contas de quando assumiu a presidência do Fundo Municipal de Assistência Social de Parauapebas, em 2007, devolvidas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. O Acórdão nº 30.118, de 09/03/2017, foi publicado essa semana no Diário Oficial do Estado do Pará.  Por ele a decisão anterior fica cassada e Coutinho poderá reparar os erros na prestação de contas apresentada.

Em alta
O Meio Ambiente, pasta comandada pelo ministro maranhense Sarney Filho (PV), foi a área mais bem avaliada do governo federal em pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), divulgada nesta sexta-feira (31). A pior avaliação ficou para os impostos, reprovado por 85% dos entrevistados.

Em baixa
Pesquisa divulgada pela Consultoria Ipsos sobre o atual governo revela que 62% dos entrevistados classificaram como ruim ou péssimo o governo do presidente Michel Temer; apenas 6% disseram ser um governo ótimo ou bom.  78% disseram, ainda, não aprovar a maneira como Temer cunduz o governo.

Panóplia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária de abril será vermelha. O fato implica em uma cobrança extra de R$3 a cada 100 kWh consumidos. É a primeira vez desde fevereiro de 2016 que a bandeira vermelha é acionada. Ao longo do mês de março, vigorou a bandeira amarela (cobrança extra de R$ 2 para cada 100 kWh consumidos). Em fevereiro, ela estava na cor verde (sem cobrança extra).
error: Conteúdo protegido contra cópia!